Uma Crença Silenciosa em Anjos

Resenhas - Uma Crença Silenciosa em Anjos

1 | 2 | 3 | 4

Ju 14/09/2023

Chocante
Comprei esse livro em 2009, na Bienal do Rio, quando eu tinh 13 anos. A capa me chamou a atenção e eu fui toda empolgada. Quando cheguei em casa, minha mãe viu o título e leu a sinopse e disse "isso não é pra sua idade". Mesmo assim comecei a ler... e nunca consegui terminar. A história é densa, pesada. E tanta desgraça acontece na vida do Joseph que uma criança de 13 anos de fato não deveria ler isso. Coloquei o livro de lado e nunca mais lembrei dele.

Esse ano me dispus a zerar minha estante (coisa que vai ser meio difícil, mas estou no caminho). Esse livro veio no meu sorteio. No começo pensei em deixar de lado e passar para o próximo, mas alguma coisa me fez querer encarar ele de vez 14 anos depois de ter comprado. E que leitura!

O livro tem um ritmo a parte. E tanta coisa ruim acontece com o Joseph que é absolutamente angustiante. Coisas difíceis de descer pela garganta. As mortes de tantas meninas. Pensar que tudo tinha se resolvido, para não ter se resolvido mais. É chocante, é tenso, é de fazer um nó no estômago. E é tão real que consegue facilmente extrapolar a ficção. Descobrir quem é no final e só ter um pequeno vislumbre do que poderia ser paz para depois se encerrar deixa um gosto agridoce na boca. Repito, que leitura!

Maria Carolina 02/02/2011

Um Livro Espetacular!!!
Vou ter que falar a verdade....eu achava que esse livro era totalmente diferente....mais o Enredo do Livro me cativou...O Livro é muiuto gostoso de ler....o autor te prende de um jeito que vc não consegue largar o Livro de jeito nenhum!!Em varios momentos me vi fechado o livro e chorando igual uma criança...Queria muito entrar no livro e ajudar o Joseph...os personagens foram muito bem estruturados... a estoria muito bem feita.O Final do livro eu simplemente fiquei sem Folego!! Não esperava por esse final chocante!!!...Amei o Livro..E eu acho que todo mundo tem Uma Crença Silenciosa em Anjos....

Thais181 28/12/2009

...
caramba! é realmente uma pena que R.J. Ellory parou de escrever =/

eu fiquei completamente chocada com o final da história: inacreditável! e ao mesmo tempo faz o maior sentido...

nunca vi um personagem pra sofrer tanto!

pobrezinho

cheledrum 23/02/2018

Belas palavras, sentimentos fortes
Leitura fluida mas com algum peso. Confesso que achei algumas emoções rasas (inclusive, não solidarizei com os guardiões), principalmente as externas, mas em alguns momentos senti dor física, parece que fui jogada em um buraco, senti-me cansada e derrotada.
A tensão de saber quem era o assassino se manteve muito tempo para nervos fracos como os meus rs
Recomendo

Katy 21/08/2016

“Não sei como alguém pode suportar perder tanta gente e ainda acreditar na bondade fundamental do ser humano.”
Assim é Joseph Calvin Vaughan, e é a história dele que tive o prazer de conhecer lendo "Uma crença silenciosa em anjos", de R. J. Ellory.

O livro começa com Joseph ainda criança, contando sobre o dia em que uma pena branca trazida pelo vento pousou perto dele e desde esse momento, por superstição, ele soube que tratava-se de um aviso da visita iminente da morte. Pouco depois, seu pai vem a falecer, deixando Joseph sozinho com sua mãe e com a crença de que ele havia morrido para se tornar um anjo.

Desde muito cedo, percebemos que Joseph é uma criança diferente das outras. Ele tem um jeito profundo de pensar e sentir e um grande senso de justiça, acompanhados pela sensação de que é seu dever corrigir as coisas erradas do mundo e proteger todos aqueles que julga necessitados. Joseph tem um coração grande e é muito maduro desde jovem. Tem o dom da escrita e de ver o mundo com uma carga sentimental tão grande, que as vezes chega a tornar o livro pesado, mas posso garantir que vale a pena seguir lendo.

A história começa a se desenrolar quando uma menina do condado onde Joseph vive é estuprada e brutalmente assassinada, chocando à todos os moradores do pequeno local. Logo, todos começam a tentar entender quem pode ter tido coragem de tamanha crueldade. A menina estudava na mesma classe que Joseph e, apesar de não terem muito contato, ele fica terrivelmente abalado com o crime, sentindo-se até mesmo culpado por não ter evitado que ocorresse.

"Lembro-me da gargalhada dela. Mãe, eu me lembro do cheiro dela... de morango, morango amargo, uma coisa assim. Foi nisso que pensei quando a vi lá em cima... toda despedaçada e jogada ali como uma coisa sem valor nenhum, nenhum. Foi isso que vi, e acho que quando se vê uma barbaridade dessas, não há nada que se possa fazer para apagar as imagens da cabeça da gente, e elas vão ficar gravadas na minha mente até eu ser pasto para as minhocas. Isso muda minha visão das coisas. Me faz pensar que não se pode fazer nada com a vida a não ser vivê-la da melhor forma possível, e se a gente erra, erra pelo menos tentando fazer algo bom, ou tentando fazer algo melhor, ou pelo menos tirando um pouco de conforto e amor de onde pode tirar."

Porém, esse é o primeiro de uma série de assassinatos que ocorrem ao longo dos anos. Meninas sempre menores de doze anos, todas abusadas sexualmente e assassinadas, esquartejadas e tendo seus membros separados por diversos locais. A cada crime, uma parte de Joseph mudava e uma ferida era aberta em seu peito: ele sentia que precisava fazer algo, precisava impedir que mais meninas fossem machucadas, que mais crianças morressem e famílias sofressem com suas perdas.

Chega então a criar um grupo chamado "os Guardiões", formado por alguns colegas também crianças, se dividindo para vigiar e proteger cada menina que pudesse ser alvo do assassino. Mas logo o grupo fracassa, mais mortes acontecem, e a tristeza e culpa que sente é tão grande, que preferem não se reunir mais.

Acompanhamos todo o crescimento de Joseph. A paixão pela professora, com a qual chega a relacionar-se após adulto (o que no início me perturbou, pois ela dava aula para ele desde criança, mas depois os achei perfeito juntos), as inúmeras perdas e tragédias que sofreu e, principalmente o impacto que cada uma dessas coisas teve no caráter de Joseph. Acompanhamos ele tornar-se um escritor de sucesso, ele ver sua mãe enlouquecer aos poucos devido à um trauma e ele perder uma a uma, cada pessoa que amou e quis proteger. É triste, é pesado, é uma dor poética.

"O amor, mais tarde eu chegaria à conclusão, era tudo para todo mundo. O amor era o que fazia sofrer e parar de sofrer. O amor era mal interpretado, o amor era fé, o amor era a promessa do agora que se tornava esperança para o futuro. O amor era um ritmo, uma ressonância, um reverberação. O amor era estranho e tolo, era agressivo e simples, e com tantas qualidades indefiníveis que nunca poderiam ser transmitidas em palavras. o amor era ser."

O livro tem uma narrativa muito pesada, do tipo que você lê dez páginas e tem a sensação de ter lido cem, não pela quantidade de acontecimentos (os fatos ocorrem muuuuuito lentamente), mas pela profunda carga emocional que cada parágrafo trás. Por esse motivo, várias vezes pensei em abandonar a leitura, mas Joseph me cativou tanto e me vi torcendo tanto por ele, que me forcei a continuar.

Apesar de intitulado como thriller, vi muito mais drama do que suspense no livro. Os assassinatos seguem por toda a vida de Joseph, inúmeros crimes sem solução que lhe perturbam e impactam em todos os outros aspectos de sua vida adulta e ficamos angustiados para saber quem é o cruel assassino, mas, ainda assim, temos um foco muito maior nas perdas de Joseph, em suas tragédias e na forma como todas essas fatalidades impactaram sua vida pessoal.

O final não chega a ser tão surpreendente (eu, pelo menos, tinha duas suspeitas de possíveis assassinos e uma delas estava correta!) mas no decorrer da história aconteceram pelo menos quatro coisas que me deixaram de queixo caído e coração partido e mais de uma vez me vi como Joseph: querendo ter o poder de corrigir as injustiças e tristezas do mundo.

Se você procura um livro leve e divertido, para se divertir e se descontrair, esse NÃO é recomendado, de forma alguma. Entretanto, se procura uma história profunda, com uma grande carga emocional e profundidade na narrativa, nos personagens, nos sentimentos; esse com certeza será o livro perfeito!

site: https://bloggerculturando.blogspot.com.br/

AmadosLivros 24/12/2013

Resenha do Blog Amados Livros
Não deixe de conferir nossa opinião sobre este livro no nosso blog! E lá também tem muitos outros livros legais!
Dê uma passadinha lá! ;D
Confira no link abaixo!

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2012/03/uma-crenca-silenciosa-em-anjos.html

Felipe Mendes 19/03/2012

Diante do pior dos piores

Realmente uma história que foi a fundo nas emoções humanas. Tantas mortes não? 12 pra 29. Terríveis foram todas elas.
Já sabia o final.
O que posso concluir é que nós passamos momentos angustiantes, tristes, difíceis; são barreiras nas quais precisamos passar.
As pessoas são capazes de machucar, decepcionar, mentir, manipular, portanto, fique forte, é preciso continuar, conforme Joseph nos disse em suas palavras finais.

Temos em vários capítulos a narrativa feita sob o ponto de vista de um personagem, e quando trabalha em uma terceira pessoa mais pessoal o autor consegue um resultado maravilhoso em imprimir o lado psicológico dos personagens, com certeza um dos pontos fortes da obra.

Linny 14/03/2012

Intenso
Uma Crença Silenciosa em Anjos é uma história intensa, escura e repleta de mistérios que conta a vida de Joseph Vaugham, um garoto que desde muito jovem aprende da maneira mais bruta como não é fácil viver.Ele passa por muitas tragédias pessoais ao longo de décadas, desde a morte de parentes próximos como de conhecidos,porém existiram fatos que o marcaram para sempre...

Um deles foi: Um serial killer que fez vitimas; meninas que eram encontradas brutalmente assassinadas em sua pequena cidade. Todos os moradores desta vila tinham que conviver como medo , pavor e preocupações com o que poderia acontecer a seguir e quem seria a próxima vitima.Joseph foi um dos moradores que sentiu profundamente o pânico pelas mortes.Na época ele era apenas um menino e teve que ter forças para suportar a ocasião que fora presenciar um dos corpos mutilados que era de uma colega sua do colégio. Assim ele junto com alguns amigos mais valentes formaram um grupo titulados como Os Guardiões que seria tipo vigilantes e protetores das meninas que moravam na vila.
Com o passar dos anos o crime foi cessado mas ainda incomodava Joseph que já era um homem e vivia em outro país.Contudo ele começa a descobrir que o assassino ainda continuava a praticar os seus crimes bizarros, pois somente havia aprimorado a sua tática, então Joseph usa toda a sua perseverança para desvendar quem é o assassino e consequentemente acabar com os crimes de uma vez por todas.
O interessante neste livro é o mistério que ronda essas mortes.Joseph foi um personagem vigoroso que sempre estava disposto a acabar com os crimes, mesmos que estes o perturbassem. Também se mostrou ser um guerreiro pois passou por muitos acontecimentos ruins e não se deixou abater por eles porque o poder de sua vontade o fazia com que sobrevivesse ao pior e corresse atrás de seus objetivos.
O autor foi muito talentoso em criar um suspense policial, com uma pitada de terror que deixa o leitor preso nas linhas até o final, pois a cada passagem a história fica mais intrigante! Como também os acontecimentos não nos deixa pistas, então uma dica: nada é o que parece. E acima de tudo com um final completamente imprevisível.
Recomendado para adultos pois há cenas bem fortes, onde algumas pessoas podem se impressionar.
Recomendo à todos que adoram um livro com um ótimo suspense policial.

GilbertoSegundo 03/10/2010

Tocante
A tragédia persegue a vida de Joseph Vaughan. Desde a sua infância vários assassinatos marcam profundamente e deixam uma sombra de medo e dúvidas no nosso personagem. A história é intensa, eletrizante, cheia de momentos de puro desespero e mesmo assim o livro não deixa de ser ótimo. Mas acima de tudo isso, é um livro que mostra "o poder da vontade do indivíduo diante do pior".

Simone 10/04/2011

Uma pequena cidade é abalada por uma série de brutais assassinatos de meninas.
Joseph juntamente com seus amigos faz um pacto para proteger as meninas da cidade e tentar capturar o terrível assassino. Eram apenas crianças diante de um assassino frio, cruel e calculista.
Os assassinatos continuam ao longo dos anos e os fantasmas das meninas parecem perseguir Joseph como que cobrando dele a promessa feita de protegê-las. A busca por esse assassino só trará para Joseph perdas e grandes sofrimentos. Mas ele acredita que só terá paz quando descobrir a identidade do assassino. Mal sabe ele que o assassino sempre esteve tão perto.
Romance policial bem escrito, com uma linguagem fácil, que nos leva a ter uma grande empatia pelo protagonista da história. O autor conduz muito bem a trama. Apesar de deixar pistas para o leitor, consegue esconder com muita habilidade a identidade do assassino.

Kel Costa 01/04/2011

Ótima leitura!
Uma Crença Silenciosa em Anjos é um livro intenso. Demorei a me empolgar com a leitura, admito. Logo nas primeiras 50 páginas eu pensei em desistir do livro e mandá-lo para a próxima pessoa (livro viajante). Não porque o que eu lia era ruim, mas eu não estava me sentindo disposta para algo tão forte como eu sabia que o livro seria. Mas aí resolvi dar uma chance, me forçar a ler e não me arrependi. Pelo contrário, teria me arrependido muito se não tivesse lido.

R. J. Ellory escreve de uma forma que faz você sentir o bolo na garganta em momentos mais tensos da narrativa. Faz ter raiva por tudo que Joseph é obrigado a passar e faz querer entrar dentro do livro para fazer o que ninguém parecia conseguir: descobrir quem era o infeliz que assassinava aquelas meninas. Você não descobre. Pelo menos eu não consegui. Pensei em várias pessoas, duvidei das mais improváveis e só descobri, quando Joseph me contou.

Para ler a resenha na íntegra: http://www.itcultura.com/2011/03/resenha-uma-crenca-silenciosa-em-anjos/

Paulinho 25/01/2011

Crítica sobre Uma Crença Silenciosa em Anjos
Uma Crença Silenciosa em Anjos é um livro de multiplas facetas uma das questões mais interessantes abordadas é como crimes podem destruir as relações de habitantes em comunidades pequenas onde todos se conhecem gerando medo que por sua vez gera preconceito e discriminação, além disso como pano de fundo temos os desdobramentos da segunda guerra mundial. O assassinato de 30 meninas entre 7 e 12 anos e. A vida de um garoto marcada por essas atrocidades e sua busca pelo assassino. Mistério, romance, psicologia e história além de um prosa humana e bem amarrada que leva vc a se sentir parte do mundo de Joseph torna esse livro uma grande leitura. Adorei!

1 | 2 | 3 | 4