Uma História do Mundo

Uma História do Mundo David Coimbra

Resenhas - Uma História do Mundo

Sibelii. 29/01/2024

Eu gostei da escrita do livro, gosto de estudar história, mas confesso que não gosto muito de livros assim, acho que eu aproveitaria melhor se eu lesse daqui a uns anos pq o livro não é pra minha idade mesmo, não gostei muito mas teve momentos legais

Pedróviz 29/08/2022

Uma História do Mundo
Um livro e tanto. David Coimbra, através de um texto bem humorado e envolvente, narra a história da civilização desde a época que convivíamos com os neandertais até o surgimento do monoteísmo, com Akhenaton. Contudo, o autor pecou em taxar o catolicismo como um politeísmo configurado pela divindade trinitária. Ora, atribuir a pecha de politeísmo à adoração à Trindade é desconhecer os fundamentos teológicos da Trindade. Ao fazer uma crítica contra a Igreja Católica por, segundo ele, se assemelhar mais ao antigo Egito (pagão), do que ao Egito de Akhenaton, o autor esquece que Paulo somente pôde levar a nova religião ao povo pagão fazendo os devidos ajustes, a começar por batizar incircuncisos.
Mas o livro é ótimo. Somente não se pode levar muito a sério algumas passagens notadamente opinativas.

Michele 13/04/2021

Senta que lá vem egípcios ?
Uma maneira divertida de conhecer a história... As passagens são rápidas, quase um galope por acontecimentos que definiram o rumo do mundo.
Gostei dos exemplos que o autor escolhe para nos ajudar entender o contexto dos fatos históricos, o humor torna a interpretação de coisas complexas, em algo leve e simples.
Minha crítica é para a mão pesada de Coimbra na hora de fazer piada com as mulheres. No demais, adorei tudo sobre o Egito, jamais havia recebido tanta informação facilitada sobre suas dinastias.

Azevedo 24/12/2018

Mediano
Um livro interessante, o leitor que sente dificuldades com leituras densas e difíceis, certamente gostará deste livro de Daivid Coimbra, pois é muito simples e de fácil leitura.
O autor relata alguns acontecimentos históricos interessantes para entender o passado, mas ao mesmo tempo não há conexões de um capítulo ao outro, fazendo com que a obra peque na linha do "raciocínio-histórico". Deu a entender que Coimbra escolheu alguns acontecimentos que ele achou importante, ou que possuia mais afinidades, porém sem muitos compromissos com a trajetória histórica. Boa parte do livro se resume no povo egípcio e hebreu, com bastante opiniões do autor que carecem de fundamento, mas enfim, para mim foi uma leitura mediana, pois deu para absorver conhecimentos históricos interessantes.

Gabriel Vieira 28/11/2018

Uma historia do mundo
Livro com narrativa simples com curiosidades.Histórias e estórias.Não serve de base científica mas é uma boa leitura.

Thalita R. 08/03/2017

Um desserviço à humanidade
No dia de hoje, 8/03, dia da mulher e eu tive a infelicidade de pegar esse livro. Fui com altas expectativas esperando um conteúdo didático sobre um assunto interessantíssimo sobre a história e evolução da espécie. Como podem ver não deu muito certo. Li somente um cap e já vi que o livro não merecia ser lido. " Mas você leu tão pouco, não tem como opinar..."
Não vi necessidade terminá-lo, pois logo na página 10 me deparo com:
"Um neandertal, o que ele fazia era sair em bandos de macho para caçar, pescar, arrastar uma fêmea pelos cabelos, pegá-la no colo, jogá-la no solo e fazer dela mulher.... O neandertal era um homem como um homem deve ser"
ou então com trechos como este logo na página seguinte:
" O objetivo de todas as mulheres é casar todos os homens, é reduzi-los à mansa submissão dos domingos em frente à TV, dos jantares com casais, das festas de aniversário de crianças."
e quando já triste pelo conteúdo do livro, folheio a página seguinte e vejo o título do capítulo 2: O ócio feminino matou o neandertal. Não, sinto muito. Chega.
Um absurdo desses consegue enojar ambos os sexos (mostrei o conteúdo para um amigo meu e ele ficou tão pasmo quanto eu). Como algo deste nível consegue ser publicado?
Jamais saberei. Mas deixo aqui a minha opinião do que vem pela frente para quem deseja continuar com esta leitura: não querido (a), se poupe. Ganhará tempo de vida, se duvidar fará até bem pra pele.
Isabela 09/03/2017minha estante
Sério que é esse o tipo de conteúdo do livro? O pior é que eu pesquisei na Internet e o autor do livro é brasileiro, tem uma coluna no site Zero Hora e parece que não é a primeira vez que ele diz porcarias desse tipo...

Thalita R. 09/03/2017minha estante
Pior que é isso mesmo Isabela. Não me permiti passar do primeiro capítulo. Simplesmente não deu. A minha felicidade foi que eu nem cheguei comprá-lo, "li" emprestado da biblioteca. Meu dinheiro não foi jogado fora.

Karen 26/08/2016

É um ótimo livro e de fácil leitura, ótimo para quem quer saber um pouco mais de história sem se aprofundar muito no tema.

Dioneia.Rios 15/02/2016

Uma História do Mundo - David Coimbra
Admiro o dom de alguns autores em escrever sobre fatos ocorridos a muito tempo, narrativas históricas em sua maioria, com uma linguagem atual, que permite que se compreenda a história dentro de seu tempo, porém sem que se tenha que passar por uma leitura muitas vezes enfadonha e difícil de linguagem antiquada e formal. É o caso deste Uma história do mundo de David Coimbra. um livro que pela bibliografia citada, foi bem embasado, pois se trata de elucubrações a respeito de fatos históricos, em sua maioria bíblicos. Sem perder a seriedade do assunto, o autor conseguiu criar uma narrativa leve, por vezes com inserções divertidas, típicas de seu estilo. Um livro delicioso, que muito me agradou, principalmente porque concordo com muitas de suas "teses". Com certeza a obra conquistou um lugar cativo em minha estante.

Filipe 09/09/2015

Ótima Leitura!
Excelente livro, descontraído, interessante e cheio de conhecimento.

Dane_Stoll 31/12/2014

Um dos melhores livros de história que já li. O autor transmite conhecimento de uma maneira leve e engraçada ao mesmo tempo que alguns trechos são bem profundos e fazem com que reflitamos a respeito. Amei

Luciano Luíz 09/08/2014

Se você não curte livros de história, porém, gostou de 1808, mas queria algo ainda mais dinâmico para tentar se interessar no assunto... acredite, UMA HISTÓRIA DO MUNDO, de DAVID COIMBRA, é uma obra de arte.

O autor usa de uma narrativa divertida, com humor de verdade, para contar toda a história da Humanidade.
Mescla personalidades artísticas e políticas juntamente com fatos de todas as épocas.

Interessante notar como ele encaixa Megan Fox, Dilma, Romário e quem mais for popular em seus comentários incríveis.
Comparações inteligentes.
E claro, uma maneira de chamar a atenção para quem está interessado em aprender de fato.

Esse livro, com toda certeza, vai fazer com que um número maior de pessoas se tornem leitoras, ou mesmo, cultivarem um interesse sem igual pela disciplina de História.

Aliás, os estudantes que precisam de um incentivo, podem usar este livro.
Vão amar do início ao fim.

Ou mesmo para quem apenas quer passar o tempo, e adquirir conhecimento de uma forma totalmente inovadora.

Super recomendando.
E pelo que o autor falou, ainda vai ter mais uns 20 volumes.
Aliás, David Coimbra é brasileiro.
Ponto pra nós!!

Nota: 10

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804

Rafa 30/03/2014

Esse livro é aquela aula de História com o professor apaixonado, aquela aula que você consegue visualizar o tempo relatado, consegue encontrar semelhanças com a nossa época. Ele traz a História antiga contada de uma forma tão próxima que não tem como não gostar de história depois de ler esse livro. A curiosidade é uma consequência natural depois dessa leitura.

O autor usa de humor inteligente e de linguagem bastante íntima com o leitor. É quase uma conversa. Em várias partes da leitura, eu senti como se estivesse conversando com o autor. Ele utiliza expressões como "você consegue ver...?", é como se fosse um incentivo a soltar a imaginação.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com.br

MÁRSON ALQUATI 25/01/2014

Uma Fantástica História do Mundo!!!
O primeiro volume do que, espero, será uma série a descrever de forma muito bem humorada e cativante os mais importantes fatos e eventos que marcaram a História da humanidade desde os primeiros homens, a primeira cidade, a primeira civilização até quiçá o que nos espera no futuro. Neste primeiro livro ficamos sabendo como o homem abandonou as cavernas e a vida nômade para se estabelecer e fundar as primeiras civilizações. Somos enviados de volta no tempo à primeira cidade e então somos conduzidos às primeiras grandes civilizações do passado, sumérios, egípcios e hebreus, sempre retratadas com excelentes doses de humor, que tornam a parte técnica do livro bastante aprazível e gostosa de se digerir. Aprendi muita coisa dando ótimas risadas. Mal vejo a hora de colocar as mãos no próximo volume e aprender um pouco mais sobre o nosso passado. E é claro: dar novas risadas...
Recomendado!!!