Fundação

Fundação Isaac Asimov

Resenhas - Fundação

Mynah Drakul 18/11/2020

Primeiro contato
Esse foi meu primeiro contato com a ficção de Asimov. E não poderia ter sido melhor. A história da longa agonia do Império e do Nascimento da Fundação é excelente, como vão se construindo as crises e como a Fundação passa por elas deixa quem lê sempre querendo mais.

Bruno Marcolino 29/05/2020

Fundação
Mais um livro do Asimov com uma escrita fluida e empolgante. Toda a construção do universo de a Fundação é genial. Livro bastante político e inteligente. Gostei muito.

Jane.FAlix 13/04/2022

FUNDAÇÃO de Isaac Asimov
Livro muito bom, leitura fluida e empolgante!
Muita política e conspirações é o que se vê por aqui, rsrsrsrs! Sabe quando vc termina, mas não fica contente até ler o próximo capítulo? Pois é bem isso! A narrativa gira em torno da queda do Império Galáctico, prevista por um cientista chamado Hari Seldon e que a partir dessas previsões baseadas em cálculos, Seldon traça um plano para evitar que a Galáxia entre em um período obscuro, para isso ele estabelece em Terminus, um planeta localizado na periferia, um grupo de cientistas denominado de Fundação, que tem como objetivo inicial elaborar uma enciclopédia. Com o passar dos anos, muitas guerras, revoltas, conspirações aconteceram e talvez a gente ache que o plano de Seldon tenha perdido o sentido, mas o surgimento de uma suposta Segunda Fundação faz com que não tenhamos certeza de absolutamente nada.

Sandra 10/04/2022

Sem personagens marcantes
(Livro 1)
A protagonista da história, na verdade, é A Fundação. As personagens vêm e vão, então, não dá tempo de se apegar a ninguém.

Mas, podemos mencionar algumas personagens importantes, como: o Cientista Hari Seldon, o Líder Salvor Hardin e o Mercador Hober Mallow.

A leitura é fluida, com capítulos curtos. Basicamente, o livro fala de política, ciência, religião e comércio.

Carla.Floores 05/07/2023

Pelo espaço! Que livro espetacular!
Depois de fechar a boca e voltar à realidade, fiquei me perguntando o que eu poderia falar sobre esse livro que ainda não o tenham feito, e a conclusão é óbvia: nada. Principalmente depois de ler a resenha do Brujo, impecável!
Se o objetivo da resenha é passar minhas impressões e tentar te convencer a ler, então vamos lá!
No primeiro livro vemos a criação do alicerce, uma ciência que mistura a história, psicologia, matemática( geometria probabilidade e estatística) e sociologia denominada psico-história. Basicamente ela usa a probabilidade com base no comportamento de massas para prever o futuro. Seu melhor especialista, Hari Seldon, previu a queda do Império. O imperador, assustado, mandou-o junto com sua equipe de quase mil pessoas a um exílio bem distante no extremo da galáxia. Aí temos todo o desenrolar da criação da Fundação. Cada um dos principais protagonistas contribuem com um tipo de desenrolar do Plano; no geral, criando moda, crenças, artefatos; ou tornando-os obsoletos.
Hardin fez da ciência uma religião.
Mallow era um Ilusionista comerciante.
Ambas foram usadas como forma de dominação.
No segundo livro temos Mulo, que tem uma atuação incrível, se passa por um mas é outro e no fim não é nada disso. Ele, com sua forma peculiar de dominação, tenta encontrar a Segunda Fundação. Ebling Mis e Bayta fazem parte dessa jornada e têm a atuação impressionante, principalmente Bayta.
No terceiro livro a busca continua e tudo se mescla; tecnologia, crença, dominação, guerra, blefe, psicodistória.
Um ponto que me incomodou foi que alguns personagens entram mas não saem, simplesmente não se fala mais neles. Dito isso, preciso ressaltar que o tempo na narrativa se passa de forma absurdamente rápida.
Uma dica: se tu tiver boiando, continua lendo, só vai! Uma série de interrogações surgem ao longo da narrativa, e quando tu menos espera, uma lâmpada acende sobre sua cabeça, seu coração dispara e você solta um c******, genial!
Acredito que a estrutura do livro é sobre formas de dominação; de mundos, de pessoas e vice-versa.
Se decidir entrar nessa aventura vai ter pitadas de sarcasmo, suspense, humor ácido, política, drama, uma boa dose de ação, diálogos muito bem construídos que te levam a entrar na cena, muitos blefes e plots, e inteligência, muita inteligência!
Brujo 05/07/2023minha estante
E não é que eu tive a honra de ser citado ?!?!?
Adorei também a tua resenha Carla, ficou ótima !!! ?

Wercton 06/12/2023minha estante
Esses três primeiros livros são fenomenais! A escrita do Asimov é muito inteligente, sabe nos guiar muito bem entre os muitos enredos que ele vai elaborando. Espero que o resto da saga esteja à altura.

Nando 12/12/2021

Sinceramente
Não gostei... Eu comecei lendo com muita expectativa, porque só vi resenha positiva sobre esse livro. Quem sabe os demais livros da trilogia deixariam a história mais interessante pra mim. Só que eu não vou ler. Pelo menos não agora. A forma que o autor narra me deixou confuso, eu nunca sabia o que estava acontecendo, senti falta de ser apresentado aos personagens... Fora que achei as reviravoltas muito sem emoção. 2/5

William.Almeida 20/12/2022

Por que não descobri esse tesouro antes?
Só conheci a obra por indicação de uma amiga (só amigo mesmo para indicar coisa tão boa). A leitura foi super fluída, daquelas em que é difícil desgrudar do livro. A escrita direta é recheada de crítica social, política e até geopolítica.
Enfim, virou a minha saga preferida, superando a inacabada guerra dos tronos!

Kristian.Pacheco 07/02/2023

Sempre quis ler as obras do Asimov, e não tinha maneira melhor de começar do que com a trilogia da Fundação.
O primeiro livro está no meu top 3 de melhores histórias. Não se deve apegar aos personagens, pois a história dá vários saltos no tempo de décadas, portanto o foco é a humanidade em si, de forma história, social e filosófica.
Apesar disso, todos os personagens principais de cada período são extremamente cativantes e bem desenvolvidos. O final é surpreendente e encerra este arco sem deixar aparas

fyveer 31/01/2021

Asimov é um dos meus autores favoritos de ficção científica desde que li Eu, Robô e Pedra no Céu, mas juro que tentei colocar Fundação como uma das leituras favoritas e falhei miseravelmente.

A narrativa é um pouco rebuscada até para os parâmetros do autor, em vários momentos eu me perdi completamente sobre o que os personagens estavam falando e qual era o objetivo de suas ações.

Confesso que a única coisa que me motivou ler esse livro até o final foram os plot twists nas dinâmicas políticas, achei bem interessante apontar que claramente era a religião que dava cartas ao jogo de poder.

Pretendo ler as continuações quando houver um aumento na minha curiosidade sobre clássicos de scifi, mas por enquanto me contento com meu cérebro mediano ao tentar entender esse livro.

jubznll 11/03/2021

Adoro livros que apresentam tramas políticas, e também adoro livros futuristas ambientados no espaço. Esse livre serviu tudo o que eu esperava!

Uma coisa que me incomodou muito durante a história é que simplesmente NÃO EXISTE NENHUMA PERSONAGEM MULHER. Desde o início me dei conta disso e fiquei na expectativa de surgir alguma mulher com relevância na história, mas não teve.

Todos os personagens pareceram o mesmo para mim.

Lucas 09/07/2020

Clássico da ficção científica
Tendo em vista a série que deve ser lançada em 2021, resolvi iniciar a leitura da Triologia Fundação e minhas expectativas foram atendidas.

Nesse livro Isaac Asimov criou o conceito de "Império Galático" que serviu de inspiração para inúmeras obras de ficção como Star Wars e Star Trek.

Não existem narrações de guerras ou batalhas de naves como era de se esperar de uma história que se passa no espaço. O livro foca exclusivamente nas tensões políticas que vão se criando e se resolvendo com o passar das décadas. Isso pode decepcionar algumas pessoas que não estejam acostumados com esse estilo, mas para mim esse é o fator que torna essa obra tão especial.

Recomento demais a leitura. O primeiro livro tem apenas 240 páginas, então não custa nada dar uma chance.
Juliana.Sousa 09/07/2020minha estante
Resenha massa! Eu estava evitando porque pensei que tinha batalhas, guerras etc.

Lucas 09/07/2020minha estante
Pois é! Isso foi uma surpresa agradável pra mim também...

Lucy 11/09/2021

Mulo
O livro é bastante interessante até se pensar nele como um livro único, o seu objetivo é bem claro, a escrita mara, mas um livro só para esta aventura achei complicadinho.
Não quero ser anacrônica e desconsiderar a época em que foi escrito, nem mesmo a importância deste livro como um objeto de sua época.
A minha leitura e escrita aqui é sobre a perspectiva de leitura descompromissada e atual. Como leitora atual.
É exatamente isso, um livro de aventura, que se for retirado, ao certo, não faria diferença. Ele é muito bom individualmente, mas o seu objetivo é mais o de acrescentar aventura e apresentar personagens, além de impressionar. E estes objetivos foram bem melhores no que tange a comparação ao livro cronologicamente anterior.
Ainda acho que é muito inspirador para autores diversos tanto quanto os outros livros, assim como estou desconfiada de que os desdobramenros de ideias de outros autores foram pura manipulação das perspectivas destes personagens em uma nova perspectiva muito pessoal.
Ainda acho que este é o livro mais parecido com Star Wars. E em relação a GOT fica bastante evidente que ele foi importante para diversos desfechos de personagens e encadeamento de ações. Principalmente nas questões políticas e como os tratos da narração dispunha aqui e foram-se dispondo na obra atual.
É isso. Curti bastante o livro, principalmente a parte da música de Magnífico. Muahahaha. Lembra-me a poesia vogon.

Alysson 09/05/2021

Admirável
Incrível ver como um livro relativamente antigo continua muito atualizado, tanto no quesito de linguagem quanto no contexto da história, e admirável ver pontos simples podem ruir impérios.

Jao 20/07/2020

Obra-prima!
Escrito a tanto tempo, fundação é com toda certeza, um dos pais da literatura fantástica, tendo ganhado o premio Hugo como a melhor de todos os tempos, ganhando de ninguém menos do que O Senhor Dos Anéis de Tolkien (só isso já é motivo suficiente para você ler esse livro) . Asimov tem um controle tão pleno e espetacular desse universo por ele criado, que chega a ser gratificante de ler, com uma escrita que facilmente poderia se tornar confusa, mas que nas mãos desse altor, se torna leve e prazerosa, sempre acompanhado de uma reviravolta explodidora de cabeças. Fundação é um livro incrível e ta muito mais do que recomendado.