Virá a Primavera

Sherry DeBorde

Resenhas - Virá a Primavera

Silvana Barbosa 02/01/2014

Bem...
Camille vivia com o pai e a irmã Jacqueline no sul dos EUA , em 1852 , até que ele adoeceu gravemente .
Charles Longford foi chamado às pressas ao leito de morte do amigo, que lhe arrancou a promessa de tomar conta de suas duas meninas depois que falecesse .
Sem deixar testamento que assegurasse a Charles ficar à frente dos negócios da família , Camille , aos 13 anos , aceita casar-se com ele , garantindo assim seu poder , com a promessa de que , ao alcançar a maioridade , o casamento seria anulado . O "marido" então manda sua noiva-menina e a cunhada para um colégio interno onde irão concluir seus estudos . As duas garotas ficam lá por seis anos. Quando volta , bela e desejável , abala as estruturas de seu marido , fazendo-o repensar sobre a ideia de anular o casório .

A questão aqui é como o livro é escrito . Não sei se foi a autora , ou a tradução , que fez a história parecer esquisita . Durante uma boa parte da leitura , parece que estamos diante de um conto , de repente o estilo muda , e há até uma passagem explicando a guerra civil americana (na ocasião da posse de Lincoln )de uma forma muito excitante e interessante para nós , brasileiras , que vivemos no ano de 2013 -isso foi ironia minha , claro .
A trama muda tanto que parece até que estamos diante de outro livro .

Será que foi escrito por duas pessoas diferentes ? Ou será que a autora tem dupla personalidade , ou é bipolar ? Sei lá .
Mas quando há essa mudança , até que o romance melhora , apesar de aumentar meu estranhamento .
Pior não é isso .
Pior é a "mocinha".
Ela me fez lembrar da Angélica ( aquela heroína de um monte de romances , que transa com vários caras , um diferente em cada aventura, apesar de ser casada e se dizer apaixonada pelo marido). Não que a nossa Camille aqui transe com TODOS os caras com quem cruza . Não , isso , não .
É que a mocinha tem seu caminho cruzado a todo momento com um bandido mascarado , e também é sequestrada por outro homem . e fica atraída pelos dois , acabando por ser seduzida por um deles .
Bom , não posso falar mais , senão seria SPOILER , não é mesmo ?
Descubra por si própria lendo também , e depois me diga se a historinha é ou não é um tanto...digamos...singular .

Ah , e a trama paralela , com a irmã da Jacqueline , é , por falta de termo melhor , desconcertante .
Lucimar 10/03/2021minha estante
Oi, Silvana, estou lendo ele em espanhol e a introdução dele é muito diferente da tradução da Nova cultural. Começa com ela já na Cidade Baixa...