O Homem Que Caiu na Terra

O Homem Que Caiu na Terra Walter Tevis

Resenhas - O Homem Que Caiu na Terra

Carla.Floores 10/05/2024

Humanização
Thomas Jerome Newton, ou Rumpletiltskin para os íntimos, é um antheano que veio à Terra com o intuito de criar uma nave para buscar o restante de seus conterrâneos.
Para isso ele passou a vida toda em Anthea estudando tudo o que envolver ser humano.
Simples, não? Claro, mas ele não contava com o fator solidão.
Não importa o lugar do universo, solidão é triste.
Não importa quanto dinheiro tenha, quantos bens possua, a solidão é deprimente.
Nunca imaginei chorar com um livro de ficção-científica, mas esse aqui mexeu comigo.
A narrativa é muito fluida, muito agradável de ler, não tem nenhuma pontinha solta, os personagens são cativantes intensos, bem formados.
Diria que casa bem com o livro do Heinlein 'Um Estranho Numa Terra Estranha', mas esse aqui puxa mais pro lado sentimental.
O quanto somos interdependentes, o quanto tudo está interconectado e impermanente.
E o mais medonho é a respeito da destruição do planeta e dos seus habitantes por causa das armas usadas nas Guerras.
Recomendo fortemente.
Vania.Cristina 11/05/2024minha estante
Hummm... vou colocar na lista.

Brujo 11/05/2024minha estante
Interessante, Carla !! Adorei a capa com o Bowie! Chegou a ver o filme, para completar a experiência?

Carla.Floores 11/05/2024minha estante
Acho que tu vai gostar, Vânia e imagino que sua resenha seria tão emocionante quanto o livro.

Esse você não leu né Sidney? Pelo menos resenha sua não achei. Hehehe
Mas eu claro que fui conferir o tão aclamado filme com o Bowie.
A atuação do Bowie é muito boa, eu diria perfeita, mas tem alguns detalhes como o cansaço pela gravidade, o sorriso inumano que ele não foi fiel ao livro. E já indo nesse tópico, a fidelidade ao livro, a gente sabe que nunca é. Não é atoa que chama adaptação. Acrescentaram umas coisas interessantes, um tipo de quarta dimensão, que deu um tchan sabe.
Mas outros acréscimos achei muito desnecessários. É um filme intenso em tudo. No p 0 rno, nas emoções dos personagens, nos cenários, carros etc. Sem dúvida é um baita filme! Ah, e a trilha sonora é boa demais! E tu, viu o filme?

Brujo 11/05/2024minha estante
Poxa, ainda não Carla, mas depois de ler a sua análise me deu vontade de assistir. Vou procurar ele aqui !

bardo 27/05/2024minha estante
E tem como não ficar destruído com esse livro? É um dos finais mais angustiantes que eu já li, simples, mas ... Se não leu ainda te recomendo ler do mesmo autor: O Imitador de Homens, mas se prepara...

Caroline 26/04/2024

Fazia muito tempo que eu não gostava de uma leitura! Achei o livro extremamente maçante. Fui até o final porque não gosto de abandonar minhas leituras, mas, por fim, não engrenou em nenhum momento. Uma pena!

Adelson 28/03/2024

Si-fi simples e gostoso
Aqui acompanhamos o Space Invader T.J Newton trazendo sua tecnologia espacial para Terra e tentando fazer mudanças, porém será que a raça humana vai permitir?

Lu.Arbigays 06/03/2024

Um ótimo reflexo sobre salvar um mundo
O homem que caiu na terra é um livro que fala sobre o ser humano, sobre alguém não humano se tornando um humano, e entendo a vida ao seu redor.
Um livro que fala sobre salvar a si, ao seu povo e ao mundo, e se isso realmente é possível, se isso é necessário, e como isso afeta a si e ao seu redor. Seria mesmo possível salvar o mundo? Seria mesmo possível salvar a si mesmo?

Um livro incrível e no qual tem um filme incrível com a atuação de David Bowie, recomendo fortemente

hmhenrique 03/03/2024

Interessante
Achei uma escrita leve e que prende no início, apesar de no meio ficar um pouco monótono. É um bom livro, mas que deixa um gostinho de quero mais no final.

Carou Donato 08/12/2023

É preciso ler nas entrelinhas.
Acho que podemos considerar um clássico Sci-fi?
Não sei pq esperei anos para ler essa obra, acho que os livros são assim, eles que escolhem a gente... Ou talvez seja meu preconceito com capa dura mesmo. Enfim, apaixonada por Tommy e seu jeito humano de ser e principalmente, a forma que aprendeu existir na terra. O final partiu meu coração. É um livro de muitas emoções, mas não é um livro feliz.

David 05/12/2023

O peso de dois mundo nas costas
Um alien, conhecido como Newton, de uma raça mais inteligente e mais intelectualmente desenvolvida vem para Terra com uma grande missão... Talvez grande mais.
Newton, vem para a Terra tentando se passar como humano e então o acompanhamos durante seu tempo na Terra tentando viver como um ser humano, o que o leva a sua verdadeira queda.
O autor consegue diversas analogias interessantes, como o fato de Newton vir de uma planeta com uma gravidade menor, então quando ele vem para cá ele precisa enfrentar o "peso" que é viver aqui, além da "pressão" que a missão que ele carrega.
Além disso ele está sempre tendo que viver como esse personagem humano que é diferente da sua verdadeira natureza e sempre com medo de ser descoberto, e podemos acompanha como isso, e como viver cercado de abundância que antes era inimaginável acaba afetando a sua sanidade.
O livro é muito bom e traz discussões bem interessantes sobre o ser humano, seus vícios e defeitos.

Trabach0 20/11/2023

Incrível
Publicada originalmente em 1963 "O Homem que caiu na Terra" é uma obra de ficção científica super indicada pra quem quer começar a se aventurar por esse universo, o livro é de fácil compreensão e na verdade a ficção científica é apenas um plano de fundo para algo mais complexo relacionado a sentimentos como solidão, exclusão..

Newton é um personagem que apesar de alienígena não poderia possuir mais qualidades e defeitos humanos, o personagem retrata com extrema fidelidade o que é se sentir excluído, e julgado por suas diferenças.

Apesar de escrito há décadas atrás o livro ainda é extremamente atual, e se encaixa perfeitamente na atual realidade vivida por nosso mundo.

Varias metáforas e questionamentos são levantados ao longo da narrativa e vão proporcionar a você leitor uma auto reflexão e uma longa e detalhada análise sobre o que nós humanos temos feito do mundo e das pessoas à nossa volta.

É impossível falar sobre essa obra e não sitar sua adaptação cinematográfica em 1976, onde David Bowie fez sua estreia, dando vida ao protagonista e marcando toda uma geração.

Portanto minha dica é que você não apenas mergulhe nessa leitura, mas que também se permita apreciar sua versão áudio visual e a incrível interpretação de nosso camaleão do Rock.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Livro ótimo. Não sensacional. Ótimo como o filme (porém no filme tem o Bowie, o que o torna sensacional).
rafamassagardi 02/02/2024minha estante
O Bowie??

Cleber 22/09/2023

Mais humano que os humanos
"O universo não foi feito à medida do ser humano, mas tampouco lhe é adverso: é-lhe indiferente." - Carl Sagan

Suruassossaurus 23/08/2023

Solidão, Dúvida e Falta de Esperança
Na primeira vez que vi este livro pensei que era uma biografia do David Bowie (na edição da Darkside ele está na capa), temática que não me atrai tanto, e por isso demoraram alguns anos para finalmente lê-lo. Se eu soubesse o quão bom este livro é...

Newton é um alienígena vindo de Anthea com um único objetivo: obter recursos e construir uma nave para resgatar as últimas centenas de sobreviventes de sua espécie, isso com um prazo de cinco anos que, tempo em que os poucos recursos que ainda tinham durariam. Seu planeta está morto e os poucos sobreviventes estão em abrigos quase sem comida e fontes de energia. Este esforço desesperado foi a última tentativa que fizeram para evitar sua extinção e que encurtou ainda mais a duração de seus poucos recursos.
A princípio os planos seguem bem: obtendo dinheiro vendendo jóias e patentes de todo tipo de coisa simplesmente revolucionárias, Newton consegue obter o necessário para construir a nave salvadora. Porém, com o tempo o alienígena passa a se sentir esgotado. Quanto mais o tempo passa mais ele se cansa de como tudo na Terra parece demais, tanto em aspectos relacionado à incidência de luz e gravidade quanto as emoções e relações humanas (motivo pelo qual ele realmente se aproxima apenas de poucas pessoas). Ter de se disfarçar é cansativo: usar lentes, unhas e orelhas postiças e peruca por tanto tempo faz com que ele precise, por diversas vezes, arrancar tudo e se olhar no espelho, tantos sacrifícios em prol do salvamento de sua espécie. Contudo é o auge da Guerra Fria e, vendo os humanos ameaçando destruir o paraíso que a Terra como consequência de uma possível ecatombe nuclear fica impossível deixar de pensar na possibilidade de que ele poderia estar trazendo seu povo (mulher e filhos inclusos) para um planeta que em pouco tempo iria repetir o mesmo erro que sua raça cometeu. Vale a pena tanto esforço? Não seria melhor aceitar o destino que eles próprios causaram?

Diferente das ficções científicas que envolvem guerras, tiroteios, monstros e robôs, esta obra é extremamente íntima e emotiva. Acompanhar Newton se mostrou um exercício de empatia e é impossível não sofrer com ele, nem temer por ele visto que suas atividades não passam desapercebidas. A solidão, os questionamentos, a desesperança, depressão, fuga da realidade, a agressâo constante da gravidade sobre seu corpo, o peso da respinsabilidade e das vidas que dependem dele, tudo o que ele passa e sente foi escrito de maneira a te fazer simpatizar e a sofrer com este antheano desesperado em uma missão quase impossível passando por males físicos e psicológicos.

Uma curiosidade é que as descrições do Newton se encaixam muito no David Bowie, sendo anterior ao início de sua vida como astro da música. Posteriormente foi feito um filme inspirado no livro onde o próprio Bowie fez o personagem principal. Um efeito inesperado foi me fazer gostar mais ainda dele, adicionando uma carga emocional maior a certas músicas, como Space Oddity e Ashes to Ashes.

Por fim, é uma pena que este livro tenha saído de linha. Eu mesmo o comprei por um preço elevado por ter me interessado um bom tempo após este fato ocorrer. Porém é inegável que vale a pena. Digo com toda a certeza de que foi o melhor livro que li em 2021.

EduardoCDias 31/07/2023

A destruição da raça
Tentando salvar sua raça que destruiu seu planeta, um alienígena se instala na terra, disfarçado de humano, para preparar um ambiente propício a sua raça e construir uma nave para buscar os membros restantes. Mas começa a levantar suspeitas por seu comportamento estranho e uma grande capacidade de ganhar dinheiro com invenções revolucionárias.

Davi Corrêa 25/07/2023

Esperava mais
Quando resolvi comprar ele foi porque ouvia o quanto era uma obra prima e tudo mais. A forma como a trama foi construída é boa, porém tem umas coisas que ficam meio no ar e o final do meu livro me pareceu ter sido feito de forma afobada.

Bárbara 10/07/2023

A queda de Ícaro
Que história! Não vejo muitos comentários sobre, mas eu acho incrível, me lembro de várias partes até hoje, mesmo após anos que li, é triste e instigante, só leiam.