Uma Escola de Charme

Uma Escola de Charme Susan Wiggs

Resenhas - Uma Escola de Charme

Rafaella 04/05/2011

Surpreendentemente bom para um romance de banca. O livro me ganhou no primeiro parágrafo e a partir de então devorei em poucas horas.

"Ser invisível tinha suas vantagens. Isadora Dudley Peabody sabia que ninguém iria notá-la, nem mesmo se o reluzente chão do salão de baile se abrisse de repente e a tragasse. Aquilo não aconteceria, por certo. Desaparecer no meio de um salão apinhado seria algo corajoso, sem dúvida, e Isadora não tinha um pingo de coragem em seu corpo."

Elementos para me conquistar:
- mocinha patinho feio e tímida
- mocinho másculo e apaixonado
- personagens secundários cativantes
- situações engraçadas e constrangedoras
- a volta por cima no final

Clichê, eu sei, mas muito divertido. É gratificante ver como Isadora se torna mais segura e sua personalidade forte aflora. Tem alguns erros históricos, mas nada que prejudique a qualidade.

Muitíssimo recomendado.

Talita, 02/10/2010

- Ah, Ryan. Você não sabia? Eu sempre fui sua.
Isadora não é como qualquer outra mocinha, pelo contrária ela é a ovelha negra da familia, nem um pouco encantadora, sem charme e feia, o que a faz sofrer constantes humilhações, cansada de se sentir um pário, após saber que o navio ao qual Ryan Calhoun era o capitão ia para o Rio de Janeiro, lugar que sonhava conhecer, resolver usar suas artimanhas para ir junto.
O que Isadora no entando não esperava era que essa viagem a tranforma-se em um lindo cisne, dando a confiança que ela não tinha e a fazendo acreditar que poderia ser amada.
O livro conta com alguns erro à respeito da cultura da época no Brasil, mas nada que tire seu entusiasmo pelo livro, que te prende e te faz ficar torcendo por mais, achei o final muito corrido e não merecedor de um livro tão bom.

julia 31/10/2010minha estante
relamente poderia ter sido mais elaborado o final,mas foi legalzinho.

Lizzy 06/09/2010

A nossa heróina sofre de baixa autoestima, apesar de ser uma mulher muito inteligente e pronta para despertar para a vida. Mas tudo muda quando ela parte para uma aventura a bordo de um navio comandado pelo lindo e impetuoso Ryan rumo ao Rio de Janeiro, dando início a uma série de aventuras que mudará o modo de ver a si mesma e o mundo para sempre.
A autora tem uma maneira muito gostosa de escrever, com diálogos inteligentes e envolventes, cenas muito engraçadas, com direito ao uso de uma conhecida "erva" rsrsrs.
Há deslises histórios e os momentos finais foram muito rápidos, escrito com uma certa pressa, o que tirou um pouco a "cereja do bolo". Mesmo assim, é uma leitura divertida e agradável.

L 30/10/2009

Adorei o livro. História fofa, do patinho feio que vira cisne.

No livro, a protagonista viaja para o Brasil. A autora demonstra ter bons conhecimentos sobre o país, mas troca as bolas nos costumes da época.

Ela afirma, por exemplo, que Ipanema é uma das praias mais famosas do mundo. Hoje, é óbvio. Mas em 1851, ano em que se passa a história, Ipanema não era nada. Nessa época as praias nem sequer eram valorizadas e chique mesmo era o interior da cidade (longe daquelas praias horrorosas com areia melequenta... coisa de selvagem... rsrsrsrs).

Outra coisa de que me lembro agora: A tia do protagonista, que mora no Rio, usa roupas leves, mostrando o tornozelo. Ora, todos nós sabemos que, por mais que o tempo aqui fosse quente, a elite copiava a moda européia. Tornozelo de fora? Que indecência!

São detalhes... rs.

Pra quem gosta de livro água com açúcar (que nem eu!) "Uma escola de charme" é nota 10!!!

Suzana Pandora 14/07/2009

Criativo!
Eu adorei esse livro. É um romance épico estilo "O lago dos cisnes" onde a mocinha antes considerada feia torna-se uma beleza exótica. Recomendadíssimo!

Lilith 09/07/2009

Essa é uma verdadeira história de patinho feio, com direito a citação de Hans Christian Andersen e tudo.

Mostra um pouco a luta contra a escravidão no sul dos EUA.

O livro é bem interessante porque uma parte se passa a caminho do e no Rio de Janeiro. Tem alguns escorregões visíves na nossa História.

A estória passa em 1851 e o mocinho, capitão de um navio mercante, não admitia que carga de seu navio fosse de mão-de-obra escrava.

O Brasil desta época a mão-de-obra era praticamente toda a base de trabalho escravo...

A praia de Ipanema já era a mais famosa do mundo em 1851?

Apesar de tudo gostei...

L 28/10/2009minha estante
Posso afirmar que em 1851 Ipanema não era nada. Era mato e só. As pessoas com dinheiro preferiam viver longe da praia, na Tijuca, por exemplo. As praias não eram valorizadas. Pode reparar em romances antigos que se passam no Rio de Janeiro.

Meu avô veio de Portugal ao Rio nos anos 10... nessa época as regiões próximas às praias ainda eram extremamente desvalorizadas. Enfim, chique mesmo era viver na Tijuca.

Debora696 29/09/2011minha estante
Nos livros de Machado de Assis as pessoas mais abastadas viviam em Santa Teresa também.

Cris Paiva 27/04/2009

O livro é tudo de bom e me cativou logo na dedicatória, oferecida as Bibliotecárias.
Na história a mocinha é o próprio patinho feio. Inclusive tem até trechos da história do "Patinho feio" do Andersen no meio do livro. A mocinha é demais!!! Desengonçada demais, alta demais, cabeluda demais, usa anáguas e espartilho demais, botas apertadas demais, usa óculos demais e lê demais!!!
Ahh sim... o mocinho é tudo de bom também!! Gostoso demais!! Kkkkk
Silvana Barbosa 01/06/2013minha estante
kkkk Demais !

Tonks71 27/04/2009

Uma belo livro inspirado no clássico de Hans Christian Andersen, o patinho feio.
Esse é o primeiro livro da série Calhoun Chronicles, que consiste nos seguintes livros:

1. The Charm School (1999) - Uma Escola de Charme.
2. The Horsemaster's Daughter (1999)
3. Halfway to Heaven (2001) - A meio passo do Paraíso.
4. Enchanted Afternoon aka "Helena's Story"(2002)
5. A Summer Affair (2003)

Belíssimo livro sobre uma mulher, Isadora Peabody, numa jornada de autoconhecimento.

Trecho:

Ser invisível tinha suas vantagens. Isadora Dudley Peabody sabia que ninguém iria notá-la, nem mesmo se o reluzente chão do salão se abrisse de repente e a tragasse. Aquilo não aconteceria, por certo. Desaparecer no meio de um salão apinhado seria algo corajoso, sem dúvida, e Isadora não tinha um pingo de coragem no corpo.

Tímida, desajeitada, escondendo-se em roupas pretas e atrás dos óculos, encontra-se à beira do desespero, rejeitada e humilhada por um homem que não lhe dá importância, sua vida é um verdadeiro inferno. Então toma uma atitude drástica, e se junta a uma tripulação de marujos numa expedição de comércio ao Rio de Janeiro. Ryan Calhoun é o capitão, e junto com a sua tripulação tornam-se uma verdadeira escola de vida para Isadora.

Beleza e charme estão intimamente ligados a um sentimento de coragem e autoconfiança, além de um sentimento de alegria e amor à vida , coisas que Isadora não possui. Porém, com o decorrer da viagem e com a ajuda de seus professores, ela vai evoluindo do patinho feio e desajeitado ao cisne da estória de Hans Christian Andersen. Susan Wiggs, inclusive, utiliza pequenos trechos do livro de Hans para separar em partes o seu livro.

Vale a pena comentar a parte do livro que se desenrola no Rio de Janeiro, parece que a Susan Wiggs fez uma boa pesquisa sobre o Rio da época, e é muito gratificante ler uma estória em que os brasileiros falam português, que sabem que eramos cafeicultores, principalmente nessa região, e ela ainda faz uma bela referência a nossa miscigenação. Gostei muito do livro.