Uma Escola de Charme

Uma Escola de Charme Susan Wiggs

Resenhas - Uma Escola de Charme

Talita, 02/10/2010

- Ah, Ryan. Você não sabia? Eu sempre fui sua.
Isadora não é como qualquer outra mocinha, pelo contrária ela é a ovelha negra da familia, nem um pouco encantadora, sem charme e feia, o que a faz sofrer constantes humilhações, cansada de se sentir um pário, após saber que o navio ao qual Ryan Calhoun era o capitão ia para o Rio de Janeiro, lugar que sonhava conhecer, resolver usar suas artimanhas para ir junto.
O que Isadora no entando não esperava era que essa viagem a tranforma-se em um lindo cisne, dando a confiança que ela não tinha e a fazendo acreditar que poderia ser amada.
O livro conta com alguns erro à respeito da cultura da época no Brasil, mas nada que tire seu entusiasmo pelo livro, que te prende e te faz ficar torcendo por mais, achei o final muito corrido e não merecedor de um livro tão bom.

julia 31/10/2010minha estante
relamente poderia ter sido mais elaborado o final,mas foi legalzinho.

Tonks71 27/04/2009

Uma belo livro inspirado no clássico de Hans Christian Andersen, o patinho feio.
Esse é o primeiro livro da série Calhoun Chronicles, que consiste nos seguintes livros:

1. The Charm School (1999) - Uma Escola de Charme.
2. The Horsemaster's Daughter (1999)
3. Halfway to Heaven (2001) - A meio passo do Paraíso.
4. Enchanted Afternoon aka "Helena's Story"(2002)
5. A Summer Affair (2003)

Belíssimo livro sobre uma mulher, Isadora Peabody, numa jornada de autoconhecimento.

Trecho:

Ser invisível tinha suas vantagens. Isadora Dudley Peabody sabia que ninguém iria notá-la, nem mesmo se o reluzente chão do salão se abrisse de repente e a tragasse. Aquilo não aconteceria, por certo. Desaparecer no meio de um salão apinhado seria algo corajoso, sem dúvida, e Isadora não tinha um pingo de coragem no corpo.

Tímida, desajeitada, escondendo-se em roupas pretas e atrás dos óculos, encontra-se à beira do desespero, rejeitada e humilhada por um homem que não lhe dá importância, sua vida é um verdadeiro inferno. Então toma uma atitude drástica, e se junta a uma tripulação de marujos numa expedição de comércio ao Rio de Janeiro. Ryan Calhoun é o capitão, e junto com a sua tripulação tornam-se uma verdadeira escola de vida para Isadora.

Beleza e charme estão intimamente ligados a um sentimento de coragem e autoconfiança, além de um sentimento de alegria e amor à vida , coisas que Isadora não possui. Porém, com o decorrer da viagem e com a ajuda de seus professores, ela vai evoluindo do patinho feio e desajeitado ao cisne da estória de Hans Christian Andersen. Susan Wiggs, inclusive, utiliza pequenos trechos do livro de Hans para separar em partes o seu livro.

Vale a pena comentar a parte do livro que se desenrola no Rio de Janeiro, parece que a Susan Wiggs fez uma boa pesquisa sobre o Rio da época, e é muito gratificante ler uma estória em que os brasileiros falam português, que sabem que eramos cafeicultores, principalmente nessa região, e ela ainda faz uma bela referência a nossa miscigenação. Gostei muito do livro.

Cris Paiva 27/04/2009

O livro é tudo de bom e me cativou logo na dedicatória, oferecida as Bibliotecárias.
Na história a mocinha é o próprio patinho feio. Inclusive tem até trechos da história do "Patinho feio" do Andersen no meio do livro. A mocinha é demais!!! Desengonçada demais, alta demais, cabeluda demais, usa anáguas e espartilho demais, botas apertadas demais, usa óculos demais e lê demais!!!
Ahh sim... o mocinho é tudo de bom também!! Gostoso demais!! Kkkkk
Silvana Barbosa 01/06/2013minha estante
kkkk Demais !

Lilith 09/07/2009

Essa é uma verdadeira história de patinho feio, com direito a citação de Hans Christian Andersen e tudo.

Mostra um pouco a luta contra a escravidão no sul dos EUA.

O livro é bem interessante porque uma parte se passa a caminho do e no Rio de Janeiro. Tem alguns escorregões visíves na nossa História.

A estória passa em 1851 e o mocinho, capitão de um navio mercante, não admitia que carga de seu navio fosse de mão-de-obra escrava.

O Brasil desta época a mão-de-obra era praticamente toda a base de trabalho escravo...

A praia de Ipanema já era a mais famosa do mundo em 1851?

Apesar de tudo gostei...

L 28/10/2009minha estante
Posso afirmar que em 1851 Ipanema não era nada. Era mato e só. As pessoas com dinheiro preferiam viver longe da praia, na Tijuca, por exemplo. As praias não eram valorizadas. Pode reparar em romances antigos que se passam no Rio de Janeiro.

Meu avô veio de Portugal ao Rio nos anos 10... nessa época as regiões próximas às praias ainda eram extremamente desvalorizadas. Enfim, chique mesmo era viver na Tijuca.

Debora696 29/09/2011minha estante
Nos livros de Machado de Assis as pessoas mais abastadas viviam em Santa Teresa também.

L 30/10/2009

Adorei o livro. História fofa, do patinho feio que vira cisne.

No livro, a protagonista viaja para o Brasil. A autora demonstra ter bons conhecimentos sobre o país, mas troca as bolas nos costumes da época.

Ela afirma, por exemplo, que Ipanema é uma das praias mais famosas do mundo. Hoje, é óbvio. Mas em 1851, ano em que se passa a história, Ipanema não era nada. Nessa época as praias nem sequer eram valorizadas e chique mesmo era o interior da cidade (longe daquelas praias horrorosas com areia melequenta... coisa de selvagem... rsrsrsrs).

Outra coisa de que me lembro agora: A tia do protagonista, que mora no Rio, usa roupas leves, mostrando o tornozelo. Ora, todos nós sabemos que, por mais que o tempo aqui fosse quente, a elite copiava a moda européia. Tornozelo de fora? Que indecência!

São detalhes... rs.

Pra quem gosta de livro água com açúcar (que nem eu!) "Uma escola de charme" é nota 10!!!

Nati Amend @livrosdanati 27/01/2019

Definitivamente charmoso
Fascinante! Esta seria a palavra para descrever a estória que Susan Wiggs criou. “Uma escola de charme” é um livro publicado originalmente em 1999 e que simplesmente não envelheceu. Pelo contrário! Consegue superar muitos romances escritos atualmente.

Nossa protagonista é Isadora. Uma garota sensível, inteligente, tímida e oprimida pelo contexto social em que está inserida. Por não a atender determinados (e limitados) padrões de beleza, ela acaba não encontrando brechas para desenvolver sua real personalidade e é considerada um “Patinho Feio”. Até o galanteador capitão Ryan surgir em seu caminho.

"Mas era difícil para um homem olhar para dentro da alma de uma mulher quando se deparava primeiro com uma fachada tão pouco atraente."

Nessa leitura, somos convidados a embarcar em uma viagem marítima, que vai da fria e sisuda Boston até o calor tropical do Rio de Janeiro. E engane-se quem pensa que esta é a maior jornada do livro. A evolução dos personagens aqui é brilhante e envolve um turbilhão de sentimentos, de novas sensações e de questionamentos sociais.

"Pelo contrário, eu diria que há mais dignidade numa mulher que caminha com tranquilidade e confiança do que naquela que vive aos tropeções por causa de calçados inadequados."

O que mais admirei na narrativa foi o desenvolvimento excepcional de seu enredo. Logicamente que o foco do livro é o romance, mas a autora conseguiu trabalhar tão bem os cenários paradisíacos, o contexto histórico da era colonial escravista e também os seus personagens secundários, que nos sentimos abraçados fisicamente por essa leitura!

Para fechar com chave de ouro, o livro ainda traz a mensagem de que as mulheres devem ser livres para se expressarem e experimentarem sua sexualidade, e a protagonista aprende isso ao lado de ninguém menos que PIRATAS! Definitivamente uma escola muito charmosa, a qual todas nós deveríamos ser incentivadas a frequentar.

Lizzy 06/09/2010

A nossa heróina sofre de baixa autoestima, apesar de ser uma mulher muito inteligente e pronta para despertar para a vida. Mas tudo muda quando ela parte para uma aventura a bordo de um navio comandado pelo lindo e impetuoso Ryan rumo ao Rio de Janeiro, dando início a uma série de aventuras que mudará o modo de ver a si mesma e o mundo para sempre.
A autora tem uma maneira muito gostosa de escrever, com diálogos inteligentes e envolventes, cenas muito engraçadas, com direito ao uso de uma conhecida "erva" rsrsrs.
Há deslises histórios e os momentos finais foram muito rápidos, escrito com uma certa pressa, o que tirou um pouco a "cereja do bolo". Mesmo assim, é uma leitura divertida e agradável.

Ellen 19/06/2012

Alguém pode me dizer se a "erva inofensiva" era MACONHA??
kkkkkkkk
Gabi Moreira 05/04/2015minha estante
Pensei a mesma coisq...hahaha

Rafaella 04/05/2011

Surpreendentemente bom para um romance de banca. O livro me ganhou no primeiro parágrafo e a partir de então devorei em poucas horas.

"Ser invisível tinha suas vantagens. Isadora Dudley Peabody sabia que ninguém iria notá-la, nem mesmo se o reluzente chão do salão de baile se abrisse de repente e a tragasse. Aquilo não aconteceria, por certo. Desaparecer no meio de um salão apinhado seria algo corajoso, sem dúvida, e Isadora não tinha um pingo de coragem em seu corpo."

Elementos para me conquistar:
- mocinha patinho feio e tímida
- mocinho másculo e apaixonado
- personagens secundários cativantes
- situações engraçadas e constrangedoras
- a volta por cima no final

Clichê, eu sei, mas muito divertido. É gratificante ver como Isadora se torna mais segura e sua personalidade forte aflora. Tem alguns erros históricos, mas nada que prejudique a qualidade.

Muitíssimo recomendado.

Eu 31/07/2012

Eu sempre acabo me emocionando em alguma parte de todos os livros que eu leio, mas Uma Escola Cheia de Charme me marcou. Eu já havia lido romances com mocinhas estilo patinho feio, porém não um como esse.
Eu sou suspeita quando o assunto a ser discutido são romances históricos mas vou dizer a vocês: esse livro é perfeito!
Nunca tinha lido nada dessa autora mas ela definitivamente está na minha lista (com mais de 100 autores) que eu pretendo ler mais e conhecer melhor sua maneira de escrever.
Eu não acabei de ler esse livro nem 5 minutos atrás e já estou aqui no computador às 3:57 da madrugada mas não vou conseguir dormir se eu finalmente não por pra fora o que achei do livro e quem sabe até com meu relato da história eu possa incentivá-los a ler esse livro que definitivamente me cativou.
Isadora é uma mocinha que é o patinho feio da família e sabe muito bem disso, pois não tem nenhum traquejo social, não sabe dançar, não tem amigos nem pretendentes e nem a beleza angelical presente em seus familiares. O que tem é apenas inteligência, algo não muito valorizado pelos que a cercam e isso fica evidente desde a primeira parte do livro.
Cansada da isolação, infelicidade, amor não correspondido e constante humilhação Isadora vê-se em Cisne de Prata, um navio comandado por Ryan Calhoun, como interprete e de patinho feio e retraído se vê de repente uma jovem cheia de vida indo em direção a Rio de Janeiro (Brasil).
Ryan Calhoun não quer que ela vá no navio, mas contrariado a vê ganhando espaço em meio a tripulação e se percebe subitamente arrebatado por sua personalidade e querendo sua companhia apesar de tentar evitá-la.
"Observou aqueles lábios e a maneira como os dedos se moviam sobre os orifícios da flauta, produzindo música. Inesperadamente, pensamentos libidinosos povoaram-lhe a mente, um súbito fogo percorrendo-lhe as veias. Imaginou, com surpreendente nitidez, aqueles lábios macios e sorridentes de encontro aos seus."
Mas ao chegarem ao Brasil algo muda... Mas vocês terão que descobrir o que por vocês mesmos pessoal, senão eu contarei o livro todo e vou estragar as surpresas que aguardam os leitores.
Um livro forte, marcante, bonito. Um sonho. Me fez refletir bastante sobre questões que estavam presente na sociedade retratada no livro e continuam até hoje, um exemplo é o preconceito por quem é diferente, ou o julgamento de caráter e personalidade por aquilo que a pessoa parece ser...
Leiam ele, vocês não se arrependerão!

Quer ver mais resenhas e ler esse e muitos outros livros online? Acesse:
Blog meuslivrosmeumundo.blogspot.com

Jullya 09/12/2011

Esse é um sério caso de baixa auto-estima, a mocinha é a ovelha negra da família, todos são loiros e tão bonitos quanto anjos, e ela é morena e o real problema é que ela tentou entrar no estereótipo da sociedade e como não se adequou foi rejeitada, a coitada é muito humilhada no inicio do livro. O ponto a favor dela é ser super inteligente, mas este tambem serve pra desencaixá-la ainda mais.
Querendo fugir da família, da sociedade ela resolve embarcar como intérprete num navio, mas ela logo de cara cria um antagonismo com o capitão(lindo), ele começa a transformar ela, tira os oculos, corta o cabelo, ranca as botas tudo isso de forma cômica, alem disso a mocinha vai conquistando todos os marujos e eles praticamente adotam ela.
Achei diferente o livro apontar o Brasil como um paraíso, e os EUA como o grande inferno escravagista, por que não mostrar a realidade dos dois? Afinal na época ambos eram países escravocratas.
Bem o livro é leve e gostoso de ler, ri com a mocinha e gostei da forma como ela se transformou ao longo da narrativa, e Ryan? hahá me apaixonei por ele, que homem!
Só não dei uma nota maior porque o final não me agradou muito e a forma como mostrou o Brasil foi fantasiosa, surreal.

bia 01/03/2014

Lindo! A cada pagina uma surpresa!

....havia garotas o bastante para beijar. Mas havia apenas uma Isadora.
Silvana Barbosa 24/03/2014minha estante
Ah , este é um dos meus livros preferidos . E a aventura do casal aqui no Brasil é ótima !

Naiara 08/01/2018

Uma Escola de Charme
A história se passa nos anos de 1851, na cidade de Boston.
Isadora é uma mulher considerada feia para a sociedade em que vive. Alta, morena e desengonçada. Nunca sabe se comportar nos lugares em que se apresenta. É oposto de seus irmãos, que são louros com traços perfeitos e muito elegantes. E é essa diferença que faz com que ela seja enxergada pela sociedade como o patinho feio da família.
Mas, apesar de todos os seus defeitos perante a sociedade, Isadora tem algo que nenhum de seus irmãos, e nem mesmo daquela sua cidade, possui, inteligência. Mesmo sendo uma coisa tão desvalorizada em uma mulher naquela época e, talvez, fazendo com que ela se tornasse mais rejeitada, ela não perde a chance de ler e se informar sobre tudo que considera importante para sua vida.
Isadora ainda guarda um sentimento profundo por um dos amigos de seus irmãos, Chad. Ela sonha no dia em que ele a tire para dançar e, quem sabe, beijá-la, mas, infelizmente, isso nunca acontece. Nas festas, sempre é tratada como um ser invisível o que, na maioria das vezes, a faz sentir-se aliviada, já que é obrigada por seus pais a comparecer.
Isadora está cansada da vida em que leva em sua cidade, e mesmo em sua própria casa. Não suporta mais as pessoas comparando-a, o tempo todo, com seus irmãos; exaltando a grande beleza deles e a sua feiura. Não quer mais ver suas irmãs sendo cortejadas e se casando e, ela com seu destino certo de se tornar a solteirona da família, morando com seus pais. Ela está farta de sonhar que um dia possa ser bonita, ao menos por algumas horas, e sentir o gostinho de como é ser cobiçada e cortejada pelos homens. Ela precisa mudar essa vida, mudar esse destino.
E esse futuro estava próximo, ela encontrou o que tanto queria. Ela fica sabendo que um navio que está precisando de um interprete para fazer parte de uma das suas viagem, e como Isadora sabe falar diversas línguas, resolve se candidatar e fazer de tudo para conseguir a vaga. E ela consegue, mesmo com todos os empecilhos e dificuldades que vem em sua direção. Ela sabe que será difícil viver entre um grupo de homens, mas se atreve mesmo assim a ir. Ela queria outra rotina, sair da sua cidade na qual é tão humilhada, e foi isso que fez.
Só que Ryan, o capitão do navio, desde que soube da ida dela, não gostou nadinha. Não suporta nem pensar na ideia de ter uma mulher no seu navio para dar palpites nos seus negócios. E é por isso que faz de tudo para que os dias delas não sejam bons. Durante a viagem ele a faz passar por diversas situações ruins; perder coisas importantes ,fazer serviços que ela nunca ousou em fazer em toda sua vida, e até mesmo mudar seu estilo de vida. Mas, se ele pensava que ela iria desistir com isso, enganou-se, pois ela consegue passar por todas as suas ciladas.
Um dia, quando Isadora já tinha feito amizade com todos os marujos do navio, Ryan cansa da sua implicância, e acaba se tornando também amigo dela. Depois de um tempo, essa amizade se torna algo maior, Isadora começa a se envolver com Ryan, perdendo sua virgindade e também se apaixonando por ele. Só que Ryan é um homem lindo, vaidoso e mulherengo e não está disposto a entregar seu coração para uma mulher como Isadora.
Então, chega o dia em que Isadora volta para sua cidade, e é também o dia que está acontecendo uma festa lá, e ela decide passar primeiro pela festa, para só depois ir à sua casa. A presença dela nessa festa, promete. Vão acontecer algumas surpresas, e entre elas, estão Ryan e Chad. Quais serão elas? Estão preparados? Então leiam!
O livro é maravilhoso, amei! Ele me prendeu desde o inicio. Essa historia saiu dos padrão da mocinha linda e perfeita, e trouxe uma mulher diferente; Inteligente e determinada. Enfim... Leia galera, garanto que vocês irão amar semelhante a mim.

Carol 03/03/2019minha estante
Sua resenha me deixou com ainda mais vontade de ler a história, ;)