Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Thalita Branco 01/09/2015

Resenha ~ Dragão Vermelho - Thomas Harris
Os livros sobre o Dr. Hannibal Lecter são muitos bons. A tempos li todos os livros que retratam a vida do canibal, sendo eles o Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal A Origem do Mal (esse último confesso, não é tão bom assim…). Agora por conta do final da série de TV, resolvi reler o Dragão Vermelho.

Acompanhamos Will Graham e Jack Crawford em busca do assassino de famílias inteiras conhecido como Fada do Dente. Aliais, não entendi por que raios traduziram, pelo menos nessa minha edição, o original The Tooth Fairy para Gay-dentuço. Enfim… Com a “ajuda” de Hannibal Lecter, Will pretende capturar o psicopata antes da próxima lua cheia, ocasião em que o assassino costuma atacar.

As melhores passagens ficam por conta da vida de Francis Dolarhyde, o tal Fada do Dente. Não é difícil sentir simpatia e pena pelo Francis criança. Nascido com lábios leporinos em uma época de poucos recursos, abandonado pela mãe, criado pela avó senil, humilhado pelos meio-irmãos, também não é difícil compreender os motivos que levaram o Francis adulto se transformar em um monstro.

Apesar da infância conturbada e de alguns episódios sinistros, Francis se torna um adulto relativamente pacifico. Até que sua vida muda quando vê na capa de uma revista a aquarela de O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol. Completamente fascinado pela imagem, decide se tornar O Dragão. Aumenta sua dose de exercícios, tatua o dragão nas costas e passa a matar.

Seu relacionamento com Reba é no minimo interessante. Sendo cega, ela logo se sente atraída por Dolarhyde por este não demostrar simpatia com sua deficiência. Enquanto que ele se sente encantado, mesmo que um tanto quanto perturbado, em admirar uma mulher tão de perto, já que por conta de sua aparência Francis sempre foi um homem reservado e extremamente solitário. E o leitor não sabe se acha o romance bonitinho ou se pensa O QUE RAIOS ESSE HOMEM VAI FAZER COM ESSA MULHER???

O ritmo da história é acelerado, e por mostrar tanto os pontos de vista do FBI quando do Dolarhyde, é impossível não ficar mega curiosa pelo final. É angustiante saber quem é o assassino e ao mesmo tempo notar como o FBI está longe de captura-lo. As terminologias técnicas relacionadas aos procedimentos da policia são um pouco chatinhas, mas nada que atrapalhe a fluidez da leitura.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Anna Sallé 29/05/2024minha estante
BOM DEMAIS! AHAHAH

Mr. Jonas 03/02/2018

Dragão Vermelho
Quando trabalhava como agente do FBI, Will Graham conseguiu reunir provas suficientes para condenar o canibal Hannibal Lecter. Depois do episódio, decidiu mudar-se para a Flórida com sua família, mas seus dias de tranquilidade são interrompidos quando um antigo chefe lhe pede para investigar uma série de assassinatos misteriosos. Graham começa a seguir as pistas do cruel criminoso conhecido como Fada do Dente. Logo percebe que para capturá-lo será preciso compreender sua mente doentia. Para isso, entretanto, Graham terá de enfrentar seus fantasmas e pedir ajuda ao Dr. Lecter, o que pode ter consequências desastrosas.

rodrigo963 05/02/2018

A história busca trazer a trajetória de Will Graham com investigando policial. Will está vivendo um período de paz e tranquilidade com sua família, porém essa realidade muda com a chegada do seu “amigo” Jack em sua casa. Will é conhecido pelo excelente trabalho como investigador, solucionar e perder Hannibal.
Assim, Will é envolvido em, um novo caso policial de assassinatos em série no EUA. Nessa nova investigação, Will está penso com o passado e como Hannibal, recorrendo ao mesmo na busca de “enfrentar” os acontecimentos que marcaram sua vida. Ao longo da história, Will irar se aproximar de Francis Dolarhyde (dragão vermelho), assassino responsável pela série de assassinato de famílias, além de destacar os fatos que marcou a vida de dragão vermelho.
O livro é surpreendente e revelando, buscando sempre conectar os fatos com os personagens, com uma linguagem direta e envolvente.

Kakau 01/06/2019

Personagens:
Dr. Hannibal Lecter

Cabral 25/03/2020

Apesar de ter achado o enredo um pouco confuso, não sei se por conta da tradução ou por conta da escrita original do autor, a história é envolvente. Prever os é acontecimentos do enredo praticamente impossível e dá pra realmente sentir desespero ao virar das páginas em alguns momentos mais fortes. Aliás, despertar os mais variados sentimentos ao longo da leitura me pareceu ser um dom de Thomas, é possível sentir medo, nojo, pena, compaixão, terror, alívio, desprezo, tudo ao mesmo tempo. Com um desfecho inesperado, Dragão vermelho não foi exatamente o que eu esperava e nem entrou pra minha lista de livros favoritos, mas com certeza é uma leitura que vale a pena pra quem gosta do gênero.

hammezita 30/01/2021

Aqui temos uma fascinada por romance policial e também por serial killers, mas que enrolou muito para ler livros sobre o último. E ter finalmente parado pra descobrir o universo da literatura mais ~terror, precisava ser iniciado com Hannibal por ser essa mistura perfeita.

Confesso que o Dragão Vermelho ser o primeiro livro pode frustrar muita gente que começa a ler pra conhecer o Hannibal, mas Dolarhyde é um personagem tão bem escrito e elaborado quanto Lecter.

Pra quem já assistiu as adaptações, (principalmente a série que tenho lembrança mais recente), ler esse livro conseguiu reviver todas as emoções que senti! Isso pra mim provou que é um livro MUITO bom e uma adaptação melhor ainda. O pontinho que perde é pensando exatamente em quem não conhece nada da história, acredito que o começo seja um pouco enrolado - e também porque já espero muito mais dos próximos!

Morcego 01/02/2021

DRAGÃO VERMELHO (Thomas Harris).

Não há dúvidas que o Dr. Hannibal Lecter é um dos personagens mais temidos e amados de todos os tempos; talvez, o assassino favorito de todos. Seu auge foi em O Silencio dos Inocentes, segundo livro da Trilogia do personagem criado por Thomas Harris. Porém, antes de entrar na graça do público no livro do meio da trilogia, o personagem deu as caras, ainda que de forma discreta em DRAGÃO VERMELHO, primeiro livro da trilogia. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o livro não é sobre o Dr. Hannibal Lecter, e sim, sobre o ex-agente do FBI, Will Graham, e sua busca pelo assassino conhecido como Fada do Dente.

Dragão Vermelho é um livro excelente, uma história policial escrita com maestria, com uma narrativa repleta de adrenalina, que prende o leitor desde o começo, tornando impossível abandonar a leitura. E o autor faz isso muito bem.

As cenas descritas por ele são muito intensas, com detalhes impressionantes do processo de investigação do FBI, além das cenas dos homicídios, também descritas com riqueza impressionante. Desde a primeira cena, a ação não para, e o leitor se vê obrigado a continuar a leitura, apenas para descobrir o desfecho. E existem muitas cenas assim. Uma delas é quando eles recebem uma carta do assassino para o Dr. Lecter, escrita num papel higiênico. Todo o processo para descobrir a origem do mesmo, bem como o tipo de material, é tudo descrito nos mínimos detalhes, como se o próprio autor estivesse lá, acompanhando todo o processo. É de roer as unhas, principalmente porque, segundo está no livro, o tempo é curto.

Esse é o outro fator. O tempo. Conforme o autor descreve, o assassino tem um determinado tempo para agir, de acordo com o calendário lunar, então, eles precisam agir com rapidez, a fim de impedir que outras pessoas sejam assassinadas. E a medida que a leitura avança, parece que o relógio também avança.

Os personagens são um dos pontos positivos da história. O autor os descreve como pessoas reais, cheias de problemas, falhas e humanidade; não é difícil simpatizar com eles, principalmente com o protagonista, o ex-agente Will Graham. Harris deixa claro que o policial possui uma historia conturbada, com vários traumas do passado, principalmente se levarmos em conta sua relação com o Dr. Lecter, que ele próprio ajudou a prender no passado. A cena em que os dois se encontram na cela é angustiante; dá para sentir o medo do policial e seu desespero para sair dali. E tudo isso acaba se refletindo na vida pessoal do detetive, a ponto de quase destruir sua família.

E claro, não dá para falar desse livro sem mencionar o Dr. Lecter. Mesmo com pouco tempo na narrativa, ele se torna o seu ponto alto, principalmente se levarmos em conta nossas experiências anteriores com o personagem, seja nos filmes ou nos demais livros da trilogia. Lecter é excelente. Um vilão frio e calculista, cujo único passatempo é se divertir a custas do medo alheio.

Outro personagem de destaque é o assassino, o Sr. Francis Dolarhyde, também conhecido como Fada do Dente. Harris deixa claro que o personagem possui algum ou vários traumas de infância, e que tais traumas o consumiram por inteiro, fazendo-o chegar a completa insanidade. É um personagem muito bem escrito, e por que não dizer, assustador. Ele não demonstra pudor ao executar seus crimes, utilizando de métodos bárbaros para atingir seu objetivo, transformar-se no Grande Dragão Vermelho, personificado pela clássica pintura de William Blake.

Aqueles que conhecem a historia graças às adaptações para o cinema, sabem que em certo momento, surge uma personagem feminina, que se torna uma espécie de interesse romântico e por que não, humano, do assassino. Pois bem, tais momentos surgem na historia no momento certo, mostrando que o autor não tem a menor pressa em desenvolver a narrativa e os personagens, conforme já mencionado. E quando esses momentos acontecem, a gente rapidamente se lembra de tê-los visto nos filmes, o que torna a leitura ainda mais rica, na minha opinião.

Pois bem, Dragão Vermelho é excelente. Uma narrativa policial intrigante e arrepiante, que prende o leitor desde a primeira página. A escrita de Thomas Harris é fascinante, digna de nota. Um livro cheio de suspense, mistério e ação, que pode deixar o leitor com medo de dormir com a luz apagada. Arrepiante. Assustador. Altamente recomendado.

shuhua 20/05/2023

"Tem medo de ser resolvido, sabendo que a partir daí mais ninguém se interessaria por ele e seria votado ao esquecimento até o fim dos seus dias."
"O medo surge com a imaginação, é uma penalização, é o preço da imaginação."
"E dei o meu coração para conhecer a sabedoria, e para conhecer a fúria e a loucura."

Comecei a ler os livros do Thomas Harris e até agora gostei de sua escrita. Sei como o Hannibal é muito mais trabalhado do que o autor dos crimes desse livro, por isso estou ansiosa para continuar lendo e descobrir mais desse universo.
A forma como o caso é apresentado e o jeito como a mente do Will funciona até chegar numa conclusão é bem interessante de se acompanhar. Um ótimo livro com uma investigação melhor ainda.

Nicole710 30/03/2021

Muito bom!
Gostei muito da escrita do autor, ele realmente consegue dar vida aos personagens, são muito individuais em suas características. Algumas cenas são bem chocantes, mas maravilhosamente narradas. A história como um todo me agradou muito.

Duda 28/04/2021

Leitura prazerosa
De início simplesmente não conseguia ler, foi muito difícil pegar o ritimo mas quando as coisas começam a fluir e principalmente quando vemos o a investigação avançando e como foi feita e o capítulos do dragão são os melhores e não dá vontade de parar um minuto se quer, leitura muito recomendada

Tiane 07/06/2023

Gostei muito, achei uma leitura rápida, entrei dentro da história. Fiquei tentando imaginar o personagem só pela descrição que o autor faz, em certas partes fui pesquisar sobre o retrato do Grande dragão vermelho e a mulher vestida de sol, achei fascinante isso do autor pesquisar, até mesmo ele se sentir dentro da própria história como ele relata no início do livro que foi com Will Graham até o manicômio pra ver Hannibal Lecter. Muito boa.

Rebeca Cristina 15/05/2021

Frustrante
Quando comecei o livro está ansiosa, meu principal objetivo era ler o mesmo para poder ler O Silêncio dos Inocentes, mas desde o começo a narrativa não me agradou. Foram capítulos e mais capítulos de pura enrolação para um final absurdamente frustrante.

Aline 08/06/2021

Sempre adorei a história de Hannibal Lecter. Quando descobri que haviam livros fiquei muito animada para ler, enfim tenho a oportunidade e não me decepciono.

Cleudna 25/06/2021

Sensacional
Neste livro vamos conhecer  o detetive Graham, ele está caçando um serial-killer apelidado de O Fada do Dente, um assassino cruel.
Ele tem um relacionamento interessante com o Hannibal, foi ele quem o prendeu e é o único capaz de decifrar e entender sua mente. E para entender a mente do Fada do Dente ele vai precisar recorrer a Lecter.
Hannibal Lecter é um dos personagens mais inteligentes já criado. Seus diálogos são sempre cheios de enígmas, poesia e uma elegância filosófica ímpar. Nesses momentos entre os dois é que surgem algumas das questões mais importantes do livro: o ser humano é essencialmente bom ou essencialmente mau? Só uma pessoa inteligente seria capaz de entender a mente de um assassino? Ou será que apenas uma mente tão perturbada quanto a dele seria capaz?
Nesse jogo todo segundo desperdiçado é uma vida perdida, somos levados a refletir sobre as mais diversas questões morais, analisando personalidades e efeitos provenientes de traumas passados, mas jamais esquecidos.
Dragão Vermelho é o livro que da início a trilogia Hannibal, escrita por Thomas Harris, e que nos apresenta ao Dr. Hannibal Lecter pela primeira vez. A leitura do livro pode ser um pouco arrastada no começo, mas logo depois melhora, o autor leva o leitor em uma caçada inteligente e bastante interessante, o que faz com que a leitura seja bem fluída.

#dragãovermelho #thomasharris