Astros e Símbolos

Astros e Símbolos Olavo de Carvalho

Resenhas - Astros e Símbolos

Erico.Jose 15/01/2021

Denso, desorganizado, com lampejos de informação interessante
Foi uma experiência, no mínimo, interessante entrar em contato com uma obra de astrologia do Olavo de Carvalho, por diversos motivos. Em primeiro lugar, e num plano mais óbvio, por se tratar de uma obra escrita por alguém extremamente influente e em grande parte responsável pelo caos social e político que vivemos atualmente. Olavo chegou a ganhar a alcunha de “O guru da direita brasileira”. Em segundo lugar, por motivos pessoais, eu sou um estudante de assuntos esotéricos e espirituais bastante crítico que busca encontrar algo valioso nesse conhecimento muito tradicional e antigo chamado astrologia.

À primeira vista pensei ter encontrado algo muito valioso aqui. Me surpreendi positivamente, por conseguir ver em meio a uma grande confusão alguns lampejos de criatividade e inteligência. No prefácio ele já se desculpa pelo livro não ser tão bem estruturado, justificando que os textos ali contidos não tinham a intenção de se configurarem como livro para ser publicado. Me pergunto por que motivo não houve uma revisão por parte do autor, já que ele era consciente dos problemas. Acredito que a resposta esteja na arrogância de Olavo, que ao mesmo tempo que quer escapar de críticas, não consegue aceitar certas debilidades em sua escrita e pensamento. Mas isso é um julgamento pessoal que pode não corresponder à realidade.

Olavo explica no prefácio que busca uma astrologia que seja uma ferramenta para alcançar níveis espirituais mais profundos, em junção absoluta com os caminhos das religiões ortodoxas. Expõe que vê as funções da religiosidade enquanto um meio de orientar o humano durante e após a vida e enquanto um dispositivo de segurança psíquica que salva os seres da loucura. Expõe sua visão das religiões ortodoxas enquanto o único caminho viável para a espiritualidade, condenando as vertentes místicas, pseudoesotéricas (Para ele, o esoterismo é apenas o que se enquadra na sua crença pessoal) e quaisquer outros caminhos individuais de desenvolvimento. Em outros momentos do livro ele afirma que as instituições sociais são intermediárias entre o plano divino e o plano físico, o que justifica muito a sua posição social no governo atual e seu envolvimento com a política conservadora. Mas o que isso tem a ver com astrologia?

Essas suas visões pessoais me parecem bastante desconectadas do conteúdo que se segue nos capítulos seguintes. Ele não as retoma em profundidade e o restante do livro se concentra mais em abordar a astrologia por diversos ângulos investigativos. Alguns dos capítulos possuem um conteúdo mais bem estruturado e explicado e outros parecem ter sido escritos com o método de escrita livre de fluxo de pensamento. Em muitos momentos fica uma impressão de que Olavo usa palavras difíceis não para dar mais especificidade ao seu texto, mas sim para criptografar e ocultar as informações.

Apesar dos evidentes problemas no texto, há vários momentos que despertam bastante curiosidade e que são interessantes. Um exemplo se encontra no segundo capítulo, quando Olavo explica sua visão da dialética simbólica e de como o ser humano evolui sua maneira de pensar partindo de oposições simples (Como a noção da polaridade positiva e negativa da realidade), passando pela dialética hegeliana (A eterna busca de equilíbrio entre duas polaridades ao decorrer do tempo) e chegando ao pensamento analógico (as relações de proporção entre instâncias de realidades diferentes). Outros momentos interessantes estão na sua reflexão sobre a palavra zodíaco usando uma perspectiva etimológica e sobre o hieróglifo do planeta Saturno em comparação com ideogramas japoneses.

O livro possui conteúdos interessantes para uma busca de validação da Astrologia, no entanto é desestruturado e heterogêneo e possui instrumentos linguísticos e estratégias de escrita que buscam blindar o texto contra críticas. A linguagem é densa e difícil e é indicado para pessoas que já possuem algum conhecimento básico em filosofia, astrologia e no esoterismo em geral.

site: https://www.simbelico.com/post/olavo-de-carvalho-astros-e-simbolos-da-astrologia