Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Lilian_89 12/05/2024

Bom demais!
Uma mistura maravilhosa de ficção científica e política interplanetária de tirar o fôlego. Com diálogos fantásticos entre as diversas personagens que fazem parte do declínio do Império, que não pode ser evitado, mas que, com base numa ciência chamada psicohistória, pode ter seus efeitos devastadores reduzidos.

A leitura foi maravilhosa, não entendo como demorei tanto a ler esse livro inicial da trilogia mais famosa de Asimov!

Simplesmente fantástico, a ideia de uma ciência que pode prever com base em estatísticas de massas as possibilidades de um futuro distante em milhões de anos, e com base nessa previsão, que no livro se mostra certeira, diminuir o tempo em que os impactos negativos se prolonguem sobre as inúmeras sociedades planetárias antes pertencentes ao grande Império.

Fenomenal! Amei cada segundo da leitura!

Victor543 08/05/2024

Um dos melhores que já li.
Livro excelente, parece que tem um plot twist te esperando a cada esquina. Uma leitura fácil, leve, mas ao mesmo tempo muito completa.
Devorei o livro em poucos dias e já parti para o próximo da trilogia.
Recomendo demais!

alesc83 06/05/2024

"A violência é o último refúgio do incompetente"
Um misto muito gostoso de política, aventura e ficção científica, o asimov conseguiu criar um universo rico e que de várias formas entretem o leitor com crises que parecem ter finais óbvios e trágicos mas que contém uma reviravolta emocionante que dá um prazer de ler a cada página com personagens cativantes e que ficam gravados na memória com Hari Seldon, Salvor Hardin e Hober Mallow

Ariana 05/05/2024

Quem acredita sempre alcança, mas nem acredito que finalmente terminei de ler essa trilogia (rs). Mais de 2 anos de leitura, muitos períodos de hiato. Ainda precisei reler mais ou menos um terço da saga. Mas acho que posso dizer que valeu a pena. O estilo de leitura é bem diferente do que estou acostumada, o começo foi difícil e o hiato na leitura realmente exigiu a releitura, no retorno, pra apreender os acontecimentos da história. Não foi o meu primeiro livro do autor, mas Fundação é muito diferente. Os eventos importam muito mais que personagens individuais (o que ironicamente traz certa metalinguagem na história). É uma obra muito completa e seus enormes saltos temporais dão a sensação de que um livro escolar de História está sendo lido, que tudo poderia ser real, que estamos vivendo a História com os personagens; ou que já vivemos a passado histórico dos personagens atuais. Ao pegar o ritmo, fica mais fácil entender quais são os personagens mais importantes e como eles se conectam com o passar do tempo. Até por isso, vejo como a releitura foi importante para minha adaptação ao estilo da obra. O segundo e o terceiro livro são os mais eletrizantes e envolventes. A construção de mundo na trilogia acontece aos poucos, na medida certa sem se tornar massante, mas cada vez mais detalhado e complexo.
Ao mesmo tempo em que terminei a trilogia com um super gostinho de quero mais, também acho que preciso de uma pausa com leituras mais tranquilas pra relaxar a mente.

Miujo 04/05/2024

Um dos melhores livros que já li
Sinceramente, esse livro foi uma aventura. Ele é um aglomerado dos 3 primeiros livros da série Fundação, e uma parte das grandes obras-primas do Isaac Asimov. As partes da coletânea que eu mais gostei foram o primeiro e o terceiro livro da fundação, com diversos plot twists inesperados acontecendo a todo momento. Por conta disso, eu com certeza recomendo ler esse livro, e espero ler os outros livros do Asimov em breve também :D

Camis 03/05/2024

Extremamente fácil de ler pra um livro de scifi tao antigo e clássico. Minha única dificuldade foi me acostumar com a rapidez em q se passava tanto tempo tão rápido.
Todos os personagens e toda trama aqui é cativante e ja me deixou como vontade de ler mais do asimov

peregrinaverso 02/05/2024

?Chame de sublimação; ele mesmo chamava assim - mas a luta?
? dava sentido à sua vida.?

Acho que esse foi um dos livros que mais me deixou CHOCADA a cada novo desenrolar e que nunca, em nenhum momento, deixou de me surpreender.

Havia momentos que eu não entendia o que estava acontecendo ou para onde a história estava indo, mas aí vinha um desenrolar e eu percebia que a escrita não estava difícil ou confusa, estava apenas cumprindo o seu próprio de me deixar MALUCA, criando um milhão de teorias e indo para o caminho errado, me ENGANANDO, tal qual enganava aqueles personagens que se achavam muito espertos! E, voltando as páginas, relendo as passagens que achei que tinha deixado alguma coisa passar, lá estava: a resposta escancarada o tempo todo e eu me DEIXEI ser enganada.

Sério, que loucura foi essa trilogia!

Personagens diversos, cheios de particularidades e nuances e todos eles encantam, pois são únicos em seus trejeitos e falas. Cada um cumpre seu propósito com maestria e é difícil passar por algum período sem ter se apegado em alguém. Deixo destaque para Salvor Hardin, Bayta e Arcádia e, claro, Seldon, que se tornou uma entidade tão sólida que muitas vezes me pegava questionando se ele não era uma figura real, que tinha existido em nossa realidade.

Foi uma experiência maravilhosa ler esse clássico, com uma escrita que muitas vezes, me via suspirando em admiração de tão primorosa. Traz grandeza em palavras descritivas e adjetivos tão adequados em certas descrições de planetas e da infinidade da galáxia que me sentia boba ao me deparar com toda genialidade de Asimov.

Livros cheios de críticas à sociedade, com paralelos que cabem até os dias de hoje e que explora muito bem a ficção científica e mostra porque é referência no gênero e se tornou um clássico. É impossível ler e não gostar, não se ver envolvido, não torcer e se contorcer lendo. A escrita é muito gostosa de ler, fácil de assimilar, há vários diálogos explicativos, mas que não soam expositivos, todo recurso narrativo é usado com primor e no fim, o saldo é da mais pura satisfação de ter embarcado em uma história tão impecável e maravilhosa.

A tecnologia arremete a uma estética de retrofuturismo clássico, com a energia atômica como centro, uma pegada bem anos 50 e, ainda assim, os livros não soam datados em nenhum momento. Há certos padrões de comportamento presentes que refletem a sociedade da época, mas são pontos mínimos e fáceis de ignorar frente à grandeza da obra; não atrapalham em nada a imersão nessa maravilhosa odisseia espacial.

Trilogia impecável, cada livro é melhor do que o outro e merece perpetuar na história não só como clássico da ficção científica, mas como uma das melhores releituras da história da humanidade.

David656 29/04/2024

Se você começar a ler Asimov por prelúdio a fundação e a origem da fundação, livros que cronologicamente são anteriores a saga da fundação, mas que foram posteriormente escritos, notará nessé livro diversas incongruências narrativas. O Asimov possui uma escrita preguiçosa se comparada à outros autores de fantasia, como Tolkien, brandon sanderson, Robert jordan, etc.

Annie43 28/04/2024

Comecei com um pezinho atrás, o povo gosta de falar fazendo discursos nesses livro, vem aqueles parágrafos imensos que todo mundo ama (para não falar o contrário), mas assim que peguei o jeito e me acostumei com a falação, eu engatei na leitura até terminar! O que mostra como o livro é bom MESMO.
Uma das coisas que me pegou é a quantidade de personagens, é uma galera, e o fato também de literalmente só ter 1 personagem feminina que ainda é, basicamente, uma Figurante quase (poxa Asimov!!!!), mas tirando tudo isso, o livro me pegou, já estou ansiosa para ler o resto!

rai_sabreu 23/04/2024

Uma história muito interessante!
Estou gostando muito! Muitos temas interessantes nas entrelinhas da história!

Uma história muito interessante!

Evaldo29 23/04/2024

Obra prima
Que leitura gostosa dessa trilogia, confesso que tive um misto de sentimentos sobre essa trilogia, mais mesmo assim gostei bastante destes livros.
No começo achei que seria maçante, mais no decorrer da história me apaixonei pelo livro, que tem bastante intriga e que nós leva a reflexão de vários temas que vivemos em nosso cotidiano.
Muito bom ?

rara 23/04/2024

Como fazer inimigos e manipular pessoas
Eu sou obcecada por histórias embebidas de narrativa política, então, achei o paraíso nessa saga né? Asimov é um monstro da ficção científica, nos prende em suas fantasias e nos faz amar com todo coração seus personagens. confesso que nesse livro quem me ganhou foi o Salvor Hardin.

A narrativa tem sim suas dificuldades pra ser compreendida, ainda mais se vc tem uma memória de paçoca q nem a minha, tive q voltar algumas vezes e reler pra refrescar algumas informações. e parar no fim de todo grande capítulo pra refletir sobre o que acabei de ler (?) os saltos temporais tbm dão uma embananada, mas nada q prejudique a experiência e grandiosidade. pensar faz bem tá?

Ansiosa para as próximas crises Seldon!

Me.f 22/04/2024

Demorou mais foi
Um livro que enrolei muito para ler o final e acabei não entendo muito esse final por causa disso, mas sem ser isso foi um livro muito bom e consegui ver o porquê dele ser tão importante para a ficção científica.

Luiz Namur 20/04/2024

Há infinitas formas de se chegar ao inevitável.
O livro é o primeiro de uma série que explora os desafios da expansão humana pelo universo.

A história se passa em um futuro distante, onde a galáxia está sob o domínio do Império Galáctico. Hari Seldon, um talentoso matemático, desenvolve a psico-história, uma ciência que combina psicologia, história e matemática para prever o comportamento de grandes massas de pessoas. Ele prevê a queda do Império em um período de trezentos anos e trabalha para criar a Fundação, um grupo de cientistas e intelectuais destinado a preservar o conhecimento humano durante o período de caos que se seguirá.

O livro aborda temas profundos, como o ciclo de ascensão e queda das civilizações, o poder do conhecimento e da previsão, e a importância da adaptação e da inovação diante das mudanças.

Com uma prosa inteligente e uma visão fascinante do futuro, "Fundação" é uma leitura obrigatória para os fãs de ficção científica e para qualquer um interessado em explorar as complexidades da sociedade, da história e do destino humano.

Igor Miranda 18/04/2024

É
Li até o final mais definitivamente não gostei achei difícil de entender e pra mim não valeu a pena a leitura.