Point of Retreat

Point of Retreat Colleen Hoover

Resenhas - Point of Retreat

Caroline Gurgel 05/07/2013

'Amadurecer, porque não há outro jeito...'
O segundo livro da série Slammed me prendeu, deixou boas mensagens, uma lição de vida espetacular, mas não ganhou meu coração com as mesmas forças que o primeiro, Métrica. Métrica levou um pedacinho de mim que, dificilmente, outro livro vai preencher.

Se você não leu o primeiro livro, sugiro que pare aqui, pois essa resenha pode conter spoilers sobre ele. Caso interesse, minha resenha de Métrica: http://www.skoob.com.br/estante/resenha/29789913

Em Point of Retreat temos a história narrada por Will, e não mais por Lake. Pelos olhos de Will vemos jovens tentando ser pais de pré-adolescentes, tentando tomar as melhores decisões e tendo que se manter firme, mesmo quando a situação é cômica. Will e Lake estão levando de seu romance sem pressa, cautelosos e cientes da dificuldade dessa relação. Julia os fez prometer que cada um continuaria em sua casa e não se apressariam até que o relacionamento amadurecesse bem.

Não temos mais Julia, mas ganhamos uma vizinha que concorre com Eddie em quase todos os quesitos. Estou falando da Kiersten, que, pasmem, é só uma pré-adolescente. Ela e sua mãe, Sherry, foram personagens marcantes nesse livro e conseguiram suprir a falta que Julia faria. Temos Kel e Caulder crescendo, aprontando e até começando a se apaixonar. E como nem tudo são flores, Vaughn, a ex-namorada de Will, reaparece para fazer o mundo de Will e Lake ficar ainda mais complicado.

Uma pena é termos menos poesia que Métrica, mas há uma surpresa deixada por Julia que aparece aqui e acolá e nos faz sorrir. Que ideia incrível!

Gosto como a autora cria uma grande família com todos os personagens. Uma família nada tradicional, eu sei, mas não menos encantadora. Os jantares com Lake, Will, Kel, Caulder, Kiersten, Eddie e Gavin foram mais que divertidos e prazerosos. Em contraponto, a segunda parte é de deixar o coração bem apertado, bem quietinho.

O livro é lindo, a história continua bela, cheia de mensagens bonitas e positivas, nas quais podemos encontrar força para as maiores adversidades da vida. Uma vida que nem sempre acontece na ordem que planejamos, mas que pode ser tão, ou mais, feliz quanto.

Não pude classificá-lo com 5 estrelas, pois, apesar de ter gostado do que li, a emoção, a alegria e a tristeza do primeiro livro é incomparável a desse. Vale continuar e ver como a história termina, mas a obra prima de verdade acaba em Métrica.
Jade 12/08/2013minha estante
oi, eu havia comprado o Métrica em seu lançamento, mas deixei guardado, comprei pensando que seria um estilo de livro e não era o que eu esperava, acabou me surpreendendo muito mais do que eu esperei que fosse, até esse sabado que passou eu pensei que iria me arrepender da compra feita, mas me enganei, ontem a tarde eu estava aqui no skoob e acabei lendo sua resenha do métrica, o que acabou me intrigando e deixando curiosa sobre ele. acabei começando ler ele ontem a tarde e por volta da meia noite havia terminado ele. vc acabou me convencendo a ler ele e não me arrependi, afinal foi um dos mais belos livros que já li.
agora estou ansiosa demais para ler a sequencia? ela só é encontrada em pdf? vc poderia fazer a gentileza de me mandar o link?

obrigada

Caroline Gurgel 14/08/2013minha estante
Jade, que bom que gostou de Métrica. É um livro lindo mesmo! Espero que goste de Point of Retreat também :*

Nicole 14/08/2013minha estante
Você tem esse livro em Pdf? Pode me enviar por email?

nicolelouisepinho@gmail.com

Caroline Gurgel 20/08/2013minha estante
1 mês e meio depois de ter classificado Point of Retreat com 4 estrelas, voltei aqui, cheia de saudades, e subi sua pontuação para 5 estrelas. Os personagens não saem da minha cabeça, a Kiersten é uma das personagens mais incríveis e divertidas de todos os tempos, mesmo sendo secundária. Estava sendo injusta, tãoooooo injusta. Sorry, Mrs. Hoover! 5 bright stars!

Lucas 21/08/2013minha estante
Caroline, Point of Retreat vai ser lançado aqui no Brasil entre Setembro e Outubro *O*. Mas, me fala uma coisa, o final foi de quebrar o coração ou foi lindo, tipo PERFEITO ?.

Caroline Gurgel 21/08/2013minha estante
Lucas, posso dizer mesmo? haha
Temos um final maravilhoso, sim!! :)

Lucas 21/08/2013minha estante
Deixa eu abusar só um pouquinho... Agora, o livro é TODO narrado pelo Will?. ha :(

Caroline Gurgel 21/08/2013minha estante
Lucas, para ser sincera, não consigo me lembrar com toda a certeza do mundo rsrs, mas pelo que me lembro é narrado por Will. A segunda parte eu tenho certeza que sim. É muitoooo bom! Tem cada jogada maestral nesse livro, você vai adorar.

Luiza 25/08/2013minha estante
vai ter um terceiro livro?

Caroline Gurgel 25/08/2013minha estante
Luiza, o terceiro livro se chama This Girl, mas ainda não foi lançado no Brasil. É o Will contando a história de Métrica como se fossem uns flashbacks.
É um lindo livro e fecha a série muito bem! :)

Fernanda 06/09/2013minha estante
Caroline, o nome traduzido desse livro mesmo é Point of Retreat?

Caroline Gurgel 06/09/2013minha estante
Fernanda, só o primeiro livro da série foi lançado no Brasil e acredito que o nome e a data de lançamento deste aqui ainda não foi divulgada.

Mari Monteiro 17/07/2021

Que livro chatinho
Não curti muito. Acho que de todos da Colleen Hoover que eu já li esse foi o pior deles. Eu nem consegui continuar pro próximo

luana 25/08/2021

EU TO TAO TRISTE CARA.
nao triste pelo livro mas triste pq estragaram slammed, essa é a sequencia mais inutil de todas e n devia existir boa tarde

nykholle 17/09/2021

Depois de um loongo tempo, enfim consegui terminar.

Comparado com Métrica, esse segundo livro foi bem inferior. Acredito que a historia poderia ter finalizado no primeiro livro mesmo.

Achei a primeira parte bem maçante, fora que as atitudes dos personagens estavam bem imaturas. Na segunda parte eu achei que ficou um pouco parecido com Métrica, mas nem se compara.

Achei o inglês bem tranquilo de ler e para aqueles que amaram métrica (como eu ??), vão com poucas expectativas.

Van Chaves 09/07/2013

Nem preciso dizer que desidratei...
Continuamos acompanhando a história de Lake e Will e como eles conseguiram se superar tudo aquilo que aconteceu no primeiro livro, mas aqui lemos a história sob o ponto de vista de Will. Se eu achei que ia desidratar de tanto chorar no primeiro livro, esse eu chorei de soluçar do início ao fim!!! Quando você pensa que tudo será lindo, a autora não tem dó nenhuma e quase nos mata do coração. É muita tristeza para um livro só!

Fiz a resenha dos 3 livros no meu blog =]

site: http://bookistheanswer.blogspot.com.br/2013/06/trilogia-slammed.html#more
Gabis 17/07/2013minha estante
Ja se sabe quando esse livro sera lançado no Brasil ?

Van Chaves 06/08/2013minha estante
Ainda não tenho informação, mas acho que ainda esse ano, já que os três livros já foram lançados nos EUA

Camilla 30/07/2013

And my sweet? My sweet is right now.
Depois que eu terminei de ler Métrica (acreditem ou não, eu li em 3h, sem parar nem pra respirar), eu precisava ler Point of Retreat. Acabou que eu emendei a leitura dos dois.
Assim como eu não tenho palavras pra descrever o quanto eu me emocionei com Métrica, eu não tenho palavras pra descrever quantos SUSTOS eu levei com Point of Retreat. Vou fazer a resenha detalhada, pra ver se assim flui melhor.

Título: EU NÃO ACREDITO NESSE TÍTULO! Encaixou muito bem. Pra quem não sabe, Point of Retreat é algo como 'ponto de retraimento'. No inicio do livro, Will e Lake estão no point of retrait por conta própria, mas depois eles são forçados pelas circunstâncias (e é isso que me assustou tanto, o quanto as coisas desandavam nos únicos momentos de felicidade deles)

Personagens: Eu tenho que falar: eu senti falta do Nick, que não aparece hora nenhuma nesse livro com as piadinhas do Chuck Norris, e também senti muita falta da Julia (apesar de que o presentinho póstumo que ela deixou pra Lake e pro Will fez com que a memória dela perdurasse muito bem nesse livro). Mas em compensação, a Kiersten e a Sherry caem no nosso colo. ELAS SÃO FANTÁSTICAS. A Kiersten me lembrou muito a minha infância. Ela é o tipo de criança que não cala a boca um segundo, mas que sempre sabe o que falar. A Sherry é uma nova mãe pros protagonistas, não tenho muito o que falar dela além disso.
O que eu mais gostei nessa questão foi do lado novo que a Colleen apresentou para o Caulder. Eu confesso que nunca gostei muito dele, porque ele sempre me pareceu egoísta. Nesse livro, ele foi o personagem que mais me fez chorar. Eu não consegui acreditar no quão maduro ele se mostrou nesse livro.

O casal: Will e Lake enfrentam o problema de todo casal nesse livro: o ciúmes. Não vou desenvolver muito isso pra não dar spoiler, mas eu gostei muito da química dos dois em Point of Retreat. Você vê que eles são muito parecidos, porque o livro é contado no ponto de vista do Will.

Will como narrador: ficou tão bom quanto a Layken narrando, talvez melhor. Na metade do livro, você percebe claramente porque a autora colocou o pov dele. Além disso, em vez da letra de música no início de cada capítulo, o Will escreve uma nota (uma frase, ou um poema) a cada dia. Eu apaixonei por essas notas. Me fizeram rir e me fizeram chorar, como sempre.

Humor: continuam as piadinhas internas. Além das de Métrica, tem expressões novas que me fizeram rir MUITO.

Poesia: Não sei vocês, mas o que eu mais amo nessa série é a poesia. Os slams continuam. As lágrimas continuam. As risadas continuam. Os poemas desse livro são tão lindos quanto os do primeiro livro. O bônus é que o Will como narrador traz os poemas com um ponto de vista crítico muito diferente do da Layken. Isso é fantástico.

O final: não vou negar que o final é clichê. Mas depois da loucura toda, eles mereceram o final. Como eles mesmos disseram, eles não são jovens comuns, então os fatos não vem em ordem cronológica pra eles.

The point of retreat
Is no longer a factor
When both sides of the line
Agree to surrender

Desirée 13/08/2013

"Eu quero ter amigos que eu possa confiar, que me amem como o homem que eu me tornei... não como o homem que eu fui." - The Avett Brothers.
Primeiro de tudo preciso dizer que AMO a escrita da Colleen. Acho incrível o jeito que em uma mesma cena ela consegue fazer a gente ri e chorar.

Bom, vamos ao livro...

Em Point of Retreat, nós vimos o amadurecimento do relacionamento de Will e Lake. Mas como nada é fácil na vida deles, e isso não seria diferente agora, a ex namorada do Will resolve aparecer. Óbvio que isso gera uma crise de ciúme na Lake e a leva a questionar se essa é mesmo a vida que eles querem.

A Júlia e o seus conselhos continuam presente no livro e foi genial o jeito que a autora trouxe ela de volta.

Temos uma nova fase de Kel e Caulder, que agora estão na pré-adolescência e vivendo o primeiro amor.

E por falar em primeiro amor... o que é a Kiersten? Estou apaixonada por essa menina que diz tudo que vem à cabeça e tem conselhos melhor que o Will, rs. Ela é uma versão mirim da Eddie. Com ela vem tbm a nova mãe da 'família', Sherry, que me fez chorar demais!

Senti um pouco de falta de poesia, mas acho que os pensamentos soltos do Will conseguiram compensar um pouco isso.

Quase esqueci, mas Eddie e Gavin continuam presente dessa vez com um drama a parte pra eles que me fez sentir um pouquinho de raiva do Gavin. (mas só um pouquinho)

Eu não achei tão bom quanto Métrica, mas a mensagem continua linda, e o livro prende do começo ao fim.

Ps: MUITO AMOR POR ESSE FINAL!

Mônica 07/05/2024

Achei interessante a continuação da história sob a perspectiva do Will. Senti falta da Julia, e também da Eddie, minha personagem preferida da serie, que mesmo estando presente na história ficou mais ?apagada?. A Kirsten e a mãe com certeza são personagens que eu gostaria que fossem reais e minhas vizinhas. O primeiro livro da serie com certeza é melhor, mas valeu a leitura.

nadi.bortoluzzi 26/09/2022

Poderia viver sem
Point of Retreat teve muito drama estúpido e desnecessário, muito choro e muitas coisas irritantes em geral. Os MCs, Will e Layken estavam além de imaturos também.

Para mim não acrescentou nada à história, foi um livro bem desnecessário.

Eu não odiei o livro, era apenas Meh and Why.

Eu gostei que era de Wills POV.

Aninha 15/12/2021

Nesse segundo livro da série Slamed, acompanhamos a visão do Will, que é um super mocinho! Rsrsrs
A história tem algumas surpresas, mas é leve, bem diferente de outros livros da Colleen que deixam a gente com o emocional em frangalhos..
Achei também bem rápido de ler, e os poemas também foram o ponto alto como no primeiro volume!
Só fiquei meio frustrada porque o Will, como no primeiro livro, gravita 100% do tempo em volta da Lake, e fica meio sem personalidade.. mas enfim, foi um bom passatempo!

Pra quem gosta de mocinhos perfeitos mais interessantes, sugiro ler Eastern Lights da Brittany cherry, que apesar de ser o segundo volume de uma série, pode ser lido de forma independente e tem um dos mais fofos protagonistas masculinos que já ?conheci?

LetAcia782 26/03/2023

Opinião pessoal
Gosto do desenrolar da história, por mais que me deixe mordendo os nós dos dedos de ansiedade em alguns momentos? O ponto de paz, emoção e esperança nas relações interpessoais que essas histórias trazem aos meus dias são indescritivelmente importantes. Voltar ao hábito de ler foi a melhor decisão que tomei em relação à saúde mental, pois tem permitido escolher o que quero ou não viver ao invés de apenas tomar decisões impensadas e imprudentes para sentir adrenalina e momentos superficiais e curtos de emoções boas, mas cheios de repercussões negativas.

Izabela 07/02/2014

Pausa
Eu ainda estou sem palavras, mas posso contar que é mais um livro da minha (já famosa) lista de livros que li em menos de um dia (de forma maníaca). Eu achava que Slammed era perfeito, mas isso era pelo simples fato de que eu ainda não tinha lido sua continuação. A autora se superou em tantos níveis que nem sei por onde começar. Eu não conseguia largar o livro, de verdade. A história conseguiu me prender de uma forma inexplicável. Os personagens novos são geniais e a história vai te fazer ter ataques, assim como eu tive. Ah! Se você ainda não leu Slammed (Métrica) pode considerar uma coisa ou outra na resenha como spoiler, acho digno avisar.

O livro, que é narrado pelo Will, conta como está a vida dele e da Lake depois das mudanças drásticas que a vida dos dois sofreu. Agora Lake também tem uma grande resposabilidade, a vida do irmão, além de ter que focar nos estudos da faculdade. A cada página vemos que a relação deles vai ficando mais forte e mais intensa, mas sem precisar de cenas desnecessárias. Eles conseguem lidar de forma única com os meninos (o irmão dele e o irmão dela) e tudo estava realmente perfeito, sim, estava. No passado. A ex-namorada de Will aparece na faculdade e começa, de forma maníaca, ir atrás dele mesmo sabendo que ele agora namora a Lake. No meio dessa bagunça ainda conhecemos a Kiersten, a nova amiga dos meninos que é doidinha de tudo, mas não tem medo de falar o que pensa e de ser diferente, por conta disso sofre bullying no colégio (e os dois meninos resolvem ajuda-la, nem sempre da forma mais correta).

"Are you finished trying to run away yet? (...) Because I have a few things I'd like to say to you." - Página 240

Vaughn, a ex-namorada-maluca, acaba colocando na cabeça de Lake várias dúvidas sobre a relação dos dois. Em nenhum segundos Lake duvida de seu amor e muito menos do amor de Will, mas não podemos negar que os motivos que Vaughn dá são bem reais. E é aí que a bagunça toda começa de vez, Will precisa provar que ama Lake independentemente de qualquer fator extra e que nada mudaria isso, mas não é tão simples quanto parece. Além disso, que é o foco principal, o meninos estão sempre se encrecando na escola por ajudarem a Kiersten (que é genial, essa menina é genial, sério), a Eddie (melhor amiga de Lake) também tem alguns problemas bem sérios para cuidar e a autora ainda resolve virar o mundo de todos (inclusive o nosso, como leitor) de cabeça para baixo com uma coisa que eu verdadeiramente não esperava.

"(...) And my sweet?
My sweet is right now."
Página 361

O livro é intenso, como eu falei antes, você não consegue parar a leitura. Os personagens conseguiram ficar ainda mais complexos desde o primeiro livro. Will se mostrou um ótimo narrador, gostei muito de conhecer o lado mais íntimo dele e de perceber o amor que ele realmente sente, não só pela Lake, mas pelo irmão dele e até o irmão dela. Lake, por mais que tenha uns ataques aqui ou ali, continuou forte de uma maneira inacreditável, considerando alguns acontecimentos do final do primeiro livro. Eddie ainda é uma ótima amiga, mas o prémio de melhor personagem secundária vai, sem sombra de dúvidas, para a Kiersten que mesmo com onze de idade se mostra mais madura que o grupo todo em alguns momentos (isso inclui, como pacote, a mãe dela). Os meninos também cresceram muito de um ano para o outro, é incrível sentir a relação deles com os irmãos mais velhos. Até os avós de Will ganharam mais destaque e foi bom.

O livro toca em todos os tipo de assuntos, desde coração partido, passando por traumas sérios até chegar em bullying. A autora conseguiu tratar de tudo isso de uma forma única. Sobre cenas "fortes", a autora conseguiu (mais uma vez) escrever um NA perfeito e muito intenso sem precisar apelar. Ponto para ela! Descobrimos logo no começo o que é o "Point of Retreat" (a 'pausa') e fez muito mais sentido do que eu esperava. Não sei como ficou o livro em português, mas em inglês ficou genial. Senti falta de mais Slams, mas não posso negar que os que têm são de deixar qualquer um sem palavras (eu chorei em dois deles), e eu amei poder ler em inglês cada um deles. Se você gostou de Slammed (Métrica) leia esse livro sem medo de ser feliz. Eu ri muito, chorei muito, me preocupei, sorri e até sonhei com os personagens, cada linha valeu a pena.

"A piece of me fell in love with you
at that moment,
because of you."
Página 244

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Angela333 15/08/2013

Will e Lake
Dificuldades e dores de cabeça trouxe-los juntos ... agora ele vai separá-los. Layken e Will já provou o seu amor pode obtê-los por meio de qualquer coisa, até que alguém do passado de Will re-emerge, deixando Layken questionar a própria base sobre a qual a sua relação foi construída. Will é obrigado a enfrentar o desafio final ... como provar seu amor por uma garota que se recusa a parar de "esculpir abóboras

Solcito 13/10/2013

Ponto de Partida (Metrica 2 de Collen Hoover)
Will e Layken estão juntos, depois de um ano difícil para ambos, estão desfrutando do seu amor, da companhia de um como o outro e praticando a difícil tarefa de pais-irmãos que a vida se encargou de dar para eles. Como si toda essa responsabilidade já não fosse suficiente para atrapalhar um relacionamento, alguém do passado de Will reaparece tratando de destruir a frágil base do amor entre Will e Jake. Enquanto ele intenta continuar e explicar a Layken seus sentimentos, ela só evita a realidade distanciando se cada vez mais dele... Layken só esculpe abóboras.

"Se fosse um carpinteiro, gostaria de construir uma janela para minha alma. Mais gostaria de deixar a janela fechada, de modo que cada vez você tentasse olhar através dela, tudo o que consiga ver, seja seu próprio reflexo. Você iria ver que minha alma é seu reflexo" (Will)

La poesia continua sendo fundamental neste livro, e o médio para transmitir tantos sentimentos que invadem nossos personagens.

"Ha momentos, em todas as relações, que definem quando duas pessoas começam a se apaixonar. A primeira vista, um primeiro sorriso, um primeiro beijo, uma primeira queda ... (...) Eu cai de amor por você, é isso não tinha absolutamente nada a ver com ninguém. Eu cai no amor por você, por sua causa" (Will)