Uma Porta para um Quarto Escuro

Uma Porta para um Quarto Escuro Antonio Cestaro

Resenhas - Uma Porta para um Quarto Escuro

Aline221 22/12/2023

Eu ame. Pq não é um livro para ler de uma vez só, ele é para ir devagar, ir e voltar, refletir e reler.
Legal que não cansa e lembra muita coisa da infância e juventude.
Vou ler dnv mas com calma para pode refletir.

Anaxull 16/05/2023

Então...
Uma porta para um quarto escuro é um livro que chama muita atenção pela estética, porém achei o conteúdo meio...
Acredito que pra outras pessoas esse livro tenha um efeito diferente, mas para mim foram contos que não tinham nada demais, apenas uns 5 realmente me impactaram.

Jheny17 12/01/2023

Uma porta para um quarto escuro
Pelo nome e pela capa aparenta muito ser um livro de terror, mas na verdade é um livro de crônicas, as crônicas são razoáveis nada demais

Cynthia Lia 13/07/2021

Aquele livro que vc se interessa pela capa...
O projeto gráfico realmente chama muita atenção: cores, material, relevo.
No entanto, o título e os textos não se conversam. De modo geral, deixa à desejar.

Raquel.Cesare 26/07/2020

O livro chama mais atenção pela capa do que pelo conteúdo. O próprio autor diz que os textos apresentados, não foram escritos pensando na composição de um livro, acho que senti falta de conexão entre os textos, não parece ter ligação entre eles, parecem textos aleatórios compilados em um livro com um belo projeto gráfico.

Karol 11/03/2020

Legal...
... mas nada surpreendente. Leitura bem rápida. A edição é linda.

Manu.Mota 02/05/2017

Grata surpresa
Não gosto muito de crônicas, mas ganhei esse livro e decidi investir. E olha... valeu a pena! Livro simples, singelo, esteticamente bonito.
Não foi meu livro preferido, mas com certeza foi um tempo muito bem empregado.

vortexcultural 07/08/2016

Por Thiago Augusto
O selo Tordesilhas, da Editora Alaúde, tem sido interessante novidade no mercado editorial brasileiro. Tem resgatado grandes obras em belas edições, lançado nova traduções de clássicos e dado espaço para a literatura brasileira, tanto em relançamentos quanto novos escritores.

Empresário e músico, Antonio Cestaro aproveita a potência de sua editora para lançar no mercado uma primeira obra de ficção: Uma Porta Para Um Quarto Escuro.

Desde seu trabalho gráfico a composição do livro é diferenciada. A capa sem título tem apenas a imagem de uma porta envelhecida, tão detalhada que possui alto-relevo na superfície. Além de um marcador de páginas em cetim, a edição é composta em páginas pretas, com ilustrações de Amanda Rodrigues Cestaro, produzindo no leitor um sentimento maior do que a simples leitura de memórias.

[Resenha completa no Vortex Cultural - Link abaixo]

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-uma-porta-para-um-quarto-escuro-antonio-cestaro/

Gabriela 14/07/2013

Fazer a avaliação deste livro é até injusto, pois o fato de eu não gostar não quer dizer que o livro não é bom. Só diria que é uma leitura diferente e que exija talvez um publico diferenciado para uma leitura mais agradável.

Eve Fowl 15/02/2013

Simples, mas tocante.

Posso descrever este livro como um doce agrado tanto aos olhos como as sensações que são despertadas apenas quando nos lembramos do passado.

A primeira coisa que me impressionou foi o visual dado a edição, o auto-relevo da capa, as folhas internas negras, o detalhe da fitinha e as ilustrações demonstraram o cuidado que a editora teve com o trabalho deste autor, a transformação em imagem das emoções que as pequenas crônicas transmitem.

Com textos curtos, misturando sutilmente o seu eu literário com o eu real, ou apresentando personagens tão humanos e assim, conhecidos, o autor despertou minhas próprias lembranças, transportando-me para o livro.

Suas histórias vão desde a infância do autor até sua vida adulta, hora mostrando-se como um adulto que se lembra da criança que foi, hora sendo o menino que busca ser adulto. São mais do que fatos contados ao acaso, são sensações organizadas conforme o gosto manipulativo do autor, que nem sempre se deixa ver naquilo que está escrito, e sim se revela naquilo que apenas se subentende.

Um jogo de palavras que tem por objetivo tentar definir a passagem do tempo e no que isso nos afeta. Talvez seja um estudo sobre a questão do tempo que nos persegue desde o nascimento e nos alcance na maturidade, seja aquela de idade ou a mental, essa questão nunca deixa de nos atormentar, como nas crônicas que Cestaro selecionou para seu livro. Crônicas essas que são a chave para as portas e porões de nossos quartos escuros.

“Uma porta para um quarto escuro” é um livro que desperta a sensibilidade, um conjunto de memórias reunidos em palavras com belas ilustrações. Definitivamente um livro que vale a pena não apenas ser lido, mas também guardado e amado, como algo precioso, um compartilhamento entre alma do escrito e do leitor.

CooltureNews 03/02/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br

thaugusto 26/11/2012

Uma Porta para um Quarto Escuro, Antonio Cestaro
[Compartilho com os amigos uma resenha que escrevi sobre o livro, postada originalmente no blog Vortex Cultural, neste endereço http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-uma-porta-para-um-quarto-escuro-antonio-cestaro/]

Composto por trinta pequenos contos, o livro é construído pela memória sentimental. Em uma primeira observação, o título e a composição gráfica do livro podem remeter aos lugares escuros da memória. Mas a porta que se abre é a saudade de tempos imemoriais. Escuro pela falta de linearidade da memória, dos elementos sensitivos que mesmo quando lembrados guardam somente uma parcela da verdade.

Transitando entre a crônica e certo lirismo poético, o livro inicia-se com pequenas pontuações sobre a vida cotidiana. Os sentimentos internos que cada um de nós projetamos, mas que guardamos para si. São rememoramentos da infância, de outras percepções sobre as quais somente um homem maduro é capaz de ponderar. Enquanto reflete, Cestaro conta causos mediados pelo humor, mantendo uma linguagem coloquial como quem conversa com um amigo próximo. Cada narrativa é acompanhada por uma ilustração de Amanda Cestaro que, nos traços infantis, parece explicitar a máxima da memória afetiva, sempre lembrada mais pelo seu lado iluminado.

Diferentemente do que se pode inferir, a brevidade dos contos não significa uma leitura rápida – um erro em que muitos leitores incorrem pelo tamanho do texto. Os contos e suas ilustrações devem ser saboreados no tempo necessário, como exige uma literatura com mais páginas, compreendendo cada memória e misturando-as com as dos leitores.

Poesia na Alma 14/10/2012

[RESENHA] Uma porta para um quarto escuro
Um livro singular. Acredito que seja esta a forma mais sublime de definir Uma porta para um quarto escuro de Antonio Cestaro – Ed. Tordesilhas, 2012. Uma obra-prima esperando ser aberta. Trinta crônicas distribuídas em páginas escuras mescladas a ilustrações dóceis e com um ponto final rico em significados.

Sinopse:
Reflexões sobre o cotidiano e a condição humana são expostas em 30 textos breves de linguagem próxima a uma conversa descontraída. Sutilmente, a voz narrativa introduz elementos da vida do autor, proporcionando o enredamento entre persona literária e a figura do escritor.
Em texto de introdução, Márcia Lígia Guidin (doutora em letras pela Universidade de São Paulo), destaca a literatura como um dos assuntos centrais. Na crônica-título, o fazer artístico é colocado em pauta e o leitor é levado a entender a tradição literária como uma chave para quarto escuro da alma.

O retrato de cenas simples de nossa vida, mas que me nossa matéria ficam imortalizadas. Como esquecer os melhores momentos de nossa história? E Cestaro vem conversar conosco sobre a poética desses tempos cristalizados em nossas almas. Ele se apodera dos nossos segredos, invadindo nossos retratos de outrora. Aqueles retratos que traz o que de melhor tem no homem.
Apesar de ser trinta curtíssimas crônicas a leitura não é rápida ou fácil, está mais para um vinho de 500 anos. Exatamente. Quem em sã consciência irá devora loucamente, com uma paixão sórdida, um vinho de 500 anos? Uma porta para um quarto escuro é o livro do treino da paciência. Da leitura e releitura. Do ensino a mastigação.
Foi com muita alegria que recebi este livro que ficará na minha estante enquanto houver eternidade. Mais que recomendado, é um belo presente de Natal e ano novo. Eis uma porta que precisamos abrir...

Por Lilian Farias
@liligarota

Vanessa Meiser 02/10/2012

Não é de hoje que eu assumo gostar muito de livros de Crônicas, sempre achei que são uma ótima alternativa de leitura rápida e descompromissada, cujo objetivo é aliviar um pouco a mente da correria do dia a dia.
Ou seja, é um livro, é uma leitura, mas é leve e fácil de ler. Eis o motivo de eu simpatizar com livros como Uma Porta Para Um Quarto Escuro.
Este é o primeiro livro publicado de Antonio Cestaro, ele que é músico e empresário do setor editorial.
São ao todo 30 crônicas reunidas em um livro cuja diagramação é um show à parte. Muito caprichado e repleto de lindíssimas ilustrações feitas por Amanda Rodrigues Cestaro - vejam montagem lá em baixo.
Como eu disse, é um livro de leitura rápida, em menos de 1 hora já havia devorado todo ele. Os textos levam o leitor à aguçar a imaginação e visualizar na mente as situações, lugares e fatos descritos pelo autor. Algumas crônicas possuem poucas linhas, outras já são mais elaboradas e revelam fatos do cotidiano do autor ocorridos há muitos anos atrás,e que muitas vezes possuem ligação com fatos históricos.
A forma como a escrita foi direcionada contribui muito para uma melhor apreciação do conteúdo. Ao todo são 85 páginas da mais pura diversão.
ara vocês terem uma boa ideia do que os espera neste livro, segue abaixo um pedacinho da crônica cujo nome deu origem ao título do livro:

Uma Porta Para Um Quarto Escuro

Vida tranquila, bem resolvida, feliz, não dá boa história. Bons enredos são feitos com barro ruim, encaroçado, ressecado ou mole feito lama, quase sempre fétido, que fica guardado em quarto escuro, mofado, assombrado por fantasmas particulares. É um tipo de estoque, que guarda no abafado também demônios, que por vezes escapam para o mundo, por gestações que os tornam toleráveis e não raro heróis... Pág 83.

Recomendo!