O tigre na sombra

O tigre na sombra Lya Luft

Resenhas - O tigre na sombra

Danniki 05/02/2019

É um amor triste.
Gosto muito da sua narração realista do cotidiano das pessoas, as suas histórias estão cheias de amor, tristeza, alegria, raiva e outros sentimentos que um ser humano sente. São histórias verídicas de qualquer pessoa do mundo, uma passagem de vida de cada um e isso realmente me conquista!
Essa obra reata uma mulher narrada em primeira pessoa que conta a sua fase de vida, seu lado infantil tinha uma imaginação incrível e eu até conclui se ela não seria autista ou esquizofrenia, mas não, se trata de como lidar com uma mãe que está insatisfeita o tempo todo com seu marido e da protagonista, que tem uma perna curta. Se trata de como relacionar a sua insegurança com sua perna curta, com sua imaginação fútil e se é capaz de criar uma família, a qual sua mãe desacredita.
É um amor triste.
“O tigre na sombra” é o segundo livro que eu leio da autora, o primeiro foi “Reunião de Família”, que também me agradou profundamente.
@livros.daniellamartins

Fernando 04/03/2018

Como nos transformamos de pessoas imaginativas e infinitas em pessoas comuns? E como reagimos ao descobrirmos que transformamos nossas vidas em menos do que gostaríamos de ter vivido? Cada um tem sua história. Este romance conta uma trajetória possível.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 02/08/2017

Um livro trivial, mas que faz refletir #BlogConhecerTudo
Uma história trivial com todo um jeito próprio de se contar, um encontro entre prosa e poesia, entre realidade e fantasia. O Tigre na Sombra, romance da escritora Lya Luft, é o oitavo livro da campanha do #AnoDoBrasil. Um romance breve e bastante profundo, e que apesar de ser um livro de trama corriqueira e cotidiana, não deixou de me encantar pelo lirismo e profundidade da escrita da autora.

Não que O Tigre na Sombra seja um mal livro, ele não é, mas porque sua narrativa é cotidiana demais para o meu gosto que prefere as grandes tragédias, o histórico, o épico, o futurista, o misterioso e o fantástico. Por ser um livro do e sobre o cotidiano e as relações humanas, não podemos esperar grandes reviravoltas na trama. Além do mais, o corriqueiro me cansa e me dá enfado, talvez por isso poucos clássicos da nossa literatura me atraiam.

Melancólica e terna, cativante como criança travessa de sorriso bonito, a protagonista de Lya me conquistou nas primeiras páginas, mas pouco a pouco as coisas mudam, se tornam mais amarguradas, mais acres, perde a direção, ou melhor, mudam de curso e com ele o meu interesse. Não sei explicar, mas ao chegar no final do livro bem pouco da trama ainda me interessava e provavelmente essa resenha só foi escrita meses depois porque não sabia ao certo o que falar do livro.

Afirmo que Lya aborda com talento os dramas familiares da rejeição, do alcoolismo, dos relacionamentos fracassados e das infelicidades da vida ao exemplo da depressão e das situações traumáticas que marcam as pessoas, as modificam. Confesso, por outro lado, que dramas familiares não me chamam atenção, não se estes forem bastante temperados com trivialidades. Não obstante, não deixei de me encantar pelo lirismo e profundidade da escrita da autora que me fizeram divagar um pouco.

No caso do lirismo, percebi como a autora desfia o cotidiano de forma poética e com propriedade vai falando dos muitos problemas que se interpõem entre os membros da família. Poesia se intercala e se integra com prosa, num ritmo todo único e em alguns parágrafos nos são dados vislumbres do futuro na narrativa. O resultado final é de uma originalidade ímpar.

Por sua vez, quanto a profundidade ela está sobretudo na reflexão dos personagens.

Dôda é uma personagem dividida entre a realidade e a fantasia, seu principal refúgio do desamor da mãe. Mas ao mesmo tempo ela é um personagem maduro que reflete bastante sobre a vida, dando voz a autora.

Algo que gostei muito na personagem e em sua avó foi esse jeito de deixar-se levar pelas fantasias, aceita-las como um real possível, e a realidade como algo vindo de nós e que forjamos. É um livro bastante subjetivo, mas que nos faz refletir, por exemplo, como são muitas as pessoas no mundo reprimidas pela necessidade de se ajustar, e tantas outras exprimidas na busca por um refúgio que lhe sirva como válvula de escape ou como armadura de autodefesa.

Não acho que a imaginação precise ser uma atitude de fuga, considero-a, primeira e primordialmente, como algo inerente ao espírito humano. Não é necessário ser alienado para se ter imaginação, nem acredito que todo alienado seja capaz de sonhar acordado. Imaginar não supõe ser irracional, racionalidade não inviabiliza o imaginar. O projeto humano de felicidade e igualdade, por exemplo, pressupõe a capacidade de imaginar uma outra maneira de se viver e se organizar em sociedade, é preciso isso para saber qual realidade se pretende construir. Assim nascem as utopias e por todas essas coisas é que meu ser pesquisador, educador e cientista não contradiz ou se opõe ao meu eu leitor e apreciador de fantasias.

Um livro que me fez pensar de como as nossas expectativas para com o outro podem representar grilões pesados demais e difíceis de romper, e também de como somos aquilo que recebemos das pessoas. De como nos construímos do amor, da indiferença, da presença e da ausência dos outros. Somos uma caleidoscópio, ou melhor, um mosaico de sentimentos aflorados da experiência e do contato com o outro.

De todo modo, tenha eu ou não gostado da trama da narrativa de O Tigre na Sombra – algo que só agora consigo ver como muito pouco relevante – a verdade é que esse é um livro que nos faz pensar e ir além dele e isso já é mais do que suficiente. Vale a pena lê-lo.

Resenha original: http://conhecertudoemais.blogspot.com.br/2017/07/o-tigre-na-sombra-lya-luft-resenha.html
Nesse ano, a campanha anual de literatura do nosso blog homenageia a literatura do Brasil. Venha nos Conhecer!

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com.br/2017/07/o-tigre-na-sombra-lya-luft-resenha.html

Aryane 30/06/2016

Simplesmente MARAVILHOSO!
Eu não vou resenhar este livro, porque nenhuma crítica estaria à altura de uma obra tão rica, linda e tocante.

Só posso dizer que é o melhor livro que li até hoje!

Cinco estrelas (daria um milhão, se o Skoob deixasse) rs.

site: amoremletras.wordpress.com

Dany 23/06/2016

Resenha: O Tigre na Sombra
Já estava com receio de acabar não gostando do livro quantos estava ainda lendo as primeiras páginas. Ainda bem que a mudou e acabei gostando e me surpreendendo com a história.
Dôda é nossa protagonista, ela e a outra dela que mora no espelho o qual recebe e é chamado de Dolores – nome da menina, Dôda é apelido. Ela nasceu com um pequeno defeito, tem uma perna menor do que a outra, e esse pequeno fato foi o martírio de sua mãe que queria e desejava filhas perfeitas. Dália então recebeu toda atenção e carinho da mãe, todas as projeções e sonhos foram colocados nela.

Apesar de todas as coisas pelas quais Dôda passa, ela não se torna uma pessoa amargurada, pelo contrário, e creio que o fato dela ter nascido com uma perna menor do que a outra foi um fator essencial. O quanto ela aprendeu, superou, amou e amadureceu desde pequena, suas angustias e dores.

Os avós são um fator de destaque na vida de Dôda, achei lindo o contado e a ligação que ele teve com a avó.

Não queria contar muito sobre a história porque o surpreendente é ir descobrindo as coisas aos poucos. Achei fantástica a forma como a Lya Luft escreve, quero muito ler mais livros dela com certeza.

O livro é divido em três partes, começando com a Dolores pequena, virando adolescente e depois adulta. Temos poemas, a morte é abordada de uma forma simples e real, além de todos os outros acontecimentos que passaram pela vida de Dôda.

O livro é de uma escrita madura, me senti ligada a história, conseguiu capitar o lirismo. É gostoso de ler, embora o tom triste esteja presente, mas não é aquele tipo de livro que te faz chorar, ele deixa uma sensação boa apesar de tudo.

Como não quero me estender e nem contar muito mais sobre a história, até porque como tinha mencionado o interessante é ir descobrindo a história aos poucos é ir se surpreendendo. Porém, deixarei um pequeno trecho aqui e caso você goste, leria, até porque vale muito a pena conferir:

Eu observo e registro.
Eu falo e escrevo.
Eu sangro.
Sangro esta narrativa como se me escorresse dos pulsos abertos.
Quando estavam de bom humor os deuses abriram as mãos e despejaram sobre a terra os oceanos com seus segredos, os compôs onde corre o vento, as árvores com mil vozes, as manadas, as revoadas – e, para atrapalhar tudo, as pessoas.
Mas onde está todo mundo? Buscando se anestesiar ou obter respostas, atrelados às mesmas incansáveis perguntas, como, quando, quanto, por quê, por que eu?
Eu, a menina da perna curta, falava com amenina do espelho e criava um filhote de tigre no fundo do quintal.
Quando lançaram a minha sorte os deuses estavam sombrios.
E assim começa esta complicada história.
Pág. 14

Eu não achei a história complicada, porém os sentimentos foram. Os sentimentos de todos os personagens, principalmente de Dolores é que são complicados.

Recomendo muito. A Lya Luft foi mais uma descoberta, este foi o primeiro livro dela que leio e quero ler mais.

site: https://recolhendopalavras.blogspot.com.br/2016/06/resenha-o-tigre-na-sombra.html

Suelen 24/01/2016

Eu não conhecia a autora, mas por sempre ouvir falar bem, adquiri esse livro para inicio das leituras. É uma escrita bem poética e nesse livro, pois não sei como são os outros, encontramos um drama familiar.

A personagem principal, Dôda, Dolores, narra a história e conta seu drama de ser rejeitada pela mãe por ter um defeito na perna, por ter uma irmã que é a preferida da mãe, um pai submisso à mãe, e avós que são somente amor.

A história é triste, comovente e tem muito altos e baixos, muito mais baixos na vida desses personagens que tem seus dramas diários. Comum a muitas pessoas, por vezes até cheguei a pensar que a autora colocou um defeito na perna da personagem principal para ter um algo a mais, diferente dos dramas familiares comuns a muitas pessoas. Ah! Teve um momento em que sua irmã teve um bebe com um defeito que viveu por meses, o máximo é isso.

Na verdade fiquei aguardando até a última página o momento em que esse livro me comovesse, mas não aconteceu. Estou até agora tentando entender onde entra e porque entra na história um tal de tigre de olhos azuis. Os admiradores da autora que me desculpem, mas admirador sou eu de você que conseguiu gostar desse livro.

Não critico a autora, o livro é que não me comoveu, vou atrás de outros títulos para tirar a impressão que esse livro deixou.

site: http://vivalivraria.blogspot.com.br/2016/01/o-tigre-na-sombra-lya-luft.html
Luciana 24/01/2016minha estante
Eu li só um livro dela e gostei, chamado "As parceiras". Dá uma segunda chance pra autora :)

Suelen 25/01/2016minha estante
Com certeza, vou procurar ler esse q tu falou... ;)

Juarezs2 26/01/2016minha estante
Suelen, leia "Perdas e Ganhos" e "Pensar é Transgredir". Talvez você goste. =]

Suelen 31/01/2016minha estante
Obrigada pela dica Junior, vou ler, com certeza... Abraços!

Louryne 23/11/2015

Um ótimo livro de memórias. O primeiro livro que li da Lya. Tem um tom triste, mas é bem bonito e tem umas frases que alcançam a gente. Gostei.

Janaina Alves 20/09/2014

Maravilhoso!
Este livro é de uma riqueza enorme, o raciocícinio e a forma de escrever dessa autora me encantaram. Agora é um dos meus favoritos!

Super indico...

Lucille 13/05/2014

Lya tem uma forma tão delicada de tocar nas questões humanas, que não parece alguém que observa de fora e sim alguém que vive tudo, ao mesmo tempo que nós vivemos e com nosso coração e nossa alma. Lya está em nós.

Esse livro esclarece algumas passagens dos livros anteriores, situações que Lya de fato viveu e doou aos seus personagens.

Aline164 20/04/2013

Meu trecho favorito
"A vida que imaginamos é uma casa transparente sem janelas nem saídas. A gente a constrói com palavras e silêncios, abraços e afastamentos, uma vida paralela a isso que parece o concreto cotidiano. Ali o amado não entra, a amada fica de fora, sombras e luzes como espectros dançam e acenam.
Fora dessa casa de vidro existe outra vida, que chamamos real. Com pão e manteiga, aroma de café, lençóis úmidos de sexo, filhos correndo, pais envelhecendo, contas a pagar, cargos a ocupar, nomes e marcas e tráfego e sonhos e consumo, e sonhos de consumo.
E dor."

Lucianne 08/01/2013

O tigre na sombra
Livro gostoso de ler apesar do tom triste da narrativa. História de uma menina que se sente desprezada e indesejada pela mãe devido a um defeito físico, tem uma perna mais curta do que a outra. Enquanto a irmã Dália é idolatrada pela mãe, Dôda se sente menosprezada. Apesar de toda a tristeza existe muito encanto nas histórias da criança, na convivência doce com os avós,nas conversas com o espelho. É bom ouvir sobre o seu tigre de olhos azuis , o amiguinho invisível, os afogados que procuram com quem conversar, o carinho do pai e a cumplicidade da irmã tão perfeita na infância.
Finalmente, Dôda chega à fase adulta. Estudiosa e inteligente, ela se torna uma advogada com grande possibilidade de sucesso na carreira. Conhece um colega casado no escritório onde trabalha e vive com ele uma grande paixão que terminou em desilusão.
Mas, após este novo sofrimento, a personagem se reinventa e dá a volta por cima. Dôda , agora mais madura, acredita ter atingido a vida que todos desejam. Uma família muito amável, um marido carinhoso, dois filhos adoráveis, uma vida tranquila e pacata como mãe e esposa , que continua trabalhando fora , apesar de não ter mais seus grandes planos nem a mesma dedicação à profissão.
Não bastasse toda a incompreensão que suportou na infância, mal sabia Dôda que o destino lhe reservara ainda piores agruras. A traição que irá enfrentar será a mais doída de toda a sua vida, especialmente porque virá de onde menos espera.