Noite na Taverna

Noite na Taverna Álvares de Azevedo

Resenhas - Noite na Taverna

shiotome 11/04/2024

Li em 2023 e na época não usava o Skoob então não fiz a resenha antes e, outrossim, ñ marquei como lido também.Pelo menos, até semanas atrás , quando estava pesquisando livros nacionais lembrei deste..que serviu como estimulante para ler + livros desde gênero e que,curiosamente, também, instigaram-me o em absorver mais da cultura brasileira esse ano ?
Este livro ostenta várias histórias com suspense, terror e até vampiros aparecem kkaa
E obviamente elas são compartilhadas,
como está escrito no título, em uma taberna e claro, por sobreviventes destes trágicos e impossíveis episódios.
A escrita do autor e a transgressão da narração individual a cada história se formam características para cada personagem . Impossível largar o livro sem antes devorar mais 2 capítulos antes, rcomendo??

naty 08/03/2023

Li o livro por recomendação da professora, para sabermos mais sobre a Segunda Geração do Romantismo no Brasil. E realmente é tudo o que era aclamado na geração conhecida por "ultraromântica" ou "a geração mal do século".

Jupter0 29/05/2022

Entediante
Sério. Que HQ chata. Não sei se o livro é tão chato quanto, mas é. Eu entendo a romantização da morte, porque era a época do romantismo e por serem contos de terror, mas eu achei entediante. Talvez o livro não seja tanto.
Acho que uma HQ sempre ajuda pessoas que não tem costume de ler a fazerem isso e é muito legal. E talvez se não tivesse tantas palavras difíceis teria despertado a curiosidade de mais pessoas e maior compreensão de algumas conversar que, pelo menos eu e uma colega de classe, não entendemos completamente.
Acho que poderiam ter substituídos algumas palavras ?difíceis? para algumas de fácil entendimento.

OgaiT 28/11/2021

Essa é sem dúvidas a minha obra favorita do romantismo brasileiro, a qual destoa das obras produzidas por seus contemporâneos justamente por apresentar 5 histórias de terror, mas de cunho romântico, durante uma noite regada por bebidas e risadas entre amigos.
A adaptação de uma obra clássica aos quadrinhos é uma forma de torná-la mais acessível ao público mais jovem, potencializando o que nela há de mais interessante: a atmosfera fantástica.
No mais, deixo a recomendação da leitura da Resenha do Renan Caíque que para mim é irretocável e que aborda todos os dados que aqui não apresentei.
CxxtJulia 09/01/2022minha estante
A maior

Renan Caíque 20/04/2021

Noite na Taverna HQ
"Noite na taverna", foi publicado originalmente em 1855, três anos após o autor ter falecido precocemente com apenas 20 anos. É uma coletânea de contos fantásticos, em que cinco amigos bêbados numa taverna, narram histórias suas. Com uma linguagem poética e em clima tétrico, onírico e de mistério, o autor aborda temas obscuros como traição, assassinato, incesto, necrofilia, canibalismo, adultério, libertinagem, corrupção e morte por amor. É um exemplo perfeito do "mal do século" e da literatura gótica no Brasil.

Esta edição traz este clássico azevediano em forma de HQ, ao qual foi adaptado e desenhado magnificamente. Há trechos e diálogos integrais do original, mas também em alguns momentos simplificações para tornar a leitura acessível a todos. Assim, pode ser um boa obra para se iniciar no universo de Álvares de Azevedo, para quem não está acostumado com sua linguagem rebuscada, tão característica dos românticos no séc. XIX.

Os terríficos contos de "Noite na taverna" foram provavelmente inspirados no livro "Noches Lugubres", publicado em 1771, pelo espanhol José Cadalso, e, por sua vez, este foi inspirado em "Nights", obra do autor pré-romântico inglês Young. E "Noite na taverna" também gerou várias obras, muitas vezes tidas como imitações, tais como o conto “A confissão do moribundo” (1856), de Lindorf Ernesto Ferreira França, a novela "Genesco: vida acadêmica" (1862) de Teodomiro Alves Pereira, o romance "Dalmo ou Os mistérios da noite" (1863) de Luís Ramos Figueira e "A Trindade Maldita" (1862), de Franklin Távora.

site: https://www.instagram.com/renan_tempest/

z..... 09/06/2014

A obra ficou muito interessante nesta versão HQ, privilegiando o suspense e com ares de revista de terror. A impressão visual em preto e branco valorizou as narrativas e foi realizada por desenhistas que participaram de publicações de terror na década de oitenta (Calafrio e Mestres do Terror). Destes, destaque para Rodolfo Zalla e sua arte impactante e bonita pelo realismo.
Vemos um grupo de homens contando suas desilusões amorosas sob a embriaguez do vinho, em uma noite qualquer numa taverna no século XIX. Nesta obra a paixão impera e aqueles que a tem são agentes egoístas e inconsequentes, procurando saciá-las custe o que custar (contrapondo aquela questão da fuga na melancolia, como o autor é mais conhecido). Termina de maneira surpreendente com o desenlace a uma das histórias.
Logicamente, a leitura do livro tem mais profundidade, mas gostei da HQ por me permitir visualizar melhor a obra e perceber detalhes que até então não tinha notado ou dado importância.