A Fraude e Outras Histórias

A Fraude e Outras Histórias Nikolai Leskov

Resenhas - A Fraude

Leandra.Goulart 23/01/2023

Sou suspeita para dizer, pois amo literatura russa. Mas, não posso deixar de dizer que Leskov é um grande escritor e ele deixa mais que claro o quanto ele é bom nesse livro. Leskov consegue mostrar sua versatilidade na escrita a cada conto, ele se supera em todos eles. Aproveitem o livro e aproveitem a escrita do Leskov.

Cintia F. Leite 16/12/2022

Magia e Realidade
Em A Fraude e outras histórias, a vida russa é retratada com uma vivacidade rica de cores e sons, sem prejudicar o fluxo da leitura.

Publicados entre 1867 e 1890, os seis contos abordam as tradições e costumes russos de vários estratos da população. Há realismo, mistério, conto de fadas, crendices, magia, ciência, tudo isso explorando os mais variados temas, como: restrições sociais, superação da condição imposta, vivência na margem da sociedade, orfandade, solidariedade, funerais, assombrações, costumes militares, corrupção, funcionalismo público, os tribunais que atacam as posições mais fracas, naturalização do adultério, a questão feminina, as tensões étnicas nos confins do império russo e o poder misterioso das pedras. O leitor interage com a história como se estivesse vendo o drama se desenrolar na sua frente, Nikolai Leskov transforma o interior das casas russas em inúmeras palavras.

Para saber quais dos contos mais me atraíram, se indico ou não o livro... leia a RESENHA COMPLETA no meu blog Melkberg ;)

@gezaine_ 09/06/2022

Não gostei tanto...
A leitura não fluiu.
Primeiro contato com Leskov.
Pretendo tentar outra obra do autor.

Thiago 17/02/2022

Confuso, mas bom
Confesso que fiquei bastante confuso com o estilo de escrita de Leskov. Gostei bastante de algumas partes, mas o autor diversas vezes abandona a linha da história e troca de assunto. O conto Fraude, que dá nome ao livro, foi o que menos gostei e o que mais fez isso.

Mas quando a história segue um raciocínio coerente, o autor faz muito bem. Amo literatura russa e a Coleção Leste é ótima. Mas vou me concentrar mais em outros autores, por enquanto.

rafa_._cardoso 13/01/2022

Leitura muito boa!
Aqui temos seis histórias de Leskov que possuem um encadeamento muito gostoso para leitura.

Possui uma diversidade de temas que parecem um livro com vários autores.

Apesar do livro ser A fraude e outras histórias, essa foi a que menos gostei (ou não entendi haha).

A voz da natureza foi o melhor conto para mim, onde fiquei em total atenção total para essa tal voz, tanto que pensei ser um conto sobrenatural!

Vitor Carvalho 03/02/2021

Meu segundo livro do Leskov e só posso dizer que estou extremamente encantado com a sua escrita. Super recomendo pra quem quer conhecer um pouco do povo e da cultura russa.

@vilmar_martins 10/03/2020

Um grande russo, nas pequenas narrativas
Qualquer coisa que se fale da obra de Leskov para além de "vá lê-la" incorre no risco de parecer caricato, suas narrativas curtas surpreendem até mesmo os leitores de Tchekhov, pois aqui os detalhes são os humanos em suas facetas mais comuns.

Rafael G. 06/01/2020

Os contos de Nikolai Leskov são célebres por aparecerem n'O Narrador, ensaio de Walter Benjamin sobre o lugar da experiência na modernidade. O crítico alemão esboça algumas alegorias para construir suas proposições, como a do marinheiro (aquele que, viajando, volta com muito a contar) e do ancião (aquele que permaneceu e, portanto, conhece profundamente um lugar). Leskov é, de fato, um autor ideal pra fazer tais entradas, já que seu texto guarda não apenas marcas da oralidade como propõe uma interlocução, um diálogo, um "talvez não tenha sido bem assim", já que quem conta um conto, aumenta um ponto.

Neste volume constam "Kótin, o provedor, e Platonida", "Águia branca", "A voz da natureza", "A fraude", "Alexandrita" e "A propósito de A Sonata de Kreutzer". A tradução de Denise Sales é excelente, sobretudo por entregar notas que muito nos ajudam a compor os diferentes quadros. No posfácio, descobrimos que Leskov, enquanto representante comercial, viajou toda Rússia e, portanto, conviveu com todas as gentes. Suas viagens são sua principal matéria, assim como em seus contos, na maioria das vezes, tem-se um narrador que encontra outra pessoa e nos conta o que essa teria narrado. Rs Ele joga com a incerteza e é profundamente conectado com a diversidade russa, país de dimensões continentais.

Se, por exemplo, em "A propósito da Sonata de Kreutzer", as opiniões de Leskov a respeito de questões femininas me pareceram progressistas, há quem diga que "A fraude" é um conto antisemita e xenofóbico - discussão que também aparece no posfácio. Quando li, tive a mesma impressão, até que me atentei para uma fina ironia no texto, um certo deboche a respeito das campanhas militares em outros países, e sobre esses homens orgulhosos de feitos medíocres. De todo modo, fica a abertura para que a gente rasgue o tecido e costure nossos retalhos. Eu gostei bastante e fiquei curioso para ler mais do autor. Como não podia deixar de ser, achei um grande contador de histórias e fui engolido principalmente pelo primeiro e pelo último conto.

Israel145 26/12/2015

Exatamente 1 mês após concluir a leitura de “Lady Macbeth do distrito de Mtzenski” pude terminar os contos de “A fraude e outras histórias”, me aprofundando assim um pouco mais na literatura de Leskov.
Impossível não se encantar com o autor, marginalizado na sua época por ser vanguardista demais, que não pôde compor o panteão dos autores russos ainda em vida, sendo reconhecido apenas na década de 20. Sua importância se traduz nas palavras de Górki, que o considerava “o mais russo dos escritores russos” e Tchekhov que o conheceu em vida e o tomava por seu mestre (!).
Analisando os contos de “a fraude e outras histórias” e conhecendo um pouco do material editorial no fim do volume, podemos entender como Leskov compunha suas tramas e personagens. A grande quantidade de material colhido ao longo de 3 anos de viagem pela Rússia conhecendo os mais diversificados tipos do imenso território o fez traduzir a tradição oral na mais pura literatura. Isso explica o linguajar simples das personagens de Leskov. Por ser tão próximo do povo, por ter vivido com os mujiques nos pastos, por ter respirado os mesmos ares dos postos de recrutamento, Leskov poliu o diamante bruto da oralidade russa compondo um fabulário literário tão rico e diversificado que cada conto presente nesse volume é uma pequena obra prima.
Ao longo dos 6 contos, Leskov, com seu linguajar simples, traz ao leitor os mais diferentes tipos de personagens: Desde o quixotesco Kótin em “Kótin, o provedor, e Platonida” que retrata a alma do povo russo, desvalido, pobre e indigente, mas de um coração puro que beira o ridículo e ao mesmo tempo violento, obscuro, bêbado e vulgar. Passando pelo militar reformado do conto “A fraude” em que Leskov expõe as campanhas expansionistas e a relação com as diferentes etnias numa divertida (e longa) história de malandragem. Impossível não gostar do conto “águia branca” em que Leskov brinca com o misticismo e que muito lembra o conto “O capote” de Gógol. Merece atenção também os contos “a voz da natureza” e “Alexandrita”, todos tendo como mote pequenas situações vividas ou ouvidas pelo autor.
E por fim, impossível não se impressionar com a cadência narrativa de “À propósito de A sonata à Kreutzer” em que Leskov toma como mote a infelicidade de um casal e o transforma numa história que fisga o leitor logo na epígrafe e que não fica em nada abaixo da homônima obra de Tolstói.
Leskov faz jus à fama, mesmo que tardia, de ótimo contista. Ou melhor, ótimo contador de histórias. Como seu filho disse, as viagens de Leskov resultaram em material para 100 anos de literatura. Mesmo não tendo vivido tanto, a contribuição da obra de Leskov impressiona pela sua qualidade. Material de primeira e imprescindível aos fãs de literatura russa.