Neonomicon

Neonomicon Alan Moore...

Resenhas - Neonomicon

Leonam.Loureiro 23/03/2024

Lovecraft Novamente
Alan Moore é, certamente, o unico genio escrito quadrinista capaz de retratar de forma fiel o horror cósmico.

Diego Piu 18/04/2023

Confesso que não esperava metade do que encontrei aqui.

Muito bem escrito, afinal o Alan Moore não brinca em serviço.

Alguns pequenos Spoilers abaixo:

Ter visto o livro do Keneth Grant (Renascer da Magia) - que já li e tenho por aqui - com a mesma capa que é publicada aqui (pela Penumbra Livros) foi no mínimo divertido.

Embora eu não seja um profundo conhecedor de H.P. Lovecaft (li apenas um livro curto) e joguei um jogo de tabuleiro estilo RPG (inclusive há uma piada com relação a fãs de Lovecraf que curtem esse tipo de jogo). Não tive dificuldade de me ambientar na história.

Acho válido avisar que a história tem quadros bem fortes de violência (de vários tipos).

Particularmente tenho pavor das "criaturas" desse universo, mas me sinto pronto para começar o primeiro volume de Providence!

Sumotinho 29/12/2022

Ainda tô meio em choque com a loucura que é essa história, então nem sei o que dizer. Mas é bem boa. E pesada também.

Chester 20/10/2022

A realidade de um mito ou o mito de uma realidade?
Dividido em quatro partes com a introdução da história O PÁTIO, essa obra traz um ponto pouco explorados dos contos de Lovecraft: a sexualidade.
Ambientado nos anos 2000, Neonomicon acompanha a trajetória de dois agentes do FBI investigando uma série de homicídios que tem algum tipo de ligação com o agente Aldo Sax, que outrora fora designado para apurar os fatos mas de alguma forma perdeu-se na insanidade praticando atos horrendos.
O encadernado abre com uma história introduzindo o leitor ao tema e já preparando para o que vem.

Tiago 04/06/2022

Alan Moore, Lovecraft, é polêmica na certa.
Espantoso, pesado e um pouco repugnante. Alan Moore não decepciona nunca, hq com uma trama bem elaborada, e uma baita homenagem ao HP Lovecraft.
Essa hq tem um plot twist de explodir cabeças sensacional, sem escrúpulos sem misericórdia. Um baita Thriller policial.

Mr. Valentim 21/04/2022

Tinha terminado na sexta-feira, mas fiquei tão abismado que nem me lembrei de atualizar aqui, mas e muito bom uma leitura excelente só que n recomendo pra todas as pessoa.

Nicole 25/03/2022

Insana!
Ainda em choque do quão maluca é a história dessa HQ. Não li muitos contos de Lovecraft ainda, apesar de ter vários em casa. Li essa HQ por indicação do meu namorado e estou passada da maluquice que é. Particularmente gostei, não AMEI a ponto de recomendar para todos pois tem passagens pesadas que causam incômodo. Gostei da leitura, mas reconheço que não é uma leitura para todo mundo.

Rafael 08/03/2022

Não é para todo mundo
Esta HQ tem recebido muitas críticas dos leitores por conta de alguns exageros na história, mas a mim não incomodou, universo Lovecraft com outra visão.

André Aquino 06/03/2022

Lovecraft por Alan Moore.
Alan Moore transpondo o mundo de Lovecraft.
Roteiro e arte aqui se complementam, unindo-se em um só.

Gibizão.

João 05/03/2022

Repulsivo
Essa HQ na verdade é a junção de duas: Pátio e Neonomicon. A primeira se passando alguns anos antes da segunda, ambas sendo inspiradas nas obras de H. P. Lovecraft.

Pátio é uma história interessante e intrigante de uma investigação de eventos estranhos e sombrios, onde um detetive de situações anormais pega um caso extremamente anormal, talvez até sobrenatural.

Já Neonomicon é uma HQ extremamente mais "agressiva" que sua antecessora, com todo tipo de violência e sobrenatural sendo jogado na cara do leitor sem o menor pudor.

As HQs são muito boas para quem gosta dessa temática, estão totalmente imersas no universo lovecraftiano. No entanto, tem partes de violência explícita, estupro e referências a nazismo e racismo, o que impossibilita uma recomendação generalizada. Caso seja menor de idade ou tenha algum tipo de sensibilidade com o descrito acima, realmente não leia, essa HQ não é pra você. Se não for fã do Lovecraft e não tiver nenhum conhecimento de sua obra, você provavelmente ficará perdido no meio da chuva de referências.

EduardoCDias 26/10/2021

Mais Lovecraft
Inspirada na obra de Lovecraft esses quadrinhos são assustadores. Uma dupla policial ao investigar alguns assassinatos descobre um grupo de amantes do escritor com rituais assustadores.

Diego.Rates 19/08/2021

Uma história controversa e horrenda
Sobre o título, cabe ao leitor decidir se é mérito da obra ou demérito. A realidade é que aqui temos uma história bastante inspirada no terror Lovecraftiano, que se inicia bem, bastante sinistra e mais "sutil" e acaba se tornando um show de horrores que é apresentado de forma gratuita e com pouco propósito, tudo isso além das reações incompreensíveis dos personagens as situações que são submetidos.

Não recomendo a leitura, mas caso seja curioso, leia

Gárgula 31/03/2021

Neonomicon – a polêmica obra de Alan Moore
Retorno nesta leitura depois de anos
Reli Neonomicon, a polêmica obra de Alan Moore, depois de muitos anos. Como ganhei Providence de amigo oculto, por isso achei interesante voltar à obra onde Moore homenageou a obra de H. P. Lovecraft.

Publicado pela Editora Panini, com tradução e prefácio de Guilherme Braga, este quadrinho tem o roteiro de Alan Moore e a arte de Jacen Burrows. Dividida em duas partes originalmente, este volume reúne primeiramente os números 1 e 2 de O Pátio, para então compilar os volumes de 1 a 4 de Neonomicon.

O Pátio
A história começa com uma investigação federal tocada por um agente que se baseia na Teoria da Anomalia. Ele explica ainda no início como consegue ligar casos aparentemente sem conexão através de detalhes muito pequenos e insignificantes.

A investigação relaciona misteriosos assassinatos e leva o investigador a se deparar com o inimaginável. Tudo isso soa bem lovecraftiano e é inegavelmente uma belíssima construção.

Aqui temos uma história fechada, que já exige do leitor um pouco de atenção. Assim como Lovecraft nos apresenta sons que não são sons ou cores que não são cores, temos uma linha idêntica em Neonomicon, onde será apresentado ao leitor uma droga diferente de tudo o que ele imaginou.

Um enorme rol de referências
As referências feitas aos Mitos de Cthulhu são inúmeras e várias delas podem, por isso, passar despercebidas por muitos leitores. Neste ponto caberia um glossário explicando-as, como os que existem nas histórias do Hellboy no Brasil. Certamente ajuda muito quem lê.

Apesar disso, a história é repleta delas e vale aos mais curiosos procurar algumas das palavras negritadas como Aklo, Carcosa, Ulthar e Leng, por exemplo.

Neonomicon
A história começa após os acontecimentos nefastos de O Pátio. Agora, num tom mais moderno, sabemos até o nome do agente que narra os eventos da primeira parte: Aldo Sax.

O enredo segue bem, mantendo suas inúmeras referências e misturando o real com o imaginário. Mas Moore derrapa em uma sequência brutal de violência sexual. Deste ponto em diante a história, na minha opinião, perde o tom. A sutileza do horror indizível se torna a obviedade de uma visão deturpada. Como disse antes, não vai agradar a muitos e certamente não me agradou.

O que o enredo de O Pátio inegavelmente acerta, Neonomicon erra feio. Fica uma sensação de que por ser Moore quem é, isso lhe dá o direito de escrever o que quiser. Não acho essa premissa verdadeira e ele infelizmente perdeu uma chance boa de construir um excelente final.

Uma homenagem polêmica
Alan Moore é uma figura insólita por si só. Assinou alguns dos mais memoráveis quadrinhos de todos os tempos e que encontram-se na grande maioria das coleções mundo afora. Gênio da nona arte, sem dúvida alguma, infelizmente aqui ele erra na segunda narrativa. Poderia sim ter sido uma homenagem grandiosa à obra de H. P. Lovecraft, mas se perde em meio a exageros desnecessários.

Considerações finais
Em suma, o autor inegavelmente exagera na sexualidade brutal. Propositadamente ou não, choca e não vai agradar a todos, como não me agradou. Mas não descarto a leitura. Faça e vamos conversar. Neonomicon é certamente uma obra polêmica e Alan Moore sabia disso.

Veremos muito das piores facetas de Lovecraft como o racismo e os problemas com sexo, mas o que poderia ser apenas uma critica, acaba indo além. Irei ler Providence onde ele parece ter acertado – vamos ver.

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula

site: https://cantodogargula.com.br/2021/03/30/neonomicon-a-polemica-obra-de-alan-moore/

Mucura King 04/03/2021

Perfeito para fãs de Lovecraft
Achei perfeito o desenrolar da história e de como tudo não é o que parece ser!
A arte é perfeita, faz o horror ficar belo!!!
Fãs de Lovecraft se deliciem com esta obra de Alan Moore.