A História do Amor de Fernando e Isaura

A História do Amor de Fernando e Isaura Ariano Suassuna

Resenhas - A História do Amor de Fernando e Isaura

Babi 27/03/2023

Perfeito!
A leitura é leve, e os capítulos curtos, faceis de acompanhar e compreender.

A história te prende, te amarra e te enlaça de tal forma, que é impossível largar sem terminar. O amor desses dois, por muito conturbado que as vezes seja, é bonito.

Me encantei com todo o caminho prosseguido por eles, e posso dizer convicta que Ariano Suassuna se tornou meu escritor favorito. Leiam, por favor.

Lara Camargo 09/06/2023

Amei
A escola nos mandou ler o livro e eu simplesmente amei!!
Muito triste ver a situação do casal e que muitas pessoas realmente passam por isso( a pobreza e a péssima condição de trabalho)?
Vale muito a pena ler
Recomendo!!

usersarahkarolina 25/06/2023

Bem e o mal misturados, implica em todo e qualquer homem
O romance de Ariano Suassuna é muito bem escrito, o enredo é muito bem pensando e a intertextualidade com o livro que foi inspirado é muito bem pensada!

Levando em conta que o livro foi escrito entre 1958 a 1970, se trata de um romance proibido, que passa por altos e baixos e termina em tragédia. Fernando e Isaura se apaixonam e não podem ficar juntos, se confessam, vão viver longe, mas tudo voltava pro mesmo local, até que a promessa dos dois foi cumprida.

Ariano é um gênio e conseguiu descrever com clareza o romance e todos os sentimentos em um local nordestino. Mesmo que não concorde com algumas coisas do livro, Ariano escreve de maneira impecável.

Após tudo acontecer, pôde-se tirar-se de lição, que independente do mal que você fizer, do tanto de vezes que se desculpar e continuar errando, estará sempre na história e sempre estará marcado em sua história.

Isaura era prometida a Marcos, tio de Fernando, porém com imprevistos do trabalho não pode comparecer ao seu próprio casamento e Fernando vai em seu lugar, e antes mesmo de saber quem é a moça que tomou conta de seus pensamentos, toma ela para si. E daí se desenrola um amor proibido. Após altos e baixos, eles precisam se separar para o bem dos dois, e fazem a promessa que um precisasse ver o outro era só enviar o anel que ela deu a ele e ela enviasse a pulseira que ele deu a ela. Com muitas confusões, novas tentativas de amar uma outra Isaura, que o despertou nada comparado a Isaura das mãos belas, Fernando está à beira da morte, e ocorre um dilema entre as duas Isauras. Uma com ciúmes, antecipa a morte dele ao mentir sobre a chegada da amada Isaura. E a sua amada Isaura, não consegue viver sem seu amado e deita-se em seu peito e se machuca com um punhal com o seu sangue contaminado, e morre juntamente.

viva a literatura brasileira, viva o nordeste!

Laércio Damião 27/07/2023

Depois de exatamente 50 dias sem ler nada, voltei com estilo
Um livro pequeno com uma escrita tranquila, apesar de ser de época (talvez pela edição).
A história é um pouco alogia mas dá uma emocionadazinha.
Grande homem esse Marcos. Se fosse comigo a história acabaria já na primeira cena embaixo do pé de cajueiro. ??

just.elis 11/08/2023

O que esperar de Ariano Suassuna, senão coisa boa?
Fernando e Isaura guardam um amor inexplicável, incomparável, inesgotável e admirável (e muito mais). É infeliz que não possam ficar juntos, por mais que tentem, pelo menos não por muito tempo. Ariano tira, em casa personagem, tudo que há de melhor e pior no ser humano: a paixão, no casal cujo nome vai ao título da obra; a ingenuidade e bondade, em Marcos; a fidelidade, além de presente no casal também em Inaldo; a mesquinhez, na Isaura, a das Brancas Mãos e na invejosa que fez fofoca a Marcos; a compreensão e ajuda, no padre. Essa obra, como outras desse autor inteligentíssimo e maravilhoso, tem toques (nada sutis) da religiosidade presente também no nordeste e do catolicismo clássico do Brasil, e ele vai além: o enredo tem muitas referências à Genêsis, livro bíblico. Só lendo pra saber, e prestando atenção dá pra perceber. Enfim, fiquei encantada com a escrita dele, com as reviravoltas, fluidez e com como a história foi gostosa de ler. Recomendo.

Lucelly 09/09/2023

O ?menos preferido? dos livros que já li do escritor. E mesmo assim muito bom. É que prefiro quando as histórias são para rir lendo rs.

Eloisa145 25/09/2023

Plots bom
Amo demais os livros de Ariano Suassuna, esse foi o primeiro romance q li dele e me surpreendi.
Apesar da linguagem um pouco formal da época, a trama conta a história de Fernando e Isaura. Fernando, o sobrinho de Marcos, acaba se apaixonando pela futura esposa,Isaura, do tio, sem saber, e eles vivem um romance. Sem saber, os jovens apaixonados passam por mal bucados.

Ana Claudia 08/10/2023

Segundo livro do Ariano Suassuna que eu leio. Achei um tanto previsível, estava com a espectativa mais alta.

Daniellasalves 08/11/2023

Uma leitura fácil e rápida, Ariano sempre com uma escrita que nos faz enxergar as cenas. Fernando e Isaura não foi dos meus preferidos do Ariano, pois é uma tragédia clássica.

DouglasPires 29/12/2023

Envolvente do começo ao fim
Li o livro inteiro em apenas um dia.

Essa é uma daquelas histórias que te envolve a ponto de parecer que você está dentro de um filme vendo tudo acontecer ao vivo.

Quem gosta da história da Capitu, vai gostar dessa também.

Raquel.Furchinetti 31/12/2023

Fofo e triste
Não conheço a estória de Tristão e Isolda, mas imagino que seja triste como essa. Adorei a estória. Muito gostoso e leve para ler e tem a escrita sempre maravilhosa do Suassuna, apesar desse ser o meu primeiro dele.

Alinefavero 03/01/2024

Parece Ariano, não soa como Ariano, mas é Suassuna!
Dei quatro estrelas só pq não estava esperando essa escrita.

Eu estava tão acostumada a ler as peças de Ariano, que eu simplesmente deletei da minha cabeça que ele poderia escrever de outra maneira, UMA PESSOA ENGANADA.

Eu gostei da escrita, gostei dos capítulos curtinhos de duas páginas, no máximo, e o final, não estava esperando aquele final!

Sem dicas!
Vão ler!

VerAnica37 08/01/2024

Adorei!
Li numa tardezinha! Muito bom, Ariano é sem palavras! Não tinha expectativas, mas esperava grandes coisas devido o auto da compadecida! Amei