Uma Escola de Charme

Uma Escola de Charme Susan Wiggs

Resenhas - Uma Escola de Charme

Eti Chaves 06/06/2022

Patinho feio
Gosto muito de livros com a temática de patinho feia e mulheres inteligentes.
A protagonista conseguiu superar a timidez e fazer o que realmente queria.
Tem muitos furos, e muitas partes forçadas demais.
Achei muito interessante trazer o assunto da escravidão como história paralela.
E o final foi bem diferente do que costumo ler nos livros de romance histórico.

Nati Amend @livrosdanati 27/01/2019

Definitivamente charmoso
Fascinante! Esta seria a palavra para descrever a estória que Susan Wiggs criou. “Uma escola de charme” é um livro publicado originalmente em 1999 e que simplesmente não envelheceu. Pelo contrário! Consegue superar muitos romances escritos atualmente.

Nossa protagonista é Isadora. Uma garota sensível, inteligente, tímida e oprimida pelo contexto social em que está inserida. Por não a atender determinados (e limitados) padrões de beleza, ela acaba não encontrando brechas para desenvolver sua real personalidade e é considerada um “Patinho Feio”. Até o galanteador capitão Ryan surgir em seu caminho.

"Mas era difícil para um homem olhar para dentro da alma de uma mulher quando se deparava primeiro com uma fachada tão pouco atraente."

Nessa leitura, somos convidados a embarcar em uma viagem marítima, que vai da fria e sisuda Boston até o calor tropical do Rio de Janeiro. E engane-se quem pensa que esta é a maior jornada do livro. A evolução dos personagens aqui é brilhante e envolve um turbilhão de sentimentos, de novas sensações e de questionamentos sociais.

"Pelo contrário, eu diria que há mais dignidade numa mulher que caminha com tranquilidade e confiança do que naquela que vive aos tropeções por causa de calçados inadequados."

O que mais admirei na narrativa foi o desenvolvimento excepcional de seu enredo. Logicamente que o foco do livro é o romance, mas a autora conseguiu trabalhar tão bem os cenários paradisíacos, o contexto histórico da era colonial escravista e também os seus personagens secundários, que nos sentimos abraçados fisicamente por essa leitura!

Para fechar com chave de ouro, o livro ainda traz a mensagem de que as mulheres devem ser livres para se expressarem e experimentarem sua sexualidade, e a protagonista aprende isso ao lado de ninguém menos que PIRATAS! Definitivamente uma escola muito charmosa, a qual todas nós deveríamos ser incentivadas a frequentar.

Samara 31/08/2018

Boston, 1851
Resenha por fazer

Silvana Barbosa 11/03/2018

Uma escola em alto mar
Uma Escola em alto mar
A mocinha Isadora é considerada feia porque teve a falta de sorte de nascer com um tipo físico comum em meio a uma família de beldades apolíneas. Com isso ela caba sofrendo comparações, e recebe comentários e olhares de desprezo na sociedade, sempre que circula nas festas.
Devia ser o bullyng da época.
Sim, porque a coisa chega a um ponto em que ela decide deixar a cidade, e embarca, literalmente, numa nova aventura.
Como ela é muito inteligente, e manja línguas estrangeiras, parte com intérprete num navio que vem para o... Rio de Janeiro!
O capitão Ryan não fica muito feliz com a mocinha a bordo. Ele implica com ela, pega no pé... Mas acaba se rendendo, já que toda sua tripulação já havia ficado amiga da Isadora.
A viagem é uma descoberta para a protagonista. Em alto mar ela recebe dicas de como se comportar e se tornar mais atraente, e mais do que isto, ela recebe boas doses de alto-estima. Obviamente em seu retorno ela está apaixonada pelo capitão, e volta por cima, bela e exuberante, e sua volta aos bailes é marcante.
A parte do Brasil, embora divertida, é onde a autora peca... Em 1851 Ipanema não era a praia mais famosa ( aliás, não era nada, já que não se tomava banho de mar habitualmente, e o chique era morar em bairros da zona Norte, em volta das residências dos nobres), ela descreve as mulheres com roupas leves e tornozelos de fora, e a descrição lembra as havaianas dos filmes do Elvis Presley rsrs O pão de açúcar é em Ipanema! Barra da Tijuca e Tijuca é a mesma coisa ! Ai, tem que rir... E mesmo sendo no século XIX, os gringos fizeram compras em ambulantes, botaram fantasia, fumaram maconha e liberaram geral. É nada mudou no Rio de Janeiro todo este tempo!
Como a história é uma graça, o jeito é levar a leitura com bom humor, e relevar as pontinhas soltas que os bancões da Nova Cultural sempre deixavam, com seus cortes descabidos.

( Para quem se animar, faz parte de uma série,Calhoun Chronicles, com 5 volumes, mas apenas “A meio passo do paraíso” foi publicado aqui.)

Naiara 08/01/2018

Uma Escola de Charme
A história se passa nos anos de 1851, na cidade de Boston.
Isadora é uma mulher considerada feia para a sociedade em que vive. Alta, morena e desengonçada. Nunca sabe se comportar nos lugares em que se apresenta. É oposto de seus irmãos, que são louros com traços perfeitos e muito elegantes. E é essa diferença que faz com que ela seja enxergada pela sociedade como o patinho feio da família.
Mas, apesar de todos os seus defeitos perante a sociedade, Isadora tem algo que nenhum de seus irmãos, e nem mesmo daquela sua cidade, possui, inteligência. Mesmo sendo uma coisa tão desvalorizada em uma mulher naquela época e, talvez, fazendo com que ela se tornasse mais rejeitada, ela não perde a chance de ler e se informar sobre tudo que considera importante para sua vida.
Isadora ainda guarda um sentimento profundo por um dos amigos de seus irmãos, Chad. Ela sonha no dia em que ele a tire para dançar e, quem sabe, beijá-la, mas, infelizmente, isso nunca acontece. Nas festas, sempre é tratada como um ser invisível o que, na maioria das vezes, a faz sentir-se aliviada, já que é obrigada por seus pais a comparecer.
Isadora está cansada da vida em que leva em sua cidade, e mesmo em sua própria casa. Não suporta mais as pessoas comparando-a, o tempo todo, com seus irmãos; exaltando a grande beleza deles e a sua feiura. Não quer mais ver suas irmãs sendo cortejadas e se casando e, ela com seu destino certo de se tornar a solteirona da família, morando com seus pais. Ela está farta de sonhar que um dia possa ser bonita, ao menos por algumas horas, e sentir o gostinho de como é ser cobiçada e cortejada pelos homens. Ela precisa mudar essa vida, mudar esse destino.
E esse futuro estava próximo, ela encontrou o que tanto queria. Ela fica sabendo que um navio que está precisando de um interprete para fazer parte de uma das suas viagem, e como Isadora sabe falar diversas línguas, resolve se candidatar e fazer de tudo para conseguir a vaga. E ela consegue, mesmo com todos os empecilhos e dificuldades que vem em sua direção. Ela sabe que será difícil viver entre um grupo de homens, mas se atreve mesmo assim a ir. Ela queria outra rotina, sair da sua cidade na qual é tão humilhada, e foi isso que fez.
Só que Ryan, o capitão do navio, desde que soube da ida dela, não gostou nadinha. Não suporta nem pensar na ideia de ter uma mulher no seu navio para dar palpites nos seus negócios. E é por isso que faz de tudo para que os dias delas não sejam bons. Durante a viagem ele a faz passar por diversas situações ruins; perder coisas importantes ,fazer serviços que ela nunca ousou em fazer em toda sua vida, e até mesmo mudar seu estilo de vida. Mas, se ele pensava que ela iria desistir com isso, enganou-se, pois ela consegue passar por todas as suas ciladas.
Um dia, quando Isadora já tinha feito amizade com todos os marujos do navio, Ryan cansa da sua implicância, e acaba se tornando também amigo dela. Depois de um tempo, essa amizade se torna algo maior, Isadora começa a se envolver com Ryan, perdendo sua virgindade e também se apaixonando por ele. Só que Ryan é um homem lindo, vaidoso e mulherengo e não está disposto a entregar seu coração para uma mulher como Isadora.
Então, chega o dia em que Isadora volta para sua cidade, e é também o dia que está acontecendo uma festa lá, e ela decide passar primeiro pela festa, para só depois ir à sua casa. A presença dela nessa festa, promete. Vão acontecer algumas surpresas, e entre elas, estão Ryan e Chad. Quais serão elas? Estão preparados? Então leiam!
O livro é maravilhoso, amei! Ele me prendeu desde o inicio. Essa historia saiu dos padrão da mocinha linda e perfeita, e trouxe uma mulher diferente; Inteligente e determinada. Enfim... Leia galera, garanto que vocês irão amar semelhante a mim.

Carol 03/03/2019minha estante
Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler a história, ;)

Laura 25/10/2016

Quase perfeito. Quase!
Esse era um livro que estava na minha lista a séculos e eu sempre deixava o pobre de lado em favor de outro. Finalmente resolvi lê-lo e que maravilhosa surpresa que foi. Eu gostei muito, amei os personagens, tanto os principais como os secundários, todos tão profundos e interessantes. Porém não posso dar 5 estrelas a este belo romance por duas razões. Primeiro pelos pequenos erros históricos cometido pelo autora a descrever a praia de Ipanema como sendo famosa em todo mundo por volta de 1800 e tanto, hoje com certe é, mas nessa época não deveria ser mais que um belo local inóspito e tb um ou outro detalhe histórico que deixa a desejar. E por fim a autora foi de uma riqueza de detalhes com todo, para no final do livros, nos últimos capítulos correr e deixar tudo "meia boca" Detesto quando os autores fazem isso, poxa! escreveu 379 página, poderia ter escrito 400 e ter seguido até o fim com a mesma linha descritiva da historia.

Carol Cambraia 12/02/2015

Não sei porque demorei a ler este livro.
Sempre que acessava alguns blogs ou até mesmo perfis no skoob via este livro e não sei porque sempre jogava para escanteio. Até que finalmente li e é maravilhoso ou até mais que isso, a nossa mocinha nada convencional que se acha a ovelha negra da família até que se desperta e transforma se em um cisne.
Muito bom mesmo!!! Além de tudo ensina lições maravilhosas, e mais ainda os piratas que morria de rir quando os mesmos apareciam.

Valdirene.Perez 25/12/2014

Bem fraquinho o enredo, não conseguiu cativar.

bia 01/03/2014

Lindo! A cada pagina uma surpresa!

....havia garotas o bastante para beijar. Mas havia apenas uma Isadora.
Silvana Barbosa 24/03/2014minha estante
Ah , este é um dos meus livros preferidos . E a aventura do casal aqui no Brasil é ótima !

Eu 31/07/2012

Eu sempre acabo me emocionando em alguma parte de todos os livros que eu leio, mas Uma Escola Cheia de Charme me marcou. Eu já havia lido romances com mocinhas estilo patinho feio, porém não um como esse.
Eu sou suspeita quando o assunto a ser discutido são romances históricos mas vou dizer a vocês: esse livro é perfeito!
Nunca tinha lido nada dessa autora mas ela definitivamente está na minha lista (com mais de 100 autores) que eu pretendo ler mais e conhecer melhor sua maneira de escrever.
Eu não acabei de ler esse livro nem 5 minutos atrás e já estou aqui no computador às 3:57 da madrugada mas não vou conseguir dormir se eu finalmente não por pra fora o que achei do livro e quem sabe até com meu relato da história eu possa incentivá-los a ler esse livro que definitivamente me cativou.
Isadora é uma mocinha que é o patinho feio da família e sabe muito bem disso, pois não tem nenhum traquejo social, não sabe dançar, não tem amigos nem pretendentes e nem a beleza angelical presente em seus familiares. O que tem é apenas inteligência, algo não muito valorizado pelos que a cercam e isso fica evidente desde a primeira parte do livro.
"Ser invisível tinha suas vantagens. Isadora Dudley Peabody sabia que ninguém iria notá-la, nem mesmo se o reluzente chão do salão de baile se abrisse de repente e a tragasse. Aquilo não aconteceria, por certo. Desaparecer no meio de um salão apinhado seria algo corajoso, sem dúvida, e Isadora não tinha um pingo de coragem em seu corpo."
Cansada da isolação, infelicidade, amor não correspondido e constante humilhação Isadora vê-se em Cisne de Prata, um navio comandado por Ryan Calhoun, como interprete e de patinho feio e retraído se vê de repente uma jovem cheia de vida indo em direção a Rio de Janeiro (Brasil).
Ryan Calhoun não quer que ela vá no navio, mas contrariado a vê ganhando espaço em meio a tripulação e se percebe subitamente arrebatado por sua personalidade e querendo sua companhia apesar de tentar evitá-la.
"Observou aqueles lábios e a maneira como os dedos se moviam sobre os orifícios da flauta, produzindo música. Inesperadamente, pensamentos libidinosos povoaram-lhe a mente, um súbito fogo percorrendo-lhe as veias. Imaginou, com surpreendente nitidez, aqueles lábios macios e sorridentes de encontro aos seus."
Mas ao chegarem ao Brasil algo muda... Mas vocês terão que descobrir o que por vocês mesmos pessoal, senão eu contarei o livro todo e vou estragar as surpresas que aguardam os leitores.
Um livro forte, marcante, bonito. Um sonho. Me fez refletir bastante sobre questões que estavam presente na sociedade retratada no livro e continuam até hoje, um exemplo é o preconceito por quem é diferente, ou o julgamento de caráter e personalidade por aquilo que a pessoa parece ser...
Leiam ele, vocês não se arrependerão!

Quer ver mais resenhas e ler esse e muitos outros livros online? Acesse:
Blog meuslivrosmeumundo.blogspot.com

Ellen 19/06/2012

Alguém pode me dizer se a "erva inofensiva" era MACONHA??
kkkkkkkk
Gabi Moreira 05/04/2015minha estante
Pensei a mesma coisq...hahaha

Jullya 09/12/2011

Esse é um sério caso de baixa auto-estima, a mocinha é a ovelha negra da família, todos são loiros e tão bonitos quanto anjos, e ela é morena e o real problema é que ela tentou entrar no estereótipo da sociedade e como não se adequou foi rejeitada, a coitada é muito humilhada no inicio do livro. O ponto a favor dela é ser super inteligente, mas este tambem serve pra desencaixá-la ainda mais.
Querendo fugir da família, da sociedade ela resolve embarcar como intérprete num navio, mas ela logo de cara cria um antagonismo com o capitão(lindo), ele começa a transformar ela, tira os oculos, corta o cabelo, ranca as botas tudo isso de forma cômica, alem disso a mocinha vai conquistando todos os marujos e eles praticamente adotam ela.
Achei diferente o livro apontar o Brasil como um paraíso, e os EUA como o grande inferno escravagista, por que não mostrar a realidade dos dois? Afinal na época ambos eram países escravocratas.
Bem o livro é leve e gostoso de ler, ri com a mocinha e gostei da forma como ela se transformou ao longo da narrativa, e Ryan? hahá me apaixonei por ele, que homem!
Só não dei uma nota maior porque o final não me agradou muito e a forma como mostrou o Brasil foi fantasiosa, surreal.