Sem Deixar Rastros

Sem Deixar Rastros Harlan Coben

Resenhas - Sem Deixar Rastros

Alvaro 16/04/2015

Harlan Coben é monstro.
Sem Deixar Rastros, conta mais um caso do detetive-empresário-atleta e irônico, nas horas vagas, Myron Bolitar e o seu esquadrão (Esperanza, Win e, de certa maneira, sua namorada, Jessica), onde o personagem precisa encontrar o paradeiro de Greg Downing - jogador de basquete desaparecido e, para isso, volta as quadras depois de 10 anos após um acidente que impediu sua carreira de atleta.

As aventuras de Myron são sempre engraçadas, lotadas de um cinismo e ironia própria do autor e característica mais aguçada do personagem. A trama se enrola e desenrola sem deixar pontas soltas e de maneira natural. Harlan Coben, pra mim, é o novo Edgar Allan Poe e Myron, com certeza é um novo Sherlock, dada as devidas proporções.
Pelo andar dos livros atuais, o personagem Myron, infelizmente tem um "fim" em suas histórias (se alguém souber a cronologia das obras envolvendo Myron como personagem principal, me avisem), mas que continuam com o sobrinho dele, Mickey.

Gosto muito do personagem e do autor e recomendo muito a leitura desse gênio que é Harlan Coben.

Gabriel Aleksander 03/04/2015

A conturbada volta de Myron ao mundo do basquete.
O Enredo

Myron Bolitar era um dos jogadores mais promissores da sua época até que um acidente o fez abandonar sua carreira no esporte. Após tal acontecimento, Myron se formou em direito, trabalhou para o FBI e atualmente tem a sua própria empresa que agencia esportistas. Porém, Bolitar sempre foi mais que um agente para seus clientes, já que o mesmo efetua o trabalho de detetive nas horas vagas, ajudando a desvendar mistérios com os quais os esportistas a quem ele representa se envolvem.

Dessa vez um caso inusitado apareceu em sua frente, o dirigente de um dos maiores times de basquete de Nova Jersey faz uma proposta para que Myron entre para o time na vaga de um dos principais astros da equipe que acabou sofrendo uma contusão. Mas na verdade Greg Downing desapareceu sem deixar rastros e agora cabe a Bolitar se infiltrar no time para descobrir alguma pista do paradeiro de Greg, além de evitar que essa história vaze antes de ser solucionada.

O que parecia mais um dos costumeiros desaparecimentos de Downing, toma proporções assustadoras quando uma quantidade considerável de sangue é encontrada em seu porão, a última pessoa que possivelmente esteve com ele é encontrada morta e alguns capangas rodeiam sua casa. Agora Myron se insere em uma investigação intensa que irá trazer como consequências danos para sua vida pessoal, principalmente quando sua volta ao basquete desenterra algumas lembranças sobre seu passado e uma impactante revelação vem à tona.

Personagens

O time da série Myron Bolitar já está mais do que consolidado em meu coração, não tem como não amar o trio Myron-Win-Esperanza e nem impedir se deixar contagiar pela personalidade irreverente e sarcástica dos mesmos. A conexão entre os três personagens é construída de maneira genial, pois ao mesmo tempo em que Myron é a estrela e o foco da história, fica nítida a importância que os seus amigos têm para o desenrolar da mesma.

Nesse livro o autor também aborda as relações interpessoais de Myron com sua família e a namorada Jéssica, com quem ele mantém um relacionamento que começa a evoluir e amadurecer, mas que ainda é envolto por incertezas do passado, deixadas pela a desastrosa tentativa anterior de relacionamento entre os dois.

Para finalizar a nossa conversação sobre os personagens da história não teria como deixar de citar o aparecimento (finalmente) da melhor personagem criada por Harlan Coben: Big Cindy. Confesso que a todo novo livro que eu pegava para ler da série do Myron ficava esperando ansiosamente para que naquele acontecesse a primeira aparição da personagem. Vejo-me na obrigação de dizer que foi magnífica e descontraída, permitindo arrancar boas risadas do leitor.

Desenvolvimento Cômico e Dinâmico

Como é característico dos livros dessa série, “Sem Deixar Rastros” traz uma narrativa cheia de reviravoltas e eventos instigantes, que prendem o leitor e tornam a missão de largar o livro quase impossível.

Apesar de ser um livro voltado para a investigação de algo sério que envolve temáticas densas, Coben consegue inserir momentos cômicos de maneira excepcional, além de saber se utilizar muito bem da personalidade sarcástica e do humor negro do qual seu protagonista é dotado.

Opinião Final

Apesar de ser um livro que mantém o nível dos demais escritos por Harlan Coben (ou seja, é perfeito, maravilhoso e eu amo), esse não foi um dos melhores da série.

Para mim sempre foi muito difícil avaliar um livro do “mestre das noites em claro”, que em minha opinião é um gênio da literatura policial, além de ser o meu autor preferido, porém, ao analisar friamente a qualidade desse livro comparado aos outros da série, confesso que não considero o mesmo como um dos melhores.

Um dos principais pontos que gosto dos livros do Harlan é quando ele constrói uma história simples, mas que te surpreende no final. Aqui em “Sem Deixar Rastros”, o autor decidiu ousar e criou uma história que me pareceu um pouco mirabolante em alguns momentos, o que não se mostrou um ponto negativo ou prejudicial para meu envolvimento com a obra, mas serviu como critério negativo de avaliação ao comparar com outros que se mostraram muito mais verossímeis e contagiantes.

A leitura da série é completamente válida e pode ser realizada fora de ordem. Aqui no Brasil já foram lançados 8 dos 10 livros que totalizam a série, e “Sem Deixar Rastros” é o terceiro volume de uma das melhores e mais envolventes jornadas da literatura policial.

“Espero que sim, meu amigo. – Calvin ergueu os olhos para a numeração dos andares. As luzes refletiram no castanho da íris. – Os sonhos nunca morrem. Às vezes achamos que eles estão mortos, mas estão apenas hibernando como um urso velho. E quando a hibernação é muito longa, o urso acorda bravo e faminto.” – pág 19

site: fatalityliterario.wordpress.com

Letícia 21/02/2015

Myron volta as quadras e enfrenta seu pior inimigo: seus sonhos não realizados
Uma história de Myron Bolitar, saber que tem é uma história do Myron já diz muita coisa. “Sem Deixar Rastros” é o livro no qual descobrimos muita coisa sobre o passado do Myron nas quadras e como sempre o Harlan não nos decepciona nos trazendo um emaranhado de questões envolvendo um assassinato e que as vezes a melhor forma de se livrar de traumas do passado é vive-los novamente.
Essa complexa história se inicia quando Clip Arnstein contrata Myron para uma dupla função encontrar Greg Downing, o famoso astro de basquete dos Dragons de Nova Jersey e segundo Arnstein a melhor forma é Myron entrando para o time dos Dragons, sim você leu certo, Myron vota às quadras depois de mais de 10 anos.
Myron e Greg sempre foram grandes rivais no basquete, mas na cabeça do Myron sempre tiveram uma espécie de parceria, já que eles se definiam a partir da rivalidade. A rivalidade ia além das quadras e Greg acaba casando com a ex-namorada do Myron, Emily, e para equilibrar a balança, Myron dorme com Emily antes do casamento. Depois disso ocorre a fatídica contusão do Myron, que o tira das quadras para sempre, Greg vai visitá-lo no hospital e incentiva a recuperação, isso faz com que Myron sinta que tem uma dívida com Greg e por isso se sente obrigado a encontrá-lo.
Quando se trata das histórias do Myron, nós temos que estar preparados para tudo, mas o retorno de Myron às quadras faz com que ele reviva seu auge nas quadras, a trombada que o tirou das quadras e o que aconteceu nos anos imediatamente após o incidente. O que podemos perceber é o como foi difícil para o Myron passar por tudo isso, já que o basquete que era a sua vida, não era mais viável. Ver o sonho da sua vida desmoronar diante dos seus olhos não é fácil, descubra como Myron passou por tudo e que as vezes aquilo que está enterrado no fundo do seu coração só está esperando uma oportunidade para ressurgir.
Com ajuda do melhor amigo que alguém pode ter chamado Windsor, Myron mergulha no mundo do basquete para descobrir onde o seu maior rival poderia estar e acaba voltando a superfície com um segredo do passado que mudará a sua vida para sempre.
Pegue um achocolatado e se prepare para muitas emoções.

“ – Eu poderia ter sido alguém – disse Myron.”

Um trilha sonora perfeita para o livro: Dream – Imagine Dragons

site: http://myronbolitarloversbr.blogspot.com.br/2015/02/resenha-sem-deixar-rastros.html

Angela333 04/02/2015

Myron e Jessica
Myron Bolitar parecia destinado a uma carreira de sucesso na NBA quando uma lesão no joelho o afastou das quadras para sempre. Porém, 10 anos depois, o agente esportivo e detetive particular com passagem pelo FBI está de volta ao jogo - não para cumprir seu destino como astro do basquete, mas para desvendar mais um mistério.

FelipeFalado 20/01/2015

O ídolo dos Dragons de Nova Jersey, Greg Downing, maior adversário de Myron na época da faculdade, desapareceu sem deixar rastros pouco antes das finais do campeonato nacional. À frente do caso, com a ajuda de seus dois fiéis escudeiros, Win e Esperanza, Myron trabalhará infiltrado entre os jogadores para tentar obter informações capazes de levar ao paradeiro do antigo rival, com quem também competiu pelo amor de uma mulher."

E então aqui estou eu lendo mais uma aventura de Myron Bolitar, o detetive que assumiu o posto de Hercule Poitot na minha vida. Nesta aventura, Myron volta ao mundo do basquete contratado para encontrar um antigo rival que desapareceu. É uma experiência nova para o detetive, ex-FBI, que tem que reviver todas as emoções de ser jogador e ainda ter que descobrir o paradeiro de Greg Downing.

A narrativa de Coben nesta terceira aventura de Myron não supera Alta Tensão, mas mostra bem como Harlan escreve. É uma narrativa em linha reta com personagens bem marcantes e que se encaixam naquele ambiente de investigação. Como dá pra notar no estilo do autor, todos os personagens escondem informações. O insight final do personagem é bem parecido com o do House M.D. A edição deixa um pouco a desejar e encontrei alguns erros de escrita que passaram despercebidos pela revisão, mas de uma maneira geral o livro é bem editado.

O livro passa de um simples caso de busca por desaparecido para a investigação de um assassinato que envolve guerrilheiros considerados terroristas, agiotas quebradores de ossos, festas em mansões de jogadores da NBA milionários e mendigos ninjas escondidos em esgotos-catacumbas. De gravações de quartos de motel a diálogos sobre a definição de "puta", Sem Deixar Rastros é dinâmico e tudo o que gostaríamos de um romance policial pós-moderno.

A única parte ruim de escrever sobre o livro é que não podemos soltar muitas informações.

site: http://lisos-somos.blogspot.com.br/2014/06/pra-ler-no-busao-sem-deixar-rastros.html

Ronaldo 22/12/2014

Curiosamente não curti esse livro de Harlan, mesmo tendo o meu querido Myron Bolytar como protagonista. A história não me instigou, acho que faltaram elementos para me conectar com o enredo. O final achei satisfatório, mas deveria ter mais reviravoltas habituais. Mas não digo que seja um livro ruim, acho que não li no momento certo.

Dani Magalhaes 14/04/2016

Sem deixar rastros
Myron Bolitar volta as quadras para investigar o desaparecimento de um antigo rival, porém, esse retorno o faz se encontrar com um passado não resolvido.
Desde os tempos de faculdade, Myron sonhava com uma carreira de sucesso na NBA, mas, após sofrer uma grave lesão teve seu sonho ceifado, não podendo continuar no basquete. Ele seguiu com a sua vida, tornando-se agente esportivo e investigador, juntamente com o seu amigo Win, não parando para pensar em tudo o que lhe havia ocorrido. Com o desaparecimento de Greg Downing, ele tem a oportunidade de voltar as quadras e também a oportunidade de descobrir coisas sobre si mesmo que até então ele não se permitia sentir.
Este livro mostra que devemos seguir em frente sempre, dar a devida importância que cada momento necessita e principalmente nunca deixar de sonhar.

Hester1 12/07/2014

Mais um daqueles que fui com muita sede ao pote e foi abaixo das minhas expectativas. Acho que é o segundo que leio (ou tento ler, o outro abandonei), deste autor. Ele busca um astro do basquete que desapareceu. Tem que manter sigilo, mas ao longo da estória tanta gente vai sabendo do que se passa que fica até engracado.

Lili Machado 29/04/2014

Neste terceiro livro da série, Myron é contratado pelo dono do time New Jersey Dragons, para descobrir o paradeiro do astro do basquete, Greg Downing, antes que a imprensa fique sabendo e ele perca um contrato publicitário milionário.
Eles se conhecem há muito tempo e já foram rivais no amor de uma mulher, Emily, hoje ex-esposa de Greg.
Na casa de Greg, Myron encontra uma grande mancha de sangue no porão. E quando descobre o corpo de uma mulher ainda não identificada, começa a ser desvendado o estranho e violento mundo do esporte profissional.
Myron se encontra frente a um passado que não pode nem deve ser revivido, e um presente ao qual ele pode não sobreviver.
Ele tem a chance de voltar a jogar basquete profissionalmente, depois de 10 anos afastado por uma contusão, mesmo que seja somente para se infiltrar no time e descobrir onde está Greg Downing.
Bom, devo dizer que desisto dessa série – só vou ler o livro 4: Back Spin (O preço da vitória) porque já o tenho em mãos.
Até gostei do primeiro, Quebra de confiança, mas prefiro os thrillers isolados, mais cerebrais de Harlan Coben.
O livro é cheio de clichês – truques tão velhos quanto andar para trás, como conseguir o código para ouvir as mensagens da secretária eletrônica e rediscar o último número do telefone.
O texto é tão raso e vulgar, com diálogos tão fracos que às vezes me peguei rindo alto sozinha – como no trecho sobre a tese da galinha degolada (pág.69 da edição em português) – nem me peçam para explicar – só lendo.

Renato 04/04/2014

No terceiro livro de Myron Bolitar, Harlan Coben faz nosso protagonista bebedor de achocolatados favorito voltar ao passado, quando ele é contratado por um time de basquete da NBA,com o intuito de encontrar um antigo rival que está desaparecido, no meio dessa busca um assassinato que tem como principal suspeita seu antigo rival (Greg). Diferente dos outros livros, pelo menos pra mim, esse tem aquele toque emocional, com a volta dele pras quadras, aquele clima tenso dele tentando jogar, sabendo que não está em sua melhor forma, enfim, feridas do passado que vem a tona, como se isso não bastasse tomei novamente um tapa na cara, ao descobrir o final da historia e pensar " caralhooo, como não tinha pensado nisso", Harlan é genial...e Win com certeza é o melhor amigo de todos.

Lucia Sousa 27/03/2014

No terceiro livro de Myron Bolitar voltamos juntamente com ele ao passado e descobrimos como se machucou seriamente.

Gizele 19/03/2014

Vale a pena reviver o passado?
Após 10 anos afastado das quadras devido a um “acidente” que interrompeu sua carreira promissora, Myron Bolitar está de volta ao mundo do basquete. é contratado pelo chefão dos Dragons para se infiltrar no time para achar o paradeiro do astro do time, Greg Downing: nada mais, nada menos que seu rival nos tempos da faculdade. Myron até chegar hesitar em aceitar o caso, mas não resiste à possibilidade de ter a chance na qual foi tirada há 10 anos atrás: jogar na Liga Profissional.

Com ajuda de seus inseparáveis parceiros: Win e Esperanza, Myron logo descobre que não se trata de um simples desaparecimento. E ao desenrolar do caso, ele acaba por descobrir algo que o tira completamente do eixo, deixando-o sem chão.

Se “Quebra de Confiança” faz o leitor se apaixonar por Myron Bolitar e “Jogada Mortal” faz ficar arrepiado com os acontecimentos apresentados; “Sem Deixar Rastros” mostra o outro lado de Myron: os receios, a insegurança, a ira e o coração amargurado. Isso sem deixar o seu jeito de ser: irreverente e sarcástico:

“Quando Myron se via em apuros, sua boca adquiria vida própria. Ele sabia tratar-se de um grande perigo e por diversas vezes já havia sido alertado por Win. Mas não conseguia se conter. Diarreia verbal ou alguma coisa parecida”.

Também pode-se ver um pouquinho… só um pouquinho do lado humanitário de Win. Quando li esse trecho, não tinha entendido o que ele quis dizer a Myron. Só fui entender quando acabei de ler:

“– Você nunca assistiu ao vídeo.

– Que diferença isso teria feito? Meu joelho continuaria em frangalhos. Assistir a uma gravação não mudaria nada.

Win permaneceu calado.

– Não estou entendendo você – disse Myron. – Toquei minha vida depois da contusão. Nunca reclamei de nada, reclamei?

– Nunca.

– Nunca chorei nem xinguei os deuses por conta do que aconteceu.

– Nunca – repetiu Win. – Jamais se fez de vítima nem estorvou a vida de ninguém.

– Então por que você insiste em dizer que eu deveria ter revivido aquele jogo?

Win parou e olhou para ele. – Você respondeu à própria pergunta, mas prefere fazer ouvidos moucos.

– Porra, Win. Me poupa dessa baboseira filosófica de gafanhoto kung-fu, vai? – retrucou Myron. – Não enrola. Por que você não foi ao jogo?

– Reveja o vídeo – disse Win, e retomou a caminhada.”

Enfim, não sei se vão concordar comigo, ma foi isso que captei ao ler . E gostei da sacada do tio Coben. O Myron precisava disso e nós fãs, também.

site: http://cantinho-gigi.blogspot.com.br/2014/03/desafio-skoobsem-deixar-rastros.html

Helton Oliveira 22/11/2013

Com um fim emocionante
Eu ia dar nota 4, mas descobri que o Harlan sabe realmente fazer com que as pessoas entrem em seu mundo e sintam tudo o que ele tenta passar.
Ansiedade, raiva, nervosismo, frio na barriga, enfim. Tudo.
Do começo do livro e já indo pra reta final eu comecei a compara-lo com os outros dois livros anteriores da série Myron Bolitar e comecei a achar que o Harlan iria se perder e não conseguir trazer a tona esses sentimentos como ele conseguiu nos outros.
Em momento nenhum você tem vontade de parar, ou dizer que é chato. Não, só não era nota 5, um 4 sim. Mas esse julgamento é pela grande expectativa criada após ler dois livros absurdamente bons.
Isso tudo até chegar as ultimas paginas do livro, onde tudo vem a tona e o Harlan mais uma vez se supera.
Sinceramente, se eu pudesse eu entraria no livro e faria parte daquelas cenas finais, eu li como se fosse tudo verdade, eu senti o que o Myron sentiu, e novamente sendo sincero, eu quase chorei.
Harlan realmente é o cara!

Mila Medeiros 14/09/2013

Um tipico Harlan Coben
Esse me fez relembrar os primeiros livros que li do Harlan... Quando ainda descobria o jeito misterioso e de como ele amarrava toda a historia e personagens... Me levando a desconfiar de todos, menos de quem era realmente culpado... Um final que me surpreendeu e emocionou ... Além de mistério, suspense e daquela boa e dose de humor, foi a primeira vez que chorei com um dos livros da serie Myron Bolitar... É um momento que eu já não esperava, mas esperando (apesar de terem tocado no assunto mais pra o começo do livro...) : saber porque ele teve que deixar as quadras... Ah Myron...
É um tipico Harlan Coben, logo, muuito bom.

Adri 04/08/2013

Sem Deixar Rastros (Myron Bolitar #3) - Harlan Coben
Mais um livro que tem Myron Bolitar como personagem principal (o terceiro na ordem da "série"). Ou seja, já se espera um livro ótimo, cheio de sarcasmo, pistas falsas que te fazem pensar em tudo menos no que é verdade.

Mas esse livro não foi bem assim. O Myron me irritou profundamente demorando séculos para perceber coisas completamente óbvias, mas eu não desisti. Apesar disso, o livro foi bem legal, porque, além das coisas super óbvias que ele não percebe nunca, também tem coisas que eu não consegui descobrir de jeito nenhum rs.

Nesse livro conhecemos mais um pouco da história de Myron, mais sobre o passado dele como jogador de basquete. Ficamos sabendo sobre sua antiga rivalidade com Greg Downing, o ídolo dos Dragons de Nova Jersey, que ia desde as quadras de basquete à uma disputa pelo amor de uma mulher. E ficamos sabendo também mais sobre o acidente que o tirou das quadras 10 anos antes, bem no início de sua vida de jogador profissional.

Myron seguiu sua vida, construiu uma carreira como agente esportivo, e está feliz assim. Até que uma coisa surpreendente acontece. O dirigente dos Dragons quer contratá-lo para jogar em seu time. Mas logo uma explicação é dada: ele deve se infiltrar entre os jogadores para tentar descobrir algo sobre o desaparecimento de Greg, que deve ser mantido em absoluto sigilo para não causar um escândalo tão próximo às finais do campeonato.

Myron, meio que a contragosto, aceita a proposta. Mas isso é mais do que apenas tentar encontrar Greg, pois, para isso, ele vai ter que enfrentar seu passado voltando às quadras. E o desaparecimento de Greg acaba se tornando mais complicado do que todos imaginavam, coisas aparentemente sem sentido nenhum são descobertas, e Myron vai precisar de toda a ajuda possível para desvendar o que lhe foi pedido.

Os personagens de sempre estão lá lindos como sempre. O Win é perfeito com todo aquele sarcasmo dele, apesar de eu ter sentido falta disso nesse livro, a Esperanza sempre lá ajudando com o que ele precisa, dando bronca e aconselhando, e a Jessica o apoiando nas horas mais difíceis. Também tem outros personagens, mas eu não vou citá-los para não estragar nada.

Enfim, o livro me decepcionou um pouquinho pelo que eu falei lá no início, mas mesmo assim foi bom, porque as coisas óbvias eram só uma parte pequena do mistério, e não o todo, e o resto que não era óbvio foi super bem pensado e super bem escrito. Então, recomendo o livro.

site: http://stolenights.blogspot.com.br/2012/11/resenha-sem-deixar-rastros-harlan-coben.html