Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris




Resenhas - Dragão Vermelho


245 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


hammezita 30/01/2021

Aqui temos uma fascinada por romance policial e também por serial killers, mas que enrolou muito para ler livros sobre o último. E ter finalmente parado pra descobrir o universo da literatura mais ~terror, precisava ser iniciado com Hannibal por ser essa mistura perfeita.

Confesso que o Dragão Vermelho ser o primeiro livro pode frustrar muita gente que começa a ler pra conhecer o Hannibal, mas Dolarhyde é um personagem tão bem escrito e elaborado quanto Lecter.

Pra quem já assistiu as adaptações, (principalmente a série que tenho lembrança mais recente), ler esse livro conseguiu reviver todas as emoções que senti! Isso pra mim provou que é um livro MUITO bom e uma adaptação melhor ainda. O pontinho que perde é pensando exatamente em quem não conhece nada da história, acredito que o começo seja um pouco enrolado - e também porque já espero muito mais dos próximos!
comentários(0)comente



Morcego 01/02/2021

DRAGÃO VERMELHO (Thomas Harris).


Não há dúvidas que o Dr. Hannibal Lecter é um dos personagens mais temidos e amados de todos os tempos; talvez, o assassino favorito de todos. Seu auge foi em O Silencio dos Inocentes, segundo livro da Trilogia do personagem criado por Thomas Harris. Porém, antes de entrar na graça do público no livro do meio da trilogia, o personagem deu as caras, ainda que de forma discreta em DRAGÃO VERMELHO, primeiro livro da trilogia. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o livro não é sobre o Dr. Hannibal Lecter, e sim, sobre o ex-agente do FBI, Will Graham, e sua busca pelo assassino conhecido como Fada do Dente.

Dragão Vermelho é um livro excelente, uma história policial escrita com maestria, com uma narrativa repleta de adrenalina, que prende o leitor desde o começo, tornando impossível abandonar a leitura. E o autor faz isso muito bem.

As cenas descritas por ele são muito intensas, com detalhes impressionantes do processo de investigação do FBI, além das cenas dos homicídios, também descritas com riqueza impressionante. Desde a primeira cena, a ação não para, e o leitor se vê obrigado a continuar a leitura, apenas para descobrir o desfecho. E existem muitas cenas assim. Uma delas é quando eles recebem uma carta do assassino para o Dr. Lecter, escrita num papel higiênico. Todo o processo para descobrir a origem do mesmo, bem como o tipo de material, é tudo descrito nos mínimos detalhes, como se o próprio autor estivesse lá, acompanhando todo o processo. É de roer as unhas, principalmente porque, segundo está no livro, o tempo é curto.

Esse é o outro fator. O tempo. Conforme o autor descreve, o assassino tem um determinado tempo para agir, de acordo com o calendário lunar, então, eles precisam agir com rapidez, a fim de impedir que outras pessoas sejam assassinadas. E a medida que a leitura avança, parece que o relógio também avança.

Os personagens são um dos pontos positivos da história. O autor os descreve como pessoas reais, cheias de problemas, falhas e humanidade; não é difícil simpatizar com eles, principalmente com o protagonista, o ex-agente Will Graham. Harris deixa claro que o policial possui uma historia conturbada, com vários traumas do passado, principalmente se levarmos em conta sua relação com o Dr. Lecter, que ele próprio ajudou a prender no passado. A cena em que os dois se encontram na cela é angustiante; dá para sentir o medo do policial e seu desespero para sair dali. E tudo isso acaba se refletindo na vida pessoal do detetive, a ponto de quase destruir sua família.

E claro, não dá para falar desse livro sem mencionar o Dr. Lecter. Mesmo com pouco tempo na narrativa, ele se torna o seu ponto alto, principalmente se levarmos em conta nossas experiências anteriores com o personagem, seja nos filmes ou nos demais livros da trilogia. Lecter é excelente. Um vilão frio e calculista, cujo único passatempo é se divertir a custas do medo alheio.

Outro personagem de destaque é o assassino, o Sr. Francis Dolarhyde, também conhecido como Fada do Dente. Harris deixa claro que o personagem possui algum ou vários traumas de infância, e que tais traumas o consumiram por inteiro, fazendo-o chegar a completa insanidade. É um personagem muito bem escrito, e por que não dizer, assustador. Ele não demonstra pudor ao executar seus crimes, utilizando de métodos bárbaros para atingir seu objetivo, transformar-se no Grande Dragão Vermelho, personificado pela clássica pintura de William Blake.

Aqueles que conhecem a historia graças às adaptações para o cinema, sabem que em certo momento, surge uma personagem feminina, que se torna uma espécie de interesse romântico e por que não, humano, do assassino. Pois bem, tais momentos surgem na historia no momento certo, mostrando que o autor não tem a menor pressa em desenvolver a narrativa e os personagens, conforme já mencionado. E quando esses momentos acontecem, a gente rapidamente se lembra de tê-los visto nos filmes, o que torna a leitura ainda mais rica, na minha opinião.

Pois bem, Dragão Vermelho é excelente. Uma narrativa policial intrigante e arrepiante, que prende o leitor desde a primeira página. A escrita de Thomas Harris é fascinante, digna de nota. Um livro cheio de suspense, mistério e ação, que pode deixar o leitor com medo de dormir com a luz apagada. Arrepiante. Assustador. Altamente recomendado.
comentários(0)comente



Amanda2330 10/11/2023

Muito bom, apesar de ser pocket, mais a história compensa esse pequeno detalhe. livro bom do início ao fim.
comentários(0)comente



gabspittol 10/11/2023

O livro foi publicado originalmente em 1981 e responsável por introduzir o ilustre assassino mais famoso da ficção: Hannibal Lecter, o Canibal. A história acompanha o ex-agente do FBI, Will Graham, responsável pela prisão de Hannibal, o Canibal, após quase morrer nas mãos do assassino. Graham é convidado para auxiliar em um novo caso, e mesmo relutante, acaba aceitando voltar para ajudar a pegar mais um serial killer, o Fada do Dente.
O livro é anterior a Silêncio dos Inocentes, e assim como sua sequência, se tornou filme. Entretanto, foi o último dos filmes a ser lançando, no ano de 2002. O filme é também remake de um outro filme inspirado também na obra, Manhunter – Caçador de Assassinos, de 1986. O longa mais recente trouxe grandes nomes da atuação, como Edward Norton, Ralph Fiennes (Lord Voldemort) e Anthony Hopkins, o original intérprete de Hannibal e único Hannibal possível para mim. Posteriormente, o livro também serviu de inspiração para a série Hannibal.
Mas vamos falar sobre o enredo do livro, e aqui preciso pontuar algumas coisas. Primeiramente, o livro é de 1981, outra época com outra mentalidade e felizmente as pessoas amadureceram e melhoraram muito depois disso. Mas por se tratar de uma obra antiga, muitos termos datados são usados na narrativa, o que pode ser bastante incômodo para os leitores. Outro ponto que acho importante alertar: Hannibal é um personagem coadjuvante nesse livro, mas bem coadjuvante mesmo. Ele basicamente aparece para deixar nosso investigador doidinho da cabeça.
Se você assistiu ao filme antes de ler, como eu fiz, vai ser difícil não associar os personagens aos atores, ainda mais porque a atuação deles é um espetáculo! Entretanto, mesmo sendo apaixonada pelo filme, eu ADOREI o livro também! Achei o longa bastante fiel a história do livro e depois de ler posso afirmar: é uma das melhores adaptações do mundo!
A escrita do autor é bastante descritiva, fluída – apesar dos termos datados e uso de algumas expressões antigas – e eu consegui ler bem rápido. Não queria largar o livro por nada, e senti todo o suspense e tensão, mesmo sabendo exatamente o que aconteceria a seguir! O que me deixou bastante ansiosa para reassistir o filme e já ler os próximos! Silêncio dos Inocentes, aí vou eu!
Pretendo futuramente fazer uma resenha comparativa do filme com o livro. E pretendo também assistir à outra adaptação e posso trazer aqui pra fazer um comparativo também. Mas sobre a leitura, me encantei com Will, especialmente porque o do livro é levemente mais meloso que o do filme, o que faz sentido até. Mas gosto quando vemos o lado mais “vulnerável” dos agentes. Ciente da data de publicação original da obra, recomendo a leitura! E se ainda não assistiu o filme, leia antes de assistir. Mas eu garanto que vai adorar o filme também! Eu mesma adoro.

site: https://www.resenhasdagabs.com/
comentários(0)comente



Nicole710 30/03/2021

Muito bom!
Gostei muito da escrita do autor, ele realmente consegue dar vida aos personagens, são muito individuais em suas características. Algumas cenas são bem chocantes, mas maravilhosamente narradas. A história como um todo me agradou muito.
comentários(0)comente



Duda 28/04/2021

Leitura prazerosa
De início simplesmente não conseguia ler, foi muito difícil pegar o ritimo mas quando as coisas começam a fluir e principalmente quando vemos o a investigação avançando e como foi feita e o capítulos do dragão são os melhores e não dá vontade de parar um minuto se quer, leitura muito recomendada
comentários(0)comente



Rebeca Cristina 15/05/2021

Frustrante
Quando comecei o livro está ansiosa, meu principal objetivo era ler o mesmo para poder ler O Silêncio dos Inocentes, mas desde o começo a narrativa não me agradou. Foram capítulos e mais capítulos de pura enrolação para um final absurdamente frustrante.
comentários(0)comente



Aline.Balbo 08/06/2021

Sempre adorei a história de Hannibal Lecter. Quando descobri que haviam livros fiquei muito animada para ler, enfim tenho a oportunidade e não me decepciono.
comentários(0)comente



Cleudna 25/06/2021

Sensacional
Neste livro vamos conhecer  o detetive Graham, ele está caçando um serial-killer apelidado de O Fada do Dente, um assassino cruel.
Ele tem um relacionamento interessante com o Hannibal, foi ele quem o prendeu e é o único capaz de decifrar e entender sua mente. E para entender a mente do Fada do Dente ele vai precisar recorrer a Lecter.
.
Hannibal Lecter é um dos personagens mais inteligentes já criado. Seus diálogos são sempre cheios de enígmas, poesia e uma elegância filosófica ímpar. Nesses momentos entre os dois é que surgem algumas das questões mais importantes do livro: o ser humano é essencialmente bom ou essencialmente mau? Só uma pessoa inteligente seria capaz de entender a mente de um assassino? Ou será que apenas uma mente tão perturbada quanto a dele seria capaz?
.
Nesse jogo todo segundo desperdiçado é uma vida perdida, somos levados a refletir sobre as mais diversas questões morais, analisando personalidades e efeitos provenientes de traumas passados, mas jamais esquecidos.
.
Dragão Vermelho é o livro que da início a trilogia Hannibal, escrita por Thomas Harris, e que nos apresenta ao Dr. Hannibal Lecter pela primeira vez. A leitura do livro pode ser um pouco arrastada no começo, mas logo depois melhora, o autor leva o leitor em uma caçada inteligente e bastante interessante, o que faz com que a leitura seja bem fluída.

#dragãovermelho #thomasharris
comentários(0)comente



HARRY BOSCH 14/07/2021

Dragão Vermelho
O Livro é bom,mas faltou uma participação mais ativa de Lecter...
o primeiro thriller com Hannibal Lecter que inspirou o filme com Anthony Hopkins e Edward Norton.
comentários(0)comente



shuhua 20/05/2023

"Tem medo de ser resolvido, sabendo que a partir daí mais ninguém se interessaria por ele e seria votado ao esquecimento até o fim dos seus dias."
"O medo surge com a imaginação, é uma penalização, é o preço da imaginação."
"E dei o meu coração para conhecer a sabedoria, e para conhecer a fúria e a loucura."

Comecei a ler os livros do Thomas Harris e até agora gostei de sua escrita. Sei como o Hannibal é muito mais trabalhado do que o autor dos crimes desse livro, por isso estou ansiosa para continuar lendo e descobrir mais desse universo.
A forma como o caso é apresentado e o jeito como a mente do Will funciona até chegar numa conclusão é bem interessante de se acompanhar. Um ótimo livro com uma investigação melhor ainda.
comentários(0)comente



Tiane 07/06/2023

Gostei muito, achei uma leitura rápida, entrei dentro da história. Fiquei tentando imaginar o personagem só pela descrição que o autor faz, em certas partes fui pesquisar sobre o retrato do Grande dragão vermelho e a mulher vestida de sol, achei fascinante isso do autor pesquisar, até mesmo ele se sentir dentro da própria história como ele relata no início do livro que foi com Will Graham até o manicômio pra ver Hannibal Lecter. Muito boa.
comentários(0)comente



Nayana 11/11/2022

Sou fã dos filmes e séries retratando Hannibal Lecter, acho que inclusive a atuação de Anthony Hopkins teve esse efeito em mim e em muita gente desde nova, mas o Mads Mikkelsen tem meu coração adulto (desde o vilão de 007 até o beberrão em Druk, passando pela série em que fez um Hannibal muito mais sedutor).
Já deu para perceber que minha leitura não foi imparcial, certo? Mesmo assim, nesse livro Hannibal não é o foco e somente um personagem coadjuvante citado em poucas cenas, que de certa forma ajuda a estratégia da polícia para capturar outro criminoso, o ?Fada do Dente? ou ?Dragão Vermelho?.
A narrativa é bem envolvente, você entende o quão perturbado Will Graham também é para conseguir capturar esses assassinos com suas mentes doentias, você se surpreende e você entende e fica com medo das consequências desastrosas de erros e pistas mal interpretadas.
Adorei e pretendo ler os outros livros em que os filmes foram baseados!
comentários(0)comente



vitoria 21/12/2022

O livro é de fato muito bom, só gostaria de ter visto mais o Hannibal. Esse é um dos raros casos em que eu gosto mais da adaptação do que do livro ( me refiro a série e não ao filme).
comentários(0)comente



Aline Donatoni 29/12/2022

Pensei que teria mais do Graham e do Hannibal, mas eles não são o foco da história, que apesar de ter a parte investigativa, traz principalmente o assassino Dolarhyde em ação... gostei dessa forma de mostrar a vida e "maneira de pensar" do assassino em primeiro plano, ao meu ver ficou mais real e chocante....algumas partes chegam a ser repulsivas/ grotescas.
comentários(0)comente



245 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR