o Evangelho de Tomé

o Evangelho de Tomé Hermínio Corrêa de Miranda
Hermínio Corrêa de Miranda

Resenhas - O Evangelho Gnóstico de Tomé

G.Sander 17/09/2021

"A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS"
De maneira algum as igrejas (em especial a Católica) e seus lideres poderiam deixar um conhecimento como esse tão profundo acessível a todos, pois afinal o que interessa mesmo é manter o controle das massas. Ao permitir que só alguns Evangelhos fizessem parte da Bíblia o objetivo é só um, manter a autoridade e explorar o medo do desconhecido das pessoas. Pois a ignorância de um povo é a ferramenta mais afetiva no processo de manipulação. A ideia de um céu, com descanso e adoração eterna fascina muitos, o mesmo de dá com a ideia de um inferno e a figura (mitológica) do Diabo que é o medo de muitos, daí a brecha para exploração da fé dos outros. As igrejas em geral vedem a ideia de Jesus como “Salvador” que morreu por nossos pecados. Jesus não veio na terra para isso, veio nos ensinar o caminho da “salvação”, veio de modelo e guia com os exemplos que praticou. O Evangelho Gnóstico de Tomé vem desmitificar essa ideia de um Jesus “Salvador” e através das lições ali contidas, nos ensinar que nossa “salvação” depende exclusivamente de nós. Pois somo o artífice de sua própria libertação espiritual." Lições como essa "Jesus disse: “Aquele que busca continue buscando até encontrar. Quando encontrar, ele se perturbará. Ao se perturbar, ficará maravilhado e reinará sobre o Todo”." Não encontramos nos canônicos, onde a responsabilidade é transferida para nós, buscar e continuar buscando, fundamento esse difundido pela gnose que é a ação de conhecer; conhecimento, ciência, sabedoria. O caminho de desdobra diante de nós, temos o Modelo e o Guia que foi e é Jesus que caminha sempre conosco, mas a tarefa é individual e cabe a cada um desempenhar.

cid 21/08/2014

Informar e opinar
Muito interessante este livro, que fala dos gnósticos, o atrito ideológico e do evangelho de Tomé. Na introdução , HCM nos diz que o dever de informar não exclui o direito de opinar, desde que o leitor compreenda o que é informação e o que é opinião do autor.
Assim HCM informa e opina sobre os diversos assuntos ligados ao gnosticismo no evangelho de Tomé. Tomé seria um dos doze discípulos de Jesus.
E fui colhendo informações e opiniões:
- A redenção pelo conhecimento é trabalho individual. A salvação não virá através de um ser messiânico , ungido, mas pelo trabalho de cada um.
- A salvação não é coletiva
- A vida é cíclica : sai de Deus e Ele retorna.
- A terra e seus acessórios constituem empréstimo feitos aos seres que a vem habitar.
- De Deus partimos para a aventura da vida, e a ele voltamos, ao cabo de um longuíssimo processo evolutivo.