A origem do beija-flor

A origem do beija-flor Yaguarê Yamã




Resenhas - A origem do beija-flor


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Mika Martins 31/01/2022

Adentrando a cultura e a língua maraguá
Sim, este livro é um livro infantil, mas isso não significa que ele não seja proveitoso para todas as idades.
É fascinante passar a entender um pouco mais sobre a cosmovisão do povo Maraguá de maneira bem contada e respeitosa, em um livro escrito por um autor indígena.
Para além de toda a carga cultural que o livro trás, ele se destaca por se tratar de um livro bilíngue, escrito em português e também em maraguá!
Além disso, no site da editora Peirópolis, é possível ouvir o próprio Yaguarê Yamã contando a história na língua maraguá.
comentários(0)comente



><'',º> 19/12/2019

De onde vem o beija-flor? Não existe uma única resposta pra essa pergunta, elas são muitas. A cada cultura, a cada língua, uma história, uma forma de entender a vida. Aqui, o líder indígena Yaguarê Yamã conta a origem dessa criatura encantadora em Maraguá, sua língua e de seu povo.

Texto extraído do livro
comentários(0)comente



Marcelle Reis 06/04/2019

A Origem do beija-flor
Uma mulher, de nome Guanãby, ficara viúva muito cedo. Passou a viver com a filha, Potrya, mas logo a tristeza a consumiu, levando-a a morte. A filha então implorou que a mãe a levasse junto. Logo faleceu e transformou-se numa linda flor.
A alma da mãe, por sua vez, havia se transformado em uma borboleta. Quando viu o sofrimento da filha, que tivera a alma aprisionada naquela flor, pediu ajuda ao deus da bondade. Ela se transformou em um beija-flor e libertou a alma de sua querida filha.
Uma história bonita e leve sobre a perda, e a dificuldade de seguir adiante sem um ente querido. A lenda também explica a origem dis beija-flores, e explica uma bonita crença dos Maraguá.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR