O tigre na sombra

O tigre na sombra Lya Luft

Resenhas - O tigre na sombra

Biblioteca Álvaro Guerra 03/05/2024

Quando estavam de bom humor os deuses abriram as mãos e despejaram sobre a terra os oceanos com seus segredos ,os campos onde corre o vento , as árvores com mil vozes ,as manadas ,as revoadas e para atrapalhar tudo as pessoas .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788501400963

Rute31 30/04/2024

O tigre na sombra me fez pensar muito em Ciranda de Pedra, que li recentemente, talvez pela protagonista. Um relato comovente de uma filha criada do lado de fora do que se convencionou chamar de amor materno.

Esse foi o primeiro livro de Lya Luft que li e o começo me atraiu bastante, no entanto o final foi indo por um caminho meio autoajuda que me perturbou a cabeça hahaha mesmo assim, história envolvente, escrita lindissima, vou procurar mais livros da autora.

Vívian 24/01/2024

Demorou um pouquinho pra me prender no início, mas depois me senti completamente imersa na vida de Dolores. É um retrato nu e cru da vida: tortuosa, imperfeita, na qual a esperança da felicidade prevalece. também representa a vontade que temos de nos encontrar e lutar/entender as nossas dualidades.

Stephanie214 20/08/2023

Romance com drama e pitadas de fantasia
Nesse romance com drama e fantasia da autora Lya Luft somos apresentados a Doda que é uma menina diferente que nasceu com uma perna mais curta desse modo se tornando deficiente e só ela tem a habilidade de saber sobre o mundo dos espelhos - que segundo ela tem vida própria e nos observa. Com o passar da história Doda nos narra o dia-a-dia de sua família, seu relacionamento complicado com a mãe, sua irmã "perfeita" que foi deixado claro ser a filha favorita de sua mãe, a amizade que tinha com a sua avó com quem passou a maior parte da infância ouvindo histórias, recebendo conselhos e fazendo confidências, o apego que tinha com seu pai, sua vida escolar/universitária, sua vida adulta passando pela solidão, as decepções amorosas, os dramas familiares, a rejeição, a sua inocência, o amadurecimento e as perdas que se tem ao longo da vida.
Adorei a história da Doda e a maneira como a narrativa nos leva para dentro da história quase como se estivéssemos ali com os personagens e ficamos interessados em saber o que irá acontecer com eles ao longo de suas vidas.
O que faz esse livro ser tão bom é que além de misturar mais de um gênero literário a autora também retrata sentimentos reais e dramas familiares que são bem bem comuns em algumas famílias, trazendo o realismo para a trama que já tem seus personagens com histórias interessantes e por vezes complicadas.
Todas as pessoas passam por dificuldades na vida como: a rejeição, a solidão e o bullying ás vezes dentro de casa e que todas as famílias tem seus problemas pois não há família perfeita e 100% feliz.
Apesar dos momentos complicados, das decepções, tristezas e pessoas te colocando para baixo temos sempre que nos levantar e seguir em frente, torcer pelas coisas boas que podem acontecer como novas amizades e um futuro novo amor.
Maria13831 26/12/2023minha estante
Oii eu acho que já li esse livro, mas não sei se é realmente esse. Você poderia me dizer se nessa história a irmã da protagonista da a luz a um criança que é apelidada de ciclopezinho?

Mariana 24/05/2023

Achei esse livro guardado aqui em casa, estava a um tempo pra ler ele, mas me faltava motivação.
Quando eu peguei e li esse livro não esperava nada disso, as reflexões sobre o dia a dia, os relacionamentos que infelizmente são tóxicos e parte ruim da vida q nunca conseguimos evitar, mas apesar de tudo ainda vale apena estar vivo.
Confesso que as partes mais misteriosas e mais relacionadas a fantasia,tive dificuldade de entender, mas acredito que era o objetivo do livro te trazer essas diversas visões.
Recomendo demais.

Takakura 12/04/2023

Não sei se algum dia vou ler um livro melhor que esse. simplesmente inteligente e envolvente, a escrita misteriosa q te faz mergulhar nos pensamentos de dolores, sem palavras.
a simbologia do tigre dos olhos azuis, não tem oq possa ser dito, é preciso ler.

CAcera3 19/02/2023

Um tigre de olho azul
Neste breve romance iremos acompanhar episódios da história da vida de Dolores, a mais nova de duas filhas. A primeira, Dália, nasceu perfeita e ganhou nome de flor. A segunda nasceu de um parto complicado e com uma perna menor que a outra, ganhou nome que remete a dor, nome este que faria sentido durante toda sua existência.
Com uma escrita imensamente poética e direta, Lya Luft consegue causar no leitor os mais diversos sentimentos, partindo do encantamento com a poesia que ela faz com as palavras até a dor que sentimos junto com os personagens. Mesmo sendo uma história curta, há aqui grandes reviravoltas familiares que muda a protagonista e a coloca em constante embate com o mundo. Não há nessa história personagens puramente bons ou ruins, há o humano. Um mais feio ou mais belo que o outro dependendo da circunstância.
?E o que alguém é, ninguém jamais sabe. Nem pais nem filhos nem amigos nem amantes, ninguém. Pois não conhecemos uns aos outros, sombras que se cruzam num corredor mal iluminado.?
Os temas abordados aqui são bem pesados e vão de maus tratos a suicídio.
A morte e o flerte com ela é algo que permeia todo o livro. Inclusive há elementos fantásticos que levam a refletir sobre a realidade e a consequência dos nossos atos.
?o avesso pode ser o certo, no espelho pode estar a vida, e tudo aqui pode ser um sonho.?
Dolores é uma personagem que apesar de toda hostilidade que a rodeia consegue construir relações bonitas, apesar de nem sempre recíprocas, é bastante inteligente e tem ao mesmo tempo cansaço e ânsia da vida. Por isso ela parece estar o tempo todo se moldando ou tentando mudar as coisas para que algo faça sentido, para que ela se encaixe. Porém a todo tempo há a vida e Dolores se vê impotente diante dela.
?Não sei de tudo são escolhas ou se algumas coisas vegetam feito plantas carnívoras nas nossas circunstâncias e na nossa bagagem psíquica. Nunca vou saber. Não adianta saber.?
Esse é um livro curto, porém denso, poético e ao mesmo tempo cru, rápido de ler, mas que demora para sair da sua cabeça.

Instagram @maecomlivros

Shiara 31/01/2023

Melhor do que eu pensava
É um livro para refletir, trabalha com muitas metáforas e mistura a poesia na prosa, é interessante. E trás ainda os questionamentos sobre o relacionamento abusivo em mãe e filha, os de excesso de atenção e a necessidade de controlar a vida da criança, mas tbm a criança indesejada e maltrata.

jupitereis 30/12/2022

Lya, Lya?
Como sempre, uma experiência gigante ler Lya Luft. Ela sempre me amarra em nós que são difíceis de desatar. Em ?O tigre na sombra? ela consegue trazer pra gente esse sentimento de ?queria ser? misturado em frases poéticas e trocadilhos profundos que tocam a gente, dentro disso uma história comum, tão comum quanto nós mesmos. Te amo, mulher, de onde estiver.

Seidelzinha 23/12/2022

O tigre na sombra
Esse foi o primeiro livro da Lya Luft que li, por indicação de uma amiga minha e já posso dizer que eu amei a escrita.
A história do livro é muito interessante, não tenho como descrever como tudo acontece e como é bom ler uma história assim.
O livro é, basicamente, uma vida normal e rotineira, uma vida que qualquer pessoa poderia ter e que, provavelmente, toda pessoa tem.
A linha de pensamento do livro é muito boa e nos faz refletir muito sobre muitas coisas.
Ele não é um livro fácil de "digerir", ao mesmo tempo que tem uma escrita muito leve, ele é profundo e reflexivo.
Esse é, de fato, um bom livro.
vênus 23/12/2022minha estante
Legal!

Reehromanelli 26/09/2022

Poético
O livro conta a história de Dolores, uma menina que nasce com uma perna menor que a outra e é rejeitada pela mãe por isso. Ao longo de todo o livro conhecemos mais da vida de Dôda (como gosta de ser chamada) desde sua infância até a fase adulta/idosa.

Vemos todos bons e, principalmente, maus momentos pelos quais ela passa. Conhecemos todas as pessoas da família que a amam e a rejeitam pelo seu "defeito".

Tudo isso é escrito de uma forma muito bonita e poética, que me parece característia da autora (baseado nos 2 livros que já li).

É um livro muito bom de ler, ele fala sobre a vida, sobre rotinas, vivências... e por isso, é possível se identificar com diversos momentos escritos no livro. Gostei bastante da experiência.

Wellington.Pimente 23/07/2022

Impactante
Lya Luft, nesse romance, demonstra um mundo corriqueiro das relações humanas, mas com uma profundidade, sensibilidade e lirismo impactante. Uma personagem Dôda, que transcorre na sua infância, suas reflexões entre a realidade e fantasia (tendo um amigo imaginário, um tigre) e seu alter ego, a Dolores, que lhe aparece no espelho, como formar de amenizar essa carência de amor e atenção da própria mãe. Uma personagem que podemos reconhecer em nossas relações humanas, assim como, sua busca em ser feliz, resiliência para tentar alcançar seus sonhos e principalmente encontrar o seu eu. Uma personagem forte, como todos nós devemos ser e assim NUNCA desanimar pelos obstáculos impostos por viver e sempre, sempre lutar pela vida.

Paula Zawatski | @paulazawatski 22/06/2022

A história me deixou de olhos marejados em muitos momentos
Avaliação: 4 estrelas (adorei);
Leitura nº 38 do ano de 2022.

“A vida é assim, para ela tudo era como nos oceanos, um vaivém, vaivém, em que as horas felizes e as horas amargas se alternam, e se a gente escutar direito alguma coisa sempre faz sentido.”

“O Tigre Na Sobra” foi meu primeiro contato com a escrita da autora Lya Luft, e é daquelas primeiras leituras que fico pensando: por que demorei tanto para ler algo dessa escritora maravilhosa?

- A narrativa empregada nesse romance é de uma beleza poética diferente de tudo que eu já tinha me deparado na literatura. A forma com que a história é conduzida faz o leitor se comover e refletir muito.

A história tem poucas páginas, mas é de uma emoção tão forte e crua, faz-nos questionarmos sobre tantas coisas, sobre a vida.

- O livro retrata muito o cotidiano de Dolores, principalmente suas dores. A história caminha por grande momento de forma linear, de quando a personagem era criança, adolescente e adulta. Sobre família, amores, sobre dificuldades.

Dolores é uma menina que tem uma perna mais curta que a outra, e é doloroso de ler a diferença que a mãe trata as filhas. É forte a forma com que a autora desenrola a história.

Só tem um pequeno ponto que não me fez realmente amar a história, que foi o fato de que em certo momento a história focou muito na irmã, e o final de Dolores ficou corrido, senti falta de mais detalhes pro finalzinho.

- Recomendo demais.