Livros de Sangue: Volume 1

Livros de Sangue: Volume 1 Clive Barker

Resenhas - Livros de Sangue

Gustavo Kamenach 27/05/2024

Sanguinolento e visceral
Já tive contato prévio com a obra de Clive Barker em algumas de suas adaptações cinematográficas e li Hellraiser e Candyman. Parti então para sua magnus opus, sua obra que o deixou célebre e iniciei Os Livros de Sangue. Conhecido por seu terror corporal, violência gráfica intensa e temas polêmicos com demônios, sexo explícito e drogas, aqui no volume 1 da coleção temos uma bela amostra de tudo isso. O que mais gosto na escrita do autor é a sensação de ler algo profano, um texto que não deveria ser encontrado e lido e que "acidentalmente" caiu nas mãos de nós leitores. Abaixo discorro brevemente sobre cada conto presente no livro e sua respectiva nota:

1 - O livro de sangue: o primeiro conto, que é uma história base na qual todos os outros contos da coleção se ancoram, é uma síntese do que Clive Barker faz de melhor: une gore com horror cósmico, paixão carnal, dimensões dos mortos e terror puro. Excelente começo que te prende de cara e faz querer ler esse livro grotesco pingando sangue e cheirando a carne recém dilacerada. 5 ??

2 - O trem de carnes da meia-noite:
Um conto que, para os mais sensíveis, pode chocar pela violência e descrição gráfica extrema. A narrativa apesar de explicitamente gore, também é misteriosa e dúbia em relação aos motivos da carnificina toda. Explorando ainda um grau de horror cósmico ou da dúvida entre humanidade e a falta dela. Puro suco de Clive Barker nesse conto. 5 ??

3 - O Yattering e Jack:
Nesse conto temos a subversão da narrativa clássica de possessão demoníaca. O ponto de vista aqui é do demônio chamado Yattering que é o narrador obsessor da trama. Com um misto de terror e comédia, temos um demônio atrapalhado, que faz sem sucesso quase todas as etapas iniciais da atividade demoníaca. A Tentação é mal sucedida, não fica claro porque Jack não é afetado. A Infestação e a Vexação também são inócuas, até o momento em que duas personagens entram na história, que fica mais tensa. Enfim a Obsessão começa e funciona com um personagem próximo a Jack e assim se trava a luta entre o bem o o mal para evitar a Possessão. O conto tem um teor de comédia no início e vai escalando num terror insidioso culminando num final de roer as unhas. Participação especial do Senhor das Moscas, Belzebuth. 5 ??

4 - Blues sangue de porco:
Histórias de seita/culto são sempre misteriosas e aqui não foge da regra. Tem escatologia e gore (obviamente pois é Clive Barker) e um toque de erotismo surpreendente. Gostaria que o ritual e o culto em si fosse mais explorado, pois demora engrenar com o início explorando mais a questão da delinquência juvenil e os reformatórios. 4 ??

5 - Sexo, morte e estrelas:
Zumbis sedentos por... arte! Sim aqui eles querem apenas aproveitar sob a tutela de Apolo uma boa peça teatral e uma boa transa também, nem que seja às custas de muito sangue dos vivos. É criativo e envolvente, mas não tem grandes revelações ou um final arrebatador. 3,5 ??

6 - Nas montanhas, as cidades:
O conto que menos gostei, tem uma premissa bizarra, mas não num bom sentido para um conto de terror. Achei a história fraca, personagens sem carisma e até chatos. O breve grotesco das descrições salvam a história. Dois gigantes feitos de gente de duas cidades digladiam sob o olhar cético e crente dos dois protagonistas, que formam um casal gay (breve cenas hot também permeiam o conto). 3 ??

Final 4,5 ??
Jeff.Jammer 27/05/2024minha estante
Convenceu com sucesso!

David 28/05/2024minha estante
Concordo com o Jeff... Sucesso!

Gustavo Kamenach 28/05/2024minha estante
Podem ler que é bom mesmo!
Obrigado Jeff e David

skuser02844 26/05/2024

Gore com pitadas de comédia
Essa leitura foi incrível,fazia tempo que não lia uma coletânea de contos tão bons. São contos maravilhosos, repletos de gore e comédia na medida certa!

King estava certo sobre o quão bom é o trabalho de Barker, mal posso esperar para ler mais livros dele!

dreamfool 24/05/2024

Clive Barker
Nem sei muito o que dizer, além do que já esperava vindo de Clive Barker. Terror visceral, sangrento e com aquela pitada do grotesco. Alguns contos senti que foram mais arrastados que os outros, mas todos, sem exceção, me surpreenderam com o seu final. Foi como se cada conto estivesse explorando o limite do terror e do grotesco. Ah, não posso esquecer de elogiar a escrita do autor, que está entre os meus favoritos.

Menção honrosa ao conto do Sexo, Morte e Estrelas que foi com certeza o meu favorito do livro. Não posso deixar de descrever como esse conto me prendeu do único ao fim, não conseguindo parar de ler até ver o seu desfecho.

Clari.Monise 13/05/2024

Sangue, sangue e mais sangue
Uma enxurrada de sangue, literalmente
O livro tem contos ótimos mas tem que ter estômago pra ler, pq esse livro é mais louco que o bagulho!!!

Light Iury 11/05/2024

O texto lembra muito um roteiro de filme. É tudo muito cru, descritivo. Particionado. o objetivo é assustar, é chocar, não falta sangue e tripas, o que atrapalha em alguns momentos para mim a ambientação, mas nada de errado, é apenas o estilo do autor.
E não é só a violência pela violência, são boas histórias, tem conteúdo e imaginação. Clive Baker é um dos grandes mestres do horror, fazendo experimentações e tratando de tudo praticamente ou tentando ao menos.

"O trem de carne da meia-noite" é fantástico.

Cami 05/05/2024

Terror para todos os gostos.
Minha primeira experiência lendo Clive Barker foi cheia de altos e baixos. Enquanto alguns contos me marcaram muito (como o da porca ou o do metrô), outros foram extremamente penosos de ler por causa ou da linguagem utilizada ou pelas descrições confusas (o conto do teatro e o conto do casal gay, respectivamente).

No geral foi um livro ok por reunir diferentes tipos de terror. Tem fantasma, tem demônio, tem zumbi, tem criatura surreal... pra todos os gostos mesmo.

O terror do Clive Barker é bem visual e descritivo, saindo da linha de terror psicológico que tem feito bastante sucesso ultimamente.

AntonioHOC 24/04/2024

Maravilhoso
Clive Barker né?! Muito maravilhoso, contos de horror que transitam também pelo cômico, pelo oculto e pelo fantástico, edição lindíssima da Darkside, com desenhos do autor, vale muito a pena.

BaroonaVK 13/04/2024

A forma de escrita de Clive Barker e o jeito como ele divide os acontecimentos em suas histórias parecem bastantes com um roteiro. Você consegue imaginar tudo como se fossem descrições de cenas de filmes, o que faz sentido, visto que Clive é um diretor e cineasta e muitas delas foram posteriormente adaptadas para o cinema.

É uma boa coletânea de contos de terror. Alguns melhores do que outros, obviamente, mas no geral muito interessantes. Meus favoritos foram "O trem das carnes da meia noite" e o "O blues do sangue de porco".

Donizeti 31/03/2024

Viciante
Esse primeiro volume de Livros de Sangue é simplesmente magnífico, uma mistura de gore, sobrenatural, bizarrices e várias outras coisas que o terror nos proporciona. Com exceção ao último conto, que é bem fraco, o livro é incrível. É interessante, e muito me agrada, a forma como Clive Barker trabalha o horror, estou empolgado para os próximos volumes dessa série.

andr3_marcos 18/02/2024

VISCERAL!
Antes de comprar eu jurei que esse fazia parte do universo dos Cenobitas por se tratar de ser um livro do Clive Barker mas acabou que era um livro com 5 histórias ou mais (não me lembro) bem variadas e como todas as outras do Clive Barker, essas também são recheadas de gore. SABOROSAS, NÃO?
Gostei bastante da primeira narrativa, mas, como nem tudo são flores, fiquei bastante entediado com a terceira e por isso não acho que o livro mereça 5 estrelas. Sem dúvidas a minha preferida foi O trem de carnes da meia-noite, como todas as histórias viscerais do querido supracitado, essa me deixou com vontade de vomitar enquanto eu a lia, também foi a que mais me MARCOU.

Giann0 27/01/2024

Bons contos?
Lembro de ter lido esse livro há mais de 20 anos, mas não lembrava exatamente dos contos. Todos são muito bons, mas tem dois deles que me surpreenderam? Enfim, vamos ao segundo livro e depois uma opinião melhor.

Pedro Sucupira 09/01/2024

2024 LIVRO 1 – Livros de Sangue 1, por Clive Barker.
Há um tempo que estava com vontade de ler este livro e a leitura se revelou uma ótima experiência. Sou um aficionado por livros de horror/terror e Livros de Sangue 1 vai totalmente ao encontro desse meu gosto peculiar. E tal qual meu interesse, o livro é também peculiar. São seis contos de horror, um mais original que o outro. Algumas passagens, de tão inusitadas, me fizeram questionar o que se passa na cabeça de Barker. Gosto de livros assim, que me surpreendem com a originalidade.

Alguns leitores o definem como um livro de horror visceral, o que discordo em certo grau. Nem todos os contos são tão horrendos assim. Aliás, acredito que a capa seja muito mais dramática que o conteúdo, mas isso não o descredibiliza em nada, essa é apenas a percepção de um leitor que muito já leu. Para os novatos na leitura desse estilo, Livros de Sangue 1 é um ótimo começo, na medida certa de sangue, morte e mutilação.

Como todo livro de contos, Livros de Sangue 1 possui contos excelentes e aqueles que não despertaram tanto a minha atenção. O destaque vai para o Yaterring e Jack, talvez o conto menos sangrento, porém o mais incrível deste primeiro livro.

Não obstante, independente dos enredos, a escrita de Clive Barker é maravilhosa. Um estilo de escrita que pouco se vê em livros desse tipo e que despertou em mim a vontade ler mais obras desse escritor. Sem contar o prefácio de Cesar Bravo que já no início desperta no leitor a vontade de devorar o livro. E, sim, este é um livro para ser devorado. Uma vez que você começar será difícil parar.

Evidente que não poderia deixar de mencionar o trabalho de edição maravilhoso realizado pela Darkside e Macabra. Sou suspeito para falar da qualidade dos livros publicados pela Darkside, um mais elegante que outro. O melhor é saber que este é apenas o primeiro de seis livros. Ansioso para ler os demais.

#horror #clivebarker #darkside #livrosdehorror

iammoremylrds 08/01/2024

Uma coletânea de contos agonizante e aterrorizante, com contos bem macabros além de viscerais, trazendo diversos elementos do terror de forma muito bem explorada, gostei que praticamente todos possuem um final bem amarradinho

Gleiciane.Aline 04/11/2023

Livros de sangue 1
O livro é excelente, mas sai um pouco da minha zona de conforto. Não sou habituada com contos, mas gostei que todos os contato presentes nesse livro tem o fim bem fechadinho. Alguns me deixaram bem agoniada...
Eduardo Rockwell 04/11/2023minha estante
Preciso começar o meu pra ontem ??