Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Nayany 14/06/2023minha estante
Só para incentivar um pouco, vc vai adorar Limites da Fundação. ?

Brujo 14/06/2023minha estante
Não tenho dúvida, Nayany! ?

Jak Diniz 14/06/2023minha estante
É incrível a sua paixão por Sci-fi, Ogro... Ler as suas resenhas são verdadeiras imersões nos livros citados com tantos detalhes, tanto intusiasmo e o indiscutível conhecimento que vc vem adquirindo nessa temática. Obrigada por dividir tudo isso com a gente. E que venham mais edições de livros maravilhosos para te dar de presente ?

Brujo 14/06/2023minha estante
Ai ai, Jaque! Você é demais! ??

bardo 14/06/2023minha estante
Curioso sobre quais serão suas impressões com as sequências e prequels. Aliás viu a série?

Brujo 14/06/2023minha estante
Ainda não vi a série, Rogério. Tô com um baita medo de me decepcionar...

Jeferson 14/06/2023minha estante
Brujo, cuidado que a série tem spoilers das prequels.

Brujo 14/06/2023minha estante
Opa, mais um motivo pra adiar então, Jeferson! ? Obrigado!!

Juliana-- 14/06/2023minha estante
Bela Resenha! Bela Trilha!

Obrigado, Juliana!!!?

bardo 14/06/2023minha estante
Opa eu esqueci desse detalhe, por mais que tenham algumas mudanças, pontos importantes estão lá. Mas tão logo leia os quatro livros que faltam, acho que vale a pena sim, pelo menos para conhecer. E já já vai sair a nova temporada.

Regis 15/06/2023minha estante
Maravilhosa resenha, Brujo. Parabéns! ????

Carla.Floores 15/06/2023minha estante
Não vejo a hora de clicar nesses "spoiler". Dedo chega a coçá

Brujo 15/06/2023minha estante
Me convenceu, Rogério! Assim que terminar de ler os quatro livros eu vou pra série !

Obrigado, Regis!!! ?

Brujo 15/06/2023minha estante
Hehe... Jajá você termina, Carla ! Vou querer ler a sua resenha também!

Wercton 06/12/2023minha estante
Pude finalmente matar linha curiosidade e ler essa resenha com spoiler ^^ texto sensacional, Brujo, passou muito da empolgação e experiência que foi ler esses três primeiros livros da saga.

Brujo 06/12/2023minha estante
Obrigado, Wercton!!!

Pedro.Farinha 31/01/2021

A Equação Política do Futuro
Eu tinha muita curiosidade para começar a ler essa saga. Essa curiosidade se transformou em admiração. Pensar que um livro tão atual e futurista tenha sido escrito nos anos 50 do século passado é surpreendente. O livro apresenta uma grande quantidade de personagens que precisam tomar decisões políticas que já foram predeterminadas por um psicólogo chamado Hari Seldon. Cada nova crise é uma enorme aventura cheia de reviravoltas e que abre caminho para um futuro império, cheio de arte, ciência e tecnologia. O que mais me impressionou foi a maneira que os conflitos foram resolvidos. Isaac Asimov foi capaz de reverter situações da história que pareciam encaminhadas para um desfecho trágico. Isso com certeza engrandeceu o livro. Indico essa leitura para os amantes de aventura, política e ficção científica.
Naka 25/07/2021minha estante
Olá, tenho muita vontade de ler essa trilogia. Vc pode me dizer o que achou da linguagem? Ela é muito complicada??

Pedro.Farinha 26/07/2021minha estante
Todos os livros que eu li de Asimov tem uma linguagem bem acessível.

Diogo 08/01/2022minha estante
Eu queria encontrar uma boa ficção científica e foi me indicado a trilogia fundação, eu simplesmente virei fã e adquiri o box da trilogia e o outro box com quatro livros, além de alguns outros livros que se passam no mesmo universo de a fundação. Azimov é genial

leobiel 16/02/2022minha estante
Só uma correção: Hari Seldon era um matemático, não psicólogo.

Pedro.Farinha 16/02/2022minha estante
Na verdade ele era um psico-historiador, uma mistura de psicologia e estatística.

leobiel 16/02/2022minha estante
Cara, ele foi um matemático de formação e a psico-historia é uma mistura de história, sociologia e estatística

Diogo 16/02/2022minha estante
De fato era matemático, mas também o primeiro psico historiador?

leobiel 16/02/2022minha estante
Correto, mas por se tratar de uma ciência multidisciplinar, a maior contribuição dele para a psico-história foi no campo da matemática estatística e talvez um pouco de história

Pedro.Farinha 16/02/2022minha estante
Inclusive os pisco- historiadores são descritos diversas vezes como psicólogos na trilogia original! ?Psicologia social de massas?.

leobiel 16/02/2022minha estante
É, vc tá certo. Eu comecei a saga pelo Prelúdio e Origens da Fundação e não lembro de terem mencionado que Hari Seldon tinha psicologia no currículo, só matemática e história. Vi agora, em 25% do primeiro livro da trilogia principal que mencionam que ele tb era era psicólogo.

Eduardo250 27/01/2023minha estante
1? livro é ótimo, diversos detalhes sobre o ambiente, apesar deles serem mais focados nos 1?'s capítulos. Trama política extremamente envolvente, e as soluções encontradas pela Fundação para continuar seguindo seu dilema são incríveis. Ótimo livro.

Elias Flamel 31/03/2021

A ideia mais importante que os personagens e o universo ficcional
Vivemos no emocional! Nossas profissões, compras realizadas, políticos que elegemos e até mesmo a forma que gastamos o tempo tem uma relação entre o sentimental e as necessidades básicas. A segunda parte desta relação ou equação está relacionada ao racional. Se eu disse que boa parte da nossa vida é guiada pelo racional seria uma pensamento reducionista? Fazemos o que fazemos porque seguimos uma rotina, vamos passando pela maioria dos dias no modo automático e... pera aí, eu disse automático? Não estou conseguindo me explicar. É que muita coisa na vida, na sociedade como um todo, se repete. Repetir, falei sobre repetição? Acho que estou começando a enxergar um padrão.

Se há um padrão, pressupõe que ele pode ser calculado. Em Fundação do Isaac Asimov o leitor é conduzido por uma ideia:

Se todos os acontecimentos sociais e históricos de milênios vividos por um reino similar a humanidade fossem analisados de forma matemática para prever os próximos acontecimentos? Este experimento é o ponto central do primeiro livro desta saga e ver os desdobramentos dele me fez consumir com velocidade a obra.

Neste livro o olhar é seco e direito. O narrador não é um cientista que deseja analisar cada dado e esmiuçar as informações. A história é narrada por alguém que apesar de ser racional, está empolgado com a ideia central do livro e deseja passá-la para o leitor os acontecimentos mais importantes. Não há arcos de personagem bem evidentes e jornadas. Há personagens com desejos e objetivos que enxergam o padrão e desejam utilizá-lo da melhor maneira possível. Eles estão tão embebidos neste desejar que a maioria dos diálogos não lembram uma conversa e são debates onde interesses e visões de mundo são colocados em conflito.
Ao relatar as características deste clássico é fácil pensar em uma linguagem complexa. Asimov é simples e até mesmo didático ao explicar as ideias e de demonstrar o que deseja com a obra. Também apreciei a forma como autor foi capaz de me prender durante toda a história.

Os elogios foram elencados e é necessário fazer alguns apontamentos:

Não espere uma narrativa tradicional, a representação feminina não existe, os personagens possuem a fala muito parecida e em alguns momentos há uma certa pressa. O livro é antigo, o que pode ser enxergado como uma justificativa para as falhas. Termino falando que a ideia do Asimov extrapolada no livro me fez ter a seguinte reflexão:

"E se ele estiver certo? Faz tanto sentido.". Adoro quando a ficção me provoca este pensamento.

Nunca teve um contato com a ficção científica? Este livro pode ser uma boa escolha se você relevar os apontamentos acima. Adorei o livro porque a ideia central é um convite para a reflexão, mesmo para mim que não convivo muito bem com o meu lado racional.
R.Sanches 31/03/2021minha estante
Asimov é sempre uma Boa leitura.

Elias Flamel 31/03/2021minha estante
É sim e quero ler mais coisas dele.

R.Sanches 31/03/2021minha estante
Eu, robô, As cavernas de aço, O sol descolado, Os robôs da alvorada e Azazel são minha dicas.

Minhas

Elias Flamel 31/03/2021minha estante
As Cavernas de Aço eu já até tenho no meu kindle.
Acredita que ainda não li Eu robô?

R.Sanches 02/04/2021minha estante

maltchik/ 05/02/2024

A história do nosso futuro começa com a Fundação!
Uma obra-prima da ficção científica!
As expectativas estavam altas pra essa trilogia e elas foram superadas.

Meu unico receio antes de começar a leitura era talvez o teor político do livro se tornar cansativo com o passar do tempo, mas é incrível como o autor nunca deixa nosso nível de interesse e entretenimento cair. Principalmente no primeiro livro nos é apresentado sempre novos personagens, novos cenários, novas tramas a todo momento. Em algumas resenhas esse é um dos "defeitos" apontados, por n ter um personagem a que se apegar, pelo pouco tempo em que aparecem. Vejo que Asimov quis deixar a Fundação em si como foco principal e pra mim isso n foi um problema. Apesar do "pouco" que nos é apresentado de cada personagem, eles conseguiram ser marcantes cada um do seu jeito.
Salvo Hardin, Hober Mallow, vcs são foda!

Nos livros 2 e 3 nos é apresentado o grande vilão e o grande mistério da trama.E senhoras e senhores, nenhum deles decepciona. Não vou entrar muito em detalhes pra n precisar sinalizar spoiler, e acabar estragando a experiência de quem ainda n leu. É uma aventura incrível, inteligente, fluída e fácil de compreender, fora os momentos de "explodir a cabeça" ? que aliás QUE FINAL FOI ESSE??
Sei que minha opinião n conta muito com um "grande" histórico de 34 livros lidos ?, mas até o momento esse foi o melhor final que eu já li.
Asimov, vc é um gênio!
Pedro 05/02/2024minha estante
Excelente resenha!
E 34 livros é muito mais do que 80% da humanidade irá ler ao longo da vida.

Ulisses San 05/02/2024minha estante
Esss foi uma das minhas leituras favoritas.
O livro é lotado de plots, quando vc acha que é o fim da Fundação, Asimov consegue contornar isso de forma brilhante.
Para mim a revelação do membro Mor da segunda Fundação foi o ápice para mim.

Letícia.Forte 06/02/2024minha estante
Adoro suas resenhas e seus comentários!! ? Fiquei com vontade de me jogar nessa trilogia..

maltchik/ 06/02/2024minha estante
Pedro, obrigado. A meta agr é chegar aos 50 até o fim do ano ?

maltchik/ 06/02/2024minha estante
Ulisses50, Asimov é brabo mesmo, é tudo muito bem escrito e construído. E aquela revelação no final, simplesmente épico, é de acabar a leitura e fechar o livro em êxtase.

maltchik/ 06/02/2024minha estante
Letícia.Forte obrigado ? Recomendo muito essa trilogia, se tornou o meu livro favorito. Tomara que funcione pra vc como funcionou pra mim.

Ligiamx 07/02/2024minha estante
Esse aí é um clássico que ainda tenho que ler, Isaac Asimov é brilhante!

Ketlin 10/02/2024minha estante
Preciso continuar essa trilogia!!!

maltchik/ 11/02/2024minha estante
Ketlin, se prepare para fortes emoções haha

Deza 17/02/2024minha estante
Vc tem muito bom gosto para livros, parabéns viu ? a maioria das pessoas só leem livros moderninhos chatos kkk

maltchik/ 19/02/2024minha estante
Obrigado, vc tb tem ?

Regis 16/04/2024

Uma trilogia épica de verdade
Fundação, de Isaac Asimov, é uma das obras mais conhecidas da ficção científica. Essa trilogia grandiosa iniciou-se com histórias menores, conectadas umas às outras, publicadas em revistas pulp de ficção científica entre 1942 e 1944, mas com o declínio de muitas dessas revistas no pós-guerra a ficção científica foi transferida para os livros e assim nasceu essa primeira trilogia nos anos 50 e o autor voltaria a esse universo escrevendo, a partir de 1980, mais dois romances sequenciais e duas prequelas.

Essa é uma das mais grandiosas histórias da ficção científica que conseguiu o feito de mudar, para todo sempre, a literatura especulativa. Fundação recebeu o prêmio Hugo especial de melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos em 1966, e conhecendo agora esses três primeiros livros, não consigo estranhar que ele tenha superado outros concorrentes de peso e conquistado esse grande reconhecimento.

Essa trilogia trata da queda do Império Galáctico (baseado na queda do Império Romano) que reina absoluto sobre todos os mundos habitados há doze mil anos e a criação de um novo Império; a partir das previsões do psico-historiador chamado Hari Seldon que através dessa ciência recém descoberta, a psico-história, pôde prever um período ?de trevas? (fazendo um paralelo com a Idade Média) de 30.000 anos que se seguiria à queda. Para evitar inúmeras guerras, Seldon usará suas descobertas para amenizar o período umbroso que se estenderia por milênios, preservando assim o conhecimento humano e evitando o completo declínio da civilização.

Os acontecimentos dessa história vão sendo dispostos como em um tabuleiro de xadrez, para que mais adiante, na trilogia, tenha início a "partida definitiva" de um intrincado jogo político que é extremamente necessário para que o Segundo Império seja consolidado.

As reviravoltas dos acontecimentos são tão peremptoriamente satisfatórias que mesmo que saibamos que o desfecho pode já ter sido "previsto" é muito satisfatório descobrir como ele vai se dar.

Somos pegos de surpresa e deixados sem ar a cada Crise Seldon que aparece. Sei que o formato episódico em que a história é contada pelo autor (devido aos grandes saltos no tempo), incomoda algumas pessoas, no entanto, não me incomodou em nada: Asimov entrega muito com sua escrita concisa e envolvente.

Adoro a forma lenta e gradual com que o autor incutiu em nossas mentes pontos mínimos do plano central para que quando, este, esteja em ação, possamos compreender e sentir toda nossa curiosidade saciada.

Ao longo das décadas e séculos seguintes vão surgindo dúvidas sobre o Plano Sheldon, mas ele se prova consistente e de confiança já que a cada crise surge alguém capaz de mitigar o conflito da vez surpreendendo os que ainda não acreditam completamente na Fundação e no plano traçado pela psico-história.

Durante todo o livro a sensação de uma história bem contada vai deixando o leitor extasiado e sedento por mais; os grandes embates psicológicos e diálogos inteligentes fazem desse um magnífico livro para quem aprecia uma boa batalha racional.

Asimov também entrega embates políticos e sociais, conflitos éticos e personagens interessantíssimos. No primeiro livro, uma única mulher é, muito brevemente, mencionada, mas o autor remedia isso no segundo e terceiro livro com Bayta e Arcádia. Elas são personagens fortes e importantíssimas para o desenrolar da trama do segundo e terceiro livro, respectivamente.

Essa trilogia entrega além de uma magnífica ficção científica, cheia de conspirações políticas e reviravoltas, uma grande análise da verdadeira natureza humana e sua incapacidade de lidar com as mudanças e aprender com a história.

O primeiro livro é maravilhoso, mas a apresentação do grande vilão (Mulo) no segundo livro, o desfecho dos acontecimentos no terceiro livro e o grande mistério revelado no final, me deixaram sem palavras. E o que foi aquele final? Estou em júbilo com o encerramento dessa trilogia e pronta para seguir lendo as próximas histórias, seguindo a ordem que o próprio Asimov sugere ao final de Segunda Fundação.

Tenho que comentar o quanto é perceptível a influência de Fundação em grandes obras cinematográficas que admiro: destaques para Star Trek, Star Wars e seu magnífico vilão Darth Vader: que possui muito do Mulo em sua composição e ainda tem a princesa Léia que lembra muito a Bayta. Fundação influenciou nomes como Paul Krugman, Steven Spielberg, George Lucas, Sagan... e isso é mérito de uma história bem contada, um universo conciso e personagens marcantes.

E por fim preciso falar dessa edição da Aleph que é primorosa: ela possui partes muito bem divididas, proporcionando uma praticidade enorme na programação da leitura. Quero ressaltar também a excelente tradução e a beleza das ilustrações que dividem cada parte dos três livros e os capítulos. E ainda tem uma entrevista de Isaac Asimov que coroa o término do livro.

Eu adorei essa leitura! Foi uma grande jornada, acompanhada do Leandro e do Léo (Meninos, eu amei compartilhar a leitura, criar teorias e discutir o livro com vocês!). ?

Sei que essa saga épica ainda não chegou ao final, mas até aqui já me conquistou completamente.

Recomendo
Cleber 16/04/2024minha estante
Uma jornada épica! Adorei a resenha ??????

Luan.NietzsChe 17/04/2024minha estante
Ótima resenha! Despertou-me o interesse de ler esta trilogia.

Marcos.Leste 17/04/2024minha estante
Está série é ótima, recomendo ler a série Fundação Origens, e a série Império e os Robôs

Brujo 17/04/2024minha estante
Excelente resenha, Regis, como sempre !!!
Compartilho da sua empolgação por essa saga maravilhosa !!!

HenryClerval 17/04/2024minha estante
Como sempre a resenha está perfeita, Régis! ????
Essa LC foi a melhor, discutir e teorizar com você foi fascinante! Agradeço muito a você e ao Léo. ?

Obrigada, Cleber! ?

Regis 17/04/2024minha estante
Que bom, Luan! Espero que goste tanto quanto eu gostei. ??

Regis 17/04/2024minha estante
Origens será a próxima que vou ler, Marcos. Obrigada pela dica. ??

Obrigada, Sidney! ?
Não tem como não se empolgar, né?

Regis 17/04/2024minha estante
O melhor nessa jornada foi ter você e o Léo ao meu lado para teorizar e conversar, Leandro. Sou muito grata por isso. ??

Fabio 17/04/2024minha estante
Resenha, digna desta maravilhosa, Obra-Prima!
Parabéns mais uma vez por esse texto certeiro e muito bem sintetizado, minha querida!???
Ler sua resenha, me deu uma sensação nostálgica tão boa, que pense-o em relê-lo em breve!

Regis 17/04/2024minha estante
Ah, Fábio, você sempre é lisonjeiro com suas palavras, muito obrigada! ???

Craotchky 17/04/2024minha estante
Dizer que seu texto está excelente é uma redundância, mas que ainda não consigo evitar. Você traz de maneira muito dinâmica um importante panorama do contexto da obra e sua relevância. Ótima analogia com uma partida de xadrez, também. Quanto ao conceito de psico-história: acredita que estou vendo nuances dele aqui em Guerra e paz?! Tolstói defende que determinado movimento histórico não pode ser atribuído a uma ou mais pessoas (a Napoleão, por exemplo), mas sim a uma massa de pessoas. Ele escreve:
"Porém, basta penetrar na essência de cada acontecimento histórico, ou seja, na ação de toda a massa de pessoas que tomam parte dos acontecimentos, para constatar que a vontade do herói histórico não só não dirige as ações das massas, como é ela mesma constantemente dirigida."
Parece semelhante com nuances do conceito de Asimov, né! A mim ao menos pareceu...

Mel 17/04/2024minha estante
Parabéns pela belíssima resenha, Regis!
Você escreve divinamente bem, minha querida!!! ???

Obrigada, Filipe! ??
Realmente parece. Vou adorar ler Guerra e Paz tentando identificar essas nuances.

Regis 17/04/2024minha estante
Eu agradeço muitíssimo por achar isso, Mel, sou muito fã da sua escrita. ????

Max 17/04/2024minha estante
Tá bom, Régis, vou já começar o segundo volume...??

@tigloko 17/04/2024minha estante
Que resenha maravilhosa! ?? Parabéns Regis, sintetizou perfeitamente oq é essa saga ?

Fred 19/04/2024minha estante
Eu adoro Asimov, mas confesso que esses 3 primeiros livros da Fundação não me pegaram tanto. Os outros 3 que cronologicamente antecedem esses, pra mim foram melhores, principalmente pq eles trazem outros livros do Asimov pra esse universo.

Léo 19/04/2024minha estante
Mais uma resenha incrivelmente perfeita, Régis! ????
Amei reler a trilogia, e com certeza, a melhor parte foi conversar sobre cada página do livro com você e o Leandro. ??

Que venha os próximos livros! Rsrs

Regis 19/04/2024minha estante
Espero que goste, Max. ??

Regis 19/04/2024minha estante
Muito obrigada, tiago! ??

Regis 19/04/2024minha estante
Que pena não ter gostado tanto, Fred. Eu lerei os outros um por mês e espero apreciar tanto quanto apreciei esses primeiros livros. ?

Regis 19/04/2024minha estante
Obrigada, Léo! Debater com com você e o Leandro enriqueceu muito essa leitura. ??

Fred 19/04/2024minha estante
Tenho certeza que você vai gostar dos outros 4 (lá em cima eu disse 3 ?), mas se me permite dar uma dica, se puder, leia antes a série dos robôs e Pedra no Céu caso ainda não tenha lido. Sua experiência lendo Fundação depois desses livros vai ser MUITO melhor. Tem um personagem muito importante da fundação cuja origem é lá na série for e robôs.

Barreto31 20/04/2024minha estante
Terminou toda a história essa semana, estou impressionado com a maquinação na mente de Assimov por ter criado algo gigantesco. É simplesmente genial!!

Barreto31 20/04/2024minha estante
Termino*

Regis 20/04/2024minha estante
Obrigada pela dica, Fred.

Regis 20/04/2024minha estante
Eu espero que sua experiência, ao final da leitura, seja tão boa quanto a minha foi, Barreto. ?

Fabio Shiva 06/08/2010

A literatura de Asimov é baseada em grandes idéias. E na série Fundação, o bom doutor está em sua melhor forma! Talvez somente ao formular suas célebres 3 Leis da Robótica Asimov tenha sido mais engenhoso.

A primeira dessas idéias poderosas fica por conta da Psicohistória. Imagine uma ciência realmente capaz de prever o comportamento humano e, assim, determinar o futuro. Asimov partiu da teoria cinética dos gases para formular a sua Psicohistória. Não é possível prever o movimento aleatório de uma única molécula, mas em quantidade suficiente a movimentação do gás é perfeitamente previsível.

Para obter uma humanidade tão numerosa quanto as moléculas de gás, Asimov nos transporta para milhares e milhares de anos no futuro, quando 25 milhões de planetas habitados pela raça humana propiciam o auge do esplendor do Império Galático.

E aqui está outro motivo para o fascínio de Asimov. Ele não tem o menor pudor em ser grandioso. Graças a uma narrativa hábil e cativante, o leitor logo se torna cúmplice dessa grandiosidade, e se vê torcendo pela vitória dos heróis, que nunca são os mais fortes, mas sempre os mais espertos. A vitória nunca se dá pelo uso da força bruta. Afinal, como bem disse um dos heróis da Fundação, a violência é o último refúgio dos incompetentes.

Outra idéia genial foi a de uma religião baseada na ciência e utilizada para manipulação e controle social. À primeira vista, uma ácida crítica aos sistemas religiosos de nossa própria era. Nessa segunda leitura de Fundação, porém, pude perceber uma outra camada de significação. Há também uma crítica não menos hábil à própria ciência, quando se torna dogmática a ponto de se confundir com a religião. Novamente recorremos à fala do herói: uma pistola atômica é uma excelente arma, mas pode apontar nas duas direções.

Um deslumbramento à parte fica por conta de como Asimov foi capaz de interligar sua vasta obra, escrita ao longo de décadas, em um todo coeso e significativo, começando pelas histórias de robôs, passando pela ascensão e queda do império galático até chegar à Fundação. Uma brilhante história do futuro!

(13.10.2007)

Antonio.Almeida 26/11/2020minha estante
Fantástica, nem preciso escrever uma resenha!

Fabio Shiva 01/12/2020minha estante
Gratidão por essa energia boa, Antonio!
Asimov é mesmo incrível, né?
Abração!

Patrick.Lenz 22/12/2020minha estante
Ótima resenha! É incrível como grandes autores como o Asimov tinham a capacidade de entender o comportamento humano ao ponto de conseguirem prever, quase tão bem quanto Seldon, o futuro das sociedades.

Fabio Shiva 22/12/2020minha estante
Salve Patrick! Valeu pelo comentário, amigo! Realmente é muito bom poder ler e reler esses grandes autores!

Vinny 29/01/2021minha estante
Salvor Hardin foi um personagem muito importante nesse livro pois o legado dele é lembrado no livro 2, fundação império!

Rocky Noboa 10/09/2021

Como eu queria ter gostado...
Infelizmente, pra mim não funcionou.
Achei uma leitura bastante complicada e com esses vários saltos temporais, não consegui me conectar a nenhum personagem. Gostei um pouco no começo, as partes 1 e 2 estavam me prendendo, mas aí veio mais saltos temporais, com novos personagens, novos lugares que foram introduzidos, novas dinâmicas... Não consegui acompanhar, nem me importar com nada e nos últimos 40% só queria que acabasse logo. Ficou massante demais. Infelizmente, não acredito que um clássico de um dos meus gêneros favoritos não tenha funcionado pra mim. Ainda estou com vontade de assistir a série. Dependendo de como for, talvez eu continue a trilogia, daqui alguns anos, apenas para dizer que li tudo do Azimov, que é meu autor de ficção científica favorito. Fico frustrado de não ter curtido tanto sua obra mais aclamada. Mas acontece kkk.
Acho a escrita do Azimov bem fácil e dinâmica, por isso me surpreendi quando me senti perdido nesse livro aqui.
Sei que o Asimov foi um gênio e vou continuar lendo seus livros. Esse só não funcionou pra mim. Uma pena.
Joao.Merola 10/09/2021minha estante
Fiquei animado em começar essa leitura. kkk

Rocky Noboa 10/09/2021minha estante
Espero que goste, amigo kkk. A grande maioria gosta, pra mim que não funcionou mesmo.

Joao.Merola 10/09/2021minha estante
Entendo, estou brincando. A chance de não dar certo pra mim também é bem grande, mesmo eu gostando muito do gênero, não sou tão fã do Asimov. Veremos... Obrigado pela resenha.

Eliane 12/09/2021minha estante
O primeiro também não gostei muito. O segundo volume é um pouco melhor e o terceiro achei o melhor de todos. Acho que vale a pena concluir a trilogia.

Rocky Noboa 13/09/2021minha estante
Vou tentar ler os próximos sim, Eliane. Mas quero esperar para assistir a primeira temporada da série pra entender tudo direitinho, algumas coisas que o livro me deixou um pouco confuso kkk, aí eu tento terminar, pelo menos essa primeira trilogia. Obrigado!

Eliane 15/09/2021minha estante
Nem sabia do seriado ?. É uma boa história para desenvolver uma série de tv.

Lucs 03/10/2021minha estante
Tou com medo agora. Estou no comecinho do primeiro livro e estou curtindo, pra ajudar estou no terceiro episódio da série e gostei tanto que me fez ler o livro. Peguei a edição com os 3 livros juntos então não tem nem como não ler tudo agora rsrs! Espero que eu curta.

Rocky Noboa 04/10/2021minha estante
Lucs, realmente estão falando bem demais da série. Ainda não assisti, mas pretendo. Quanto ao livro, pra mim não funcionou muito não. Mas vai fundo kk Muita gente gosta e eu espero que você goste também!

Grazi Comenta 11/10/2021minha estante
Vish, que pena. É uma saga maravilhosa, me deixou piradíssima e li os outros dois muito rápido. Os livros extras também.

jordanpessanha1 30/12/2021

Melhor leitura do ano! Obra simplesmente perfeita!
A Trilogia da Fundação é conhecida por ser uma das bases para a ficção científica como conhecemos hoje, e de cara já dá para notar vários de seus elementos em obras posteriores a ela, como por exemplo Star Wars.

A história gira em torno de Hari Seldon, o homem que criou a Psico-história: ciência que mistura sociologia e cálculos matemáticos, com o objetivo de prever o rumo das grandes massas sociais, sendo está incapaz de prever as ações de apenas um ou poucos indivíduos.

Através dessas previsões, Seldon afirma que o Império Galáctico está em um inevitável declínio, que resultará em seu fim e em um período de 30 mil anos de trevas e barbárie por toda a galáxia.

Seldon então diz que o fim do Império é realmente inevitável, mas que esse período de trevas pode ser encurtado consideravelmente.

Ele propõe então que, com a ajuda das mentes mais brilhantes do planeta, seja criada a Enciclopédia Galáctica: está reuniria todo o conhecimento da humanidade, com o objetivo desta servir de base para o reerguer da sociedade, na criação de um Segundo Império. Reduzindo assim os 30 mil anos de trevas para apenas mil.

O Império concorda com essa solução, mas impõe que Seldon e seus Enciclopedistas trabalhem nisso exilados no mais extremo da galáxia, longe de Trantor: planeta localizado no centro da galáxia, capital do Império

Seldon aceita e cria duas Fundações, uma conhecida por todos, em um planeta no mais extremo da galáxia chamado Terminus, e a outra no extremo oposto, mas em uma localização desconhecida

Falo com tranquilidade que essa não é apenas a melhor leitura que fiz nesse ano, mas também uma das melhores obras que tive o prazer de conhecer em toda a minha vida!

Isaac Asimov é simplesmente genial! Um ser com uma mente brilhante, como poucas! Provavelmente vai se tornar meu autor favorito!

Logo de início me apaixonei por sua escrita que, além de super fluída é também muito acessível, trazendo de uma maneira bem entendível temas que geralmente são vistos como difíceis de se assimilar - principalmente a ficção científica e a política - não deixando em momento algum a leitura se tornar uma experiência maçante ou arrastada, graças a sua escrita que é simplesmente excelente!

Esse foi o meu primeiro contato com uma obra do Asimov, e já estou doido para ler mais. Ainda bem que ele foi um autor muito produtivo, deixando uma quantidade absurda de livros publicados - para a minha alegria e a de muitos!

Recomendo veementemente essa obra! Foi uma experiência maravilhosa, que merece demais uma releitura, em um futuro não tão distante.

Diego Lima 08/09/2021

você se preocupa com o futuro daqui 200 anos?
A história é uma fantasia com ficção cientifica e muita política e ocorre quase no ano doze mil, onde os seres humanos não habitam mais o planeta terra, muito menos sabem sua localização - é feita uma menção sobre o terceiro planeta próximo ao sol em determinado momento.

O enredo começa quando um cientista chamado Hari Seldon, através da pisco-história, uma ciência a qual mescla sociologia, matemática e história utilizada para prever possíveis acontecimentos, começa anunciar que o Império, atual sustentáculo da humanidade, irá cair dentro de aproximadamente trezentos anos e passará por uma barbárie que durará milhares de séculos, destruindo todo o conhecimento descoberto pelo homens ao longos de sua trajetória.

Toda essa possível notícia da queda do império deixa os superiores preocupados, não com a ruína, mas com o impacto sobre os subordinados. Com isso, a trama vai se desenvolvendo de uma forma muito fluída e nos fazendo querer saber o que irá acontecer com a humanidade, e, principalmente, se Seldon estava certo em seus cálculos, e se ele poderá amenizar os danos das guerras.

Apesar de ter gostado muito do personagem Hari Seldon, e de toda sua dialética e lógica, o livro um percorre duzentos anos, ou seja, vamos ter vários personagens importantes aparecendo durante os anos, não tendo como se apegar somente a um protagonista, e cada personalidade terá um impacto no qual fará os cálculos de Seldon cada vez mais se tornarem acertados. Recomendo demais a leitura desse livro, e pretendo continuar lendo a trilogia.
Larinha 08/09/2021minha estante
Interessante, já conhecia Asimov pela leitura do Fim da Eternidade e gostei muito, acho que Fundação merece entrar na lista de novas leituras.

Diego Lima 08/09/2021minha estante
Foi uma leitura bem diferente, porque o protagonista é o tempo e os acontecimentos, espero que goste como gostei xD

Raquel 08/09/2021minha estante
Eu fiz a burrada de doar o meu pra biblioteca da cidade e agora me arrependi kkk

Diego Lima 08/09/2021minha estante
Eu curtir muito. Acho que vale a aquisição dele. Fizeram um edição modelo único.

Larinha 08/09/2021minha estante
Raquel, duas opções: você pode pegar emprestado na biblioteca e nunca devolver, finge demência kkkkk ou é a oportunidade de comprar uma nova edição e escolher uma bem bacana pra ficar na estante :)

muito bom kkkkkkkkkkkkkk

Raquel 08/09/2021minha estante
Eu amo esse biblioteca, mais fácil comprar outro kkk

mpettrus 18/09/2021minha estante
Estou na reta final desse romance que já considero um dos melhores que li em 2021.

Lista de Livros 07/02/2024

Lista de Livros: Trilogia da Fundação, de Isaac Asimov
Fundação (01) - Fundação:

“- O senhor não considera sua declaração como sendo desleal?
- Não, senhor. A verdade científica está além de lealdade e deslealdade.”
“Não há mérito em disciplina sob circunstâncias ideais. Ou eu a tenho em face da morte, ou ela é inútil.”
Mais do blog Lista de Livros em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Fundação (02) - Fundação e Império:

“O ponto essencial em correr um risco é que os lucros o justifiquem.”
“Ela balançou a cabeça: – Ele é tão estranho.
– Ele mexe com seu instinto materno, Bay, é o que ele faz. Um dia teremos um filho e aí você esquecerá Magnífico.
Bayta respondeu das profundezas de seu sanduíche:
– Ocorre-me que você é tudo o que meu instinto materno pode suportar.”
Mais em:

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Fundação (03) - Segunda Fundação:

“– Onde a história se preocupa principalmente com as personalidades, os esboços podem ser tanto positivos quanto negativos, de acordo com os interesses do escritor.”
“Não valia a pena pedir para que ela esquecesse o acontecido. Em relação ao inimigo, “esquecer” era uma palavra sem sentido; e o conselho ajudava a tornar o assunto mais importante, tendo, assim, o efeito contrário.”
“O encanto do poder nunca desaparece completamente.”
Mais do blog Lista de Livros em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com/2024/01/fundacao-03-segunda-fundacao-de-isaac.html

Michela Wakami 13/09/2023

Deixou a desejar.
Eu amo livros de ficção científica, peguei esse com expectativas altíssimas e sai um tanto frustrada.
Não é um livro ruim, mas na minha opinião não é tudo que falam.

Já vou engatar o segundo na sequência, torcendo para experiência ser melhor.
Gleidson 13/09/2023minha estante
Eu comprei a série inteira e parei no terceiro. Fiz um esforço danado pra gostar, mas não rolou. ??

Michela Wakami 13/09/2023minha estante
Então você me entende, vamos ver como serão os próximos para mim.
Mas só vou ler os três principais mesmo.

Uma pena, né ?! Você ter comprado a série toda.

Gleidson 13/09/2023minha estante
Na época era louco pelos livros do Asimov. Rs

Michela Wakami 13/09/2023minha estante
Quem nunca!????

Rogéria Martins 13/09/2023minha estante
Amiga, será que eu vou gostar?
Pretendo encarar algum dia... ?
Em tempo: adoro sua sinceridade nas resenhas, sempre! ??

mpettrus 29/09/2021

Uma obra-prima da ficção científica e fantasia do século XX
Fundação é um romance clássico da ficção científica do século XX, escrita pelas mãos do escritor Isaac Asimov. É o primeiro volume de uma trilogia que começou a ser escrita na década de 1950. Em 1966, foi eleita a melhor série de ficção científica e fantasia de todos os tempos. O primeiro volume da série foi composto por cinco contos.

Os contos que compõem o primeiro livro da trilogia são: os psico-historiadores, Os enciclopedistas, Os prefeitos, Os comerciantes e Os Príncipes Mercadores. A história se passa no espaço, no início do declínio do Império Galáctico que tem 12.000 anos. Esse declínio, porém, não é perceptível para a imensa maioria da população. Entretanto, o matemático Hari Seldon desenvolveu uma nova área de conhecimento chamada de psico-história, prevendo esse declínio, programado para acontecer em 300 anos durando 30.000 anos, ao que ele diz que é o tempo que a humanidade intergaláctica ficará mergulhada nas trevas e barbárie por toda a galáxia. No entanto, o cientista desenvolve um plano afim de reduzir o período das trevas em apenas um único milênio e, para isso, cria a Fundação.

O que me pareceu interessante aqui é que Asimov faz uma clara referência à Idade Média, considerada por muitos como um período das trevas e que durou mil anos. Embora diversos historiadores tenham se empenhado em mostrar que houveram inovações técnicas em variadas áreas e produções culturais diversas, no senso comum, o período ainda é visto como uma época estagnada e até de retrocesso.

O grupo de cientistas à frente da Fundação muda-se para o planeta Terminus, na periferia da galáxia, para então começar seu trabalho. Hari Seldon, que não viveria para ver o nascimento da sua obra-prima, providencia gravações holográficas, que ficariam armazenadas em um Cofre do Tempo em Terminus para consultas pontuais em momentos de crises, com instruções de como lidar com elas.

Mesmo sendo uma obra de ficção de científica e fantasia, o romance de Asimov não trata só de viagens espaciais, tecnologias futuristas ou gênios da ciência, mas fala sobre a natureza humana em si e sua flexibilidade, ou a falta dela, em lidar com grandes e imprevisíveis mudanças à frente. Um assunto que me chamou a atenção nesse romance e muito bem abordado pelo autor, talvez por ele ser, além de escritor, mas também um cientista, tendo concluído seu mestrado em química em 1941 e PhD em bioquímica, em 1948, foi a questão da energia nuclear.

Nos contos, ela é o diferencial de Terminus em relação aos outros planetas. A energia nuclear era amplamente usada no Império Galáctico, mas com o declínio do império veio também a decadência da ciência e a volta das técnicas bárbaras de energia química. Asimov insere nesse ponto personagens fortes à frente de decisões políticas que podem mudar todo o futuro da humanidade. Levanta debates sobre conflitos éticos, políticos e sociais interessantes nos deixando totalmente submersos no universo de Fundação.

Questões como autoritarismo e manipulação são justificadas em nome do bem maior. Seus líderes são guiados pelos próprios princípios da ciência, visando progresso e neutralidade, mas surgem como subprodutos a plutocracia e autoritarismo.

A estrutura do livro é de uma fix-up novel, uma novela construída através da união de várias histórias menores, sendo composto de cinco partes e cada parte funcionando por si só nos contando um acontecimento marcante na história da fundação. Logo, saiba que o personagem principal do romance é a Fundação. Porque os personagens vão mudando já que esses contos cobrem aproximadamente 200 anos de história. Não existe um protagonista que vai lutar contra as adversidades e derrotar o vilão. A própria história da Fundação é que está sendo discutida, ou seja, para a Fundação, as personagens são apenas passageiros, grãos de areia em uma história que perpassa gerações.

O texto é narrado em terceira pessoa e é bastante fluido, sendo composta por diálogos, o que geralmente fornece bastante dinamismo na história. E mesmo sem lançar mão de extensas descrições, Asimov consegue nos transportar para os ambientes e cenários criados por ele de forma muito fácil, sendo, para mim, um dos melhores exemplos de “Show, don’t tell”. É um livro em que todos os aspectos contribuem para criar o cenário certo na sua mente e dar o tom exato da história.

A narrativa é fluída chegando a ser veloz em alguns momentos, que quando nos damos conta, já está acontecendo um evento Seldon (ou crise Seldon) e somos atirados adiante. Para mim isso foi importante para não tornar a história maçante.

No mais, é preciso pontuar aqui que ler Fundação sem entender todo o contexto histórico em que foi escrito, por exemplo início da década de 1950, sem ter um mínimo de conhecimento da própria biografia de Asimov, por exemplo que ele era cientista e comunista, é perder toda a magia que essa obra-prima da literatura mundial nos deixou como legado de uma das melhores e maiores criações da ficção científica e fantasia que a mente humana foi capaz de inventar.

Rômulo 16/07/2022

Classico Atemporal
Classico atemporal que cativa nas primeiras paginas. Muitos novos autores nao conseguem desenvolver tao bem uma estória quanto Asimov. Os diálogos sao excelentes e muito gostosos de ler. Recomendo muito pra quem ama ficção científica.

@tigloko 08/01/2023

"A violência é o último refúgio do incompetente"
Sempre fico impressionado com o uso de política, economia, religião nos livros do autor. Só que aqui parece estar condensado o que tem de melhor. Como acompanhamos centenas de anos através da história, vemos o uso desses aspectos como instrumentos para controlar as massas. Tudo para proteger a Fundação, local para preservar o conhecimento humano, em especial o conhecimento cientifico, proposto por Seldon ao Império Galáctico para minimizar (não extinguir) a queda inevitável. Simplesmente fiquei fascinado em como ele usou religião e comercio nesse livro. É genial. Se minha cabeça já explodiu aqui, imagina nos próximos.

A frase principal do livro ("A violência é o último refúgio do incompetente") descreve perfeitamente como os personagens tentam ultrapassar as crises previstas por Seldon. Já que a todo momento na história temos eles articulando para evitar os conflitos por meio de estratégias políticas. E aí que entra o atrativo dos livros do autor. Se fosse escrito por outro menos habilidoso, seria uma leitura cansativa, parada, sem nada acontecer. Mas Asimov é mestre em envolver nos diálogos e prender nas tramas políticas. Tudo isso transportado para o cenário da ficção-cientifica, que só potencializa a grandeza da história tanto em escala quanto em desenvolvimento do universo em si.

Fiquei um pouco decepcionado por não ter muito de Hari Seldon nesse primeiro livro. Sei que existem os prelúdios, mas por se tratar do primeiro volume esperava conhecer mais do criador da psico-história. Quem sabe nos próximos. No geral os personagens não são interessantes. Apesar de Salvor Hardin e Hober Mallow terem papel fundamental (no mesmo nível de Seldon ou até mais) ao longo dos séculos para aguentarem a crise, são personagens esquecíveis.

Outro ponto que me incomodou foi que, apesar de gostar da ideia se passarem várias décadas durante o livro já que esse é a grande atrativo dessa serie, em algumas partes na metade tiveram saltos repentinos na história. Não tendo o devido tempo para se situar no que estava acontecendo. Somente na metade, depois o livro segue em um ritmo mais ordenado.

Mas sem dúvida é um livro divertidíssimo. Não poderia ter começado de forma melhor essa saga. Ansioso para o que vem a seguir.