Forrest Gump

Forrest Gump Winston Groom
Winston Groom

Resenhas - Forrest Gump

Edilaine 19/12/2020

Diferente do que eu imaginava
Esse livro nos faz refletir sobre os titulos que são impostos as pessoas e suas formas de tratamento. Forrest é um personagem cativante que mesmo sendo taxado de idiota e menosprezado, conseguiu viver grandes aventuras. Preciso dizer que essa edição está maravilhosa com dupla face, capa dura, texto em azul e ilustrações ao longo do livro. Recomendo a leitura.

Gleison 26/12/2020

Preferido!
Forrest Gump já era um dos meus filmes preferidos e agora senti que era a hora de ler a história original. Muito bom conhecer o verdadeiro Forrest, sem nenhum filtro, e ainda ler novas aventuras que não entraram no filme.

Rodrigo 01/08/2022

Forrest Gump
Uma história enfadonha e surreal, que desvaloriza e trata de modo pejorativo seu protagonista todo o tempo. Bem diferente do filme, por isso talvez não tenha mais destaque. Não gostei. Achei ofensivo na maior parte.

Honorato.o 10/02/2021

Forrest
Gostei bastante do livro, embora seja bem diferente do que eu imaginei, uma vez que já havia assistido a adaptação. Achei interessante a mudança de perspectiva que temos do protagonista de uma obra para a outra, mas senti um pouco pelas partes que foram anuladas do filme. Seria icônico, caso as tivessem mantido, mas entendo que foi para preservar algumas questões. Apesar da diferença, nenhuma obra anula a outra, valeu muito a pena ler e eu indico demais.

Rafael Flores 09/07/2022

Forrest Gump é um livro que fica na memória por cativar o leitor. O romance leve do personagem ingênuo, certamente conquista o leitor pelas boas risadas que a história promove. Um tanto quanto mirabolante pelas reviravoltas que Forrest angaria pela inocência, entretanto com uma mensagem que leva em consideração com muito humor: "talvez minha vida não foi tão monótona".

DTG 03/03/2021

Meu nome é Forrest, Forrest Gump
Quando um amigo me falou que tinha lido esse livro, fiquei na dúvida se valeria a pena. Apesar de romantizado, adoro o filme.

Entretanto, a curiosidade despertou o interesse e resolvi encarar as quase 400 páginas que desapareceram entre risadas, do início ao fim.

O Forrest do livro é bem mais interessante que o do filme. Nas linhas temos um Forrest muito mais humano e real. Winston Groom tece um personagem crítico ao mundo a sua volta, que se posiciona diante dos acontecimentos históricos que vive, que se reconhece idiota, fala palavrão e não se cansa de buscar seus sonhos.

Várias personagens, como a Sra. Gump, Jenny Curran, Tenente Dan, têm facetas e enredos e desfechos diferentes no livro.

Ele é, por inteiro, uma crítica à história americana pós anos 1950. Incalculáveis sátiras a instituições e figuras conhecidas foram apagadas do filme, que ficou leve para enaltecer o ?bem-estar americano?.

Forrest é um idiot savant que deixa os inteligentes do mundo parecendo bobos diante de suas ações únicas e diretas.

Quem topar ler, vai terminar a história com uma visão bem peculiar do Forrest Gump.
Gleison 07/03/2021minha estante
Perfeita a resenha! Exatamente o que senti quando li o livro! Um dos meus preferidos!

MaFer 22/04/2009

Livro x Filme
Forrest Gump foi o único caso em que eu achei o filme muito melhor que o livro. Ele é cheio de situações absurdas e esquisitas...

Blog MDL 22/12/2016

Forrest Gump era o que as pessoas costumavam chamar de idiota. Todos pareciam pensar que a definição dada por um diagnóstico médico de que ele tinha um QI abaixo da média, queria dizer que ele estava fadado a ter uma existência simplória e sem significado. Entretanto, com o passar dos anos, foi ficando cada vez mais nítido que ele era alguém capaz de grandes coisas... Mas isso foi só no final do ensino médio, porque até então a única coisa que ele fazia era correr dos seus garotos que o perseguiam e o maltratavam. Ninguém diria que o seu talento para fugir associado ao seu tamanho maior do que o normal que iria colocá-lo na estrada, mas foi justamente isso o que aconteceu. Isso e alguns mal entendidos, é claro.

Quando ele estava no final da sua adolescência e sem nenhuma expectativa de que algo inesperado acontecesse, Forrest foi recrutado por um treinador de futebol americano do ensino médio que acreditava que ele tinha um imenso potencial de jogar. Ele não gostava de deixar as pessoas nervosas, por isso resolveu tentar mesmo assim. Estudando em uma escola para alunos considerados normais, ele não se provou muito inteligentes nas matérias escolares, apesar de ter conseguido a sua cota de estrelato em decorrência das suas habilidades em campo. Se ele não fosse tido como burro, poderia ter chegado a universidade logo de cara, mas não foi bem assim que tudo aconteceu... Ele foi a Universidade de Alabama, no entanto teve que se meter em uma tremenda confusão com Jenny, a garota dos seus sonhos, para que isso acontecesse. E se você pensa que as suas aventuras acabaram por aí, está errado pois esse foi apenas o início de toda a confusão.

Antes de começar a falar sobre o que encontrei em "Forrest Gump", devo alertá-los que não me recordo de um único detalhe do filme, isso porque, se assisti em algum momento da minha vida, eu sinceramente não lembro. E não é que eu não pretenda fazer isso, mas preferi focar as minhas atenções tão somente na história escrita por Winston Groom. E para tratar disso, é necessário ter em mente que o livro é narrado em primeira pessoa e por isso, temos apenas o vislumbre do que o Gump tem para nos dizer. Acredito que foi por isso que me apeguei tanto ao personagem. Ele que é um grandalhão um tanto quanto desastrado, têm características que são irresistíveis para mim, tais como, inocência, lealdade e generosidade.

É fácil apontar essa história como sendo irreal demais para ser crível para os leitores, afinal, temos uma porção de acontecimentos inusitados protagonizados por Forrest, mas em cada um deles é possível perceber o quanto o autor amplia as possibilidades de vermos essa personagem como algo mais que um bobo. Sendo um livro com uma superfície tão despretenciosa, é incrível a quantidade de informações que nós temos nele, principalmente do cenário geopolítico americano, ainda mais por ele percorrer importantes episódios da história que nos fornece uma visão crítica disso tudo.

A ida de Forrest para a guerra do Vietnã, por exemplo, pode ser categorizada como um verdadeiro divisor de águas em sua vida. Isso porque é lá que ele tem um choque de realidade que lhe mostra o quanto a vida pode ser especialmente dura e repleta de perdas. Sendo "Forrest Gump" uma típica jornada do herói, as suas lições não param por aí e no decorrer das páginas, ele vai sendo submetido as mais diversas provações. Por mais que a sua ingenuidade não permita que ele torne-se alguém rígido, é notável o seu crescimento e o desenvolvimento da sua personalidade conforme encara situações como salvar o presidente chinês, se tornar astronauta e jogar xadrez com um canibal nas selvas da Nova Guiné.

Mesmo em meio a essa profusão de acontecimentos, alguns personagens são recorrentes e cada um cativou meu coração de uma forma distinta - em especial o Sue e o Dan. No entanto, o leitor deve dar uma atenção especial aos relacionamentos que ele tem com duas mulheres: a Jenny e a sua mãe. A primeira porque é possível observar toda a sua jornada na tentativa de conquistá-la e como isso acaba sendo responsável por grande parte das desventuras que Forrest protagoniza e a segunda, porque, pelo menos na minha percepção, mostra com clareza como contra todas as expectativas alheias ele é capaz de sobreviver longe da sua mãe - sei que para muitas pessoas isso parecerá estranho, porém para mim mostrou a força do personagem em se autoafirmar como alguém capaz mesmo quando o mundo gritava que ele era idiota.

Ademais, confesso que ainda não posso afirmar com veemência que acredito no narrador, no entanto, tampouco posso dizer que considero os seus relatos apenas como um sonho de alguém que buscava escapar da realidade causticante que vivia, o que é possível exprimir com toda certeza é que com um livro extremamente rico, Winston Groom me conquistou de modo indubitável. Imagino que os fãs do premiado filme possam notar importantes diferenças entre um e outro, porém, devo alertá-los que seria um erro não conferir essa história por causa desse ponto. Sei que será uma redundância recomendar a leitura dessa obra depois de tudo o que falei, mas mesmo assim o farei porque preciso que vocês entendam que nada do que eu escreva aqui chegará aos pés do que vocês encontrarão no livro, sendo assim: leiam!

Comentários acerca da edição:

A Aleph lançou "Forrest Gump" em uma edição comemorativa de 30 anos. E ela está sensacional! Além de possuir encadernação em capa dura na cor branca com o título e o nome do autor em aplicações com alto e baixo relativo, eles disponibilizaram uma jacket que dá ao leitor duas opções de capa - em um lado nós temos a predominância da cor vermelha com a ilustração de um capacete de futebol americano e no outro, tem-se a cor azul com o desenho de uma raquete de pingue pongue (ambos têm um significado especial para a história). Outro detalhe bem bacana são as ilustrações do Rafael Coutinho espelhados pelo livro que dão um toque especial a leitura, principalmente por terem sido feitas em uma cartela de cores muito bonita com azul, rosa, branco e preto. A capa de guarda também tem tudo a ver com a história! Ademais, devo mencionar a excelente tradução do livro, pois ao invés de tentar adaptar o texto para uma linguagem formal (e por isso, não condizente com a realidade do personagem), o tradutor utilizou de vícios de linguagem e de erros ortográficos cotidianos para aproximar a tradução do livro com o original. E como se isso não bastasse, a editora ainda disponibilizou para os leitores um artigo que compara o livro e o filme escrito por uma acadêmica francesa. Ou seja, uma edição para se ter na estante para sempre.

site: http://www.mundodoslivros.com/2016/12/resenha-forrest-gump-por-winston-groom.html

Dani Gundes 04/03/2022

Amei mais este Forrest!
Depois desta leitura, o filme perdeu um pouco do encanto pra mim. O livro mostra um Forrest mais crítico e menos infantilizado, simplesmente amei!

Didi 24/06/2022

oxi gente não rem final quis mi mata sabe tem uns termos muito problemáticos fiquei meio pertibafa gostei a leitura rápida mas não sei

Rian gomes 14/03/2023

Ser idiota não é nenhuma caixa de chocolate
Tentando fazer a coisa certa esse é forrest, pode olhar para trás e dizer pelo menos tentei e não vivi uma vida monótona, entendeu ?
Brito 22/04/2023minha estante
Estou ansiosa para fazer essa leitura!

Thereza 14/11/2020

Um diferente Forrest Gump
O livro Forrest Gump apresenta uma pespectiva bem diferente da apresentada da premiada adaptação.

Forrest nessa obra não é tão passivo e nem tem atitudes 100% corretas em todo o tempo. O livro critica o "American Dream" e instituições americanas que é o oposto do que acontece no filme.

A essência das coisas "absurdas" que acontece está presente de uma forma tão bem amarrada que nem nos faz duvidar delas.

Hilário.

andersongump 08/02/2021

Livro ou Filme?
Forrest Gump e meu filme favorito, durante anos ignorei a existência do livro com medo de me decepcionar e não encontrar aquela história que durante tantos anos me encantei, que idiota né.
Sim, são histórias diferentes porém a essência que me fez apaixonar por ela existe no livro também, foi muito gostoso revisitar um Forrest diferente porém tão carismático e idiota igual, sua vida em alguns momentos beira o inacreditável, futebol, xadrez, banda, exército, espaço, canibais, lutador, milionário, e um monte de outras coisas. Mas quem sou eu para duvidar como diz Dan, Forrest Gump e capaz de fazer tudo e independente das versões da história, sempre vai ser um dos personagens que roubaram um espaço no meu coração.

Tatah 21/02/2021

Esse não é um livro para se emocionar
Diferente do filme, ele é um livro onde o personagem central é mais seco, sem sentimento pela mãe, e só pensa na Jenny, tem o final diferente e mostra bastante sobre USA em relação as crises e preconceito.

Diogo Matos 26/02/2021

Livro razoável
Esse é um dos raros casos em que a obra cinematográfica é superior ao livro.

O livro possui situações completamente inverossímeis, diferente da obra cinematográfica, em que as situações são improváveis, porém possíveis.

Além do fato dos personagens não serem tão interessantes quanto os do filme.