Uma Crença Silenciosa em Anjos

Uma Crença Silenciosa em Anjos R. J. Ellory

Resenhas - Uma Crença Silenciosa em Anjos

1 | 2 | 3 | 4

Mandy Porto 12/11/2009

Li pensando que seria uma coisa completamente diferente. ALgumas partes são geniais, mas é muito, muito cansativo. Quase desisti.

Italo 01/06/2010

Este livro é daqueles que quando você lê uma frase,o seu mundo muda,meus conceitos mudaram quando li tal livro.
Nunca imaginei que um personagem aguentasse tanto quanto Joseph Calvin Vaughan aguentou,pode se dizer que ele era um cara muito,muito azarado.
Eu reli e vou reler para o resto da minha vida,eu me identifiquei muito com ele,e acho que quando um personagem mostra verdadeiramente como é os sentimentos e as realidades do mundo de tal maneira é necessario abraçar tal leitura.
Está recomendado para pessoas que são verdadeiramentes fortes,pois este livro não é para fracos.

Isa | @nocaminhoumlivro 10/12/2009

O melhor livro que eu já li. COM CERTEZA. uma narrativa envolvente e cheia de emoção

Thais181 28/12/2009

...
caramba! é realmente uma pena que R.J. Ellory parou de escrever =/

eu fiquei completamente chocada com o final da história: inacreditável! e ao mesmo tempo faz o maior sentido...

nunca vi um personagem pra sofrer tanto!

pobrezinho

@Renanlandim22 26/03/2011

Uma Crença Silenciosa em Anjos

Um livro maravilhoso, simplesmente sensacional! História completamente envolvente, misteriosa e com um tipo de leitura da sociedade fora do comum... Vale a pena reler. A linguagem do autor é muito boa. O principal erro que achei foi o pleonasmo "se suicidou" umas 7 vezes durante o livro, mas nada que atrapalhasse a leitura.

Ja sabia do final desde o inicio, graças a resenha do amigo Italo aqui mesmo no skoob. Ele nao indicou que haviam spoillers e eu acabei sabendo o final... Mas isso nao chegou a tirar a graça do livro, tamanha a sua qualidade.

INDICO MUITO!

Fran 31/05/2010

Só uma palavra descreve esse livro: difícil. Difícil de várias formas. A leitura é pesada (não da forma ruim), porque a vida do Joseph não é simples de se digerir.

Senti necessidade de parar de ler diversas vezes, pra tentar absorver tudo o que o livro passava. A história começa quando Joseph tem só 12 anos e a compreensão de todas as tragédias que ele passa é coerente com a idade da personagem. Enquanto ele cresce, esse percepção também amadurece, e é aí onde entra novamente a palavra "difícil". É necessário tempo pra crescer junto com Joseph pra entender a profundidade da situação que ele está passando.

No fundo a descoberta do assassino deixa de ser o foco do livro, porque realmente não faria diferença! Passam-se muitos anos e a intenção de Joseph é calar seus fantasmas internos.

Livro muito bom pra se ler com calma e, quem sabe, com mais idade, pra poder absorver o que não foi na primeira leitura.

Elidia 09/10/2009

Toda vida ao lado da morte.
O livro é ótimo.
Crescemos com o personagem principal Joseph e sofremos com ele,quando a morte passa ao lado com o aviso de plumas, mas não o leva, sente, e fica o vendo sofrer as perdas terríveis de sua vida desde pequeno.
Achei interessante, uma cidade na Geórgia em plena segunda guerra, somente comentar de longe sobre ela, como se nada fosse atingi-los, ele retrata bem o comodismo popular: - Não to lá msm.
Esperava mais sobre o final.
Mas ele já tinha sofrido por tempos.

Leitura obrigatória aos viciados em suspense.

Núbia Esther 23/10/2011

“Rumores, boatos, folclore. Fosse qual fosse a forma como uma pluma branca pousasse ou descansasse, diziam que indicava a visita de um anjo. Na manhã de quarta-feira, 12 de julho de 1939, eu vi uma. [...]”

Naquele dia, a morte viera pela High Road e levara o pai de Joseph Vaugham, então com 12 anos. Foi a primeira visita dela à Augusta Falls na Geórgia que Joseph se lembrava, porém não seria a última. Durante muitos anos ela viria pela High Road e levaria um anjo, uma menininha, e isso acarretaria mudanças na vida de Joseph, esses eventos marcariam para sempre sua alma e seguiriam com ele por toda a sua vida.

A primeira delas foi Alice no dia 03 de novembro de 1939, a menina de onze anos que sentava atrás de Joseph na escola, fora estuprada, espancada e esganada. Nove meses depois foi a vez de Laverna, em julho de 41 Ellen Mary é encontrada morta e em março de 42 Joseph encontra o corpo de Catherine. Quatro meninas, quatro anjos, quatro recortes de jornais que Joseph vai guardando com as notícias dos assassinatos. Sempre ali, lembrando-lhe que não fora capaz de evitar que aquelas meninas fossem mortas com tal crueldade, mas como poderia um garoto de quinze anos lutar contra alguém tão vil? Junto com outros amigos eles formam um grupo denominado “Os Guardiões” para vigiar e proteger as garotas de Augusta Falls, o que claramente prova-se inviável quando a quinta menina é encontrada morta.

Em meio a isso tudo, Joseph descobre o dom da escrita, sua tábua de salvação e provavelmente uma das poucas coisas que o mantém são e confiante de que as coisas podem melhorar. Mas a morte não se contentou com apenas 5 anjos, continuou a fazer vítimas, e tentando escapar disso tudo ele deixa Augusta Falls, parte em busca de algo maior, de uma chance de um recomeço, o que também lhe é negado. Joseph parece destinado a sofrer eternamente, muitos em seu lugar já teriam entregado os pontos, mas o material de que ele é feito é de fibra e tem força de vontade. Ellory construiu um protagonista crível, forte ao demonstrar sua fraqueza, com uma força enorme para encarar e tentar superar seus problemas e passível de uma empatia sem tamanho, talvez ajudada pelo fato de acompanharmos o crescimento do personagem ao longo da história, literalmente.

O autor trabalha muito bem as relações das comunidades pequenas, as suspeitas sobre quem é de fora, ou é diferente e as suposições que podem advir daí. Ellory cria um ambiente sombrio, punitivo, deixa o leitor constantemente frustrado e descrente do futuro, mas nos mostra que ainda assim é possível sobreviver ao pior que o mundo pode reservar. O autor também teve uma infância brutal, perdeu os pais e os avós bem jovem e aos 17 anos cumpriu pena por roubo. O que nos faz pensar se Joseph não seria uma espécie de alterego e se a exemplo do seu personagem não foi a literatura que permitiu que ele superasse seus problemas. Não sei. O que não se pode negar é que Ellory sabe criar excelentes tramas policiais com grande carga emocional. E, diferente de muitos livros por aí, com tramas fast-food (não que eu não goste é bom deixar claro), o desenlace da trama é demorado, porém, de forma alguma cansativo. Durante 30 anos meninas foram mortas, durante 30 anos Joseph não conseguiu esquecer o passado e, ainda que a minha suspeita sobre o assassino tenha sido confirmada, a conclusão da história foi de certa forma surpreendente.

[Meia Palavra] - http://blog.meiapalavra.com.br/2011/10/23/uma-crenca-silenciosa-em-anjos-r-j-ellory/

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

O livro narra a vida de Joseph Calvin Vaughan, desde sua infância até a meia-idade. No decorrer do livro, vemos a decadência de Joseph, cuja infância foi marcada por uma série de brutais assassinatos de meninas.
Joseph culpa-se por não ter sido capaz de protegê-las e é atormentado por isso.
Entre os assassinatos, a história do nazismo também é citada, mostrando como o ódio pode ser devastador para uma família de estrangeiros em uma pequena cidade rural.
É um livro forte, a história é densa e em muitas passagens nos passa uma sensação brutal de angústia.
Recomendado para quem curte histórias de suspense e pra quem não se abala facilmente. O livro mexe com o leitor de uma forma perturbadora.

Ale Elbert 25/11/2009

Viciante....
No começo achei a história um pouco parada, mas depois me encantei pelo personagem Joseph e por tudo que ele passou.É uma história triste, diferente, viciante, faz com que você torça pela felicidade de Joseph e pela descoberta do assassino de crianças.

Juli 05/06/2010

Chorei litros lendo esse livro. Cada desgraça que acontecia com o Joseph Vaugham, me levava a lagrimas.
Um livro forte, muito emocionante e triste, com uma historia chocante.
Muito bom!!

Lisania.Faria 07/06/2010

Um livro completamente diferente do que eu esperava, uma leitura forte, muito bem escrito. A vida do nosso herói é de um drama sem fim, embora não pedante, faz-nos sentir a todo instante a falta de motivos para sorrir. Grudei no livro e li sem dó, me acabando em lágrimas em algumas cenas particularmente tristes. Muito bom, muito bom mesmo!

Nana 10/10/2009

Triste e trágico!
Uma história com uma grande carga emocional. No início do livro Joseph é um menino de 12 anos, inocente , que sofre com muitas tragédias em sua vida como a morte do pai, a internação da mãe em um hospital psiquiátrico e os vários assassinatos de crianças.
Com o passar dos anos ele vai crescendo e as tragédias em sua vida continuam cada vez mais.
É um lvro pesado, tenso, perturbador, mas que mantém o leitor curioso e interessado até o fim.
Não achei o final surpreendente pois já imaginava quem era o assassino. Senti falta de um esclarecimento dos motivos que o levavam a matar tantas crianças, não foi explicado...mas ainda assim o livro é muito bom!

Márcia 11/10/2009minha estante
Gostei. Resumiu o livro, dando sua opinião, sem SPOILERS :*

maria 12/11/2009minha estante
Gostei. fiquei curiosa.

W Nascimento 13/08/2010

Um livro, sem sombra de dúvidas, emocionante
Uma Crença silenciosa em Anjos me surpreendeu de muitas formas. Primeiramente, por eu ter demorado a entender que tipo de livro era. Lembro-me que na primeira vez em que o vi na loja, pensei se tratar de um romance fantástico. E tal impressão foi graças ao titulo, a capa e o selo da editora (já que a Intrínseca ultimamente têm investido pesado nesse gênero). Porém, ao ler a sinopse, pensei se tratar de um romance policial.
No fim, não foi nem um nem outro. O suspense está sim presente no livro, porém, acredito que o mistério por trás do assassinato das meninas em Augusta Falls esteja em segundo plano perante o drama do personagem Joseph Vaugham.
Esse é sem dúvida um livro emocionante, denso e que em momentos chega a pesar ao leitor. Não no mal sentido, mas sim no positivo, pois a história é tão bem contada e a narrativa é tão convincente que chega momentos em que o peso que Joseph sente nos ombros transborda das páginas de Uma crença silenciosa em anos e atinge o leitor, tornando-o ligado empaticamente ao personagem.
O livro consegue passar com precisão a penumbra fina, o medo silencioso que um assassinato pode causar em uma pequena comunidade, aonde todos se conhecem e aonde todos sabem da vida de todos.
Vale muito a pena ser lido. Lido com calma. Essa não é uma leitura para ser feita as pressas ou para ser um simples passatempo. É para ser apreciada com cuidado, com atenção. Se fizerem isso, aposto que poderão refletir como eu refleti ao ler esse livro.

Willian Nascimento
Autor de “O Véu”