Dragão Vermelho

Dragão Vermelho Thomas Harris

Resenhas - Dragão Vermelho

Michelle167 28/03/2024

O início é maçante mas depois melhora...
A história acompanha Will Graham, um ex-agente do FBI convocado para desvendar uma série de assassinatos brutais realizados pelo temido "Dragão Vermelho". Enquanto se aprofunda na mente obscura do assassino, Graham enfrenta seus próprios medos e dilemas. Seu único apoio é o inteligente, porém perigoso, Dr. Lecter.
Jenifer Maciel 28/03/2024minha estante
Arrasou ????

Becca Miller 20/06/2021

Pessoalmente chateada com esse livro!
Se em Silêncio dos inocentes a gente tem preconceito com transsexuais, aqui são com pessoas com fissura labiopalatina.
Maior parte da construção do vilão, o tal dragão vermelho, é feita em todo dessa má formação. O criminal profiler descreve ele como "alguém com uma desfiguração facial" apontando um dos motivos dele ser como é!

Nem o filme e nem o livro serão recomendados para meu filho que nasceu com fissura labial, não até ele ter segurança de sua aparência. Não quero ele se sentindo representado por um serial killer.

Bia 08/07/2021

Entrando na mente de um lunático
Neste livro Thomas Harry, nos faz entender o que se passa na mente de um sociopata e de um psicopata.O livro é basicamente o detetive Will tentando descobrir quem é o assassino e tentando prendê-lo.
Eu diria que o personagem Francis Dolarhyde foi muito bem feito, esse foi o primeiro livro que eu li sobre psicopatas, e o final me surpreendeu bastante.
O detetive Wil, é chamado por causa que consegue ver como aconteceu os crimes. No entanto acho que faltou um pouco contar da história dele, ele me deixou um pouco a contragosto desse livro foram as cenas asquerosos de Francis Dolarhyde.
O livro se chama dragão vermelho porque o psicopata se define dessa forma, e se tem uma coisa que eu aprendi é: " mesmo as pessoas que aparentam ser mais normais tem seu lado obscuro, e grande parte das pessoas mostram às vezes ser coisas que não são".

Alê 15/07/2021

O livro é bom, principalmente nos últimos capítulos. Senti falta de um desenvolvimento maior do Will e do Crawford, quem viu a série vai ficar um pouco decepcionado. Hannibal também quase não aparece nesse livro, mas estou com expectativas para os próximos.

Letícia 18/07/2021

Mais um livro em que o detetive vai atrás do assassino em série. As motivações do vilão são bem explicadas e em certo ponto da história é possível até sentir pena dele. Gostaria de ter visto mais do Hannibal, mas sei que ele vai ser um personagem mais frequente nos próximos livros.

Crys 06/09/2021

Revisão urgente na tradução
Essa resenha não será sobre o conteúdo mas algo que me incomodou absurdamente e fico sem entender como esse livro ainda é vendido na Amazon.

O conteúdo do livro é bom, o plot é bom, os momentos de Hannibal no livro são muito bons mas o que me irritou e fez cair demais a experiência de leitura foi a tradução. Diálogos sem nexo, palavras que não são mais usadas em nosso vocabulário, erros grosseiros, esse livro carece de revisão urgente.

É um absurdo a Amazon vender o e-book por R$ 34,11 e ela deveria suspender a venda até a editora revisar essa tradução. Se você quer muito acompanhar a trilogia do Hannibal, beleza, do contrário passe longe da edição vendida na Amazon.

Isabella.Arrais 11/03/2023

Amo muito
Gosto muito desse livro, é bem interessante pra quem gosta desse universo de Hannibal porém tem foco bem grande no investigador, Will Graham e no dragão vermelho. É uma história muito boa, leitura fácil e pra quem gosta desse gênero vai querer ter pra si o livro. Essa edição é de bolso e o problema dela são as páginas brancas.

Carolina Damasceno 01/12/2021

Demorei um pouco pra terminar esse livro, não estava muito no clima e resolvi não largar. Ainda assim me surpreendi com o final! Muito bom!

Chester 05/12/2021

Leitura densa, técnica e cativante
Uma obra concebida com a maior das inspirações.
Seu autor consegue unir sua experiência jornalística com uma escrita totalmente embasada e realista. Em vários momentos é possível sentir o cheiro de fogo, a entonação da voz dos personagens e, até mesmo, enxergar as expressões faciais das pessoas.
O desfecho não é tão surpreendente quanto o filme mas a viagem até o término é algo impressionante.
Vale a pena mesmo pra quem já assistiu ao filme, o que não é muito difícil visto que o filme data de 2002, ou seja, 20 anos de idade. Enquanto o livro foi lançada há 40 anos.

Glaucia82 19/04/2023minha estante
Foi terrível a forma como Francis foi criado?

João Vitor 15/11/2013

Um suspense policial diferente, com ótimos personagens, uma boa narrativa e muito detalhes sobre o FBI.

Dragão Vermelho foge um pouco do padrão dos livros convencionais de suspense policial, primeiro por revelar a identidade e o paradeiro do assassino antes da metade do livro, e segundo por focar-se muito mais na construção psicológica dos personagens do que em cenas de ação (apesar de bem tenso, em alguns momentos o livro é um pouco parado, mas sempre com uma narrativa bem fluida).

Os personagens são excelentes (em minha opinião, a melhor coisa da obra), mas o melhor é, sem dúvidas, o famoso Hannibal Lecter, imortalizado no cinema por Anthony Hopkins, só que achei que ele apareceu muito pouco aqui (apesar de roubar a cena em todas as aparições), provavelmente pelo fato de Tomas Harris ainda estar desenvolvendo o personagem quando escreveu o livro.

Harris manda muito bem também, ao alternar o ponto de vista pelo qual é narrada a história, variando visões de Will Graham (detetive e, de certa forma, protagonista), Francis Dolarhyde (vilão), Hannibal Lecter, além de outros personagens coadjuvantes, coisa que contribui, e muito, para a fluidez da narrativa.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a maneira como o autor retrata a relação da policia com a imprensa e como esta interfere, e muito, nas investigações. Nem preciso dizer que não me surpreendi nem um pouco ao descobrir que Tomas Harris foi repórter policial durante muitos anos.

O livro só peca um pouco ao dar muitos detalhes sobre as subdivisões do FBI e com isso, incluir muitos personagens com funções parecidas, coisa que deixa a leitura um pouco travada e confusa em alguns momentos.

Após a leitura do livro, recomendo fortemente que você assista à sua adaptação cinematográfica, de 2002, que respeita completamente os personagens originais com excelentes atores: o já citado Anthony Hopkins como Hannibal Lecter, Edward Norton (Clube da Luta) como Will Graham, Ralph Fiennes (Voldemort de Harry Potter) como Francis Dolarhyde, além de Harvey Keitel (Cães de Aluguel) como Jack Crawford, chefe e amigo de Will, e que devido à ótima atuação de Keitel, se destaca bem mais no filme do que no livro.

A edição da Editora Pocket Ouro tem uma boa tradução, porém poderia ter sido melhor diagramada e impressa (a quantidade de letra apagadas é bem grande), as folhas são brancas e a capa é extremamente mole, mas ainda acho que vale a pena pelo preço.

Enfim, é um livro muito bom, que recomendo a todos que procuram um suspense sobre serial killers com personagens bem desenvolvidos, ou que queiram saber mais sobre como funcionava o FBI e as investigações criminais nos anos 80.

Boa leitura.

João Vitor, 15 de novembro de 2013.

Thalita Branco 01/09/2015

Resenha ~ Dragão Vermelho - Thomas Harris
Os livros sobre o Dr. Hannibal Lecter são muitos bons. A tempos li todos os livros que retratam a vida do canibal, sendo eles o Dragão Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Hannibal A Origem do Mal (esse último confesso, não é tão bom assim…). Agora por conta do final da série de TV, resolvi reler o Dragão Vermelho.

Acompanhamos Will Graham e Jack Crawford em busca do assassino de famílias inteiras conhecido como Fada do Dente. Aliais, não entendi por que raios traduziram, pelo menos nessa minha edição, o original The Tooth Fairy para Gay-dentuço. Enfim… Com a “ajuda” de Hannibal Lecter, Will pretende capturar o psicopata antes da próxima lua cheia, ocasião em que o assassino costuma atacar.

As melhores passagens ficam por conta da vida de Francis Dolarhyde, o tal Fada do Dente. Não é difícil sentir simpatia e pena pelo Francis criança. Nascido com lábios leporinos em uma época de poucos recursos, abandonado pela mãe, criado pela avó senil, humilhado pelos meio-irmãos, também não é difícil compreender os motivos que levaram o Francis adulto se transformar em um monstro.

Apesar da infância conturbada e de alguns episódios sinistros, Francis se torna um adulto relativamente pacifico. Até que sua vida muda quando vê na capa de uma revista a aquarela de O Grande Dragão Vermelho e a Mulher Vestida de Sol. Completamente fascinado pela imagem, decide se tornar O Dragão. Aumenta sua dose de exercícios, tatua o dragão nas costas e passa a matar.

Seu relacionamento com Reba é no minimo interessante. Sendo cega, ela logo se sente atraída por Dolarhyde por este não demostrar simpatia com sua deficiência. Enquanto que ele se sente encantado, mesmo que um tanto quanto perturbado, em admirar uma mulher tão de perto, já que por conta de sua aparência Francis sempre foi um homem reservado e extremamente solitário. E o leitor não sabe se acha o romance bonitinho ou se pensa O QUE RAIOS ESSE HOMEM VAI FAZER COM ESSA MULHER???

O ritmo da história é acelerado, e por mostrar tanto os pontos de vista do FBI quando do Dolarhyde, é impossível não ficar mega curiosa pelo final. É angustiante saber quem é o assassino e ao mesmo tempo notar como o FBI está longe de captura-lo. As terminologias técnicas relacionadas aos procedimentos da policia são um pouco chatinhas, mas nada que atrapalhe a fluidez da leitura.

site: www.entrelinhasfantasticas.com.br

Nayana 11/11/2022

Sou fã dos filmes e séries retratando Hannibal Lecter, acho que inclusive a atuação de Anthony Hopkins teve esse efeito em mim e em muita gente desde nova, mas o Mads Mikkelsen tem meu coração adulto (desde o vilão de 007 até o beberrão em Druk, passando pela série em que fez um Hannibal muito mais sedutor).
Já deu para perceber que minha leitura não foi imparcial, certo? Mesmo assim, nesse livro Hannibal não é o foco e somente um personagem coadjuvante citado em poucas cenas, que de certa forma ajuda a estratégia da polícia para capturar outro criminoso, o ?Fada do Dente? ou ?Dragão Vermelho?.
A narrativa é bem envolvente, você entende o quão perturbado Will Graham também é para conseguir capturar esses assassinos com suas mentes doentias, você se surpreende e você entende e fica com medo das consequências desastrosas de erros e pistas mal interpretadas.
Adorei e pretendo ler os outros livros em que os filmes foram baseados!

Anna Sallé 29/05/2024minha estante
BOM DEMAIS! AHAHAH

Cleudna 25/06/2021

Sensacional
Neste livro vamos conhecer  o detetive Graham, ele está caçando um serial-killer apelidado de O Fada do Dente, um assassino cruel.
Ele tem um relacionamento interessante com o Hannibal, foi ele quem o prendeu e é o único capaz de decifrar e entender sua mente. E para entender a mente do Fada do Dente ele vai precisar recorrer a Lecter.
Hannibal Lecter é um dos personagens mais inteligentes já criado. Seus diálogos são sempre cheios de enígmas, poesia e uma elegância filosófica ímpar. Nesses momentos entre os dois é que surgem algumas das questões mais importantes do livro: o ser humano é essencialmente bom ou essencialmente mau? Só uma pessoa inteligente seria capaz de entender a mente de um assassino? Ou será que apenas uma mente tão perturbada quanto a dele seria capaz?
Nesse jogo todo segundo desperdiçado é uma vida perdida, somos levados a refletir sobre as mais diversas questões morais, analisando personalidades e efeitos provenientes de traumas passados, mas jamais esquecidos.
Dragão Vermelho é o livro que da início a trilogia Hannibal, escrita por Thomas Harris, e que nos apresenta ao Dr. Hannibal Lecter pela primeira vez. A leitura do livro pode ser um pouco arrastada no começo, mas logo depois melhora, o autor leva o leitor em uma caçada inteligente e bastante interessante, o que faz com que a leitura seja bem fluída.

#dragãovermelho #thomasharris