Dragão vermelho

Dragão vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Marcelo 13/03/2024

É um bom livro, eu acabei lendo primeiro o silêncio dos inocentes, mas confesso, este é bom, mas o silêncio dos inocentes é melhor akakkak.
Creio q este livro não seja o melhor para quem está começando a ler agora, a escrita de Thomas Harris é bem compassada, precisa de paciência.

Van Bracisiewz 10/03/2024

O dragão vermelho
?O Dragão Vermelho? é um livro que me prendeu desde o primeiro capítulo.

O livro nos leva por uma jornada de suspense e intriga, com reviravoltas surpreendentes a cada página.

É uma leitura emocionante e angustiante que recomendo a todos os fãs de thrillers psicológicos.

Maria 09/03/2024

Foi meio o que eu esperava
Não achei o livro mais fluido de ler, acho que por causa de algumas partes que não seguem a trama principal, a linguagem um pouco mais difícil do que eu já esperava e a quantidade de nomes que foi um problema lembrar.
Eu li esse livro por causa da série, mesmo sabendo que não é exatamente a mesma história foi mais pelos personagens, então eu provavelmente vou parar nesse

Mari Vannucci 07/03/2024

O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol.
Quis desistir da leitura diversas vezes, é muito arrastado e cansativo. A história é boa, se tivesse sido estruturada de uma forma diferente seria melhor.
Só o Hannibal que salvou a leitura, das poucas vezes que aparece, ele se faz marcante demais. De resto? meh. Não sei se pretendo ler os próximos tão cedo.

Jessica1248 29/02/2024

Dragrão Vermelho
Um agente do FBI conseguiu prender "o canibal Hannibal Lecter" e, após essa árdua missão, mudou-se para um novo lugar com o intuito de viver uma vida mais tranquila. Todavia, com assassinatos misteriosos acontecendo, seu antigo chefe lhe pede ajuda para capturar esse assassino, denominado a priori como Fada do Dente. O Agente percebeu que precisaria de um olhar de outro assassino para capturá-lo e viu-se na necessidade de consultar Hannibal Lecter. Ele sabia, lá no fundo, que esse contato poderia lhe causar consequências, mas não imaginava o tamanho delas... Este livro foi o motivador de Hannibal Lecter ser tão famoso nas adaptações de Cinema. A leitura é fluida, teve alguns momentos que foi um pouco cansativa, mas nada que atrapalhe o decorrer da história. O "Fada do Dente" será reconhecido por outro nome, e isso que faz toda história se modificar. É impressionante como a vida desses assassinos em série é sempre tão conturbada. Será que, se ele tivesse nascido em outro ambiente e recebido o amor que merecia, teria se tornado uma outra pessoa? Em fim, é uma boa leitura.

BiaVasc 28/02/2024

É um livro bom, mas não foi exatamente o que eu esperava. Imaginei que teria mais presença do Hannibal, porém ele quase não aparece.

Adrienne 28/02/2024

Quando o filme é melhor do que o livro
Achei a escrita confusa e cansativa.
Também não gostei do personagem principal. Sem dúvida que o Graham é superestimado por todos a sua volta. Além disso, seus capítulos são tediosos.
As melhores partes do livro são os capítulos do psicopata (Dragão Vermelho), o que tornou o livro razoável.
Para mim, este é um daqueles casos em que o filme é melhor do que o livro.

Erika 25/02/2024

É um livro muito bom, apesar de não acontecer nada muito surpreendente. Eu gostei bastante, recomendo. Agora pretendo ler os outros dois do Hannibal (espero que no próximo tenha mais a presença dele).

Loloves 22/02/2024

Me sinto meio mal, mas vou ser sincera
Não sei se é porque estou saindo de uma ressaca literária, mas achei esse livro BEM fraco.
Pra mim, tediosa é a palavra que definiu essa obra. O detetive Graham é extremamente monótono. Todas as cenas com ele faziam com que eu quisesse desistir do livro. O que salvou foram as cenas com o serial killer, que, na minha opinião, devia ter tido mais predominância na história. Enfim, é um suspense sem nenhum suspense com algumas poucas cenas mais empolgantes. Me decepcionou um pouco.
Adrienne 26/02/2024minha estante
é ruim mesmo

Morgana1 16/02/2024

Eu vim ler este livro já tendo assistido a série anos atrás, o que me deixou curiosa para ver a perspectiva do livro, e ele não me decepcionou.
A narrativa é boa, não a melhor, mas é muito boa.
A infância e a vida do psicopata intercala com o presente da vida de Will Graham e algumas dificuldades que os dois vão passando com a família.
O final me pegou desprevenida, fiquei com cara de trouxa achando que Will estava imaginando tudo aquilo pelo o quão rápido foi.

Brayan 16/02/2024

O começo do livro é muito bom, mas chega o capítulo que começa a descrever a infância do Dolarhyde, pelo amor de Deus, n tô nem ai pra infância dele, n quero saber se ele sofrou ou não. Enfim de resto o livro é muito bom, o final poderia ser mais elaborado, mais complexo.
3/5

Giulia.Cecconello 15/02/2024

Apesar de amar a história, achei a leitura um pouco cansativa. gostaria tbm de uma perspectiva em primeira pessoa. amo o universo de hannibal

thepoetswrath 13/02/2024

O Grande Dragão Vermelho
Lançado em outubro de 1981, "Dragão Vermelho" conta a história de Will Graham, um ex-agente do FBI que decidiu abandonar seus serviços após capturar o serial killer canibal Hannibal Lecter e sofrer enormes danos no processo. Três anos se passam e agora Will mora em Sugarloaf Key, Flórida, com sua esposa Molly e seu filho Willy, de forma tranquila. Mas sua tranquilidade acaba quando agente Jack Crawford, seu ex-chefe, lhe visita e pede sua ajuda para capturar um novo serial killer, o "Fada do Dente". Logo, Will percebe que, para capturá-lo, é necessário compreender sua mente perturbada e doentia. Sem achar outra saída e enfrentando seus dilemas, Will pede ajuda ao seu velho amigo, dr. Lecter.

"Dragão Vermelho" é um eletrizante e vicioso livro de suspense e investigação policial, escrito por Thomas Harris. O livro desperta diversos sentimentos ao leitor, seja angústia pelas vítimas e pela própria investigação (que parece não sair do ponto inicial) ou medo de qual vai ser o próximo passo do assassino. A escrita de Harris é extremamente fluída e fácil de ler, além de desenvolver seus personagens e deixá-los brilhar no seu próprio tempo.

Will Graham é um protagonista encantador e curioso. Sua enorme empatia lhe permite assumir o papel de vítima e de agressor, conseguindo assim reconhecer os motivos para o crime. Apesar de ser uma habilidade útil, esse talento tem um caro preço: uma enorme carga emocional, que se torna um pesado fardo que o seguirá até o final do livro. Com isso, podemos entrar em um dilema: se você fosse capaz de salvar vidas inocentes, mas toda a vez que você o faz, uma pequena parte da sua se desgasta, você os salvaria? Will Graham decidiu salvá-los.

Após investigar o caso das duas famílias assassinadas (os Leeds e os Jacobi), Will se vê preso no mesmo ponto. Assim, ele decide visitar aquele que se transformou em um dos maiores vilões fictícios da história: Hannibal Lecter. Apesar de aparecer pouquíssimas vezes durante o livro, o charmoso e doentio Hannibal rouba toda a sua atenção. Os diálogos entre Will e o canibal são extremamente bem escritos e é impossível parar de ler. No primeiro e único encontro entre os dois, podemos ver o quão calculadas são as falas de Hannibal e o quanto elas afetam Will. Quero dar ênfase no momento em que Hannibal diz que o motivo pelo qual o agente conseguiu capturá-lo era porque os dois são iguais. O fato do dr. Lecter não aparecer constantemente na história não chega nem perto de ser uma desvantagem; pelo contrário: faz com que o personagem seja mais misterioso, aterrorizante e intrigante.

Mas o principal elemento que diferencia esse livro de outros romances policiais é o serial killer: Francis Dolarhyde, O Grande Dragão Vermelho.

Na minha opinião, Francis é um dos personagens mais complexos já criados na literatura. É visível que seu passado perturbado e sua "aparência deformada" foram dois grandes fatores que o influênciou a cometer todos seus horríveis atos em Atlanta e Birmingham, apesar de não serem os únicos. Seu fanatismo pela obra "O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol", de William Blake, é aterrorizante.

Ele não era um homem. Ele era o Dragão Vermelho. E ele iria agir como o Dragão Vermelho.

Sua relação com Reba McClane é extremamente interessante e complexa. Um dos motivos de Francis a amar é porque ela, sendo cega, não consegue ver "suas deformidades", suas inseguranças. Ela não o ama pela aparência, mas sim por quem ele é (ou por quem ele finge ser perto dela). É angustiante ver Francis tentando ao máximo proteger ela do Dragão Vermelho.

"Dragão Vermelho" te instiga do início ao fim. Mesmo você já tendo noção de quem é o assassino nos primeiros capítulos, ele não cansa de te surpreender (e te chocar). O final é do livro é genial e corajoso, além de te deixar pensando nele e refletindo durante bastante tempo.

Esse foi definitivamente um dos melhores livros que já li (se não for o melhor).

12/02/2024

Sensacional!
A primeira coisa que consigo dizer é que esse livro é eletrizante. A história é construída de uma forma tão intensa que, em diversos momentos, me peguei ofegante com o ritmo dos fatos. O plot twist do final me deixou completamente ?. Definitivamente se tornou um dos meus livros favoritos e acho que a continuação não ficará pra trás.
Só fiquei triste com a atitude da Molly. Dó do Will, meu protegido merecia alguém que fosse mais compreensiva!
Ansiosa para O Silêncio dos Inocentes e para mais do desprezível Hannibal Lecter.

Juju 06/02/2024

O início triunfal
Will Graham decidiu abandonar os serviços prestados ao FBI após capturar o Dr. Hannibal Lecter e quase perder a própria vida no processo. Agora, ele passa seus dias de forma tranquila, pacata e monótona em uma cidadezinha praiana na companhia das duas pessoas que mais estima nesse mundo. No entanto, o agente Jack Crawford está ciente de que a única pessoa capaz de compreender a mente insana e consequentemente localizar o mais novo assassino em série que aterroriza Chicago, é justamente Will Graham. Chame de talento inato, instinto ou simplesmente um desvio de padrão humano, Graham enxerga muito além do que o os demais e sua empatia é o que lhe permite assumir o papel da vítima ou do agressor. Ainda assim, seus talentos lhe custam caro e a carga emocional é certamente um fardo pesado que ele tem de carregar consigo, fantasmas e demônios que lhe assombrarão para sempre. Para deter o "Fada do Dente", Will necessitará enfrentar seus dilemas e recorrer a um velho inimigo traiçoeiro, correndo contra o tempo a fim de evitar mais uma catástrofe iminente.

A maioria das pessoas pensa que o livro que inaugura a saga Hannibal Lecter é O Silêncio dos Inocentes e esse é um engano bastante comum. Ocorre principalmente porque O Silêncio dos Inocentes foi adaptado primeiro para as telas e ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1992. Na verdade, o primeiro livro escrito por Thomas Harris é Dragão Vermelho que só foi adaptado depois, precisamente em 2002. O que é mais curioso e o autor menciona em um prefácio inserido nessa edição da editora Record, é que Hannibal Lecter não foi concebido para ser o protagonista de suas obras. Ele nasceu como uma espécie de personagem secundário interessante e complexo, mas que a princípio permaneceria em segundo plano como um adendo, um complemento. Por esse motivo, em Dragão Vermelho a participação do Dr. Lecter é bastante reduzida, são poucos os capítulos em que ele aparece. Conforme prosseguiu com a escrita, no entanto, Harris se deu conta de que Hannibal Lecter possuía um papel muito maior e relevante a desempenhar, ele não conseguia evitar o fascínio e a vontade de desenvolvê-lo melhor e mais amplamente. Dessa forma, o peculiar e estranhamente cativante doutor se tornou o personagem célebre e aclamado que é hoje, figurando em posição de destaque nas obras posteriores do autor. O que convenhamos, é uma benção.

Quanto a este livro em específico, eu sou muito suspeita para falar, eu acho. Sou obcecada pelos filmes desde que assisti ao O Silêncio dos Inocentes pela primeira vez aos oito anos. Tenho o hábito de revisitá-los com frequência, pois sempre acabo encontrando elementos interessantes e que agregam ainda mais à experiência. De todas as obras de Harris, Dragão Vermelho não é a minha favorita, mas eu compreendo a magnitude da obra e o que ela significa para os amantes desse gênero literário - e aqui eu me incluo. O ano era 1981 e Thomas Harris mudava para sempre a trajetória dos romances policiais. Todo mundo tem que começar de alguma forma e eu posso afirmar que Dragão Vermelho é um grandioso e triunfal começo, um chute impactante na porta que abre caminhos e pavimenta estradas futuras. Poderia existir mais de Lecter na obra? Sim, mas como eu expliquei acima, até então ele era apenas um personagem secundário e que não seria transformado em um destaque digno de tanta atenção. Poderiam existir mais elementos sobre o passado de Will Graham para que pudéssemos compreendê-lo melhor e mais intimamente, sendo ele também um personagem interessantíssimo e com uma mente complexa além de um conjunto de habilidades surpreendentes? Com certeza. Talvez, apenas talvez, isso tornasse a obra mais extensa e arrastada, perdendo um pouco do ritmo frenético da investigação. Ou talvez não. De qualquer forma, eu acredito que a personalidade um tanto apática de Will e seus pensamentos céticos permitiram que as verdadeiras estrelas da obra brilhassem: o Dr. Lecter e, é claro, o famigerado Dragão Vermelho que sim, recebe um desenvolvimento bem mais completo. De qualquer forma, o livro é ótimo e ao meu ver também consegue ser melhor do que o filme apesar das atuações incríveis e do roteiro impecável. No entanto, para quem gostaria de ver um desenvolvimento melhor para Will Graham, eu recomendaria a série Hannibal lançada em 2013 pela NBC. Hugh Dancy e Mads Mikkelsen realizam um ótimo serviço de interpretação nas peles de Graham e Lecter respectivamente. As três temporadas estão disponíveis pelo Prime Video para quem é assinante e essa série dá uma ênfase maior em Will e seu passado conturbado.

Fica aqui também registrado o meu agradecimento à editora Record que trouxe esse box lindíssimo com três volumes da saga Hannibal Lecter (só ficou faltando Hannibal: A Origem do Mal). São edições realmente caprichadas, completas e incríveis que enchem os olhos e os corações dos fãs.