Um Útero é do Tamanho de um Punho

Angélica Freitas

Resenhas - Um Útero É do Tamanho de um Punho

Eveliner 04/01/2024

Muitooo bom
Amooo os livros dessa mulher, é incrível, como eles tocam e mds, como simplesmente se encaixam facilmente

duda 03/01/2024

Ufrgs vc me paga
Me senti tão desconfortável lendo algumas partes... mas mesmo assim, achei legal a mensagem que passou. eu posso ter interpretado completamente errado ne mas eh igual uma parte do livro:

?não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas?

Nana_tsur 03/01/2024

"a mulher é uma construção
deve ser
a mulher basicamente é pra ser
um conjunto habitacional
tudo igual
tudo rebocado
só muda a cor"

Pra falar foi uma leitura bem mais ou menos, principalmente no começo que acabei ficando bem perdida e tentando entender como tudo se conectava.

Carolina1866 30/12/2023

O útero é do tamanho de um punho
Esse livro usa como a sociedade e os homens tratam a mulher pra mostrar como isso tá errado, além de ser escrito em formato de poesia traz uma leitura cativante que te faz entrar naquele misto de sentimentos, e até lembrar coisas que tu já sofreu na sociedade.

Isadora1412 30/12/2023

Interessante!
Li esse livro por ser uma das leituras obrigatórias da UFRGS, e achei que iria me surpreender e amar (principalmente porque isso aconteceu com "Coral e outros poemas"), mas não foi bem assim. É muito bem escrito e traz ótimas reflexões. Mas muitas vezes me deixou incomodada.

No início, eu pesquisava artigos para entender cada poema ao máximo, mas depois perdi a vontade de fazer isso e fui interpretando sozinha (o que me fez gostar mais do livro). Talvez isso tenha afetado meu ponto de vista, talvez eu tenha interpretado erroneamente certos poemas. Mas é impossível que eu entenda tudo da mesma forma que a autora.

giovanna1824 30/12/2023

útero
Minha opinião sobre o livro, com base num trecho do próprio:

"não queria fazer uma leitura
equivocada
mas todas as leituras de poesia
são equivocadas"

Caroline 24/12/2023

É interessante
Talvez por eu ser uma leitora de primeira viagem na poesia, provavelmente eu não entendi direito o que autora queria dizer, li todo o livro por um poema e foi só ele que eu gostei. Mas reitero, sou novata nessa área da poesia.

ca ;) 22/12/2023

Muitas reflexões, belas palavras e muitas
situações corriqueiras em nossas vidas. curti bastante :))

Fabianne 21/12/2023

Um soco na alma
Vamos de literatura brasileira agora. Adoroooooo!!!
Um útero é do tamanho de um punho foi escrito por Angélica Freitas que é uma poeta e tradutora brasileira.
Divertido, simples, direto e dinâmico o livro trata de assuntos da sociedade contemporânea de uma forma poética e lúdica. As sete seções do livro giram em torno do tema da violência normalizada e naturalizada contra a mulher.
A obra aborda e analisa os mais diversos arquétipos femininos que compõem a sociedade vigente, permitindo uma discursão literária sobre aspectos estruturais, estéticos e políticos.
Um livro necessário.
Max 21/12/2023minha estante
Também gostei! ?

Camilla288 01/12/2023

Um utero do tamanho de um punho
é um livro de poemas dividido em 3 partes. Apesar de ser um livro feminista, os textos não abordam essa pauta diretamente, mas sim de maneira subliminar. os poemas não são difíceis de ler e têm vocabulário simples.
caso você queira ter outro ponto de vista e refletir sobre o tema, eu recomendo!

kaká 24/11/2023

Não é meu estilo de livro, tanto por ser poema quanto pela falta de cuidado pela forma que eles trazem. Entretanto, é curto e traz algumas reflexões interessantes, apesar de algumas eu precisar ler material extra para entender.

vallopess 23/11/2023

Estranhamente gostei
Achei uma leitura rápida. As poesias da angélica foram muitas vezes confusas,porém bem impactantes
É difícil encontrar um poema dela que não tenha me tocado, abriu mais a minha visão em relação ao meu próprio gênero, e como é visto em sociedade também.
Por mais que tenha sido uma leitura obrigatória pro vestibular, acredito ter sido importante pra mim.
Quem sabe um dia eu leia outro livro dela, já sinto saudades de todas as mulheres de cada poema.
Obrigada pela experiência Angélica Freitas!

Amanda.Bazotto 22/11/2023

Mas o que???
Tive a sensação que a autora tomou um zolpidem e escreveu esse negócio, divagou legal.

Leitura obrigatória da UFRGS, bem a cara de universidade federal mesmo, mas não deixou de ser uma grande decepção.
No mais: supérfluo, vago e lacrador. Cruzes

christian-rossi 07/11/2023

É bem 8 ou 80. Tem alguns poemas que são muito bons e podem causar uma reflexão mais profunda, mas tem (muitos) outros que parecem só divagação da autora. Sinto que o que falta nos poemas e é uma elaboração mais completa e um pouco menos de feeling. Pra mim, parece que a autora escreve demais no calor do momento e depois não revisa. Parece bem primitivo, na verdade. Mas é ok, nada péssimo de verdade. Foi uma leitura muito rápida, tipo menos de uma hora. Eu sei que livro de poemas mesmo que seja curto deve ser lido com calma pra engulir e digerir cada palavra ali, mas não consegui. É isso.

Darah 03/11/2023

Não prometeu muito e entregou mais ou menos
Ele é uma das leituras obrigatórias da ufrgs 2024, esse é o motivo da minha leitura. Logo quando peguei ele, já percebi que haviam poemas fúteis mas depois que finalizei a leitura, vi que há poemas realmente reflexivos como

"Mulher de respeito

Com quem te deitas?
Angélica Freitas "

Porém há um outro sobre uma mulher que gosta de enfiar o dedo no uc dela e dos outros MKKKKKKKKKKKK. Enfim, é 8 ou 80!