Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Kekerico 04/01/2024

Grande no maior sentido da palavra
O que eu posso dizer sobre esse clássico é a palavra GRANDE, um livro que se expande em todas as direções e cobre uma linha temporal enorme com diversos personagens bem desenvolvidos, que por vezes satirizam arquétipos conhecidos do nosso cotidiano

Usando de vários temas relevantes, como religião, política, poder e guerras, com uma boa dose de divertimento, temos esses magnífico livro que já estou ansioso por ler o próximo.

Viva a PsicoHistoria.

Vicky.Schneider 03/01/2024

Foi uma leitura cansativa. O exemplar que escolhi para ler é um calhamaço. Parecia que eu lia, lia, lia e não saía do lugar. Mas, tirando essa impressão, os capítulos são majoritariamente curtos e é possível ler fazendo pausas. As transições entre épocas sempre estavam cuidadosamente linkadas e as referências científicas nunca se tornaram excessivamente longas. É uma obra completa e complexa. Acabei de ler a trilogia, mas seguirei refletindo sobre tudo o que eu li durante muito tempo. Asimov é de uma genialidade ímpar. Valeu muito a pena encarar esse desafio.

Ketlin 03/01/2024

Ciência, política, sociologia e religião de uma forma única
Todos os meus amigos fãs de ficção científica já me indicaram essa leitura e eu sempre a adiava, pelo receio de que ele seria um livro intricado, confuso e cheio de termos estranhos, mas a minha maior surpresa é que não foi nada disso.

Apesar de ser sim um livro denso, cheio de personagens, articulações políticas e nomes diferentes de planetas, é muito bem escrito e fluido, deixando até a tal da psico-história bastante fácil de compreender.

Foi uma leitura extremamente gostosa e envolvente, eu me vi devorando as páginas e os capítulos muito rápido, e mesmo as grandes passagens de tempo entre eles não prejudicaram a leitura, pelo contrário!

O ponto alto da obra, pra mim, é a abordagem que ela faz da religião, que aqui está sob o uso da ciência, ou mais precisamente, se pudermos colocar dessa forma, em favor da ciência. Isso explodiu a minha cabeça.

Outra coisa que me conquistou foi o fato de que, apesar da colonização dos humanos em toda a galáxia, aqui não temos aquele ser sempre caricato do extraterrestre completamente diferente (e até verde) em outros planetas. Eu sempre argumentava "Porque a vida fora da Terra não poderia ser simplesmente igual ou muito parecida com a nossa?", e Asimov me presenteou com essa.

Já estou ansiosa para os próximos volumes! ?
Léo 22/01/2024minha estante
É o meu livro favorito do Asimov, recomendo A última pergunta, é um conto dele. Dá para encontrar ele na internet e tem audiobook no YouTube.

Cocotinha 28/12/2023

Simplesmente A Ficção Científica
Esse livro é simplesmente impecável, divertido, traz os melhores conceitos, os personagens são interessantes, a construção do universo é genial, e a resolução do terceiro livro? Incrível, dei até uma gargalhada, eu simplesmente amei esse livro em seu todo

Neydsonbrz 27/12/2023

Uma crise, uma esperança
Em um Império decadente e prestes a desmoronar, um cientista aparece com um plano capaz de amenizar a agonia da ruína e modificar os caminhos da galáxia.
Eu sou um completo fã do modelo narrativo do Isaac Asimov, ele consegue trazer dinamismo à leitura, sem deixar de lado a construção do seu universo literário.

Kelita.Angelo 27/12/2023

Não cativou
Clássico da ficção que tinha muito interesse em ler, mas fiquei decepcionada e não sei se vou continuar com a saga (penso em assistir a série para ver se animo).
Sou uma leitora que gosta de se conectar com os personagens ou pelo menos ficar cativada com sua trajetória, mas isso não foi possível nesse livro pois são muitos personagens em uma escala curta de tempo.
Todo o mistério da Fundação e de como tudo bai se resolver é interessante, mas não foi o suficiente para mim ...

letAcia203 26/12/2023

Fundação (livro 1)

?A violência é o último refúgio do incompetente.?

Amei o universo criado, gostei muito da escrita, a falta do foco nos personagens não me incomodou em nada, eu ainda consegui gostar deles mesmo com a falta de desenvolvimento pessoal, adorei o uso da ciência como religião, como forma de manipulação e também como se desenvolveu para mostrar que não basta, amei bem mais do que esperava!!!

Fundação E Império (livro 2)

?? Por causa da mão morta da matemática do comportamento humano, que não pode ser detida, desviada, nem atrasada.?

Uma ótima continuação, muito bom e bem fiel ao primeiro livro, porém não tão bom quanto, fiquei ansiosa para a continuação!

Segunda Fundação (livro 3)

?Acontece que eu sei onde realmente está a Segunda Fundação!?

Começou meio chato, não gostava muito das partes do Mulo então comecei meio desanimada com a leitura, porém o livro só foi melhorando, no fim eu amei, o livro é ótimo, gostei muito de como tudo se desenrolou e das explicações feitas, li o último capítulo com um sorriso no rosto!
Algumas decisões não fazem sentido para mim mas não foram o suficiente para afetar minha experiência geral com o livro!

~~~~~~~~~~~~~ ??? ~~~~~~~~~~~~~

Essa trilogia é maravilhosa, muito melhor do que eu estava esperando e mesmo com tantas trocas de personagens principais devido e natureza da história, todos são muito interessantes, então você consegue criar um "carinho" por todos eles!!

Vou sentir falta desse mundo e pretendo ler outras histórias do Azimov!!

Tomlucitor23 24/12/2023

Esse foi o ano que finalmente li fundação, e tive que ler até o natal, foi meu presente pra mim mesmo, Asimov é um deuso no que se trata de escrita, ele não aprofunda nenhum dos personagens, e ainda consegue fazer com que todos sejam cativantes e interessantes, toda a história é longa, mas ainda assim, muito divertida.

Leandro.Pereira 20/12/2023

Fundação...
Uma leitura muito interessante , onde muitas vezes, o tempo avança décadas a cada capítulo trazendo diferentes protagonistas e novas crises. Neste livro acompanhamos o desenvolvimento da Fundação e a queda do império. Mesmo com o avanço do tempo achei uma leitura muito imersiva .

Renato 19/12/2023

Espetacular
Você gosta de ficção científica? Tem que ler esse livro. E ficar, como fiquei, doido pra ler todos os demais relacionados a ele.
Fabio909 19/12/2023minha estante
Muito bom!! Estou no terceiro da saga!! Incrível como Assimov consegue trabalhar a passagem do tempo, ficção e política!

Renato 22/12/2023minha estante
Sim, e essa terceira parte achei muito interessante, vc nota também como a mentalidade das pessoas muda de uma geração pra outra a ponto de considerar lendas coisas que aconteceram com antepassados nem tão para trás. Muito interessante

gustavooo 18/12/2023

Império Galático e a Psico História...
Gostei muito da trama do livro e dos conceitos de psico história, crises e etc. Nesse universo existe um império composto por milhares de planetas e tudo parece ser incrível, mas um estudioso e psicólogo, pioneiro de uma nova ciência chamada psico história, cria fórmulas que são capazes de prever acontecimentos utilizando a psicologia de massas, e descobre que o império vai sucumbir e a humanidade irá passar por uma crise de milhares de anos.
A história possuí diversos timeskips, e mesmo assim todos os personagens apresentados te cativam de alguma forma.
Os conceitos científicos são muito bem explicados e divertidos. Recomendo muito esse livro pra quem gosta do tema(e pra quem gosta de Duna, pois acredito que existe uma grande inspiração por parte do autor)

Van Hoff 10/12/2023

Obra Prima da Ficção Científica
Se hoje em dia livros como Fahrenheit 451, 1984 e Admirável Mundo Novo são best-sellers no mundo inteiro e referenciados como obras primas da ficção científica, Fundação de Isaac Asimov sem sombra de dúvida teve participação nesse alcance. A leitura de tal obra é fascinante de uma forma que poucas conseguem ser, tanto por tratar uma história que dura centenas de anos em vários núcleos narrativos dispostos pelo livro, quanto pela descrição precisa e envolvente do raciocínio dos protagonistas. Por ser o primeiro volume dessa trilogia proposta originalmente, a o desenvolver da narrativa não se encerra, mas não é preciso para instigar o leitor a mais uma dose desse plano espacial. Além disso, as guerras espaciais e os mecanismos, como escudos, desintegradores e naves, pelos quais o autor apresenta essa civilização ao leitor contribuem de modo essencial para a edificação desse universo imaginado milhares de anos no futuro da raça humana. Dessa forma, Fundação - VOLUME 1 é uma obra ironicamente fundamental a compreensão do gênero de ficção científica e vale a pena a leitura e imersão nesse mundo de Isaac Asimov

Cafe_Fili 06/12/2023

Impressionante
Achei realmente incrível como o autor faz um livro que se passa em um período de tempo muito grande ser interessante.

Kay 29/11/2023

Leiam
Muito bom! Isaac Asimov é impressionante. A escrita é acessível e envolvente. Ansiosa para ler os próximos.