Dragão Vermelho

Resenhas - Dragão Vermelho

Joycecoutarq 06/06/2023

(...)quote
Quote 1:
"Nossas cicatrizes servem para nos lembrar que o passado foi real."

Quote2:
"Lecter tem medo de ser resolvido, sabendo que a partir daí mais ninguém se interessaria por ele e seria voltado ao esquecimento até o fim dos seus dias."

Alisson 30/12/2021

Ótimo terror e suspense
O mistério e o modo como ele é construído é muito eficaz, mantém a leitura extremamente interessante e fluida.

Hannibal nesse livro, diferente do Silêncio dos Inocentes, não aparece tanto.
E uma das únicas ações dele, revebera bastante na trama.

Will diferentemente do Hannibal, é muito cativante, é uma pena que ele quase não tem função.
Ele quase não interfere na resolução do caso, ou no prosseguimento da trama, parece mais um espectador.

O ponto principal do livro é realmente o Dragão, a mente dele, as ações, toda a ambientação ao redor dele são muito interessantes. Ele, obviamente, está presente nas cenas mais tensas do livro, uma em específico, pega o leitor
totalmente desprevenido.

É um otimo livro de mistério e terror, fica abaixo do Silêncio dos Inocentes, mas ainda sim é muito recomendado.

Danilo Silva 23/04/2010

Frustrante....
Já assisti o filme e gostei de ler o livro. Acho o tema legal. Mas, em vários momentos a leitura era tortuosa, por causa do modo que o autor escrevia. Confesso que o final foi bem frustante. Mas, ainda assim, recomendo o livro para aqueles que gostam de ler sobre 'serial killer' ou coisas do gênero....
Jess.Goulart 20/08/2013minha estante
Só não agrada a quem realmente não gosta de suspense policial, desculpem! O filme NÃO é mais interessante que o livro, é tão bom quanto. Mas o livro traz detalhes incríveis da história. Como eu disse antes, não vai agradar todo mundo: só gosta quem REALMENTE é fã de suspense policial e livros que prezam ao leitor o uso da imaginação (:

Tiemy.Tizura 27/01/2021

Hannibal Lecter aparece pouco nesse livro, mas todas as vezes em que apareceu roubou a cena. É impossível não se pegar pensando nele no decorrer do livro, mesmo que ainda não seja ele o foco principal dessa historia.

Bárbara 15/02/2021

Esperava mais
Por se tratar do primeiro livro de uma série tão aclamada, confesso que esperava mais. O enredo é bom, os personagens são bem construídos, porém algumas partes são muito arrastadas, detalhes que não fazem a mínima diferença, porém outras perece que atropelam a ordem das coisas que mal da para entender o que está acontecendo.
Demorei a engrenar na história de verdade, até que quando finalmente engrenei, não via a hora de chegar ao final... Que foi decepcionante, na minha opinião.

Barbs 30/03/2020

Bom...
A narração em primeira pessoa é uma coisa que me cativa, no entanto, o autor foca muito mais na investigação o livro inteiro, um pouco mais da metade do livro eu não queria mais saber, queria saber detalhes do dragão, afinal o que me causa curiosidade é o serial killer e como ele age, e sem contar o Will que tem uma mente fantástica e deveria ser abordado isso com mais riqueza de detalhes. Porém, eu adoro Hannibal desde a série e espero que ele receba a devida atenção nos próximos livros.

Lulys 17/08/2022

Suspense e reviravoltas
A história mantém o suspense por quase todo o livro que tem algumas reviravoltas até o final.
Em alguns trechos parece a leitura não flui tanto e fica um pouco cansativa, mas no geral é um bom livro de suspense.

Paulo Silas 08/12/2019

No livro em que o notório personagem Hannibal Lecter é apresentado ao mundo, há uma excelente história psicológica de suspense que envolve por completo qualquer tipo de leitor. Ambientalizado num cenário de investigação policial, onde um serial killer segue ativo com seus planos enquanto a polícia busca por diversos meios para localizá-lo e capturá-lo, "Dragão Vermelho" é uma história que capta a atenção de quem lê do início ao fim, não possuindo momentos baixos. É o tipo de livro que não se larga, pois além de o enredo ser atrativo, a narrativa é enérgica e nem um pouco cansativa. Um excelente livro, portanto.

"Dragão Vermelho" conta a história de Will Graham, um ex-agente do FBI que se vê compelido por Crawford, seu antigo chefe, a voltar a trabalhar em um novo caso que vem incomodando a polícia. Por mais que tivesse se afastado de tudo após um episódio envolvendo Hannibal Lecter que quase lhe matou, Will não vê alternativa que não aceitar o encargo de auxiliar a polícia na busca do assassino em série que está a solta. O problema é que mesmo para Will, com seu método único e peculiar de análise de perfil criminoso, o desafio é grande demais, de modo que o que resta é consultar o famoso Hannibal Lecter para que se tenha uma espécie de auxílio que possibilite a captura da "Fada do Dente" - como fica conhecido o criminoso que está sendo procurado.

Thomas Harris constrói uma história de ponta em "Dragão Vermelho", justificando se tratar de um thriller psicológico referência que culminou em duas adaptações cinematográficas. Os personagens são trabalhados com esmero, principalmente no que tange a psique de cada um. Não é a toa que Hannibal Lecter e Will Graham possuem universos a serem explorados nesse âmbito, cativando os leitores ávidos por leituras desse tipo. O livro, como já pontuado, se situa num alto patamar do início ao fim: a história é boa, os personagens são bem construídos, o suspense permanece sempre presente de maneira não cansativa e as reviravoltas estão presentes no ponto ideal. Daí que os elementos da fórmula de um bom livro nesse estilo estão todos presentes, sendo "Dragão Vermelho" uma obra primorosa que merece leitura.

Gabriela Leite 14/09/2018

Fantástico
Por desconhecimento inverti a ordem e li primeiro " o silêncio dos inocentes", assim o segundo a ser lido foi dragão vermelho, mas não houve maiores problemas nisso.

O fato é que não achei que leria outra obra de Thomas Harris tão boa quanto "silêncio dos inocentes". Ledo engano, estou em dúvida sobre qual dos dois livros devo considerar melhor, ambos são incríveis.

Posso dizer que a desenvoltura do livro 2 é superior, porém o final do livro 1 é bem mais surpreendente.

Enfim, li 50 livros em 2018 e garanto que os acima citados, foram os melhores.

Fernando.Rodrigues 10/08/2018

Ótima leitura, mas falta empolgação!
É um livro muito bom, mas carece de ação e achei que o autor deveria explicitar mais as poucas cenas de violência do livro. Parece até que evitou escrever do assunto...enfim, faltou algo para empolgar e me fazer devorar o livro.

Tyr Quentalë 21/04/2022

Um estranho perfeito
Primeiro devo dizer que a versão que li tem menos páginas. Não me atentei a isso quando escolhi a versão que aparece no Skoob.
Segundo, o livro me causou ansiedade pelo fato de que é cativante e parece que vão faltar páginas para a resolução da trama, mas acredite, não faltam e traz uma satisfação imensa ao ver que o desfecho é bem mais violento que o filme.
Terceiro e último ponto, preciso reler O Silêncio dos Inocentes antes de dar continuidade à quadrilogia.
É isso mesmo que você leu! São quatro livros do autor que possuem o Hannibal Lecter.

Deiziane 07/05/2022

Começa a ficar realmente bom da metade pro fim
No livro o Hannibal Lecter quase não aparece.
O personagem do Will Graham é muito confuso, e as partes que focam nele são as mais chatas do livro.
Já o D. é o melhor personagem, do meio pra frente ele ganha mais destaque e sua vida é descrita desde a infância. São as partes que mais me prenderam na leitura e me fizeram terminar o livro.

Kariny 26/10/2022

Que livro? definição de obra prima, achei o antagonista Absurdamente bem desenvolvido, mesmo com todas as atrocidades por ele cometidas eu senti muita pena dele. Além de ele ter uma absurda sagacidade, fiquei muito impressionada.
Comecei a ler o livro pelo Hannibal, aqui ele quase não aparece, só me decepcionei um pouco com o Will, todos na obra o consideram genial, não que não seja, mas para mim o dragão o superou e muito.
Obra favoritada com toda certeza.

Karina 24/07/2015

Esse Thomas Harris é bom!!

Rafaela Leite 14/07/2015

Dragão Vermelho
O primeiro livro da Coleção de Hannibal e o segundo que eu li. Trata-se da história de Will Graham, um policial que havia se aposentado mais cedo e que a pedido de um amigo volta ao trabalho para ajudá-lo a capturar um criminoso conhecido como fada do dente. Ainda jovem, Will se aposentou após ter colocado atrás das grades seu último e estressante caso: Hannibal Lecter.
O Fada do Dente, posteriormente chamado de Dragão Vermelho por conta de um quadro de Willian Blake e que tal assassino acredita que esse dragão mora dentro dele e que o domina, levando-o a fazer o que ele faz é Francis Dolarhyde, o serial killer da obra.
O livro mergulha na mente de Dolarhyde mostrando seu presente e passado, com suas psicoses e delírios. Conforme ele vai atacando suas vítimas, Grahan vai seguindo com as investigações a respeito de seus métodos, onde se faz necessário que ele entre em contato com o seu principal caso, àquele responsável por sua aposentadoria precoce: ele mesmo, o Dr. Lecter. Ele é o único que pode ajudá-lo a entender a mente de um serial killer, pois, segundo o próprio Lecter, Grahan tinha uma mente parecida com a sua.
Dolarhyde é visto como um cidadão americano, que se aproveita de seu cargo num laboratório fotográfico para escolher suas vítimas através dos vídeos caseiros que passam pelo laboratório para serem revelados. Tais vítimas foram famílias completas com 3 filhos, um animal de estimação e que ambas possuiam mães atraentes.
Outro ponto interessante da história é a relação que acontece entre Dolarhyde e sua adorável colega de trabalho, Reba, que era cega. Essa relação vem nos mostrar que, apesar de tudo, os brutos também se apaixonam. E, por ela, Dolarhyde tenta não obedecer ao dragão que insiste que ele a mate. Mesmo lutando contra as ameaças do dragão, e tentando fugir com ela, acaba cometendo uma loucura. O desfecho é surpreendente e inesperado. Muito bom mesmo! Recomendado aos fãs do gênero...