Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Theo 04/04/2020

Ótimo livro
Pensei que o Hannibal Lecter seria um destaque mas quase não aparece, ele está preso em uma clínica para doentes mentais. Will Graham pede sua ajuda para solucionar um crime mas como Hannibal está preso a maioria de suas ações se dá através de cartas.
A história é excelente, a investigação é bem detalhada, com muitas informações e não encontrei pontas soltas.
O ponto fraco do livro são os investigadores, Crawford e Graham são mal desenvolvidos (quem assistiu à série Hannibal vai se decepcionar com a caracterização), Graham é chamado pra resolver o crime sendo denominado como um gênio mas ele não faz grandes coisas, não vi nada de impressionante nele, inclusive ele pede ajuda a Hannibal que atiça mais ainda o assassino, o Dragão vermelho. Esperava mais desses dois.
O que eu mais gostei foi do assassino, Francis Dolarhyde é super bem desenvolvido, há capítulos especiais só para ele mostrando como ele chegou a essa personalidade doentia, por sinal são os melhores capítulos. Ele protagoniza várias cenas asquerosas, essa parte de horror do livro é sensacional, a mansão em que ele vive é assustadora e sua infância diz muito do que se tornou. Digamos que o Dragão vermelho carrega o livro nas costas, esse personagem monstruoso é uma criação realmente de aplaudir de pé.
O final, as últimas ~50 páginas, é magnífico e me surpreendeu.
JôConsul 22/07/2020minha estante
Oi Theo! Por acaso a versão que tu tem é essa da imagem? Estou atrás dela e não estou encontrando, poderia me dizer onde encontrou? Ou se tiver interesse em vender também...

Theo 22/07/2020minha estante
Oi, a minha versão é mais antiga, de 1981, a tradução é a mesma. Peguei da biblioteca do meu pai. Tem uma mais atual com a mesma tradução mas é edição de bolso, tem na livraria virtual.

JôConsul 09/08/2020minha estante
Pois é, só achei essa versão de bolso, mas queria essa outra...

JôConsul 28/10/2020minha estante
E por acaso tu não tem interesse em trocar ou vender?

D.Flores 05/03/2024minha estante
Já deu vontade de ler .... Correndo aqui pro PDF! Rs

Lista de Livros 12/10/2014

Lista de Livros - Dragão Vermelho, de Thomas Harris
“O medo surge com a imaginação, é uma penalização, é o preço da imaginação.”
“Os cegos ouvem melhor do que as outras pessoas. Era uma convicção muito divulgada. Talvez ela devesse ter explicado que isso não era verdade, que os cegos simplesmente prestam mais atenção àquilo que ouvem.”
“O (serial killer) Dragão Vermelho é uma recordação de uma noite.”
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/10/dragao-vermelho-thomas-harris.html

Ana 20/04/2024

Fiquei muito feliz quando eu vi que "silêncio dos inocentes" era uma trilogia, pq isso não é uma informação muito divulgada
gostei bastante do livro, a história é muito bem contada com a perspectiva de todos os personagens então tudo fica muito claro

Francisco 28/12/2022

Hannibal Lecter #1
Will Graham é um detetive de polícia afastado do trabalho após ter capturado o famoso Dr. Hannibal Lecter. Sua investigação desse caso lhe gerou vários problemas psicológicos mesmo após muito tempo. Agora vive em Marathon, na Florida, casado com Molly, uma vítima de Lecter.

Quando assassinatos com sinais de canibalismo são cometidos em Atlanta e Birmingham, Will é convocado por seu amigo, o inspetor federal Jack Crawford para elucidar o caso e capturar o assassino que sempre deixa marcas de mordidas em suas vítimas e passa a ser conhecido como "Dragão Vermelho", ou até mesmo "Fada do Dente".

O assassino é, na verdade, Francis Dolarhyde, um homem de meia idade e ex-veterano de guerra. Dolarhyde é fanático pela aquarela "O Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol", de William Blake e se vê como o próprio Dragão a punir mulheres. Sua predileção por tal ilustração é tão descomedida que a tatuou em suas costas.

A história inteira é muito boa: suspense que deixa o leitor sem fôlego e com a apresentação da origem da psicopatia de Dolarhyde desde sua infância problemática de abandono parental. A escrita de Harris é incrível (me arrependi de não ter lido antes) e como um todo, o livro mostra-se muito melhor que o filme homônimo de 2002 em que atuam Anthony Hopkins e Edward Norton. Recomendo sem hesitação alguma. Que venha a continuação "O Silêncio dos Inocentes".
Flávia Menezes 28/12/2022minha estante
Ótima resenha, Francisco. Eu me lembro de discutirmos sobre essa história na faculdade (Psicologia). Sempre achei fascinante, mas acho que não tenho muito estômago pra ler. Mas gostei muito da sua resenha, porque me fez lembrar mesmo dos pontos que discutimos naquela época.

Francisco 28/12/2022minha estante
Muito obrigado, Flávia. É uma história riquíssima em detalhes. Principalmente no que diz respeito à apresentação das razões da psicopatia do Dragão Vermelho: abandono parental e maus tratos. Mas o que mais me surpreendeu nessa história foi a obsessão dele pela gravura de Blake e suas interpretações de mundo totalmente alheias ao mundo real.

Flávia Menezes 28/12/2022minha estante
Dá até vontade de ler! Vou preparar meu psicológico? Quem sabe crio coragem. rsrs Pq é bem interessante isso, viu?

Francisco 28/12/2022minha estante
Muito mesmo! . Tenho certeza que vai gostar.

Fabi 21/03/2022

O princípio de tudo!
O agente do FBI, Will Graham, conseguiu prender, depois de muito trabalho, o canibal Hannibal Lecter. Só que depois disso, Will nunca mais foi o mesmo, e decidiu se mudar para a Flórida com sua família. Mas seu antigo chefe lhe pede para investigar uma série de assassinatos misteriosos do criminoso conhecido como Fada do Dente. Will logo percebe que para prendê-lo será preciso compreender a mente doentia do assassino. Para isso, ele precisa da ajuda do Dr. Lecter, o que traz consequências desastrosas?
Muito bom!

Leticia Dourado 19/03/2023

O tipo de história que sempre procuro quando estou estagnada com minhas leituras haha tiro certeeeeiro! Mais um Thomas Harris concluido com sucesso.

Eduardo1304 18/03/2023

Dragão Vermelho
Muito bom , o enredo nos atrair a querer descobrir mais sobre Dolarhyde, a gente também fica na vontade de conhecer melhor Hannibal Lecter.

Lorena.Arantes 21/03/2024

Um livro fraco para um começo gigante....
O começo me impressionou, achei uma da melhores introduções em um livro de suspense e me empolguei.

Mas o livro vai despencando pra uma história enfadonha, chata e difícil de continuar, em algumas partes que faz toda a experiência ser desgastante.

Os personagens são interessantes e a história também e é super parecida com o filme.

Caio 07/10/2022

Romance policial de verdade
Com toda certeza um dos melhores livros de investigação que eu li. Os personagens são tão profundos e bem construídos. Nada de pontas soltas. Cada detalhe da investigação feita com cuidado. Acontece um jogo de xadrez entre polícia e assassino. Cada passo planejado. Livraço! Quem curte romance policial e investigação. É um prato cheio. Recomendo muitíssimo.
Regis 08/10/2022minha estante
É maravilhoso sentir essa empolgação após uma leitura. ?

Caio 08/10/2022minha estante
Verdade. Só os livros nos proporcionam isso.

Somente Leituras 24/10/2022minha estante
Essa capa m chama muita atenção.

Caio 24/10/2022minha estante
O livro então... melhor do que a capa. Com certeza!

Thaís 21/11/2012

Livro: Dragão Vermelho, de Thomas Harris
Esta literatura, da década de 1980, narra uma história complexa e angustiante para uns e emocionante para outros. Descrevendo um pequeno período da vida do detetive Will Graham, Dragão Vermelho é uma história envolvente e misteriosa, ideal para aqueles que buscam um pouco de suspense com um toque de seriais killers numa leitura.

Um policial aposentado que volta a ativa com o pedido de um velho amigo e companheiro de trabalho, para resolver dois casos de assassinato interligados. Após as tentativas de superar os medos e de esquecer as lembranças do ultimo caso, Graham aceita o “convite” (que, aliás, foi quase uma intimação) e retorna à sua antiga rotina de investigação. Esta, que deu continuidade à nossa história, é cheia de imprevistos e criteriosas observações dos pequenos detalhes. Detalhes que passaram despercebidos por outros investigadores... detalhes que levam ao desfecho da história.

Com algumas reviravoltas no decorrer da história, dificilmente consegue-se adivinhar o que virá pela frente. De uma forma paralela, cada capítulo é escrito em primeira pessoa, com focos diferenciados: de Will para o Dragão; do presente para o passado, com uma continua ligação de pequenos detalhes que, reunidos, levaram aos acontecimentos do “presente”.

Definitivamente Dragão Vermelho foi escrito de uma maneira interessante, uma maneira que nos faz prestar a atenção aos mínimos detalhes, nos instigando a tentar imaginar o próximo passo, o próximo acontecimento, a próxima morte...

Will Graham, um dos nossos personagens principais, não é e nem será um policial comum. Se fosse, como repassaria (frisa-se: repassaria perfeitamente) os passos de serial killers? Meio suspeito, não? E nosso Dragão? Como é possível que em tão poucas páginas ele nos mostrar que nossas escolhas modificam nossas vidas, e não só as nossas, mas as de pessoas estranhas à nós...! Essas escolhas podem atingir e modificar o interior até mesmo de desconhecidos!

Até que ponto sacrificaríamos nossa felicidade em nome da liberdade? Uma existe sem a outra? São questões simples e ao mesmo tempo tão complexas que não conseguimos chegar a uma resposta definitiva, são essas questões levantadas pelo autor me levaram a refletir durante e ao final dessa leitura.

Tá bom... Já elogiei demais. Vamos às criticas (que não são realmente criticas), mas antes tenho que admitir que fiquei impressionada com o livro, e faz um tempinho que não me interesso dessa forma por um, por isso sou suspeita, não só com as poucas críticas, mas também com os elogios.

A edição que me proporcionou tal fascínio é antiga, tanto que havia algumas paginas “coladas” devido à pouca movimentação da obra. As letras são de bom tamanho e não tinha uma imagem sequer, deixando à cargo da imaginação do leitor a criação do personagem de acordo com as descrições (que não são poucas).

Não é uma história linear, o que exige do leitor uma atenção especial, com isso observa-se características em tempos distintos de cada personagens, são personalidades que mudaram com o tempo (mais um pouco de atenção aqui, porque se “ler o passado”, achando que é presente... não vai dar certo).

O final... Esse foi o que definitivamente mais me surpreendeu, nunca imaginei tal desfecho, fiquei sem reação! Mas o que eu esperava de um livro que tem reviravoltas, um final certinho...? Absolutamente não.
Agora me resta ler o próximo livro com esse “pseudo-policial”, um desdobramento, que volta no tempo, para a primeira descoberta de Graham, um killer mais interessante que o Dragão Vermelho: Hannibal Lacter.

becky 31/12/2020

Bom demais
A carta que Hannibal manda pro Will no final do livro... sem palavras! Eu adoro o quanto o Hannibal é eloquente e metódico. Ele mal aparece nesse livro, mas quando aparece, sempre rouba a cena. Fantástico.
Ler esse livro só me fez pensar no quanto a série da NBC foi uma adaptação fiel e ainda conseguiu melhorar ao colocar duas mulheres substituindo duas figuras masculinas nesse livro (sorry not sorry, mas eu imaginei sim a Alana Bloom ao ler).
Enfim, adorei!

Gabriela2968 17/06/2020

Tríade (filme, livro e série)
Depois de assistir a série "Hannibal" (2013) e o filme "Dragão Vermelho" (2002), finalmente li a obra matriz de Thomas Harris. Devo confessar que dentre as três opções, o livro foi a que eu mais gostei.

A série inicialmente possuía o intuito de contar a história que precede o livro do Dragão Vermelho, portanto, o diretor tomou várias liberdades para criação do roteiro e dos personagens (incluindo suas relações e características). Assim sendo, precisamos analisar as duas mídias de forma isolada, já que não são apenas versões de uma mesma história e não possuem o mesmo olhar. Na série, de forma geral, há uma tendência em romantizar e "psicologizar" demais as relações entre os personagens (de forma até descabida) e tornar suas motivações mais subjetivas do que no livro, o que é uma abordagem que eu particularmente não apreciei tanto. Contudo, fora do âmbito comparativo, gostei bastante da série (principalmente das duas primeiras temporadas).

O filme, por sua vez, se manteve fiel à história de Harris na maior parte do tempo. As alterações realizadas, com exceção da cena final, foram sutis e não prejudicaram muito a compreensão que se pretendia na obra original. É uma adaptação especialmente boa e com certeza vale a pena conferir!

O livro, em relação às demais obras, como esperado, trouxe mais introspecção e pormenorização das motivações e "sub-histórias". Sou suspeita para falar, mas acho que essa mídia trouxe uma abordagem muito mais rica. Além disso, o livro apresenta aspectos muito mais factíveis e racionais do que as demais obras citadas, o que pra mim é um ponto estritamente positivo.

As personagens idelizadas por Harris são muito bem construídas e um detalhe que eu apreciei bastante foi, por exemplo, o fato de o Hannibal apresentar uma fraqueza, que é a vaidade, característica bastante consistente com sua persona. Os métodos investigativos também são muito coerentes, visto que o Will é um bom investigador por ser observador, minucioso e pensar além do óbvio e não por possuir superpoderes de empatia. Ademais, a história por si só é muito interessante. Com certeza esta é uma leitura que eu recomendo!

Giorgia10 04/03/2020

Ótimo livro
Primeiro, não se assuste com o início do livro, esse é realmente o primeiro livro da "saga Hannibal".
O livro é bom, perdi um pouco da emoção de ler este livro por ter visto o filme antes.
Entretanto, se você não conhece a história, vale muito a pena ler.
Torby Frosty 04/03/2020minha estante
Li os 3 livros depois q vi a atuaçao do Anthony Hopkins, interpretando o Hannibal. Achei tao brilhante q tive q ler os livros ?

Sales31 31/01/2023

Quem veio ler por causa da série irá se decepcionar como se desenvolve. Achei que o Hannibal e Will teriam mais foco, entretanto, o Lecter mal aparece. O livro se desenvolve contando detalhes da investigação do Will com o Crawford e com as ações do Dolarhyde.