A Pena e a Lei

A Pena e a Lei Ariano Suassuna




Resenhas - A Pena e a Lei


53 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Iarazinha 03/06/2023

Tive uma leitura maravilhosa. Eu me senti, literalmente, na 1° fileira do teatro, assistindo a peça e cantando junto com o cheiroso e cheirosa, sério. Amo livros neste estilo de teatro, pois, particularmente, não tenho tempo e nem dinheiro para ir ao teatro, logo, livros assim me fazem sentir sensações de experiências na qual não posso viver no momento. Se quiserem sair da realidade, leiam.
comentários(0)comente



Sofia136 28/05/2023

Ariano entregando como já é de costume, uma leitura leve e engraçada, que aquece o coração do leitor . Ótimo para quem está saindo de alguma ressaca literária!
comentários(0)comente



Barbs 27/05/2023

Encantador
- Ah, minha filha, sua morte foi a coisa mais triste deste mundo!
- E foi? De que foi que eu morri?
- Você morreu de besta!

Que livro maravilhoso!!! Peguei pra ler despretensiosamente e fui surpreendida. Aqui são 3 histórias que interligam entre si, todas cheias de carisma, bom humor e sagacidade. Muitas referências ao nordeste, é impossível não simpatizar com os personagens, e muitas lições também. No final, a redenção dos personagens reproduzindo a paixão de Cristo, é realmente tocante. É um livro que encanta e emociona.

"[...] mostraremos que a) os homens tem que viver com medo da polícia e do inferno; b) que se não houvesse a justiça os homens se despedaçariam entre si;"

"[...] vamos ver se consigo acentuar a extraordinária significação da virtude da esperança. Sempre me impressionou a tremenda importância que se dá ao desespero! Mas, se é assim, se o desespero é coisa tão grave, a esperança deve ser algo de virtude maravilhosa, pois é o contrário dele."
comentários(0)comente



Carol 14/04/2023

Livro muito bom, assim como todos do Ariano Suassuna, retrata a humanidade e o cristianismo de forma mais fiel possível, com enfoque no povo nordestino, e retrata bem o preconceito e as classes
comentários(0)comente



Tiago 12/04/2023

Três peças em uma
Mais uma excelente história de Ariano Suassuna. É contada por Cheiroso e Cheirosa como uma peça de um teatro de mamulengos, que são bonecos típicos do nordeste brasileiro. A peça tem a sua dose de crítica e ironia com a sociedade e seus personagens típicos: o polícia valentão, o dono de terras, o pobre, a ?quenga?, o poeta, o padre, etc?

São três peças em uma. Cada ato é uma história independente mas os personagens são os mesmos. O primeiro ato é ?A Inconveniência de ter coragem?, o segundo é ?O caso do novilho furtado? e o terceiro é ?o Auto da Virtude da Esperança?. Os dois primeiros são cónicos e o terceiro é mais profundo e filosófico (mas não deixa de ter a sua graça). O contraste é bem interessante.

Dois destaques: primeiro, o personagem Benedito com suas armações e peripécias e segundo, para os versos rimados que aparecem ao longo da peça. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Adri 08/04/2023

A pena e a Lei é um livro leve, descontraído e fluído. Uma leitura cômica e de personagens fáceis de identificar e memorizar.

Leia, vc não irá se arrepender.
comentários(0)comente



Monique355 08/04/2023

Obra maravilhosa de um dos maiores que temos. Foi muito gostosinho ler essa peça e me levou de volta pra primeira vez que assisti O auto da compadecida. Ariano genial como sempre consegue colocar humor e profundidade no que escreve. Valeu muito a leitura!
comentários(0)comente



dulce 02/04/2023

Tremendamente engraçado e recheado de críticas. Não imaginei que eu fosse gostar tanto.
(In)justiças, desigualdades, oligarquias, a inconveniência de ser corajoso, fé e perdão.
Adorei as analogias entre personagens.
Marieta como Maria Madalena, Pedro que negou Jesus três vezes...
A representação do pobre, do retirante, da prostituta, do padre, do patrão. A salvação, os erros, a justiça dos homens e a justiça de Deus.
Lembrei muito do Auto da Compadecida. Ariano é genial.
comentários(0)comente



Nathi 23/03/2023

(4,5/5)
Rindo muito do início ao fim. Me vinha na mente até os trejeitos do povo falar. Ariano era um gênio. Diversão de umas horas, o livro se foi bem rápido e eu fiquei querendo mais.
comentários(0)comente



Louise 18/03/2023

"Não sei, só sei que foi assim"
A Peça traz bons questionamentos. A análise final ajudou a clarificar algumas cenas que não compreendi bem, mas não estou afeita a ler esse tipo de texto e não me identifiquei com ele... Sorry Ariano ?
comentários(0)comente



Yasmin.Moraes 16/03/2023

Cotidiano
Esses livro é dividido em 3 partes (na peça seriam os 3 atos). Em cada um há uma situação distinta e o autor vai apresentar uma crítica diferente. No primeiro crítica a necessidade do homem de ser "valente", na segunda a corrupção do cotidiano e a terceira versa sobre a fé.
comentários(0)comente



Renally Couto 03/03/2023

A justiça é justa?
Nessa obra, Ariano nos deixa lições e questionamentos sobre como nossas ações e intenções têm preço, seja para o bem ou para o mal, e que sempre acabaremos recebendo o que nos cabe.
comentários(0)comente



Lucas 02/01/2023

Divertido. A primeira história lembra um ato d'O auto da compadecida. São três atos curtos, mas profundos nos significados que trazem.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



53 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR