O tigre na sombra

O tigre na sombra Lya Luft

Resenhas - O tigre na sombra

Paula1735 11/04/2022

O tigre na sobra
Aquele livro que te emociona, que te faz chorar. Encantada com a escrita dessa mulher, simplesmente maravilhosa. Não esperava que fosse ser tão bom assim, nos faz questionarmos a vida.

?Talvez eu não precise saber o que fazer.
Talvez não haja nada para ser entendido.?

?Nenhum tigre tem olhos azuis.?

Strutzel 28/12/2020

Todos temos o Tigre na Sombra
Um livro envolvente que te convida a próxima página, a narradora conta sua história detalhando seus medos, fantasias e sonhos. Responde curiosamente de uma forma real a uma pergunta: A morte o que ela faz com a gente? Fala também da inevitabilidade e destino da vida humana. A frase destacada por mim neste romance é: A casa na madrugada é um barco que desencalhou, e singra a solidão de um mar sem gente.

Luiza.Oliveira 18/02/2020

Um olhar poético e forte sobre a vida.

Seidelzinha 23/12/2022

O tigre na sombra
Esse foi o primeiro livro da Lya Luft que li, por indicação de uma amiga minha e já posso dizer que eu amei a escrita.
A história do livro é muito interessante, não tenho como descrever como tudo acontece e como é bom ler uma história assim.
O livro é, basicamente, uma vida normal e rotineira, uma vida que qualquer pessoa poderia ter e que, provavelmente, toda pessoa tem.
A linha de pensamento do livro é muito boa e nos faz refletir muito sobre muitas coisas.
Ele não é um livro fácil de "digerir", ao mesmo tempo que tem uma escrita muito leve, ele é profundo e reflexivo.
Esse é, de fato, um bom livro.
vênus 23/12/2022minha estante
Legal!

Shiara 31/01/2023

Melhor do que eu pensava
É um livro para refletir, trabalha com muitas metáforas e mistura a poesia na prosa, é interessante. E trás ainda os questionamentos sobre o relacionamento abusivo em mãe e filha, os de excesso de atenção e a necessidade de controlar a vida da criança, mas tbm a criança indesejada e maltrata.

Wellington.Pimente 23/07/2022

Impactante
Lya Luft, nesse romance, demonstra um mundo corriqueiro das relações humanas, mas com uma profundidade, sensibilidade e lirismo impactante. Uma personagem Dôda, que transcorre na sua infância, suas reflexões entre a realidade e fantasia (tendo um amigo imaginário, um tigre) e seu alter ego, a Dolores, que lhe aparece no espelho, como formar de amenizar essa carência de amor e atenção da própria mãe. Uma personagem que podemos reconhecer em nossas relações humanas, assim como, sua busca em ser feliz, resiliência para tentar alcançar seus sonhos e principalmente encontrar o seu eu. Uma personagem forte, como todos nós devemos ser e assim NUNCA desanimar pelos obstáculos impostos por viver e sempre, sempre lutar pela vida.

Mariana 24/05/2023

Achei esse livro guardado aqui em casa, estava a um tempo pra ler ele, mas me faltava motivação.
Quando eu peguei e li esse livro não esperava nada disso, as reflexões sobre o dia a dia, os relacionamentos que infelizmente são tóxicos e parte ruim da vida q nunca conseguimos evitar, mas apesar de tudo ainda vale apena estar vivo.
Confesso que as partes mais misteriosas e mais relacionadas a fantasia,tive dificuldade de entender, mas acredito que era o objetivo do livro te trazer essas diversas visões.
Recomendo demais.

malau !! 01/05/2022

Nenhum tigre tem olhos azuis.
O tigre na sombra conta a história de uma menina com uma perna maior que a outra, trás a tona sua família, suas dificuldades, sonhos, medos e demônios. Assim como todos nós temos os nossos. É um livro com muitos devaneios, reflexões, metáforas e isso só o faz mais lindo. Foi minha primeira leitura da Lya Luft e eu amei demais, a maneira que ela escreve é perfeita, me cativou e me senti imersa em cada frase. Recomendo muito, e vou atrás de mais obras da Luft!

Reehromanelli 26/09/2022

Poético
O livro conta a história de Dolores, uma menina que nasce com uma perna menor que a outra e é rejeitada pela mãe por isso. Ao longo de todo o livro conhecemos mais da vida de Dôda (como gosta de ser chamada) desde sua infância até a fase adulta/idosa.

Vemos todos bons e, principalmente, maus momentos pelos quais ela passa. Conhecemos todas as pessoas da família que a amam e a rejeitam pelo seu "defeito".

Tudo isso é escrito de uma forma muito bonita e poética, que me parece característia da autora (baseado nos 2 livros que já li).

É um livro muito bom de ler, ele fala sobre a vida, sobre rotinas, vivências... e por isso, é possível se identificar com diversos momentos escritos no livro. Gostei bastante da experiência.

Celio.Renan 05/06/2020

O Tigre na Sombra
Está aí um livro que resisti para ler e por muito tempo ficou encostado na pilha de livros sem leitura, mas, por força maior decidi iniciar. Não é um livro em prosa linear, e isso pode ser sua qualidade ou não, mas, é um livro que intercala uma linguagem poética e em prosa. Lirismo de uma vida cotidiana. E talvez essa tenha sido a grande sacada do livro intercalar o cotidiano simples com a complexidade da poesia. Dolores, personagem principal, ou Dôda, vive o drama de ser rejeitada pela mãe por ter uma perna mais curta que a outra, enquanto sua irmã Dália é amada pela mesma. Pai alcoólatra, mãe que impõe carga as filhas sobra os devaneios da vida que é "corroborada" por sua avó.
Enfim, é um livro que prende em uma leitura rápida, são apenas 128 páginas.
Por conta do final, cujo me é impulsionado a uma alta expectativa (e nem sei se deveria), eu avalio a obra em boa, mas poderia ser melhor nesse aspecto.

Hallef 10/02/2019

Um livro da Psicanálise
É um livro que passeia pela realidade e pela epifania.

O livro é cinzento e sofrido, porém ao mesmo tempo cheio cores e espectro cromático. O que me deixa em um limiar de espanto, surpresa e extremamente imerso no deleite que é esse livro.

* O tigre na sombra é mais do que um drama familiar cheio de rupturas. É um estudo psicanalítico e humano das consequências de ações duras e sem amor.

* Do quanto os pais são essenciais para o desenvolver psiquico de um filho e do quão importante é a presença de uma filho na vida dos pais.

*A autora escreve com mestria o início dessa família cheia de amargura, mas com pitadas de alegria. E cria uma desfecho que beira o existencial.

*A autora passeia pelo mundo da luz e da realidade e o mundo alternativo e das sombras, onde tigre tem olhos azuis.
De forma leve, acessível, mas dilacerante, Lya Luft faz sua narrativa que enche o leitor de reflexão, amor, desgosto, raiva e esperança. Tudo em apenas um livro muito pequeno de apenas 127 páginas.

FAVORITO DA VIDA!

Danniki 05/02/2019

É um amor triste.
Gosto muito da sua narração realista do cotidiano das pessoas, as suas histórias estão cheias de amor, tristeza, alegria, raiva e outros sentimentos que um ser humano sente. São histórias verídicas de qualquer pessoa do mundo, uma passagem de vida de cada um e isso realmente me conquista!
Essa obra reata uma mulher narrada em primeira pessoa que conta a sua fase de vida, seu lado infantil tinha uma imaginação incrível e eu até conclui se ela não seria autista ou esquizofrenia, mas não, se trata de como lidar com uma mãe que está insatisfeita o tempo todo com seu marido e da protagonista, que tem uma perna curta. Se trata de como relacionar a sua insegurança com sua perna curta, com sua imaginação fútil e se é capaz de criar uma família, a qual sua mãe desacredita.
É um amor triste.
“O tigre na sombra” é o segundo livro que eu leio da autora, o primeiro foi “Reunião de Família”, que também me agradou profundamente.
@livros.daniellamartins

Vívian 24/01/2024

Demorou um pouquinho pra me prender no início, mas depois me senti completamente imersa na vida de Dolores. É um retrato nu e cru da vida: tortuosa, imperfeita, na qual a esperança da felicidade prevalece. também representa a vontade que temos de nos encontrar e lutar/entender as nossas dualidades.

Janaina Alves 20/09/2014

Maravilhoso!
Este livro é de uma riqueza enorme, o raciocícinio e a forma de escrever dessa autora me encantaram. Agora é um dos meus favoritos!

Super indico...