Pais e Filhos Companheiros de Viagem

Pais e Filhos Companheiros de Viagem Roberto Shinyashiki

Resenhas - Pais e Filhos Companheiros de Viagem

Joao Martins 28/11/2023

Excelente livro! Simples, objetivo, didático e tem tudo que acredito como tem que ser feito para nossos filhos e para quem amamos. Inclusive quem não tem filhos deve ler.

Ana 11/06/2021

Livro super necessário
Te faz refletir, compreender, questionar e ser um pouquinho mais sagaz.
Um livro cheio de lições e ensinamentos.
Ótima obra!

Claudio 28/09/2016

Companheiros de Viagem
O presente livro do psiquiatra e terapeuta Roberto Shinyashiki é resultado de sua experiência de mais de 30 anos de profissão e de sua vocação como pai de cinco filhos. A primeira edição é de 1992 e esta segunda edição revisada e atualizada é de 2012.

O livro é dividido em sete tópicos principais os quais são compostos por pequenos ensaios ou crônicas a respeito da educação de filhos, portanto, diferente de uma estrutura por capítulos que estamos acostumados a ler.

Inicia com a abordagem de uma educação pré-escolar, que visa à importância do relacionamento familiar e seu complemento na sociedade. Fundamenta a educação para a felicidade. Após relaciona 25 atitudes que, na opinião do autor, fazem pais e mães melhores.

Já na metade do livro trata de assuntos delicados como homossexualidade, afetividade, drogas, dinheiro e espiritualidade. Finaliza o livro com uma palavra para pais e filhos e conclui com o tema que dá o título ao livro: companheiros de viagem, em alusão ao relacionamento entre pais e filhos durante a caminhada pelo chão da existência.

OPINIÃO SOBRE O LIVRO:

Companheiros de Viagem é um livro fácil de ler com uma mensagem que certamente agradará a maioria dos interessados. Roberto traz algumas considerações elementares na educação das crianças, no relacionamento entre pais e filhos. Lida com as expectativas dos pais em relação a estes e busca trazer um equilíbrio entre o anelo paterno e o desejo, a liberdade e a individualidade dos filhos.

Muito interessante a parte que trata da homossexualidade, pois propõe um entendimento da situação através do diálogo e do respeito afim de que haja uma compreensão dos fatos e uma aceitação da condição humana fundamentada no amor.

De certa forma procura tirar dos ombros dos pais à ansiedade em se educar os filhos, mostra que somos humanos e, portanto, sujeitos a erros, mas que tais, quando acontecem servem para nos estimular a continuar amadurecendo em relação aos filhos.

E assim, em analogia a uma viagem, o autor entende que, juntos com nossos filhos, somos caminhantes e companheiros de passagem pela vida, aprendendo e respeitando as virtudes e defeitos de cada um. Pela simplicidade e conceitos apresentados poderá ser este considerado um livro de autoajuda por alguns, enquanto que para outros será mais uma ferramenta no processo educacional. De qualquer maneira pela facilidade de leitura e pelo custo baixo do livro, vale a pena o investimento, afinal, conhecimento nunca é demais.

Por Claudio Amarante

site: http://operegrino.tumblr.com/post/151076552604/resenha-pais-e-filhos-companheiros-de-viagem

Saleitura 07/08/2012

Será que é esse o futuro que queremos para os nossos filhos?”
É esta a pergunta que Roberto Shinyashiki tenta responder ao longo de Pais e Filhos Companheiros de Viagem: uma educação para a felicidade. E adianto que ele consegue fazê-lo de forma magistral. E não só as dicas que auxiliarão na educação do(s) filho(s), mas também de percebermos como a nossa relação com os nossos pais vivos ou já falecidos é de suma importância neste processo.

Ser pai ou mãe (de verdade) é um dos maiores desafios que existem na vida, e não há fórmulas mágicas, sei disso na prática. É uma vida que nos foi confiada e é nossa responsabilidade fazermos o nosso melhor para conduzir este(a) companheiro(a) de viagem para um bom caminho. Entretanto, nenhum de nós, está realmente preparado para este processo. Mesmo aqueles que acreditem nisso. Contudo, ao mesmo tempo, as recompensas são gigantescas. E é isso que Shinyashiki nos informa magistralmente nas páginas do livro: que nós (pais e filhos) somos humanos, que erramos, mas que tentamos fazer o nosso melhor e que podemos aproveitar este processo plenamente e se o fizermos não nos arrependeremos.

No decorrer das 176 páginas, o autor nos mostra que devemos ajudar nosso filho a realizar sua própria vocação existencial e não enquadrá-lo em um projeto de vida que queremos que o cumpra, através de 25 atitudes que fazem pais e mães melhores, com sugestões para lidarmos com as questões difíceis. Amando nosso filho como ele é, e não como queríamos que fosse, descobrindo neste processo o que é verdadeiramente importante.

Entretanto, o leitor dirá, “mas eu sei tudo isso, não preciso ler isso”. Eu também pensava assim, mas lendo o livro me surpreendi com aspectos bons e negativos em relação a mim mesmo. Felizmente vi que já realizava a maior parte das indicações do livro, porém também percebi alguns elementos que fazia e que podiam ser sim modificados e já comecei este processo.
Como Shinyashiki faz ao longo do livro, lembrando passagens de sua vida ou de outros pensadores, deixarei uma para aqueles que acham que sabem tudo e que não aprenderão nada com este livro:

Nan-In, um mestre japonês durante a era Meiji (1868-1912), recebeu um professor de universidade que veio lhe inquirir sobre Zen. Este iniciou um longo discurso intelectual sobre suas dúvidas.
Nan-In, enquanto isso, serviu o chá. Ele encheu completamente a xícara de seu visitante, e continuou a enchê-la, derramando chá pela borda.
O professor, vendo o excesso se derramando, não pode mais se conter e disse:
"Está muito cheio. Não cabe mais chá!"
"Como esta xícara," Nan-in disse: “você está cheio de suas próprias opiniões e especulações. Como posso eu lhe demonstrar o Zen sem você primeiro esvaziar sua xícara?"

Então “esvazie a sua xícara” e você não se arrependerá com as indicações dadas por Shinyashiki. Eu não me arrependi.

Resenha feita por Marcelo Daltro

Link postagem Saleta de Leitura