O Vale das Bonecas

Resenhas - O Vale das Bonecas

1 | 2 | 3 | 4

Gislane 20/07/2022

O vale das bonecas
Livro denso, cheio de camadas. Ainda tenho que processar muitas coisas. Infelizmente, apesar de ter sido escrito em 1966, é muito atual sob o ponto de vista das relações humanas e as inúmeras cobranças que as mulheres sofrem.

idkvixo 26/03/2022

No começo foi um pouco difícil de não esquecer todos os nomes dos personagens e de não ficar muito entediada, mas cada vez mais que eu lia eu me interessava muito mais na história e queria ler mais ainda. De verdade, no começo eu lia bem devagar, nao me senti tão presa, mas depois não conseguia parar de ler, eu ficava tão curiosa e tão interessada no que ia acontecer com os personagens que só pensava nisso. O que mais gostei no livro foi como os personagens são muito bem explorados e profundos. A leitura é super ok, gostei muito de como ela fluiu pra mim.
O mais interessante eh que o livro foi publicado lá na década de 60 e tem reflexões que servem direitinho nos dias atuais, gostei muito também por conta disso.
Enfim, amei a Jennifer!!!

Juliano.Ramos 20/01/2022

No livro do King, billy summers a uma citação a este livro, que tem uma história muito ruim, sonolenta, um sobe e desce quebrado leva a lugar algum. Passe longe.

Letícia | @mamaeliteraria 11/12/2021

Jacqueline Susann pode acompanhar de perto a história que ela escreveu neste livro através de sua vida nos bastidores do show business. Depois de atuar e escrever peças, ela embarcou neste romance.
A história causou um burburinho danado devido ao retrato nú e cru da época. Publicado em 1966, o livro foi o romance mais vendido do ano.
Ele causa dor no estômago. A forma como as mulheres são consideradas meros objetos mesmo quando começam a lutar por sua independência. Tudo vai contra essa luta até elas não aguentarem mais e ir atrás de entorpecentes (aqui a autora usa a referência boneca, como elas eram chamadas, para as pílulas) que as ajudam a se encaixar no padrão e aguentar mais um dia.
A mulher é forçada a noivados e trabalhos que não quer, ela é internada em sanatórios, forçada na cama, traída e perde até o direito de envelhecer.
Não é coincidência que este livro veio na segunda onda feminista. Mostra aos leitores o porquê da luta das mulheres da década. Mulheres estas que queriam destinos diferentes das personagens deste livro que, por apenas desejar um destino diferente do determinado pela sociedade, foram castigadas.
Esta história prende o leitor - Intensa a sensação de abandono das protagonistas. Eu queria logo saber o destino das personagens. Talvez por ser tão real e, infelizmente, ter tanta coisa em comum com 2021.

sbllmrn 10/12/2021

O livro consegue abordar minha característica favorita em uma obra: a realidade da dualidade do ser humano. Neely era famosa, um prodígio, mas ela não sabia lidar com a fama. Anne já era o oposto, não tinha um talento natural. Era apenas uma menina do interior de Boston que queria conquistar uma vida em NY, sem exigir luxos. Mas não sabia lidar com as pessoas. Focada em sempre deixar os outros em primeiro lugar passa a história inteira se decepcionando com as pessoas. Ja Jennifer consegue mostrar o tamanho da cobrança para ser perfeita e como ela era apenas uma mercadoria. A luta pelo seu dinheiro, a ganância sem nem se importarem pelo o que ela sentia. Jennifer não conseguiu ser sincera sobre quem ela era ao ponto de que não sabia ser feliz, nunca achou um propósito dela. Sempre foi ser rica para custear a vida da mãe e para isso ser linda para os produtores. O final trágico de todas é perfeito, porque é realista, é doloroso.
Nas últimas 100 páginas do livro eu sentia uma ansiedade, pensando em como tudo chegou naquele exato ponto, principalmente para Anne que sempre foi amada tão facilmente e terminou tendo que amar sem receber isso em troca. A aceitação e o ponto de sucumbir ao mesmo caminho que as amigas chegaram.

p.s. se você já leu Evelyn Hugo e Daisy Jones percebeu que a Taylor J. Reid tira seus plots direto desse livro? nem disfarça kkkkkkk

afra 29/10/2021

uau
um dos livros que mais me despertou emoções em toda a minha trajetória literária. que experiência fantástica. ainda completamente extasiada e sem palavras
Maria 15/11/2021minha estante
Oii, eu queria saber como você conseguiu o livro ksksk. Desculpa perguntar assim do nada, é que eu venho procurando uma cópia desse livro e não encontro em lugar algum.

beatriz 13/10/2021

eu ainda não sei exatamente quantas estrelas dar (sempre encaro esse dilema) mas vou deixar assim por enquanto, talvez eu mude mais tarde.

o vale das bonecas foi um livro que me acompanhou por semanas, e quando um livro te acompanha por tanto tempo assim, você se sente bem mais imerso no livro, nas histórias e nos personagens. e foi assim que eu me senti, completamente imerso na história.
o livro segue três mulheres, jennifer, neely e anne, no mundo de hollywood, e no mundo das pílulas, durante os anos 50/60.
o machismo é algo presente em toda a história, e como seria diferente quando se fala nos anos 50 e 60? as três são mulheres donas de si em um mundo cheio de homens com medo de mulheres que são mais independentes do que eles.
é incrível a mensagem que o livro passa, toda a desconstrução do sonho americano, da idealização de um casamento perfeito, um homem que te ame, filhos e uma boa casa.
o vício também é retrato de forma direta e bruta, conseguimos ver como as pílulas e as bebidas afetam a vida das três.
a anne por exemplo, chega em nova york buscando por uma nova vida, por excitação, e tudo que ela queria era uma casa, uma filha e um marido. (pequeno spoiler agora) é estranho ver como ela conseguiu tudo isso, só que de uma maneira distorcida.
a jennifer, ela é minha personagem preferida, forte durante todo o livro, é deprimente ver como tratavam ela e como ela se tratava por conta das pessoas ao seu redor. e é mais triste ainda pensar que isso realmente aconteceu com mulheres reais.
a neely, eu odeio ela, mas preciso admitir que ela aguentou muita coisa.(pequeno spoiler dnv) porém, a fama subiu a cabeça, ela se tornou odiosa.
todos os homens do livro, e repito: TODOS os homens nesse livro não presta, eles são completos idiotas e babacas. queria socar todos eles.
é um livro que te mostra de maneira crua os bastidores de hollywood, a vida das mulheres e como basicamente todas as áreas da vida delas eram afetadas pela misoginia.
tem algumas cenas meio problemáticas que só serve para reforçar como as opiniões das pessoas naquela época eram horríveis.
poderia falar bem mais sobre o livro e talvez eu faça outra resenha, mas por enquanto é só.

dhara 16/09/2021

escrevendo uma resenha depois de meses só pra dizer que esse livro me deixou extremamente irritada. todos os homens são uns babacas (e as mulheres também).

Erica 16/08/2021

Meo deus
Esse livro realmente e muito bom, se passa a história de 3 mulheres que tem muita coisa em comum, porem de algum jeito nem tudo é o que parece. Em algumas poucas partes é meia cansativa mas a maioria da mais vontade de ler ainda

Isa 01/05/2021

No inicio achei achei a historia muito parada, mas depois da metade ela te prende de um jeito...
As personagens são bem complexas e bem construidas e ver elas mudando ao passar do tempo é muito interessante. Eu, particularmente, só gostei da Jenifer, os outros são despreziveis, principalmente o Lyon.

1 | 2 | 3 | 4