O Novo Relatório da CIA

O Novo Relatório da CIA Central Intelligence Agency

Resenhas - Novo Relatório da CIA

Samara.Alves 16/05/2021

Leitura interessante para conhecer um pouco mais da geopolítica mundial. Infelizmente não fala muito do Brasil.

Daniel 19/07/2020

Interessante
Conta acontecimentos que pode ou não ocorrer em vários países, porém esperava mais do mesmo, pois sobre o Brasil à poucas informações, o livro é mais voltado sobre informações da China, Índia, Afeganistão e EUA, Confesso que esperava mais relatos sobre o Brasil o que não aconteceu, pra quem quer saber sobre outros países vale a pena a leitura, caso contrario fique longe.

Marcos 15/07/2014

Não recomendo
O livro faz previsões sobre possíveis potencias econômicas, inclusive o Brasil. Porém, quando se trata de economia do estado, tudo depende de como será seu governo, sendo assim, muito do que era previsto não se concretiza.

Daniel432 16/12/2009

Interesses
A quem interessa a disseminação deste tipo de texto? Aos Estados Unidos com certeza! Mas há outros beneficiados? Quais as vantagens dessa disseminação?

As respostas a estas perguntas certamente irão variar de acordo com a história de vida de cada pessoa que se disponha a respondê-las.

Do meu ponto de vista, basicamente a divulgação deste livro interessa também aos outros países desenvolvidos pois livros como esse funcionam, de uma forma ou de outra, como uma lavagem cerebral, dizendo aos países em desenvolvimento e aos sub-desenvolvidos: - Não adianta vocês fazerem nada, vocês nunca chegarão lá!! Deixem que nós tomamos conta das coisas para vocês!

Particularmente no Brasil, este livro pode ser utilizado pela elite dominante, com os mesmos argumentos, na lavagem cerebral do povo, da massa.

Um detalhe interessante do livro é que, em poucos momentos, os autores do relatório se preocupam com a posição do Brasil na América do Sul e Latina e, quando o fazem, é quase que desprezando todos os feitos recentes do país (lembrando que o relatório é recente). Por que? Porque não querem "levantar a bola" do Brasil ou somente porque os EUA realmente não precisam se preocupar com o Brasil no futuro.