Uma Mulher Vestida de Sol

Uma Mulher Vestida de Sol Ariano Suassuna

Resenhas - Uma Mulher Vestida de Sol

cfsardinha 26/07/2011

Mais um texto voltado para o teatro. Uma Mulher Vestida de Sol foi a primeira grande tragédia produzida no Nordeste. Foi o que deu início à carreira de autor teatral de Ariano Suassuna.
Nessa história, o autor tentou recriar um romanceiro popular nordestino. Baseado num romance popular do sertão, Ariano o remodelou de forma a parecer mais dramático e, ao mesmo tempo, poético
A personagem principal era filha de um romanceiro nordestino e neta de um ibérico. A história possui uma atmosfera de amor e violência comparável à das histórias elisabetanas, que une elementos como sangue, honra, família e incesto, em suas precisas medidas dramáticas. Misturado a isso, sempre um toque cômico, vindo dos personagens Orlando de Almeida Sapo e do Delegado de Policia, que são figuras um tanto ridículas e se contrastam em relação a estrutura dos demais personagens. É, sem sombra de dúvida, uma das obras mais trabalhadas pelo autor, que se dedicou em profundos estudos da cultura nordestina e espanhola.

Léo 25/09/2019

Uma tragédia fascinante, cujo enredo tem como base um confronto familiar por terras. Dentro desta perspectiva, Ariano trata sobre o valor da família em relação à posse de terras, sobre uma relação amorosa proibida, sobre a influência coronelista, a pobreza, etc

Nivia.Oliveira 12/05/2019

Uma mulher vestida de sol” é uma tragédia para teatro de Ariano Suassuna (autor de Auto da compadecida) que contempla a época dos “cabras machos” do nordeste brasileiro. O autor inicia e termina o livro com um trecho do Apocalipse de São João. Com certeza não foi em vão. Precisei das minhas aulas de teologia para fazer a correlação. Rosa (personagem) será a Jerusalém de hoje? Autor brilhante!

monique.gerke 06/09/2018

"(...)
- Ó de Casa!
- Ó de fora!
- Minervinha, o que me guardou?
- Eu não lhe guardei mais nada:
nosso amor já se acabou.
Na primeira apunhalada
Minervinha estremeceu
na segunda, o sangue veio,
na terceira, ela morreu.

Eita, que sol!"

... ôÔÔÔôô teatrin trágico!
Ultimante tem sido bem triste o que tenho lido da literatura brasileira! ai meu coração.

Ssauros 26/11/2022

A tragédia perfeita
Esse livro é tipo Romeu e Julieta versão nordestina. Sou fã do Ariano Suassuna e de Shakespeare então eu gosto de uma tragédia bem escrita. A história gira em torno de uma disputa de terras de duas famílias. Os filhos dos fazendeiros rivais acabam se apaixonando e
Esse livro é tipo um Romeu e Julieta nordestino. Temos duas famílias que são rivais por causa de uma disputa de terras. Essas terras são separadas por uma cerca protegida por homens armados dos dois lados e eles tem o seguinte combinado: se um integrante da família rival passar a cerca os vigias tem o direito de matar essa pessoa. Os filhos dos fazendeiros Rosa e Francisco se apaixonam porém eles sabiam que a única forma de ficarem juntos era fugindo. Rosa não queria fugir sem casar então eles improvisam um casamento ao pé da cerca e Rosa passa para o outro lado como esposa de Francisco. O pai de Rosa bravo por ter sido tapeado arquiteta um plano para tirar Rosa da casa de Francisco e mata-lo. Ele consegue executar seu plano porém de uma forma suja e mentirosa. Rosa, sem conseguir suportar a ideia de que seu marido foi morto por seu pai e que podia carregar um filho do falecido comete suicídio algum tempo depois. Essa é uma tragédia muito bem escrita que além de ser envolvente causa identificação ao leitor por trazer personagens comuns na cultura nordestina. O bom de ler livros nacionais é que você se sente mais pertencente a literatura.

Felicity 17/04/2017

Simplesmente gostoso de ler
Sobre o autor dispensa apresentações , sua escrita nos abre um novo universo teatral , li com uma rapidez enorme , queria q durasse mais . História de amo de Rosa, vale a pena ler todos os atos ??

Ailton 13/01/2023

Uma mulher vestida de sol
A primeira peça de Ariano, produzida no nordeste. Como de costume conseguimos enxergar e estar presente no nordeste através de Suassuna, com a descrição da terra e dos costumes, é possível ler cada palavra e estar presente nelas com o sotaque do nordeste. No mais é sempre redundância falar de Ariano Suassuna.

Isotilia 14/08/2016

Excelente peça dramática!
É uma peça dramática. Primeira obra de Ariano Suassuna. Ela já antecipa muito do estilo consagrado do autor. Saiba mais no blog.

site: http://500livros.blogspot.com/2016/08/uma-mulher-vestida-de-sol-ariano.html

Renata Rocha 30/07/2023

Muito bom !! Eu tenho uma grande admiração pelo Ariano Suassuna, sou fã do filme Auto da Compadecida e este foi o primeiro livro que li do autor, foi interessante ter um livro em formato de peça de teatro, se já tive esta experiência não me recordava, o autor tem a sua marca, é possível perceber semelhanças em suas obras, é impressionante como ele retrata a cultura nordestina e eu adoro a sensação de assistir ou ler uma obra que se passa em uma cultura diferente da minha, a trama é construída de forma muito boa e vai se desenrolando com uma fluidez, por fim, o final condiz com a magnitude da obra