Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

alexandra165 01/11/2021

primeiro livro
primeiro livro que leio de isac asimov e gostei muito. infelizmente não vou conseguir ler tão cedo a continuação (talvez nunca, tou meio sem grana kkkkkk) o que é um grande desgosto. a leitura foi super fluida e agradável, o mundo é muito real e a pessoa entra de cabeça nele. envolve muita política, mas não de um jeito martirizante. é algo mais natural sabe. houve umas coisas que não entendi e tals, mas não é nada que a reeleitura não ajude ;) amei todas as personalidades que participaram, não fazia ideia q o livro iria ter vários protagonistas e foi uma surpresa agradável.
enfim, recomendo. lê-se super rapidinho e o cheiro do livro é mt bom!

Gustavo.Costa 09/05/2022

Uma Viagem Incrível
Que universo incrível o Asimov conseguiu criar. A narrativa é contada de uma maneira em que você não segue a história de um único personagem, mas sim o desenrolar de um plano envolvente, misterioso e cheio de plot twists que te pegam totalmente desprevenido!!! É uma trilogia e uma leitura incrível, recomendo a todos!

Xamde 28/07/2021

Não é exatamente ruim, mas achei chato.
Pra começar, eu achei o livro, no geral, muito chato. Mas a primeira parte foi excelente, eu gostei muito do começo, me parecia promissor. Assim que acabou eu fiquei tipo "Oh céus o que será que vai acontecer agora??"

Porém, é na segunda parte que tudo desabou para mim. A partir daí, a cada parte se passa vários anos, com diversos personagens indo e vindo, todos sem aprofundamento e sem carisma. Durante o livro todo se discute política e religião dessa época ficcional. Isso me fez perder totalmente o interesse na história e me forcei bastante a ler, quase dormindo em algumas partes com diálogos imensos.

Assim, o livro não é ruim, só não foi do meu agrado. Fundação é muito bem escrito e bem ambicioso, como algo que nunca li antes. Mas no final das contas eu só não gostei da proposta.

site: https://www.goodreads.com/review/show/4004460501
Grazi Comenta 11/10/2021minha estante
É porque a história é sobre isso. Não sobre personagens, mas sobre a queda e o declínio do império galáctico e a ascensão da Fundação. É sobre sociedade, história, influências, não sobre indivíduos.

Laura Finesso 31/07/2020

"A violência é o último refúgio do incompetente"

Em uma humanidade distante de nós por milhares de anos, o cientista Hari Seldon prevê a queda do grande Império Galáctico - intacto há séculos e supostamente invencível - e a perda de todo o conhecimento acumulado durante todo esse tempo. Para remediar a barbárie que virá e se estenderá durante 30 mil anos após a queda inevitável do império, ele cria a Fundação, com o objetivo de fazer uma grande enciclopédia com todos os conhecimentos da humanidade. Com cientistas isolados na periferia da galáxia, Hari Seldon prevera tudo: os movimentos de massa, ascenção e queda de diversos governos. Porém, ele não poderia prever as ações individuais, que mudam o rumo de tudo.
A escrita, de início, me foi estranha por ser diferente das quais estou acostumada; porém depois de algumas páginas, já havia me acostumado. O Asimov tem um jeito muito único de conduzir a história, com intervalos de anos entre alguns capítulos e personagens únicos que logo se tornam passado, tornando impossível prever o que irá acontecer.
O que mais me encantou e me deixou hipnotizada nessa leitura foram os jogos de política e a maestria de Asimov ao retratá-los. Foi como se ele nos conduzisse em uma dança entre a política, o mercado, a religião e a ciência… bastava um passo para transpor os limites, o que só nos mostra como tais linhas entre eles são tênues. Esses conceitos se alternam entre os três livros para ditar os rumos da Fundação e da galáxia por meio da manipulação do povo - e nesse momento, concluo que a Fundação é um incrível ensaio sobre a história da humanidade, ainda mais quando inspirado na ascensão e queda do Império Romano.
Dos três, o segundo foi meu favorito pelo seu ritmo incessante e frenético, pela surpresa que tive no final (inclusive, foi favoritado). Porém o terceiro deu uma bela conclusão para essa trilogia, e não podia esperar algo melhor.
Instagram de resenhas: @livrosecappuccinos

site: https://poeticamentedrastico.blogspot.com/2020/07/trilogia-da-fundacao-isaac-asimov.html

Bárbara 27/02/2020

Uma grande obra, de fato!
Trilogia eleita em 1966 como a melhor equiparada a Senhor dos Anéis. Foram essas informações que me fizeram entrar nessa aventura.. e não me arrependo nenhum pouco. Mas, confesso que no início eu fiquei meio perdida, mas a historia me prendeu tanto que logo me encontrei maravilhada com o Plano de Seldon, que foi um cientista que preveu o declínio do império, numa época onde a humanidade ja havia conquistado o espaço e colonizado diversos planetas. E através da psico história, que é uma ciência que prevê o futuro das massas através de calculos matemáticos, que o plano seldon é baseado.

Clakson 17/05/2023

Metódico
Fundação é uma obra de ficção científica que se passa num cenário galático de um império em decadência em busca pela preservação do conhecimento científico através de uma ciência denominada Psicohistoria.
A ideia seria calcular o futuro da humanidade através de estatística e comportamento humano a longo prazo numa escala maciça, já que a matéria prima pra isso seria a própria civilização humana espalhada por todo esse universo. E então criar uma estrutura para reunir e preservar todo o conhecimento adquirido denominado Fundação.
O roteiro é marcado por intriga política, personagens muito bem desenvolvidos e reflexões profundas sobre o comportamento humano... O que me fez gastar bastante tempo pra terminar ele.
Esse é o tipo de livro que você lê já pensando no porquê ainda não fizeram uma série dele.
Um clássico instigante, duradouro e atemporal!
GiSB 08/06/2023minha estante
Clakson, boa noite. Você comentou que o livro seria interessante que se fizesse uma série sobre ele. Pois te informo que há. Foi feito pela Apple TV, caso eu não esteja enganado. Vi a série e por conta dela me interessei em ler a saga fundação.

Clakson 10/06/2023minha estante
Obrigado @skuser02844
Agora preciso assistir urgente!

dervora 17/04/2021

Esperava mais?
Eu sei que Fundação é um verdadeiro clássico mas particularmente oq me atrai em histórias são os personagens e pelo fato de em cada parte do livro falar de pessoas diferentes, nao consegui me apegar a nenhum. Vou continuar a ler a saga pois apesar disso, é um universo mto rico e interessante.

WalterGoncalves 18/08/2023

Pela Galáxia!
A fluidez que tive na leitura foi extremamente gratificante, principalmente por se tratar de um livro complexo sobre politica, sociologia e psicologia representadas na ficção cientifica.
O primeiro livro é tão maravilhoso, por conta da mente genial de Hari Seldon. A revelação que ele faz a respeito do império é o que me fez ler até o fim.
O segundo livro é tão curioso e é meio q previsível tbm. As falsas declarações do onipotente "Deus Mulo" vão caindo por terra e os capítulos vão revelando que ele não é tudo isso.. Claro, devido a sagacidade de Bayta Darell, tudo foi resolvido em panos mornos. Foi justamente a chegada do casal na história, que me fizeram terminar esse livro até o fim.
O terceiro livro foi para mim o mais compreensível, também senti mais cómica e satírica, a composição dos personagens foi de um todo elucidativo. O Primeiro Orador é chave esclarecedora desse livro, obviamente foi o que me fez ler até o final.
Sorte, muito sorte tive em viver para ler essa Obra Prima que só tenho a agradecer por Isaac Asimov tê-lo procriado.

Bruna.Lima 12/09/2021

Brilhante!!
Não é uma leitura fácil. Me enganei em pensar que terminaria em uma semana devido a pouca quantidade de páginas.

É um livro bem teórico (sao contos reunidos na verdade), com muitos diálogos. Porém Asimov consegue passar seu raciocínio adiante. A forma como ele trata as questões políticas, sobre os papéis das instituições, costumes, leis e as relações entre poderes é realmente sensacional!

Você deve ler com calma, se possível fazer anotações pois há diversos personagens, e a estória não está focada em apenas um espaço e tempo.

Vale muito a leitura. Tem citações e reflexões muito interessantes!!!
Kel 13/09/2021minha estante
Meu Deusssss preciso ler

Bruna.Lima 13/09/2021minha estante
Leia, leia! Foi meu primeiro contato com o autor, amei!

Tiago.Guedes 20/10/2023

Política futuristica
Esta obra prima de Asimov é um monumento à imaginação e ao poder da mente humana. É uma jornada que empolga, inspira e faz o leitor questionar o próprio papel na construção do futuro. "A Fundação" é mais do que uma simples história de ficção científica; é uma exploração profunda da natureza humana, do poder da ciência e da necessidade de olhar adiante, para um futuro que só podemos começar a compreender. Leitura obrigatória para todos os amantes da ficção científica e para aqueles que buscam uma narrativa empolgante e intelectualmente estimulante.
Claudia.livros 20/10/2023minha estante
Quero muito ler a trilogia

Tiago.Guedes 20/10/2023minha estante
É bem bacana, apesar do começo ser cansativo.

paularoehrs 28/06/2021

Não cheguei lá
Ficção científica ainda é um ramo da leitura não tão explorado por mim. Por isso, acho que ainda não me encontro preparada pra essa trilogia que só escuto falar bem.

Como ocorrem muitas rupturas temporais, eu demorava para me situar no que estava acontecendo. Talvez seja o que me fez ficar "perdidinha".

Gostei da leitura, mas com certeza não consegui tirar todo o proveito que o livro pode proporcionar. Tanto é que comecei o segundo e decidi interromper a leitura e deixar para um futuro em que eu esteja mais preparada.

Porém, uma coisa que define esse livro é "inteligência". Jogadas excepcionais, com intrigas políticas e um bom sarcasmo recheiam essa obra.

amandaleu 02/09/2023minha estante
Eu tô lendo o último livro da trilogia e é um universo maravilhoso!!

Ivo 12/02/2022

Uma das obras em que você entende a grandeza de Asimov
Fundação foi o primeiro livro que li de Isaac Asimov. Fico extremamente feliz por ter conhecido um universo tão rico e vasto, mas ao mesmo tempo fico incomodado porque não o conheci antes.

Comecei a ler este livro por influência da série que leva o mesmo nome. Ela foi tão boa e tão fluida que ao pesquisar mais sobre a obra escrita verifiquei que não tinha sido uma tarefa simples. Hoje conhecendo um pouco mais sobre a obra vejo que a série buscou adaptações mais adequadas para o formato de mídia que ela está inserida. Todavia, ambos são fascinantes e viciantes.

Me impressiona a facilidade com que Asimov tem de construir uma história tão fluida, complexa, com tantos personagens e uma variação temporal gigante. Indico a leitura!

dragonrider 14/08/2022

Fundação
É incrível ingressar nesse mundo e ver como o "acaso" guia os líderes da Fundação a um futuro já previsto.
As crises Seldon nada mais são do que crises que vivemos na nossa própria história do mundo.
Que venham as próximas crises e próximos líderes da Fundação!

Quotes favoritos:
"A violência é o último refúgio do incompetente".
"Para ter sucesso, apenas o planejamento não é suficiente. Deve-se improvisar também".
"Um desintegrador é uma boa arma, mas pode apontar para os dois lados".