O livro secreto do banheiro feminino

O livro secreto do banheiro feminino Jo Barret

Resenhas - O livro secreto do banheiro feminino

Ms. Sunshine 03/01/2024

Sinceramente eu não sei qual título aqui colocar
Bem, faz cinco minutos que eu terminei de ler o livro e uma coisa eu tenho que comentar: HOMENS E MULHERES LEIAM essa preciosidade escondida, principalmente vocês homens, já que vocês falam tanto que querem compreender um pouco do que se passa no mundo das mulheres. Quando minha prima me falou desse livro inicialmente eu pensei que seria um manual de como identificar e aprimorar certas coisas que aconteciam no banheiro, porém quando eu passei a pesquisar sobre ele, (sim, eu julguei o livro pela capa) comecei a ficar mais intrigada e comprei, demorei um tempo para ler e quando comecei postei uma foto da seguinte frase no Instagram: "O banheiro feminino é um santuário onde segredos profundos e obscuros são revelados...", ao ver essa frase um aluno meu respondeu: "bosta?" sorrir um pouco e respondi: "nem sempre".
Depois isso e nos caminhos de volta para casa ou no intervalo do trabalho mergulhei de cabeça na leitura e cada história contada eu ia me identificando com a protagonista ou com as experiências dela. Com o avançar da leitura e ficando cada vez viciada notei que o banheiro não é só um banheiro, mais sim um santuário que ao longo de nossas histórias passamos todas as nossas experiências e expectativas dentro dele, e que esse cômodo faz com que mulheres sejam moldadas. Eu ainda estou extasiada com o livro e com certeza entrou na minha lista de livros que eu tenho que ler antes dos meus 40 anos. E nunca se esqueça que cada vez que por venturar usar o banheiro lembre-se que uma lição pode ser passada ou aprendida.

Anne.Chc 13/02/2022

Entretenimento Raso, Porém, Divertido
O senso de humor autodepreciativo da protagonista, além de um sarcasmo sem fim com o modo de viver da típica mulher norte-americana são algumas das coisas que eu mais gostei.
Porém, acredito que poderia ter sido ainda melhor se o objetivo central fosse a publicação do livro da protagonista e não a busca inacabável pelo tão sonhado, famigerado, idealizado, o homem perfeito chamado de " O Cara".
O fato do livro ter acabado de um jeito preguiçoso, em aberto, sem objetivos concretos atingidos foi decepcionante. Pode ser uma particulariedade minha, mas desconsidadero a obtenção de um(a) parceiro(a) romantica como uma meta principal a ser atingida.
Enfim, é um livro divertido, entretanto, sem profundidade alguma.

Elisangela 21/10/2020

Divertido
Li esse livro sem expectativas, comprei em uma feira de livros, paguei super barato e não esperava muito dele, e isso foi bom porque ele conseguiu me surpreender. O livro não é maravilhoso, mas é uma leitura divertida, é possível dar umas boas risadas, a protagonista é engraçada e tem uma forma bem humorada de lidar com as situações em que se mete, o livro não se apega a lamentações é dar a volta por cima e rir de si mesma. Gostei, uma boa distração, aquele livro bom pra ler durante uma ressaca literária. ;)

Joana 30/05/2020

Gente , não sei nem o que dizer.
Fico triste de ler um livro machista escrito por uma mulher. Ela descreve o comportamento feminino de forma completamente machista e estereotipada. E fica muito brava quando as pessoas a tratam exatamente dessa forma! Muito sem coerência.
Não sinto que aprendi nada e nem que vou levar nada dessa leitura. Só terminei mesmo porque sou muito insistente.
Não recomendo.

Ana Mc Bairros 24/01/2017

Eu li - O livro secreto do banheiro feminino

Claire é uma brilhante advogada, com mais de trinta anos e está recém-separada. Traída pelo marido, a única coisa que deseja é ficar longe dos homens e do amor.
Desnorteada, resolve abandonar seu bom emprego em Nova York e voltar para o Texas, sem ter a mínima ideia do que fazer de sua vida.

De repente resolve escrever um livro sobre o banheiro feminino, pois foi o lugar onde sempre ouviu os melhores conselhos. Enquanto descreve tudo que acontece no WC (manias, tipos mais comuns) Claire precisa descobrir como controlar sua nova paixão por Jake Armstrong.

Quando tudo parece que vai dar certo e Claire é até apresentada aos pais de Jake, algo acontece e ela pode colocar tudo a perder. A aspirante a escritora ouve uma conversa no banheiro e acaba esquecendo uma das regras do banheiro e desabafa ao seu melhor amigo gay.

A mãe da protagonista é uma figura, mas não fica atrás de Aaron e das outras amigas loucas.

“Saímos do banheiro da Saks. Uma loira peituda passou pela minha mãe usando uma blusa fininha, que deixava o bico dos seios à mostra. Era o tipo de mulher que se veste para ir ao shopping como se estivesse se arrumando para ir a uma boate em Miami. Pois bem: ela estava com a tal blusa do mamilo, uma saia minúscula e uns saltos imensos. Aí minha mãe se virou para mim e disse: ‘ Nossa, Claire. Que visual perpeito ‘.
’ Rá! Boa, mãe!’
“Minha mãe tampou a própria boca. Estava rindo por ter feito uma piada tão ousada assim. Aí ela se aproximou de mim de cochichou: ‘Querida, tomara que você nunca se vista desse jeito. Afinal de contas, por que um homem vai querer comprar uma fazenda se ele consegue leite de graça?’[...]”.

Um livro divertido e cativante. Jo Barret consegue prender a atenção do início ao fim. A leitura é simples e despretensiosa. Super-recomendo!

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2014/04/o-livro-secreto-do-banheiro-feminino.html

Gi 16/10/2013

O livro secreto do banheiro feminino
Vocês, homens, já pararam pra pensar porque nós, mulheres, vamos SEMPRE ao banheiro juntas? Para falar! Sim, além das outras necessidades é lá que decidimos se o cara que nos acompanha vale à pena ou não. Se vai ser só mais uma noite ou um caminho pro altar. Para falarmos mal da loira oxigenada cheia de silicone que está dando em cima do nosso namorado (ex/atual ou futuro, tanto faz) e para arrumarmos desculpas para um fora!
Se não tinham pensado ainda, leiam esse romance de Jo Barrett! São 306 páginas de puro humor, risadas e “é assim mesmo”. Publicado pela editora Essência, em 2008, esse romance é a escolha certa tanto para mulheres como para os homens que querem descobrir um pouco sobre nós!
Com uma capa bem humorada e inteligente, o livro conta a história de Clarie St. John, uma ex-advogada, divorciada, e com trinta e um anos que volta para sua cidade natal, Texas, para ficar com a mãe e seus amigos. E então, numa “Aventura de Mergulho em Cancun para Solteiros Recém-Separados” surge uma ideia: escrever um livro sobre o banheiro feminino. Onde, as mulheres podem confirmar, são ditos os melhores conselhos e contadas as mais bizarras histórias.
Enquanto desvenda tudo o que acontece por trás das portas dos toilet, Clarie enfrenta poucas e boas com seus amigos, sua mãe e algo desesperador – uma nova paixão, Jake, um empresário bonitão.
Entre altos e baixos, confusões de amigas e dela mesma, com o ex-marido, descobertas, conselhos, dicas, vinganças e choros acompanhados de potes de sorvete; Clarie é levada para conhecer os pais de Jake, mas com certos probleminhas e algumas taças de Martini ela acaba desabafando com o melhor amigo (gay, é claro) e põe tudo a perder. Ou não?
Jo Barret traz com humor inteligente o sexo, a traição, a risada, o pileque e o segredo mais profundo de nós mulheres: O banheiro feminino é muito além de um simples banheiro,“ele é um local onde podemos nos expressar. É de uma honestidade pura e incrivelmente bela. Somos mulheres! Irmãs! Grrr! E o Banheiro Feminino é nosso, só nosso. É um microcosmo. Um planeta em si. Um lugar onde temos uma visão efêmera de nossa própria humanidade!”

site: http://www.primeiro-livro.com/2013/10/o-livro-secreto-do-banheiro-feminino.html

Julia G 16/01/2013

O livro secreto do banheiro feminino - Jo Barrett
Resenha publicada originalmente no blog http://conjuntodaobra.blogspot.com

“Erik Estrada volta à minha janela e bate com a caneta no bloquinho de multas. Como já estou na ilha da fantasia, tenho uma rápida fantasia na qual ele me pede para sair do carro e me revista.
Neste momento, lembro que preciso jogar charme para ele.
‘Sabe, seu guarda, o azul de seu uniforme realça a cor dos seus olhos.’
‘Meus olhos são castanhos.’
‘Ah, é.’”

Claire St. John tem 34 anos, é divorciada e está naquela fase desesperada de quem acha que nunca mais encontrará O cara. Há pouco tempo descobriu que seu marido tinha uma amante, e isso a fez largar sua vida em Nova York, sua carreira promissora como advogada, voltar para Austin, sua cidade Natal, e tentar a vida como escritora.

Charles, o ex, ainda conseguia fazê-la atacar um pote de sorvete (com a colher grande), mas Jake, o cara com quem vinha saindo há algum tempo estava tomando espaço em seu coração. Apesar de receosa, ela estava tentando fazer dar certo e, dessa vez, pretendia levar à risca os melhores conselhos que já tinha ouvido na vida: aqueles que ouvira dentro do banheiro feminino, que a inspiraram também no tema de seu primeiro livro.

Na feira do livro de Florianópolis, quando passava pelos stands com opções super baratas, O livro secreto do banheiro feminino, de Jo Barrett, me ganhou à primeira vista. A capa simples, com uma combinação fofa de cores, e que diz muito sobre o livro, me chamou a atenção. Mas o título, com certeza, foi fundamental para minha compra. Afinal... qual mulher nunca? Rsrs

Claire é uma personagem que passa uma fase complicada, com altos e baixos, mas que nunca deixa de lado o bom humor e a esperança de fazer as coisas melhores. A narração da obra é feita a partir de seu ponto de vista, e os pensamentos voláteis, confusos e contraditórios mostram uma mente inquieta e desesperada, no mais típico exagero do chick-lit sem, contudo, entrar no clichê. Algo que torna as passagens mais interessantes é a inserção de capítulos do livro que Claire escreve durante a história; mas isso, em alguns momentos, pode tornar a leitura cansativa.

Além de Claire, algumas outras personagens entram também no perfil “mais de trinta anos e solteira”, como suas amigas Laura, Lessie e Heather, com histórias paralelas que complementam a trama, mas que, dentre tantas outras figuras e enredos, fica difícil lembrar exatamente quem é quem. Terminei o livro com a sensação de não saber quais pessoas passaram por quais situações. O único que realmente sobressai, além da protagonista, é Aaron, o amigo gay, que sempre tem um “dedinho” nas cenas mais engraçadas.

A formatação do livro é uma graça. Além da capa, a diagramação tem letras em bons tamanhos nas páginas amarelas, com o símbolo do banheiro feminino no início de cada capítulo. A única coisa que estranhei foi a marcação dos diálogos com aspas, e não com travessões, provavelmente copiadas da edição original.

O livro tem uma história boa e divertida que entretém, mas não é uma leitura que vai marcar. O romance é delicado e sem exageros, sem grandes momentos, mas que faz com aqueles que se sentem sozinhos possam perceber que sempre haverá caras legais ou não, mas que o importante é viver para si mesmo e, quem sabe, encontrar alguém especial.

Carol 16/04/2012

Um bom livro para se ler quando você só espera leveza e um pouco de diversão.

O livro secreto do banheiro feminino é uma ótima leitura que não acrescenta em nada em seus conhecimentos (a não ser como são os banheiros ao redor do mundo), mas te traz a paz de uma leitura leve e despretensiosa.

Adorei a sacada da autora de escrever sobre o universo do banheiro feminino e fazer de sua personagem principal a escritora deste livro, a ideia de “um livro dentro de outro livro” foi ótima.

Claire larga a advocacia para se dedicar a escrever sobre o cotidiano de um banheiro feminino, tudo que falamos e fazemos dentro desse santuário que lhe traz desde risadas, confidências, moda, sexo, homens, comportamentos e muita disputa e exibição.
Nesse interim, a mesma recém-separada (do qual só sobrou um belo quadro) se apaixona por Jake, e para não se precipitar dizendo que ele “É o Cara” a mesma se envolve aos poucos, mas não gosta desse rótulo, afinal todas as suas amigas estão passando um mau bocado com os homens em que achavam que eram “Os Caras”.

*Rô Bernas 15/10/2011

Um livro gostosinho de ler e só.
A parte das dicas do banheiro eu achei chatinha que só e se não tivesse não faria falta pra mim, mas a parte do romance onde a trama acontece é bem divertida!
Achei que poderia explorar mais o amigo gay Aarom...ficou meio apagadinho.
Nada demais...pura diversão!

Jader Dalmas 23/02/2011

Dicas para os homens
Achei as dicas um pouco vagas, sendo que as personagens do livro se comportam diferente em mesmas condições, não existindo dicas específica para as mulheres, mas sim detalhes específicos para cada uma, um pouco diferente dos homens.
O livro é muito bem escrito, mas voltado a contar a história da autora e de como ela desejava em escrever um livro, então para homens que desejam objetividade o livro não é este. Para quem gosta de embromação e no final tirar a conclusão por si só este é o livro certo, mas não esqueçam que comentar e refletir sobre a leitura é um ato necessário para o entendimento.
Gostei muito dos capítulos internos do livro (quem ler vai entender), além de muito engraçados eles são mais objetivos mesmo sendo abrangentes, e do final que mostra um pouco da ironia do banheiro de outros países.

Naty 15/10/2010

www.meninadabahia.com.br

" Vocês não devem jamais subestimar o poder da Conversa do Banheiro. Lembram do filme Wall Street, daquela cena em que Michael Douglas pergunta para Charlie Sheen qual é a commodity mais valiosa do mundo? A resposta era ‘ Informação’.

O Banheiro Feminino é como o chão da Bolsa de Valores, onde a commodity mais valiosa do mundo – informação – é comercializada entre todas. Uma mulher que não acompanha as amigas ao banheiro corre o risco de sofrer um relacionamento de informações. Em casos mais graves, ela pode ter de declarar falência."
p. 1148-149

Claire acabou de sair de um casamento com apenas um quadro e uma alemã, uma super-potente BMW. Está na fase da autodepreciação, no estilo tenho-34-anos- sem-filhos-e-agora-sem-marido’, quando tem a brilhante idéia de escrever um livro sobre banheiros femininos.

Claire é advogada e se é capaz de escrever textos jurídicos cavernosos, com certeza, conseguirá escrever algumas gracinhas sobre o santuário das conversas femininas. Nesse mesmo tempo, em uma vernissage, conhece Jake, que à primeira impressão parece ser O Cara, mas Claire está vacinada e O cara não existe, ... e por isso mesmo, um pouco de diversão não custa nada.

Paralelo a isso descobrimos que TODA mulher tem sempre: um amigo gay e uma amiga mais magra do que você, que vive perguntando: tô gorda? E você pensa: ela quer me humilhar, né?

Todo restaurante em que ia, Claire, dava uma parada básica de cinco minutos no banheiro. Precisava colher informações para seu livro. Em cada parada, conhecia um pouco dos dramas e aflições femininas. E o que toda mulher quer: encontrar seu O Cara e viver feliz para sempre.

Claire já tinha desistido do ‘felizes para sempre’, mas Jake estava sendo uma ótima surpresa. Com certeza, ele já foi uma alma feminina em vidas anteriores.

"-E você sabe que quinta é dia 12. Você já tem planos?
É dia dos Namorados! Euzinha? Nananinanão! Nenhum plano. Estou totalmente disponível – ela pensou.
- Bom, Matt Damon me ligou. Mas eu disse que já estava reservada para você.
- Claire, Matt Damon não tem o que eu tenho.
- Ah é? O que é que você tem?
- Eu tenho um interesse considerável por você. Então nos vemos na quinta, querida.
M eu coração bateu tão rápido que dá até para ouvir. Um milhão de gnus cavalgando pelo solo da África. E aí me dou conta. Meu problema é sério.
Estou me apaixonando para valer."
p. 87

O livro secreto do banheiro feminino, de Jo Barrett (Essência, 320 páginas, R$ 39,90) é uma agradável surpresa. Através de Claire, a autora desvenda os segredos do banheiro feminino, coisa que todo homem é louco para descobrir: Porque elas demoram tanto lá? Porque nunca vão só? Que será que esse bando de mulher tem para conversar?

----
Capítulo Quatro
O banheiro do escritório
Fugir é possível, esconder-se, não.
por Claire St John

O banheiro do escritório existe cinco dias por semana, 365 dias por ano, à exceção de quando estamos doentes ou de férias. Não há escapatória. Vocês devem se perguntar o que as mulheres do escritório fazem no banheiro. Muito bem, senhores. Hoje é seu dia de sorte, seus delinqüentes.

1. Enrolação. Meu saco está tãooooo cheio hoje. E são só onze horas. Quer ler a nova Vanity Fair, mas e se o nome gerente me vir? A-rá! Banheiro, aqui vou eu! Hummm. Quanto tempo será que dá para ficar aqui até Le me considerar desaparecida?
p. 102
----

Sabe quando você se identifica com um livro? Com certeza se identificará com esse. Jo Barret, consegue traduzir todos nossos pensamentos nesse chick-lit maravilhoso! Além disso, na estória tem drama, ação... E o melhor de tudo: tem um super romance.

Recomendo.

P.S: Jake é um sósia do Roarke, sem os bilhões.

Nil 04/06/2010

Recomendo
Ri muito com esse livro! É uma leitura, leve, agradável e sobretudo divertida.

Cibele 16/05/2010

Imagine se um dia um guia com todas as informações do que as mulheres fazem no banheiro fosse publicado? Pois é. Jo Barrett escreveu um guia pra desvendar esse mistérios para os homens e fazer com que as mulheres se identifiquem com quase todas as situações descritas. Claire é uma advogada de Nova York que se divorciou ao descobrir as traições do marido. Depois disso ela se mudou para a sua cidade natal, o Texas. Largou sua carreira de advogada bem sucedida e decidiu escrever um livro. No início ela não sabia muito bem sobre o que escrever, até que teve a ideia genial de escrever sobre um assunto que ela domina: conversa de banheiro feminino. E não só isso, ela decide fazer...

Continue lendo em: http://euleioeuconto.blogspot.com/2010/05/o-livro-secreto-do-banheiro-feminino.html

Ana Cristina 14/12/2009

A ideia do livro é bem interessante, realmente fala coisas referentes ao banheiro feminino que são a mais pura realidade. A estória que costura o livro é bem água com açúcar...É bom para distrair.

Lilly 21/10/2009

Gostei do livro. Achei bem divertido até a metade. Depois fica meio arrastado. Uma leitura bem leve para quando não se tem nada para fazer.