Linguagem do Corpo Vol.3

Linguagem do Corpo Vol.3 Cristina Cairo

Resenhas - Linguagem do Corpo 3

Cris 19/05/2024

Linguagem do Corpo - 3
O último livro da coleção Linguagem do Corpo, traz uma espécie de glossário com as doenças e seus significados psicológicos.

Carla.Parreira 16/10/2023

Linguagem do corpo
Eis alguns trechos: ?Para a consciência, o limite é o céu, mas o inconsciente, que se comunica com o Universo, sabe que na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma, segundo a lei de Lavoisier. Portanto, não há limites. O ser humano sente-se encurralado em muitos momentos de sua vida, diante de problemas que o fazem sentir-se impotente. São os numerosos infortúnios que geram desesperança e causam infelicidade nos corações, somatizações, complexos de inferioridade, ódio, depressões, espírito de vingança e gestos desesperados, como o suicídio? Se não encontramos as respostas que buscamos em livros ou templos, nem pelas orações e meditações, é porque o ensinamento mais importante não está sendo aplicado: o poder do pensamento? O pensamento gera emoções, que geram palavras, que geram comportamentos, que causam consequências, boas ou más, para a pessoa e para os outros. Em seguida somos atingidos pelo retorno físico e moral do pensamento que gerou emoções, palavras, ações e consequências. A simplicidade dessa lei de causa e efeito afasta da mente dos homens a possibilidade de ser essa a razão de seus sofrimentos, e, com isso, o aprendizado dessa profunda verdade fica estagnado? Tanto o determinismo (influência interna) quanto o condicionamento (influência externa) negam a possibilidade de sermos livres?
Muitas vezes, pessoas que se percebem engordando procuram controlar sua alimentação, mas o organismo retém mais que o necessário do pouco que comem, devido à associação de idéias que o inconsciente faz com o sentimento de querer reter alguém. Essa sensação de vazio, misto de angústia e tristeza e até de depressão, tem origem no desejo frustrado da posse e do controle sobre pessoas e acontecimentos? A linguagem do corpo é apenas a voz da energia vital, gritando por liberdade? O amor é o aspecto em que o eu e o outro constitui uma unidade inseparável. Portanto, pessoas dominadoras, controladoras e ciumentas não compreendem que o ser humano é uma unidade e que não há necessidade de possuí-lo. O fato de os aspectos externos serem diferentes é que provoca a ilusão da divisão, que por sua vez causa o apego e a dor? A gordura simboliza a energia parada e não utilizada. Se você não se expressa corretamente na busca de seus ideais ou está acomodada numa situação de carência afetiva, acaba adquirindo muitas gorduras nos braços. É o recado que seu corpo lhe manda para que você entenda que deve soltar as pessoas, desprender-se de seu orgulho e descruzar os braços, buscando ativamente seus objetivos sem esperar pela ajuda de quem quer que seja e muito menos querer controlar aquele a quem você diz amar?
Mesmo que inexista prisão de ventre, intestinos presos ou problemas com o útero, haverá a retenção da gordura no abdome, simbolizando emoções e sentimentos aprisionados ou mal resolvidos, seja em relação ao amor, às amizades, ou à parte financeira, especialmente dívidas. Portanto, resolver com coragem e rápido tudo o que permanece arquivado faz com que o abdome se esvazie. Pare de empurrar a vida com a barriga!.. O abdome também simboliza o equilíbrio e a harmonia. Se há descontentamento, críticas ou revolta contra alguém ou com relação a algum fato, acabam surgindo gordura e doenças nesse local? Não possuir abdome saliente denota alguém despojado do sentimento de vítima, ágil e independente para resolver situações problemáticas ou que, simplesmente, afasta-se de um problema sem sentimento de culpa?
Pessoas com glúteos avantajados possuem poder de decisão e não se deixam levar por pessoas dominadoras ou chantagistas. Possuem um grau elevado de autoritarismo e não abrem mão de seus prazeres pessoais, a menos que tenham panturrilhas finas? Evite a rebeldia e a arrogância, sinônimos de personalidade fraca e, certamente, de panturrilhas finas? Panturrilha fina indica que a pessoa não tem impulsão própria para seus ideais, ou seja, falta-lhe determinação e coragem para, sozinha, ir em busca de seus sonhos? Sinta orgulho de seus novos atos e lute pelo que você quer sem esperar nada de ninguém. Lembre-se que a vida é uma caixinha de surpresas? Se você estiver retendo a alegria da vida devido a problemas que não consegue resolver e ainda sentir muita raiva por se encontrar nessa situação, lembre-se de que seu corpo reagirá com gorduras localizadas na cintura, mostrando a falha de seu caráter? Se alguns problemas não dependem só de você para serem resolvidos, solte-os de seus pensamentos. O tempo se encarregará de ajeitar as coisas para todos. Seja mais flexível e procure olhar os acontecimentos com a mente mais aberta, observando em si mesmo o comportamento que está dificultando a solução do que o aflige?
Oportuno é o dito popular: ?Tem de ter peito para enfrentar?. Ter peito não significa agredir os outros para conquistar seu espaço e realizar seus sonhos, mas ser firme para não desistir de seus objetivos e ao mesmo tempo maleável, persistente e capaz de manter a excitação saudável da vitória. Se você tem peito caído, observe seu próprio comportamento quando vê seus castelos ruírem: você os reconstrói com determinação, sem se lamentar e relembrar o que passou ou fica indignada, remoendo ressentimentos e sofrimentos?.. Persistir significa acreditar na realização sem esmorecer e aceitando que o olho divino enxerga soluções de formas diferentes da sua. Faça mudanças em sua vida ou aceite as mudanças que lhe são colocadas por outras pessoas. Se pretender rejeitá-las, diga sem medo o que pensa e sente. Faça de sua vida um lugar agradável para você estar? A mulher de mamas pequenas quer ser dona do próprio nariz e, por isso, aparenta ser autoritária? Quando as mamas são grandes a mulher tem tendência a anular-se devido a um instinto maternal exagerado? Magoa-se com facilidade e muitas vezes deixa de realizar seus sonhos em prol dos de outras pessoas, principalmente de familiares?
Quando os quadris são da mesma largura ou mais estreitos que os ombros, isso simboliza que o princípio masculino é mais forte que o feminino em seu interior, isto é, essa mulher possui mais coragem e dinamismo que muitos homens e sua sensualidade não está totalmente dirigida para o lar. São mulheres independentes que, muitas vezes, preferem não ter filhos ou, se os têm, procuram libertá-los logo cedo? Um exemplo de um corpo esteticamente desproporcional é o de quadris muito largos e ombros estreitos. Interpretação? Isso simboliza que o princípio feminino está predominando e que o princípio masculino está adormecido no interior dessa pessoa. Melhor dizendo, seu instinto maternal é muito forte, mas sua coragem para ser independente é muito fraca. Mulheres assim são emocionalmente dependentes de pessoas com as quais convivem ou se relacionam: pai, mãe, sogros, marido, filhos, patrões, etc. Em geral, guardam mágoas contra os pais e sentem-se desamparadas com muita frequência. Procuram ser ativas, mas não conseguem ultrapassar o muro da independência. São ótimas mães, mas têm necessidade de liberdade. Sua sensualidade é forte, mas se seus lábios não forem carnudos, seus quadris servirão apenas para atrair o sexo oposto a fim de procriar ou para o sexo, mas não para um amor sensual, caloroso e duradouro? Nos homens a relação entre quadris e ombros possui o mesmo significado?
Quando guardamos desde criança, sem perceber, mágoas contra nosso pai ou mãe, acabamos transferindo para outros seres, inconscientemente, situações mal resolvidas, como se pudéssemos, com isso brigar com nossos pais e sermos compreendidas? Até os sete anos a criança incorpora e sofre influência das emoções psíquicas e do caráter da mãe, e dos sete até os quatorze ocorre o mesmo processo relacionado ao pai? A criança reflete todo o interior dos pais através da introjeção e projeção psicológica e espiritual. Portanto, entenda que seu filho deve ser levado ao médico sempre que ele apresentar algum sintoma de doença, mas não deixe de analisar seu próprio comportamento e reconhecer seus filhos nele refletidos? Se a febre foi provocada por alguma infecção, lembre-se que isso também significa mãe ou pai, ou ambos, inflamados em seus corações. Se a criança trouxe problemas congênitos ou síndromes, isso denuncia o comportamento quente e de gênio forte que essa família possui desde seus antepassados? Se uma criança, de até catorze anos de idade, fratura alguma parte do corpo, seus pais devem voltar-se para si mesmos e analisar seus verdadeiros sentimentos, principalmente se existe algum tipo de rebeldia contra a autoridade alheia, ou no lar. Se a criança fraturou alguma parte do lado direito do corpo é indício de pais com ressentimentos contra uma mulher. Se a fratura ocorreu numa parte do lado esquerdo do corpo denota pais com ressentimentos contra um homem? Crianças com problemas na garganta indicam que o pai ou a mãe guardam raiva e não podem revelar o que sentem?
Relaxar é soltar-se de tudo e de si mesmo, permitindo que a razão se afaste por alguns momentos, fazendo com que a humildade e a docilidade invadam seu espírito transportando-o para o seu verdadeiro ser que é suave, calmo, alegre, confiante, sincero e que perdoa com facilidade. Com esse novo estado de espírito você vai ficar livre das cobranças, dos medos e inseguranças e verá os acontecimentos sem drama e certo de que tudo poderá mudar? Basta ?ler? o animal: o suíno come qualquer matéria, sem critério quantitativo ou qualitativo. Alguns humanos buscam satisfazer todos os prazeres ao mesmo tempo, sem qualquer critério, o que os predispõem à uma arteriosclerose, ao alto colesterol e, principalmente, à não saciedade alimentar, ao desinteresse sexual e profissional. Ainda sobre o suíno devemos observar que a concentração de gordura desse animal se assemelha às pessoas que desejam concentrar riquezas e atenção, porém não se permitem ingerir somente o necessário ao seu organismo, desequilibrando-se energeticamente por estarem consumindo além do necessário. A vaca come raízes e alimenta os humanos. Assim, pessoas que precisam se doar e receber necessitam de alimentos lácteos. Todo sentido humano passa por suas preferências alimentares. Quando uma pessoa consome em demasia a carne vermelha está revelando a necessidade de fixar-se em suas atividades, assim como indica insegurança em buscar novos horizontes. São pessoas regradas, temerosas e impacientes para com os ?diferentes??
Vontade exagerada por chocolate é comum em pessoas que não estão carentes, mas estão insatisfeitas com seus atuais prazeres e buscam o prazer contínuo sem mudanças ou interrupções, principalmente não existindo a necessidade de retribuir? Pessoas previsíveis têm muito prazer em comer massas, agem sempre da mesma forma e atingem sempre os mesmos resultados, não arriscam o novo mesmo que seja prazeroso, evitam a mudança enquanto não estiverem seguras de que não terão de correr riscos ou que não serão questionadas? Há que se considerar que pessoas ?amargas?, carentes afetivamente e muito sensíveis necessitam da docilidade energética do que é doce para que os sentimentos tornem-se mais suaves, principalmente quanto à vida amarga, à insatisfação e à falta de vontade?
Quem está usando o marrom em suas roupas ou sente atração por essa cor demonstra sede de justiça. Silencia para observar uma situação e procura ser discreto para solucionar um problema, mas, se for necessário, intervirá decididamente no assunto, provocando mudanças fortes num ambiente ou numa personalidade. Essa pessoa tem senso profundo de colaboração, mas fica sempre na posição de aguardar e perceber para se adaptar. É a grande mãe ou o grande pai, que ampara com segurança os seus dependentes. Pode se tornar, muitas vezes, obstinadamente teimoso, o que conflita com seu poder de fazer justiça? A pessoa que veste verde ou se sente atraída por essa cor está ampla em sua alma, é receptiva, firme, simpática e procura ser equilibrada em seus pontos de vista. Está harmoniosa em gestos e palavras e emana calma aos que se aproximam dela. Com o verde, a pessoa se torna boa ouvinte, sensível em seus sentimentos, mas forte para ajudar. Também sente sua alma mais tranquila e sabe ser flexível quando vem o vendaval. É muito bom usar o verde!.. A pessoa que veste azul ou sente atração por essa cor tem necessidade de estar entre amigos e ser o centro das atenções. Tem sempre algo diferente ou interessante para comunicar e consegue fazer boas limpezas no emocional de outras pessoas. É deslumbrante, envolvente e fica sempre acima de qualquer mesquinharia ou mexericos. Ao vestir-se de azul, você está, inconscientemente, transmitindo conhecimento, união de credos e purificação de ambientes, tanto pelas palavras, quanto pelo comportamento. É uma forma de a alma elevada se expressar?
A pessoa que se veste ou tem preferência pela cor vermelha revela determinação na busca de seus ideais. Está disposta a lutar bravamente para resgatar algo ou alguém, pouco se importando se tiver de invadir territórios ou enfrentar oposições. O perigo do vermelho está na alteração do sistema nervoso: mostra que a pessoa carrega raiva ou ira em sua alma e que, a qualquer momento, poderá ter uma crise nervosa contra alguém ou algo. O vermelho está relacionado à sexualidade e a toda a agressividade do ser humano. Percebendo-se nervoso ou agitado, não deve, sob hipótese alguma, vestir-se com trajes de cor vermelha, mas substituí-los por cores verdes, para acalmar-se? A pessoa que se veste com tecidos de cor amarela ou tem atração por essa cor possui confiança em seus próprios recursos e mostra que é sua inteligência que está predominando e não o emocional. O amarelo simboliza que, psicologicamente, a pessoa está sentindo-se acima dos conceitos comuns da sociedade e tem necessidade de conquistar seus ideais à sua maneira e com liberdade de ação. O amarelo é fartamente usado em propaganda subliminar para estimular a fome?
A pessoa que se veste de preto ou se sente atraída por essa cor mostra que está se defendendo de aborrecimentos e carrega uma rebeldia secreta. Quer se sentir forte e poderosa e chamar a atenção discretamente. Essa ausência de cores significa que a pessoa também está no seu limite para suportar raivas e tristezas e necessita estar por cima para enfrentar os desafios e as inseguranças. No preto está escondida a revolta contra alguém ou uma situação. Sente-se acuada, mas precisa reagir sem demonstrá-lo? A cor laranja, ou alaranjada, simboliza igualmente uma variação do amarelo e do vermelho, por isso pessoas que se vestem com roupas ou são atraídas por essa cor mostram confiança em seus próprios recursos e conseguem tudo o que querem. Procuram ser mais íntegras e menos agressivas como os que usam o vermelho, mas lutam, igualmente, pelos seus ideais. Precisam carregar menos as responsabilidades dos outros e delegar poderes para poder relaxar um pouco? Quem veste cinza, ou sente atração por essa cor, mostra que está necessitando se resguardar para refletir, porque não está ?vendo? cores em sua vida. Quem rejeita o cinza mostra um espírito que foge da depressão. O cinza está em pessoas que se fecham com facilidade, mas não se revoltam, como os que usam o preto. O uso exagerado do cinza mostra que essa pessoa não percebe que está agindo sempre da mesma maneira para resolver os mesmos problemas, sem conseguir total êxito. É necessário mais cor em nossas roupas e em nossa casa para que nossa mente exercite-se no sentido de dar e receber, como, também, no sentido do desenvolvimento da vontade, da ambição, do amor e da compaixão. Ser discreto nas atitudes é louvável, mas não perceber a falta de dinamismo na vida é acomodação acompanhada de insegurança e medo. Ou seja, o cinza é reflexivo e passivo e ajuda a mente a se distanciar um pouco das agitações. Logo, quem o usa com frequência deve procurar acrescentar uma outra cor mais dinâmica, pois o espírito depende de movimento para ganhar energia e evoluir?
O bege simboliza uma variação do marrom e, portanto, é fixo como a terra, mas suave como a areia. Pessoa que se veste ou que se atrai por essa cor mostra egocentrismo e necessidade de pensar em si mesma. Tem suas opiniões formadas, mas não faz questão de mostrá-las. O senso de justiça do marrom é menor no bege, por ele estar mais voltado para suas próprias coisas do que prestando atenção nas injustiças que ocorrem ao seu redor. Possui tranquilidade e amor à natureza, respeita o ser humano, é coerente, mas prefere manter-se em silêncio e livre com seus valores. Não possui dinamismo, mas também não está passivo nem reflexivo. Na verdade o bege está sonhando alto e profundo? O branco significa mente pura, calma e esclarecida, que procura levar a paz aos ambientes em que frequenta. Denota um coração altivo, mas limpo. Essa cor possui o caráter de abrandar, porém sem comandar e é dona de sabedoria elevada para os padrões da sociedade; ultrapassa as barreiras dos preconceitos e das crenças. Está diretamente ligada à cura em geral, desde a medicina holística até à convencional e, também, a tudo que exige ?limpeza? física e da alma. É a cor da energia mais elevada do Universo e das entidades de luz. Usar o branco espontaneamente indica desprendimento e poder de liderança, sem intervir no livre-arbítrio de outrem?
Pessoas que vestem ou se atraem pela cor violeta estão num nível muito elevado, mental e espiritualmente, onde sua alma necessita curar outras almas, do cansaço ou da dor. Ele tem a qualidade da fusão com a Unidade, ou mundo divino. O lilás e o roxo diferem, na intensidade, em relação ao violeta, que é sublime. Aquelas cores revelam desejos próprios e fantasias secretas, ao passo que o violeta é a cor máxima da cura física e espiritual e faz com que o ser humano ascenda para o mundo divino, pleno de amor e desapego? Quando você, leitor, conseguir olhar as pessoas e percebê-las, também, buscando sua própria felicidade, ainda que seja através de atos desajustados e incompreensíveis, então você estará curado de todo o mal da terra e a verdadeira jornada de sua vida se apresentará clara aos seus olhos?

TAnia56 17/02/2023

Um livro esclarecedor.
Um livro completo que traz a luz o impacto das emoções em nossa vida, um livro que vale a pena sempre rever periodicamente.

teixeiraluciana 07/04/2022

Consulta Necessária
Cristina Cairo traz luz à conexão psicológica perdida nos tratamentos tradicionais das doenças e questões de saúde. O corpo não é uma máquina, que segue uma programação preestabelecida. São muitas as variáveis que interferem nas reais causas dos males do corpo e o livro aborda uma grande quantidade de disfunções, trazendo o antídoto para cada uma delas. É livro de cabeceira, para consulta permanente a cada dor física ou emocional.