A Pena e a Lei

Resenhas - A Pena e a Lei

1 | 2 | 3 | 4

Cecilia 10/04/2021

A Pena e a Lei
Um livro bem divertido, com destaque para:
- O próprio autor fazendo graça da semelhança com outro livro de sua autoria
- Benedito, um adversário a altura de João Grilo

Jerba 16/03/2021

A pena e a lei, Ariano Suassuna, Nova Fronteira ??????
Em A Pena e a Lei, Ariano Suassuna se mostra mais do que nunca um crítico severo das instituições que transformaram o ?Brasil oficial? no país das elites, em detrimento do povo pobre do ?Brasil real?. A peça, baseada na tradição popular nordestina dos cordéis e teatro de bonecos, vai do profano ao sagrado, do trágico ao cômico, misturando temas e linguagens na medida certa. Como boa farsa, expõe verdades dolorosas incitando o riso, ao passo que estimula a reflexão sobre a imperfeita justiça dos homens frente à infalível justiça divina.

tguedes2 25/01/2021

Viver vale a pena?
Essa é a grande questão a que Ariano se propõe a desvendar nessa peça. De longe, uma das melhores peças de Ariano que já li.

Crítica social contundente, filosofia e humor bem distribuídos em três atos, cada qual com início/meio/fim bem definidos. Ariano tem o dom de mesclar criticismo e humor. Essa peça é garantia de boas risadas.
No primeiro e no segundo ato são mostrados situações de injustiça entre as personagens, focando-se na apuração das desigualdades sociais e da avareza capitalista. O terceiro ato as personagens são postas em um cenário de julgamento, onde há um debate acerca dos acontecimentos dos atos anteriores. E aí, faz-se o grande questionamento: a vida, cheia de infortúnios, sofrimentos, miséria e desigualdades, vale a pena? Se pudéssemos escolher viver de novo, mesmo sabendo de todos os infortúnios, voltaríamos à vida?

P.S. Amo a marca regionalista das obras de Ariano e, também nessa peça, há expressões que apenas quem vive no NE conhece a perfeita entonação. Amo ver o vocabulário nordestinês explorados na obra desse grande mestre.

Ótima peça! Gostaria de ter a oportunidade de vê-la sendo encenada.

(...)

"Primeira pergunta do Acusador: vale a pena fazer parte da vida, sabendo que a morte é inevitável? [...] Segunda pergunta dp Acusador: vale a pena ser mergulhado nesse espetáculo turvo e selvagem, sabendo que o mal assim marca o sol do mundo? [...] Terceira pergunta do Acusador: vale a pena viver, sabendo que a vida é um dom obscuro, que nunca será inteiramente entendido e captado em seu sentido enigmático? [...] E diz a última pergunta do Acusador: estão vocês dispostos a aceitar o mundo, sabendo que o centro dele é essa Cruz, que a vida importa em contradição e sofrimentos, suportados na esperança?[...]"

Raquel 29/08/2020

Ariano como sempre surpreende...
Ganhei esse livro de um amigo mas não havia despertando ainda para ler, porém tive a oportunidade de ler em uma maratona e admito que me arrependi de não ter feito antes. Livro com muito humor e divertimento, ri bastante no último ato. Simplesmente ainda mais encantada com a escrita e humor de Suassuna.

Mel | @resenhasalacarte 13/07/2020

Resenha: A Pena e A Lei - Ariano Suassuna
No início somos apresentados a Cheiroso e Cheirosa – donos de um teatro de mamulengos – que utilizam seus bonecos para entreter o público e iniciar a contação de histórias de seu “incomparável drama tragicômico em três atos” ou ainda “a maravilhosa facécia de caráter bufonesco soberbamente denominada A Pena e A Lei“.

A partir daí, conhecemos os personagens Benedito, Pedro, Cabo Rosinha, Vicentão Borrote, Joaquim, Mateus, João Benício e Padre Antônio. Juntos, eles disputam um amor, um novilho, e até vão parar no céu enquanto julgam o todo-poderoso.

Por se tratar de uma peça teatral, no início dos atos Ariano Suassuna comenta o que espera da adaptação, de que forma os personagens devem se portar, etc. Isso acaba deixando a leitura ainda melhor, pois realmente conseguimos mergulhar no universo criado pelo autor. Por exemplo: ele comenta que alguns personagens podem ser caricatos: Vicentão pode falar fino, enquanto Cabo Rosinha tem a voz grossa e rouca… Entre outras dicas.

A Pena e A Lei ainda traz algumas canções populares e rimas que auxiliam na caracterização da peça, deixando-a ainda mais rica, além de gírias típicas do nordeste brasileiro.

O livro conta com algumas belas ilustrações de Manuel Dantas Suassuna, porém, não irei mostrar nenhuma aqui para deixar vocês com ainda mais vontade de ler. Além das ilustrações, o projeto gráfico e a capa, desenvolvidos por Ricardo Gouveia de Melo, também merecem destaque, pois remetem aos famosos cordéis nordestinos.

LEIA A RESENHA COMPLETA NO BLOG!

site: https://resenhasalacarte.com.br/resenha/a-pena-e-a-lei-ariano-suassuna/

Yara 22/06/2011

Não sei dizer se eu gostei desse livro, os dois primeiros atos foram muito divertidos de ler, mais já no meio do terceiro ato, a peça saiu do lado cômico para ficar um pouco mais seria.
Mesmo não sabendo se gostei ou não, eu posso garantir que me diverti bastante, a esperteza do Benedito é um dos pontos fortes do primeiro e do segundo ato. Cheiroso e Cheirosa também fazem toda a diferença na introdução de cada ato, eu ria tanto com eles que minha mãe achou que eu tava passando mal.
Os livros de Ariano Suassuna estão me surpreendendo, assim como o “Auto da Compadecida”, a leitura foi gostosa, e eu mal percebi que cheguei ao fim do livro.
Agora deixando um pouquinho a estória de lado, eu me apaixonei pela capa, é tão linda, fiquei admirando ela por muito tempo. Se eu não me engano a capa é de Romero de Andrade Lima, e as obras dele são muito legais, fiz até uns marcadores com uns trabalhos dele.

1 | 2 | 3 | 4