The Underwater Welder

The Underwater Welder Jeff Lemire

Resenhas - The Underwater Welder

Lali 25/05/2023

O autor tem uma sensibilidade enorme para traduzir em imagens e palavras os conflitos internos dos personagens. Aqui, traumas do passado aparecem para impactar no futuro do protagonista, e essa busca incessante por respostas o leva quase ao limite. Uma história sensível, delicada, repleta de beleza.

ana !! 28/01/2023

é um livro bom, mas eu não sei dizer mais que isso, não sei apontar o que faltou nele que o impediu de ser muito bom ou o que ele tinha que o fez ser ao menos bom, se alguém perguntasse se vale a pena ler eu diria que sim, mas se alguém me perguntasse por que vale a pena ler eu não saberia responder.
e acho que o estilo de arte foi melhor pra história do que a forma da narrativa

(lidos só 2021 em diante) 20/01/2023

Obra de gênio
A narrativa é obra prima. O modo como as ilustrações mesclam as diferentes fases de vida do personagem, brilhante.

É tudo um elo. Ciclos e mais ciclos. As páginas carregam uma enorme quantia de analogia e metáforas.

O drama do protagonista remete a gigantescas reflexões psicológicas e filosóficas. Traumas, lembranças, medo.

Todos os envolvidos são bem desenvolvidos. Apega-se até aos coadjuvantes.

Não foi um "plot twist" que me cativou. Faltando 30 páginas já tinha pista o bastante para o mistério ser revelado. O modo como tudo foi conduzido é que fez a obra ser digna de exaltação.

Só faltou cores. Com cores, meu Deus. Não precisava nem de muitas, mas uma vez ou outra pelo menos... Aí eu comprava uma versão física na hora. Mas tá bem. Foi perfeito mesmo em preto e branco.

Para mais resenhas, segue no insta @literatura.retumbante

Conheça meu trabalho como escritor em
@ariel.yoshida

Tenho comédia sarcástica e o meu e-book de horror hoje está no top 40 de Horror da Amazon. Circo Sombrio. Checa!

Bárbara | @barbaraeoslivros 18/11/2020

Melancólico, emocionante e... lindo!
Quantas vezes você deixou de viver o presente por estar preso ao passado?!
Essa é a reflexão que essa HQ propõe.

Jack Joseph é soldador subaquático em uma plataforma de petróleo em Tigg?s Bay - Nova Escócia. Sua esposa, Susan, está grávida e ele parece estar um pouco apreensivo.
Um acontecimento obscuro do passado tem assombrado sua mente, e Jack se vê perdido em suas lembranças.. Ou seria uma viagem no tempo?! Um sonho fantástico?!
Bom, aí você vai ter que ler para tirar suas conclusões.

Essa é, em resumo, a jornada do protagonista até voltar à sua essência (aquela que todos tínhamos quando crianças cheias de esperanças e sonhos), fazer as pazes com seu passado e sentir-se pronto para viver essa nova fase da vida adulta.

Li essa grafic novel no formato digital e em inglês, pois está assim disponível no Kindle Unlimited.
A versão física traduzida está ou estava esgotada na Amazon e, quando me ocorreu olhar no site da própria editora, eu já tinha encontrado a versão ?gratuita? no Unlimited.. então, pensei em ler em inglês 1. para me desafiar e 2. para não gastar. Resultado: me arrependi de não ter comprado, porque, de qualquer modo, quero ter a versão física!
[ It?s amazing how our brains can create all kinds of ways of avoiding the truth. ]
(É incrível como nossa mente pode criar todos os tipos de mecanismos para fugir da realidade - tradução livre)

maywin 07/03/2020

Nessa HQ o Jeff Lemire nos faz mergulhar no luto e questões do passado do protagonista da história. As ilustrações são deslumbrantes de mais, incrível como ele nos faz sentir a angústia do personagem a partir dela.

FabyTedrus 04/03/2020

The Underwater Welder - Jeff Lemire
Jack, um soldador subaquático de plataforma de petróleo, está numa fase definitiva na sua vida. Sua esposa, Susie, está prestes a dar a luz ao primeiro filho do casal, o Halloween está chegando e é uma data que o perturba pois 20 anos atrás o pai desapareceu neste dia. Focando no trabalho para tentar fugir dos problemas, e do medo das mudanças que estão por vir, ele acaba vivendo uma experiência estranha debaixo d'água ao vislumbrar um objeto que o remete ao passado e por conta dessa distração quase perder a vida.
A história fala sobre luto, sobre a necessidade de seguir em frente e fazer as pazes com o passado. E fala sobre como a idealização na relação de pai e filho pode torná-la tóxica.
Um HQ muito caprichado, rápido de ler e bastante emotivo. Gostei da experiência e recomendo!

KeylaPontes 03/03/2020

Há tempos eu não lia uma HQ tão tocante. Sempre quis ler essa história, mas acabei não tendo a oportunidade de comprar. Vi a versão em inglês no Kindle unlimited e aproveitei e peguei pra começar o meu mês. A leitura não é para ser tão rápida porque é importante ir absorvendo cada detalhe e as ilustrações. História bem tocante e em alguns momentos angustiante. É inevitável um aperto no peito volta e meia, mas no final você entende que esse é um sentimento necessário para a absorção da história. Indico. Um verdadeiro mergulho profundo nas lembranças e sentimentos.

Roberto Padilha 03/12/2018

Esta é uma história de perdão e aceitação.
A história de um homem que luta para compreender que o caminho para aceitar e amar o próprio filho passa por entender a relação com o seu próprio pai. Um homem que precisa compreender que o amor que tem pelo pai não precisa estar condicionado à repetição dos erros dele. Que precisa entender que os erros e falhas de seu pai não o tornam menos digno de seu amor e respeito.
Esta é uma história de reconciliação de um homem consigo mesmo, que nos leva a refletir sobre o quanto dos erros do passado condicionam nossa maneira de agir e pensar, e como estarmos ou não abertos a estabelecer relações plenas de amor e compaixão, passa por entender os próprios sentimentos e lidarmos com nossas frustrações e com as projeções que fazemos daqueles que amamos em nós mesmos.
Jeff Lemire conta uma história comovente, forte e impactante, capaz de provocar reflexões profundas. Mais um trabalho excepcional de um autor incrível. Recomendadíssimo.

feliperene 01/11/2014

The Underwater Welter é um quadrinho sobre a auto-descoberta.