Uma Crença Silenciosa em Anjos

Uma Crença Silenciosa em Anjos R. J. Ellory

Resenhas - Uma Crença Silenciosa em Anjos

1 | 2 | 3 | 4

@fabio_entre.livros 12/10/2015

Uma assombrosa catarse em forma de thriller

Eu escolho a maioria das minhas leituras de acordo com o autor ou o tema/sinopse, mas tive de abrir uma exceção muito especial para R. J. Ellory (de quem ainda não havia lido nada) quando vi o livro “Uma crença silenciosa em anjos”. Foi um dos poucos casos em que comprei um livro pela capa: sou atraído por capas escuras, sombrias e isso, aliado à imagem das asas ensanguentadas e o próprio título instigante, foram fatores determinantes para que eu decidisse dar prioridade a essa obra, apesar de ter vários livros na fila de “próximas leituras”.
A primeira coisa que posso dizer é que foi uma das leituras mais deprimentes que já fiz; por deprimente quero dar a entender que o livro cumpre perfeitamente sua intenção de perturbar o leitor em vários níveis, fazendo-o sentir-se com o coração apertado perante tanto sofrimento e injustiça, desafiando os limites mais insuportáveis da existência, tudo isso sem parecer forçado ou caricato. De fato, “Uma crença silenciosa em anjos” é uma completa jornada de enfrentamento das tragédias inerentes a todo ser humano, quando seus maiores temores se tornam realidade, quando a fatalidade é uma marca intrínseca da vida, uma sombra que tolda qualquer perspectiva de otimismo a longo prazo.
O livro é descrito como um thriller, mas, particularmente, vejo que ele se desdobra em uma dimensão muito mais transcendental do que isso, assumindo um tom fortemente psicológico e dramático. A narrativa elegante de Ellory confere ao romance uma sobriedade belíssima em termos de linguagem, que chega a ser poética, embora lúgubre. Simultaneamente, o autor explora a psique dos personagens – sobretudo do protagonista, Joseph Vaughan, evidenciando o doloroso emaranhado de sentimentos, memórias e experiências vividas por ele desde a infância – enquanto constrói toda a atmosfera de paranoia e tensão coletiva que constitui o ponto de partida da história: a onda de assassinatos brutais cometidos contra crianças, que se inicia na pequena comunidade rural dos EUA onde Joseph mora, no final da década de 1930, e que perdura por décadas sem que o assassino seja capturado ou identificado.
Assim, embora o terror infligido por esses assassinatos e as investigações em busca do serial killer constituam o caráter de suspense policial essencial à história, eu creio que Ellory se destaca bem mais na abordagem dramática do livro. Isso porque, afinal de contas, o foco do romance é a forma como uma sucessão de tragédias pessoais, perdas e desgraças do tipo mais atroz afetam radicalmente a vida de Joseph, que, inclusive, é quem narra a maior parte do livro em 1ª pessoa; uma vez ou outra aparece o narrador onisciente em 3ª pessoa. A influência nefasta do assassino de crianças sobre Joseph cresce ao longo dos anos, até sua vida adulta, a ponto de seus destinos se tornarem indissociáveis; daí, o único meio encontrado pelo personagem para se libertar de seus terrores e exorcizar os demônios do passado é enfrentar seu maior inimigo, a fim de alcançar sua liberdade e purificação pessoal, uma vez que direta e indiretamente todas as perdas e humilhações sofridas por Joseph estão ligadas a esse terror, incorporado na forma de um assassino. E é justamente esse enfrentamento, símbolo da nossa própria busca por uma autorrealização, que constitui a magnífica catarse do livro.

site: http://metamorfosedaleitura.blogspot.com.br/2015/10/sobre-o-livro-uma-crenca-silenciosa-em.html
Leonardo 14/12/2015minha estante
Ótima resenha Fábio! Parabéns!

Valeria 31/08/2016minha estante
Ótima resenha !

@fabio_entre.livros 01/09/2016minha estante
Obrigado! :D

Blog MVL - Nina 18/03/2011

Minha Vida por um Livro | minhavidaporumlivro.blogspot.com
Aposto que você já cruzou com este livro na livraria. Deu uma olhada no título e na capa e pensou que se tratava de romance sobrenatural, então leu a sinopse e desanimou. Afinal, não era um livro de fantasia...

Bem, se você fez realmente isso eu não sei, mas eu fiz. Foi necessário que chegasse a Bienal de 2009 no Rio de Janeiro para que eu desse uma segunda olhada no livro e, com um impulso de curiosidade comprei. Eu devo confiar mais em meus impulsos...

Em todos os meus humildes anos de vida nunca li um livro como o escrito por R.J.Ellory. A estória de Joseph é complexa, desgastante e magistralmente narrada pelo o autor. Os acontecimentos que seguem a vida de Joseph desde a infância até a fase adulta conectam o leitor firmemente ao personagem. O meu coração bateu na mesma freqüência que o do protagonista.

Passei cerca de 48hrs fazendo pouco mais que ler, apenas me mantendo nas práticas rotineiras obrigatórias e mesmo quando não estava lendo eu me pegava pensando no que iria acontecer, qual seria a resolução dos problemas de Joseph. Eu dormia e acordava ligada na estória de Ellory.

Os amores e as perdas do protagonista me fizeram oscilar entre os calafrios causados pelo suspense e as lágrimas causadas pelo drama. Quantos autores podem escrever uma estória onde drama e suspense caminham de mãos dadas de forma tão maravilhosa? Quantos autores podem mudar a vida de seus leitores? Poderia citar alguns nomes clássicos, mas hoje nomearei apenas R.J.Ellory.

Uma Crença Silenciosa em anjos me entreteu, instruiu e emocionou. Foi o melhor livro que li no ano de 2009 e agradeço ao meu anjo da guarda por me influenciar em comprar o livro.

Literatura sobrenatural? Não. Uma crença silenciosa em anjos nos fala sobre fé, sobre homens e anjos, sobre o bem e o mau. Afinal, o que pode ser mais sobrenatural?

5 Livrinhos!

Marina Moura
CLEUSA 27/02/2011minha estante
Culpa tua! Mais um na minha lista de desejados. Oh, Deus! Muito bem feita sua resenha. Parabéns.

Alan Ventura 10/03/2011minha estante
Muito boa sua resenha! Parabéns.

Stênio 21/08/2011minha estante
Já estava há um tempo querendo ler esse livro, mas ficava só na dúvida: será que vale mesmo a pena comprar? Mas sua resenha me convenceu! ;)

Alessandra 22/05/2011

Uma "bem "silenciosa crença em anjos
O livro gira em torno da trajetória de vida de Joseph Vaugham, que logo aos 12 anos se depara com a morte e violência e o que elas causam nas mais diversas pessoas, principalmente em uma cidade pequena onde todos se conhecem.
A historia é narrada em primeira pessoa, alternando o tempo passado e o presente, com capítulos curtos ao todo 34.
Considero uma boa leitura, mas não é um livro apaixonante daqueles que você não sossega até ver o fim.
Joseph Vaugham é morno e diante dos acontecimentos da sua vida, eu realmente esperava mais do personagem. Claro que não estou falando de um herói, porque o livro é todo estruturado na condição real da sociedade, seus medos, suas crenças.Mas como o enredo vai da sua pré adolescência até a vida adulta dá pra acompanhar a transformação psicológica e a formação de caráter e o honestamente o que me pareceu foi que Joseph Vougham não envelheceu, nem embruteceu,apenas foi um espectador da sua própria historia.
A ambientação começa 1939, no sul dos Estados Unidos e o autor faz um paralelo dos acontecimentos regionais da pequena cidade Augusta Falls com o macrocosmo mundial, pincelando os personagens com suas expectativas diante de assuntos como guerra, preconceito, nazismo e embora não aprofunde nos faz lembrar que a ficção não está tão longe da realidade.
Quem gosta de muita descrição de cenário ou diálogos extensos, vai sentir uma certa frustração. O autor dá mais enfoque ao lado emocional dos personagens, obviamente pela ótica de Joseph.
O que mais segura na leitura é a solução do mistério do livro, durante a leitura você consegue fazer suposições, e com uma pequena reviravolta você pode até se surpreender, mas até ai senti falta de uma motivação, ou um dialogo mais bem construído no desfecho, não com explicações, porque a principio o livro se estrutura em cima da mente e sentimentos dos seres humanos e bem... tem mente que não dá pra entender, mas até os mais loucos encontram uma justificativa para sua motivações.
Resumindo em poucas palavras eu diria é um livro intrigante, com drama, de fácil leitura e voltando a me repetir... morno.
Flávia 17/02/2012minha estante
Alenda, você descreveu exatamente o que penso. Estava desconfiando que eu não tinha lido direito porque só via elogios. Joseph é apático, a leitura pouco empolgante. O mistério é o único tema que tenta segurar a história, mas com tantos argumentos contra, quase não é capaz. Por diversas vezes, quase desisti de lê-lo. Pretendo fazer uma releitura, ainda sim.

Eduardo 12/12/2022

Perfeito. Poético. Cativante.
Essa é a definição de um livro que eu provavelmente jamais leria, mas que se tornou um dos meus favoritos. Só entrei em contato com essa obra porque decidi pegar emprestado de uma amiga, e a experiência não poderia ser melhor.
Um thriller policial com muito suspense e uma pitada (ou mais que isso) de poesia. É simplesmente mágico lê-lo. Diria que você entra num limbo nessa leitura - se prende e não quer parar de ler até descobrir o final, mas o texto é feito de um jeito que te obriga a ler devagar.
É um deleite cada frase desse livro. Há inúmeras passagens que induzem uma alta reflexão a respeito das nossas próprias vidas e sentimentos, além disso, conta ainda com inúmeras referências, comparações e metáforas. Cada sentimento e ação que um personagem faz, você é imerso, mesmo que seja uma simples risada, o tom poético empregado pelo autor torna belíssimo.

Definitivamente, foi uma surpresa para mim. Não esperava nada desse livro e se fosse ruim, não me surpreenderia. No entanto, foi maravilhoso e com toda certeza, um dia voltarei a realizar uma leitura dessa obra, e mesmo que um dia eu esqueça o título do livro, a aparência da capa, ou até mesmo a história, seus personagens e os detalhes do universo, há uma coisa que eu jamais esquecerei: O que esse livro me fez sentir.

"Eu? Eu não dou a mínima para o que as pessoas possam pensar de mim! Estou vivendo a vida, vivendo-a de todas as maneiras possíveis, e se eu tiver vivido por nada, quem vai se importar? A vida não é um ensaio geral, Vaughan. É pra valer, sabe?"

"Lembre-se de escrever a verdade da forma como a vê, não como os outros querem que seja vista."
emilly 12/12/2022minha estante
LINDO

Marina 12/02/2011

Em "Uma Crença Silenciosa em Anjo", o personagem principal, Joseph, já adulto, relembra sua vida desde a morte do pai, na infância, fazendo um balanço das consequências de diversos fatos marcantes, que o moldaram como o homem que é hoje.
O livro começa nos anos 30 e um dos fatos destacados, além da morte do pai, é o assassinato de Alice, uma colega de escola de Joseph. A esta morte seguem-se os assassinatos brutais de outras meninas da região. Diante da impotência das autoridades em solucionar os casos, Joseph e alguns amigos criam os "Guardiões", grupo destinado a evitar mais mortes.
A história relatada é muito interessante, embora o livro seja um tanto quanto "denso". Trata-se de uma leitura demorada, faita para ser saboreada aos poucos, pois os fatos são entremeados com pensamentos e impressões de Joseph.
Além disso, discordo da classificação do livro como "policial" ou "suspense". Muito embora o pano de fundo seja uma série de assassinatos, o foco é muitos mais as tragédias da vida de Joseph. Portanto, classificaria leitura como um drama.
Justifico as "três estrelinhas" pelo despecho do livro, o qual me deixou muito decepcionada, mas que me absterei de comentar para evitar entregar algum "spoiler".
Flávia 17/02/2012minha estante
Karen, em nada esse livro se relaciona com anjos.

Luciana Mara 21/06/2010

Foram dias de sofrimento e agonia, tanto pelas meninas mortas quantos pelas situações que o Joseph passou.
Foi deprimente. Me frustrou, mas foi bom.

A história é contada no presente e no passado.

Assim que terminei, tive que reler as passagens do presente. Só então percebi que a chave do mistério já havia sido apresentada, eu quem nada soube achar.

Ótimo!!! Recomendo.
Só que agora vou ler algo bem light (rs).

Erick318 12/05/2024

Uma história marcante.
"O amor, mais tarde eu chegaria à conclusão, era tudo para todo mundo. O amor era o que fazia sofrer e parar de sofrer??
Começo com este trecho, pois para mim representa a essência deste livro.
Não há dúvidas que Joseph Vaugham passa por todo tipo de adversidade. Porém encontra muitas vezes no amor a força necessária para seguir em frente.
O autor consegue te conduzir por um caminho tortuoso de uma maneira tão intrigante que lhe faz não querer largar o livro.
Muitas vezes julgamos o livro pela capa, mas neste caso, foi a capa e o título que despertou minha curiosidade, e que bela surpresa eu tive. Um dos meus livros favoritos, em breve o lerei novamente.

Lia 10/08/2009

Um livro ótimo!
O autor sabe muito bem conduzir a historia e te prende até o fim.
Me emocionei com Joseph Calvin Vaughan, o livro é tocante e envolvente. Vale a pena!

Nana 10/10/2009

Triste e trágico!
Uma história com uma grande carga emocional. No início do livro Joseph é um menino de 12 anos, inocente , que sofre com muitas tragédias em sua vida como a morte do pai, a internação da mãe em um hospital psiquiátrico e os vários assassinatos de crianças.
Com o passar dos anos ele vai crescendo e as tragédias em sua vida continuam cada vez mais.
É um lvro pesado, tenso, perturbador, mas que mantém o leitor curioso e interessado até o fim.
Não achei o final surpreendente pois já imaginava quem era o assassino. Senti falta de um esclarecimento dos motivos que o levavam a matar tantas crianças, não foi explicado...mas ainda assim o livro é muito bom!

Márcia 11/10/2009minha estante
Gostei. Resumiu o livro, dando sua opinião, sem SPOILERS :*

maria 12/11/2009minha estante
Gostei. fiquei curiosa.

Elidia 09/10/2009

Toda vida ao lado da morte.
O livro é ótimo.
Crescemos com o personagem principal Joseph e sofremos com ele,quando a morte passa ao lado com o aviso de plumas, mas não o leva, sente, e fica o vendo sofrer as perdas terríveis de sua vida desde pequeno.
Achei interessante, uma cidade na Geórgia em plena segunda guerra, somente comentar de longe sobre ela, como se nada fosse atingi-los, ele retrata bem o comodismo popular: - Não to lá msm.
Esperava mais sobre o final.
Mas ele já tinha sofrido por tempos.

Leitura obrigatória aos viciados em suspense.

Mandy Porto 12/11/2009

Li pensando que seria uma coisa completamente diferente. ALgumas partes são geniais, mas é muito, muito cansativo. Quase desisti.

Italo 01/06/2010

Este livro é daqueles que quando você lê uma frase,o seu mundo muda,meus conceitos mudaram quando li tal livro.
Nunca imaginei que um personagem aguentasse tanto quanto Joseph Calvin Vaughan aguentou,pode se dizer que ele era um cara muito,muito azarado.
Eu reli e vou reler para o resto da minha vida,eu me identifiquei muito com ele,e acho que quando um personagem mostra verdadeiramente como é os sentimentos e as realidades do mundo de tal maneira é necessario abraçar tal leitura.
Está recomendado para pessoas que são verdadeiramentes fortes,pois este livro não é para fracos.

Isa | @nocaminhoumlivro 10/12/2009

O melhor livro que eu já li. COM CERTEZA. uma narrativa envolvente e cheia de emoção

1 | 2 | 3 | 4