Mais ou Menos Normal

Mais ou Menos Normal Cíntia Moscovich

Resenhas - Mais ou Menos Normal

laura2290 06/08/2023

?a protagonista é irrelevante na sua própria história.?
Eu escrevi uma resenha de mais de quatro mil palavras, falando sobre como esse livro é ruim, e justificando todos os pontos que eu achava uma merda sobre a história. E quando eu fui publicar, o aplicativo do skoob travou, e eu perdi toda a resenha.
Então que se fod@. O livro é uma bost@. E não vou escrever outra resenha de mais de quatro mil palavras justificando o porque disso. Vou deixar os pontos mal escritos que eu tinha de rascunho, falando mal dele para um seminário que eu vou apresentar (porque esse livro é uma leitura obrigatória da minha escola, esse ano), e que se ferre. Te odeio, skoob.

? Os personagens tinham que ter algum desenvolvimento. A maioria é muito raso. (DESENVOLVIMENTO DOS PERSONAGENS).
? É compreensível que o Marcelo não debata o assunto sobre se ele é adotado ou não com os pais, já que ele não compartilhou isso com ninguém além da Gaia. Agora, não faz sentido a gaia simplesmente escutar um discurso sobre como o marcelo tá resolvido consigo mesmo e de repente falar, ?olha, vou seguir a lógica dele e esquecer tudo?. não é assim que funciona. (CONCLUSÃO E ?LIÇÃO DO LIVRO) Da pra citar o livro ?Perseguição?, da Tânia Alexandre Martinelli, como exemplo de associação problemática.
? Da pra entender a lição que a autora quis passar, sobre não importa se teus pais são teus pais de sangue ou não, porque eles no final são teus pais, e é isso que importa. E é uma mensagem legal. Mas a gaia então tinha que ter uma conversa com os pais sobre isso. (FALTA DE COMUNICAÇÃO)
? Ela perguntou pra vó. Pro tio. Pra mãe (mais ou menos). Debateu com o Prefácio. Depois debateu com o marcelo. E nunca teve uma conversa direta com os pais, perguntando alguma variação de ?pai, mãe, eu sou adotada??
? Precisava desse diálogo, porque a própria Gaia precisava de desenvolvimento como personagem.
? E sem essa conversa, essa dúvida vai sempre ficar com ela. assim como os familiares dela nunca vão esquecer sobre o momento em que ela foi questionar isso.
? E parênteses, se realmente isso fosse só uma dúvida passageira, e ela esquece, e depois ela olha pra trás quando adulta e pensa: ?meu deus, como eu era sem noção quando adolescente, de inventar uma coisa dessas.? então, bem, eu NÃO DEVERIA ESTAR LENDO ESSE LIVRO.

? Falta de diálogo. De comunicação. E essa falta de troca entre os personagens, faz com que eles fiquem sem desenvolvimento, não importa o desenrolar da história, e sem o desenvolvimento não tem como criar algum afeto, ter algum sentimento sobre. E isso faz com que a experiência de ler o livro não seja tão prazerosa. na minha opinião, é uma das falhas principais da obra.

?[...] ? Não estou me fazendo de vítima.
? Estás se fazendo de perseguida! E ainda escutando por trás das portas.
? Prefácio, na boa: não estou me fazendo de nada. Ouvi uma conversa e não sei se era de mim que estavam falando.
? Por que é que tu não pergunta pra eles?? (PÁGINA 26, Capítulo 3)

Essa pergunta do Prefácio resume o livro inteiro.

Carolina.Marzinoti 30/12/2022

um dos melhores livros escolares que já li. aborda assuntos interessantes, a realidade de alguns adolescentes e tem um mini suspense ao decorrer do livro

Gabi 17/04/2022minha estante
Acho foi justamente por causa da lição final: não é importante

Chiara.Geia 16/08/2020

top
Muito bom e super rápido de ler. A história te prende do começo ao fim e, além do texto, as ilustrações são perfeitas.
Eu reclamo de gaúcho mas após ler esse livro me deu muita vontade de ter nascido em Porto Alegre e de experimentar chimarrão.

Thai Miranda 13/06/2012

Mais ou Menos Normal- Cíntia Moscovich
Me interessei bastante para ler este livro. Achei ele muito bom, apesar dele não ser linear.
Não encontrei nenhuma dificuldade em lê-lo quando percebi que a narradora-personagem não contava a história na ordem.
Gostei dele pois ele ensina o verdadeiro valor da família.E que ela pode nos ajudar realmente mais do que se diz por aí.
A história é sobre uma menina com nome diferente que tem uma vida mais ou menos normal. A mãe dela tem mania de coisas "naturebas" e ela ouve uma conversa dos pais e desconfia que é adotada. Com o amigo tenta descobrir mais sobre essa história.
Até que algo muda completamente o rumo da história.
Se você quiser saber o que acontece, leia o livro ;)
Raquel 16/06/2012minha estante
Boa resenha! Gostei!

Down 13/08/2012minha estante
Achei o livro muito bom e também tive uma pequena dificuldade em entender a historia. Ótima resenha