Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Tiago.Guedes 20/10/2023

Política futuristica
Esta obra prima de Asimov é um monumento à imaginação e ao poder da mente humana. É uma jornada que empolga, inspira e faz o leitor questionar o próprio papel na construção do futuro. "A Fundação" é mais do que uma simples história de ficção científica; é uma exploração profunda da natureza humana, do poder da ciência e da necessidade de olhar adiante, para um futuro que só podemos começar a compreender. Leitura obrigatória para todos os amantes da ficção científica e para aqueles que buscam uma narrativa empolgante e intelectualmente estimulante.
Claudia.livros 20/10/2023minha estante
Quero muito ler a trilogia

Tiago.Guedes 20/10/2023minha estante
É bem bacana, apesar do começo ser cansativo.

Melancia 18/10/2023

O vidente com livro caro.
Livruzinho velho caro. Mas depois de 2 anos, consegui.
A constante mudança de tempo e protagonista me irritou um pouco no começo, mas depois que me acostumei, achei um dos diferenciais mais interessantes do livro.
As diferentes situações, com as diferentes entraves foram incríveis de ler, eu podia sentir minha adrenalina pulsando junto com a deles.
Impossível não fazer um paralelo entre a distopia e o mundo atual, eles soam assustadoramente verídicos juntos.
Depois de descobrir que as pessoas acham esse livro mais fraco comparado aos outros.... Não vejo a hora de vender o meu rim para conseguir o resto.

Ps: cadê o Lee Pace???? Eu procurei ele o livro todo, para descobrir que o gostoso é só da série?

Felipe 17/10/2023

Fundação é o primeiro livro da aclamada série de ficção científica que leva o mesmo nome, escrita pelo autor Isaac Asimov. A obra narra a história da Fundação, uma organização criada pelo matemático Hari Seldon, que previu o colapso do Império Galáctico e a subsequente era de trevas que duraria milhares de anos. A Fundação tem como objetivo preservar o conhecimento humano e acelerar o surgimento de um novo império, baseado na ciência da psico-história, que estuda as tendências coletivas da humanidade.

O livro é dividido em cinco partes, cada uma focando em um período diferente da história da Fundação, desde sua fundação até sua ascensão como potência galáctica. Em cada parte, o leitor acompanha os desafios enfrentados pelos líderes e membros da Fundação, que precisam lidar com as ameaças externas e internas que colocam em risco o plano de Seldon.

Um dos pontos positivos do livro é a criação de mundo, que apresenta um cenário rico e complexo, com diversas civilizações, culturas e tecnologias. Asimov consegue construir um universo crível e fascinante, que desperta a curiosidade e a imaginação do leitor. Outro ponto positivo é a escrita fluida e envolvente do autor, que mantém o ritmo e o interesse da narrativa, mesmo abordando temas como política, economia e religião.

Um ponto negativo do livro é a rápida resolução dos conflitos, que muitas vezes se baseia em soluções mirabolantes e improváveis, que dependem da genialidade e da sorte de um personagem. Além disso, todos os capítulos seguem o mesmo rumo, onde um único homem muito inteligente consegue resolver todos os problemas e salvar o dia, sem enfrentar muitas dificuldades ou consequências. Isso torna a história previsível e pouco surpreendente, além de reduzir a profundidade e a diversidade dos personagens.

Fundação é um clássico da ficção científica, que influenciou muitos autores e obras posteriores. Apesar de alguns defeitos, é uma leitura obrigatória para os fãs do gênero, que podem se deleitar com a visão de Asimov sobre o futuro da humanidade.

Louise.Rosado 16/10/2023

Surpreendida positivamente!
Eu adoro ficção científica, e acho que esse é o livro mais diferente de todos do gênero.
Não tem ET nem nada de tipo, simplesmente seres humanos sendo seres humanos. É muito interessante ver a história se repetindo, em um contexto "futurista".
O livro conta a história da Fundação, uma organização CIENTÍFICA criada com o objetivo de diminuir o tempo de barbárie que a galáxia seria colocada, preservando o conhecimento humano dentro da Fundação. Durante a leitura, os homens responsáveis pela Fundação criam imagens diferente para esta, em certos momentos com teor religioso, em outros sendo puramente econômico, em outros momentos as duas coisas de misturam.
É bem interessante a ideia de uma religião científica, onde os dogmas envolvem a preservação do conhecimento científico mantido por uma minoria, para controle populacional e preservação da Fundação e seu objetivo maior.
É um livro bem diferente e com uma escrita bem legal, bem fluida e bem simples.

Leitor iniciante 09/10/2023

Um livro sobre política
Sempre tive medo de começar a ler a trilogia principal de fundação, então iniciei a leitura pelos prequel origem e prelúdio e foi uma escolha certeira conhecer como foi criada a fundação e a personalidades da figura revolucionária Hari Seldon, me trouxe uma bagagem riquíssima para entender a política e o que houve com a galáxia no futuro.
Sobre o livro fundação não tenho nada a falar além de perfeição, quando fui embarcando na leitura, me senti como mais um personagem escrito pelo bom doutor.

milenavifer 08/10/2023

Gostei muito
Esse é um sci-fi político. Não indico essa edição, apesar de muito linda, é muito pesada. O box com os 3 livros é melhor.

moacircaetano 07/10/2023

Espetacular ficção científica. Como sempre, os livros de Asimov tratam menos da ficção em si que dos conflitos e idiossincrasias humanas.
Super recomendo.

Marcos 04/10/2023

Star Wars para Adultos!

A fama do bom doutor não é atoa, se você está a procura de ficção científica, política, viagem no tempo, reviravoltas, personagens odiosos, este é um livro excelente, a escrita do autor é muito rica, fazendo um livro desse tema ter uma leitura fluída, que te instiga a querer saber o que acontece a seguir, está é sem dúvidas uma ótima porta de entrada para Isaac Asimov e para quem quer ler ficção científica.

Jaqueline 02/10/2023

Magnífico
Eu custo acreditar que todo esse universo saiu da cabeça de uma única pessoa. Quão inteligente foi Issac Asimov. A nós só resta contemplar sua obra.
O livro tem plots incríveis. Eu até descobri um, mas o outro fundiu minha cabeça. A única parte complexa do livro são os termos cientificos, o resto é fenomenal.

Ribeiro 01/10/2023

Amei
Ao que parece eu li na sequência errada, mas gostei tanto do livro, as cenas descritas são tão boas que você forma o mundo na cabeça que parece ser maravilhoso, muito coerente. Personagens diversas, divertido e inteligente, amei, amei!! Quero muito comprar o box e ler tudo sobre, entender mais desta saga que promete muito!!!

Silas Jr 29/09/2023

Perfeito!
Tudo nesse livro funcionou PERFEITAMENTE para mim. Cada diálogo, cena, momentos? nossa, um prato cheio de muita política e conspirações!!!

André 19/09/2023

Fundação
Um livro muito aclamado do famoso Isaac Asimov, mas que, infelizmente, não me cativou... acredito que a leitura também é uma questão muito pessoal, assim como gostar de determinadas coisas:tipo de filmes, esportes, comida, etc ... Eu li este livro com uma expectativa que talvez fosse alta demais. Talvez essa passagem tão veloz do tempo seja algo que não digeri bem, já que gosto de conhecer os personagens e me apegar a eles de alguma forma. Já aqui tudo vai acontecendo muito rápido de modo que eu ficava meio atordoado e confuso.
Entendo a paixão que muitos têm por esse livro. É uma questão de gosto. Mas não é para mim.

betinað­ðð« 13/09/2023

Very godi
No início foi muito chato e quase abandonei, mas do meio pro final ficou MUITO BOM
dos três primeiros livros esse é o mais fraco pq a gente tem que se ambientar no universo e tals mas depois fica muito massa

Michela Wakami 13/09/2023

Deixou a desejar.
Eu amo livros de ficção científica, peguei esse com expectativas altíssimas e sai um tanto frustrada.
Não é um livro ruim, mas na minha opinião não é tudo que falam.

Já vou engatar o segundo na sequência, torcendo para experiência ser melhor.
Gleidson 13/09/2023minha estante
Eu comprei a série inteira e parei no terceiro. Fiz um esforço danado pra gostar, mas não rolou. ??

Michela Wakami 13/09/2023minha estante
Então você me entende, vamos ver como serão os próximos para mim.
Mas só vou ler os três principais mesmo.

Uma pena, né ?! Você ter comprado a série toda.

Gleidson 13/09/2023minha estante
Na época era louco pelos livros do Asimov. Rs

Michela Wakami 13/09/2023minha estante
Quem nunca!????

Rogéria Martins 13/09/2023minha estante
Amiga, será que eu vou gostar?
Pretendo encarar algum dia... ?
Em tempo: adoro sua sinceridade nas resenhas, sempre! ??

giacarvalhoo 12/09/2023

Um livro difícil
Fundação é uma ficção científica com foco político ( politica do livro ) portanto creio que não seja um livro para qualquer público. É um livro que se não for no embalo e ler quase todos os dias um pouco você pode acabar se perdendo nos nomes, planetas, economia e história.
Ainda tenho que ler o resto da saga. Mas é um livro bom, demorei um pouco pra ler porque era muita teoria e diálogo dentro da história, diálogos difíceis de entender que tive que ler mais de uma vez para entender. Mas com paciência pra ler é vem divertido ver as profecias acontecendo e como tudo o que foi dito no início vai se concretizando.