A síndrome de Ulisses

A síndrome de Ulisses Santiago Gamboa

Resenhas - A Síndrome de Ulisses

Karlinne 04/06/2017

A necessidade de refazer a vida em outro país, seja pela fuga de conflitos étnicos, políticos, religiosos ou até mesmo guiado pela esperança de um futuro melhor, pode gerar estresse crônico, depressão ou síndrome de adaptação, recentemente traduzido na Síndrome de Ulisses, em referência ao herói mítico de Homero. Ulisses, em uma saga de quase duas décadas para retornar à Ítaca, é consumido pela tristeza, lamento e desgosto em sua trajetória.

A Síndrome de Ulisses, dessa forma, compõe um quadro permanente de tristeza, solidão, tensão e nervosismo vivenciada por imigrantes e é o mote para a obra do colombiano Santiago Gamboa, que retrata de forma bastante crua e contundente os ulisses contemporâneos, estas pessoas "invisíveis" que lutam diante das mais intensas adversidades para sobreviver.

O livro retrata a vida do jovem colombiano Esteban, aspirante a escritor em uma Paris bem diferente da cidade mágica de nossas representações, e as relações sociais que estabelece na sua saga pela sobrevivência. Com uma escrita que nos lembra Henry Miller e Céline, Gamboa nos oferece uma visão magistral dos diversos sentimentos derivados do exílio em outro país. Com fragmentos muito tristes, outros sexualmente fortes, impossível não se afeiçoar pelo Esteban e pelos diversos ulisses que atravessam seu caminho.

Recomendo veementemente! Excelente obra!

"(...) e de novo me veio a dúvida, para que raios vim a Paris? A resposta caiu da mente: porque quero escrever se sempre acreditei, por influência de muitos, que este era o melhor lugar para fazê-lo. Mas depois, continuando com essa ideia, comprovei que não havia feito absolutamente nada para conseguir meu objetivo, pois nem mesmo eu escrevia, só tentava manter-me vivo, com o corpo quente (...)" p. 204.