Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Aline.Balbo 08/06/2021

Sempre adorei a história de Hannibal Lecter. Quando descobri que haviam livros fiquei muito animada para ler, enfim tenho a oportunidade e não me decepciono.

Cleudna 25/06/2021

Sensacional
Neste livro vamos conhecer  o detetive Graham, ele está caçando um serial-killer apelidado de O Fada do Dente, um assassino cruel.
Ele tem um relacionamento interessante com o Hannibal, foi ele quem o prendeu e é o único capaz de decifrar e entender sua mente. E para entender a mente do Fada do Dente ele vai precisar recorrer a Lecter.
Hannibal Lecter é um dos personagens mais inteligentes já criado. Seus diálogos são sempre cheios de enígmas, poesia e uma elegância filosófica ímpar. Nesses momentos entre os dois é que surgem algumas das questões mais importantes do livro: o ser humano é essencialmente bom ou essencialmente mau? Só uma pessoa inteligente seria capaz de entender a mente de um assassino? Ou será que apenas uma mente tão perturbada quanto a dele seria capaz?
Nesse jogo todo segundo desperdiçado é uma vida perdida, somos levados a refletir sobre as mais diversas questões morais, analisando personalidades e efeitos provenientes de traumas passados, mas jamais esquecidos.
Dragão Vermelho é o livro que da início a trilogia Hannibal, escrita por Thomas Harris, e que nos apresenta ao Dr. Hannibal Lecter pela primeira vez. A leitura do livro pode ser um pouco arrastada no começo, mas logo depois melhora, o autor leva o leitor em uma caçada inteligente e bastante interessante, o que faz com que a leitura seja bem fluída.

#dragãovermelho #thomasharris

HARRY BOSCH 14/07/2021

Dragão Vermelho
O Livro é bom,mas faltou uma participação mais ativa de Lecter...
o primeiro thriller com Hannibal Lecter que inspirou o filme com Anthony Hopkins e Edward Norton.

vivianbooks 18/01/2024

"Fez o que fez porque sentiu prazer nisso."
Dragão Vermelho, primeiro livro da saga sobre o famoso assassino e canibal Hannibal Lecter. Neste livro, o Dr. Lecter já se encontra preso num hospital para criminosos insanos, após Will tê-lo capturado. Desta vez, Jack Crawford o instiga a trabalhar com ele novamente num caso de um assassino de famílias inteiras, “O Dentuço”, que gosta de referir-se a si mesmo como o “O Grande Dragão Vermelho”, completamente inspirado pela famosa aquarela de William Blake.
Agora minhas opiniões sobre o livro em si:
Bem escrito e bem desenvolvido, conseguiu, de forma melhor que na serie, nos fazer tentar compreender as motivações e/ou os desejos de Dolarhyde. As historias sobre a infância, ter sido abandonado pela mãe, a rejeição de seus meio irmãos, a criação deturbada e abusiva de sua avó, suas deformidades faciais, não é difícil conectar tudo isto aos seus crimes. O final, para quem não sabia da historia, deve ser bem surpreendente, eu gostei que ele voltou para atacar a família de Graham no final, no entanto gostaria de mais informações sobre como se seguiram as relações dele com a esposa e o enteado após o ataque.
Enfim, foi uma boa leitura, porém eu com certeza teria apreciado mais aparições do nosso querido Dr. Hannibal Lecter.

Vinícius 09/01/2022

Excelente Thriller Policial
Comprei o silêncio dos inocentes e antes de ler resolvi ler o livro onde Hannibal faz sua primeira aparição.

Mesmo sabendo que não seria neste livro que ele seria realmente desenvolvido, quis ter a experiência cronológica que o autor propõe.

A história em si é excelente, bem contada e desenvolve muito bem seus personagens, com exceção de Reba. O livro não é corrido e a escrita te prende em todos os parágrafos. As sacadas do autor nos traz sentimentos imediatos que rapidamente são descartados pela próxima frase (leiam que você vão entender)

O protagonista pra mim foi o ponto baixo da trama, que até o fim se manteve pouco relevante pra resolução.

No mais, vale o dinheiro e o tempo gasto sem dúvida.

brunapcorreia 06/03/2022

Cara, que livro bom. Quero ler os demais livros desse autor. Estou muito curiosa sobre a história do Hannibal Lecter!!

Vitória 01/04/2022

"O assassinato não existe. Nós é que criamos o assassinato e este só existe para nós."
Um excelente suspense policial que se aprofunda na investigação detalhada e na ciência comportamental, explorando as profundezas da mente humana e sua dualidade.

Dois massacres brutais fazem com que Will Graham volte à ativa e enfrente, mais uma vez, o lado sombrio da sua mente. E a partir daí temos um dos pontos principais da trama: com sua imaginação fértil e um raciocínio fugaz, Will é capaz de interligar as provas e ver detalhes que outros não percebem - e foi assim que ele conseguiu capturar dois assassinos em série antes, quase morrendo nas mãos de um deles. Mas essa habilidade tem um preço, e Will é assolado com pesadelos e pensamentos sombrios que fazem com que ele não se sinta seguro sobre si mesmo.

E, do outro lado, temos a história de Francis Dolarhyde, o Dragão Vermelho. Uma das melhores partes do livro, a narrativa constrói um personagem complexo e nos faz compreender como ele se tornou quem é a partir de uma infância traumática e trágica. Porém, mesmo com seus atos deploráveis e sua mente deturpada, surge um vislumbre de esperança em seu relacionamento com Reba, que põe em questão a luta interior entre sua humanidade e sua necessidade de matar.

O doutor Hannibal Lecter em si não aparece muito, mas, ao mesmo tempo, sua influência está presente em quase todos os momentos. Ele é o fantasma que assombra Will, tendo deixado nele uma marca tanto física quanto mental, sempre relembrando o agente de sua presença através de cartas e, ao longo da história, instigando o Dragão a atacar Will e aqueles que ele ama. Nas poucas páginas em que aparece, Hannibal rouba a cena com toda a sua terrível elegância e seu prazer sádico.

Focando mais nos aspectos psicológicos do investigador e do assassino, a narrativa tem um tom mais lento e, às vezes, muito detalhado, mas a tensão crescente conforme a investigação avança e o excelente desenvolvimento do Dragão valem a pena.

Gabrielbneres97 12/07/2022

Caçada ao Dragão Vermelho
Apesar de ser o primeiro livro da 'série' Hannibal Lecter, sua participação é reduzida - bem reduzida mesmo. O foco é no FBI, liderado por Jack Crawford e Will Graham, caçando o Dragão Vermelho. E também no próprio Dragão Vermelho, ou Fada do Dente, ou Francis Dolarhyde. Ele tem alguns capítulos próprios para desenvolver seu passado.

Foi uma leitura legal, mas também cansativa. Chegou um momento que o livro parecia não querer terminar.

Nayana 11/11/2022

Sou fã dos filmes e séries retratando Hannibal Lecter, acho que inclusive a atuação de Anthony Hopkins teve esse efeito em mim e em muita gente desde nova, mas o Mads Mikkelsen tem meu coração adulto (desde o vilão de 007 até o beberrão em Druk, passando pela série em que fez um Hannibal muito mais sedutor).
Já deu para perceber que minha leitura não foi imparcial, certo? Mesmo assim, nesse livro Hannibal não é o foco e somente um personagem coadjuvante citado em poucas cenas, que de certa forma ajuda a estratégia da polícia para capturar outro criminoso, o ?Fada do Dente? ou ?Dragão Vermelho?.
A narrativa é bem envolvente, você entende o quão perturbado Will Graham também é para conseguir capturar esses assassinos com suas mentes doentias, você se surpreende e você entende e fica com medo das consequências desastrosas de erros e pistas mal interpretadas.
Adorei e pretendo ler os outros livros em que os filmes foram baseados!

vitoria 21/12/2022

O livro é de fato muito bom, só gostaria de ter visto mais o Hannibal. Esse é um dos raros casos em que eu gosto mais da adaptação do que do livro ( me refiro a série e não ao filme).

Aline Donatoni 29/12/2022

Pensei que teria mais do Graham e do Hannibal, mas eles não são o foco da história, que apesar de ter a parte investigativa, traz principalmente o assassino Dolarhyde em ação... gostei dessa forma de mostrar a vida e "maneira de pensar" do assassino em primeiro plano, ao meu ver ficou mais real e chocante....algumas partes chegam a ser repulsivas/ grotescas.

profa_ana_paula 30/12/2022

O dragão
Descobri o livro após ler O silêncio dos inocentes. Trata-se do primeiro aparecimento de Hannibal Lecter na literatura, mas a história não o mantém em foco. A história contada é de um assassino serial interessado em famílias. Bem escrito, com algum grau de suspense mas alguns spoilers foram dados pelo segundo livro da série que eu li primeiro.

Giuliana.Susini 06/10/2023

Um clássico inesquecivel
Não sei porque eu tinha abandonado esse livro há 3 anos atrás, mas ao voltar no mesmo ponto, toda a história veio à tona e devorei o livro. ?

Graham mostra desde o início sua inconstância psicológica e seu dom incrível de fazer perfis de assassinos. Leitura obrigatória e final com um anti clímax pavoroso.

Elionay.Araujo 17/09/2023

Dr tirar o fôlego!
Comecei a ler com calma, sentindo o ritmo da narrativa, mas chega um ponto da investigação e das ações do "Fada do dente"/Dragão em que nos prende de uma maneira...
Recomendo muito a leitura e estou pronta para Hannibal.

Coral.oliveira 20/04/2023

Viciante
Acompanhamos nesse livro toda a agonizante volta do agente Will Graham à atividade. Ver ele se esforçar para descobrir o assassino ao mesmo tempo que tem que lidar com Hannibal, que é aquela ex que não supera o término, e seus receios e medos é muito viciante. Amei a escrita.