O tigre na sombra

O tigre na sombra Lya Luft

Resenhas - O tigre na sombra

malau !! 01/05/2022

Nenhum tigre tem olhos azuis.
O tigre na sombra conta a história de uma menina com uma perna maior que a outra, trás a tona sua família, suas dificuldades, sonhos, medos e demônios. Assim como todos nós temos os nossos. É um livro com muitos devaneios, reflexões, metáforas e isso só o faz mais lindo. Foi minha primeira leitura da Lya Luft e eu amei demais, a maneira que ela escreve é perfeita, me cativou e me senti imersa em cada frase. Recomendo muito, e vou atrás de mais obras da Luft!

deca 23/04/2022

era pra ser soh uma leitura pro colégio mas acabei gostando bastante engoli o livro em uma sentada ??

Helenitz 11/04/2022

?Nenhum tigre tem olhos azuis.?
Esse livro faz com que você olhe a vida por meio de lentes diferentes e enigmáticas. Fantasioso, sedutor e comovente, a obra comenta sobre temas mundanos, mas Lya Luft da a eles um toque mágico e místico. Simbolismos que podem ser interpretado de diversos modos, uma premissa que, de tão simples, pode adequar-se à vida de qualquer um, é o que faz O Tigre na Sombra trazer sua narrativa para a realidade de qualquer leitor. Luft nos entrega um romance saboroso e palatável, com acontecimentos dignos de novela e com personagens extremamente humanos, apesar de um pouco caricatos. O Tigre na Sombra tenta nos ensinar que nem tudo na vida é perfeito, nada é exatamente como imaginamos, não somos absolutos e está tudo bem, pois ?Ao contrário do que as pessoas pensam, uma história não precisa ter começo, meio e fim. Como a vida, as histórias têm idas e vindas e voltas e imprevistos.?

Paula1735 11/04/2022

O tigre na sobra
Aquele livro que te emociona, que te faz chorar. Encantada com a escrita dessa mulher, simplesmente maravilhosa. Não esperava que fosse ser tão bom assim, nos faz questionarmos a vida.

?Talvez eu não precise saber o que fazer.
Talvez não haja nada para ser entendido.?

?Nenhum tigre tem olhos azuis.?

Joao 02/01/2022

Ótima escrita da autora nacional
Uma obra com várias reviravoltas com um constante teor de várias reflexões. Gostei da leitura . Há um possível plot da história parecido com a obra Extraordinário. Nessa história há uma menina que enfrenta muitos desafios e preconceitos por ter uma deficiência .O livro é da vida dela quando criança até a fase adulta e pelo o que entendi também um pouco da fase idosa dela. Esse foi um primeiro que li dessa escritora .Gostei da escrita dela .

hell_monteiro 03/11/2021

Morri
É uma literatura real. Não sei nem como descrever esse livro em palavras (o que é curioso já que o livro foi escrito com elas). Acompanhamos uma vida descrita em poucas palavras mas de alguma forma mais sincera, forte e delicada do que a de muitas biografias infinitas.

Ou pelo menos assim me parece, nunca li muitas biografias.

Parece ser tirada direto do subconsciente com pensamentos fragmentados e filosóficos. O tipo de livro que você lê rápido e esquece nunca.

Tem que viajar mas vale a pena.

Camila.Stephane 16/10/2021

Triste
É uma livro que fala da dor do desprezo ,de mortes, processos de lutos e da maneira que isso abala a vida de Dolores. Gostei da narrativa,li bem rapido e da pra se envolver com.os personagens.

BHGimenis 12/05/2021

Minha Paixão
É comum conhecer pessoas que tenha As parceiras como favorito.
Mas essa obra me arrancou o coração, talvez por me identificar tão bem com ela.... A analise emocional, as autocriticas, tudo nesse livro é perfeito.

Heloiza.Oliveira 19/03/2021

Vi o mar e não podia mergulhar, tive que esperar as outras coisas que têm que acontecer simultâneamente darem certo para que eu aproveitasse o mar.

Aí deu, dia 5, mergulhei sem medo, fiquei roxa e com os dedos enrugados, passei o dia nadando, não conseguia parar de nadar.

Iniciei meu ano assim, igual muita gente, indo a praia. Cada um vai à praia que precisa, não me sinto constrangida por essa ter sido a minha, me sinto orgulhosa!

Que deleite, eu merecia! Eu sempre mereço!

Strutzel 28/12/2020

Todos temos o Tigre na Sombra
Um livro envolvente que te convida a próxima página, a narradora conta sua história detalhando seus medos, fantasias e sonhos. Responde curiosamente de uma forma real a uma pergunta: A morte o que ela faz com a gente? Fala também da inevitabilidade e destino da vida humana. A frase destacada por mim neste romance é: A casa na madrugada é um barco que desencalhou, e singra a solidão de um mar sem gente.

Celio.Renan 05/06/2020

O Tigre na Sombra
Está aí um livro que resisti para ler e por muito tempo ficou encostado na pilha de livros sem leitura, mas, por força maior decidi iniciar. Não é um livro em prosa linear, e isso pode ser sua qualidade ou não, mas, é um livro que intercala uma linguagem poética e em prosa. Lirismo de uma vida cotidiana. E talvez essa tenha sido a grande sacada do livro intercalar o cotidiano simples com a complexidade da poesia. Dolores, personagem principal, ou Dôda, vive o drama de ser rejeitada pela mãe por ter uma perna mais curta que a outra, enquanto sua irmã Dália é amada pela mesma. Pai alcoólatra, mãe que impõe carga as filhas sobra os devaneios da vida que é "corroborada" por sua avó.
Enfim, é um livro que prende em uma leitura rápida, são apenas 128 páginas.
Por conta do final, cujo me é impulsionado a uma alta expectativa (e nem sei se deveria), eu avalio a obra em boa, mas poderia ser melhor nesse aspecto.

Menino do livro 23/02/2020

O livro da menina
Esse livro fala de uma menina que nasce com uma deficiência física, e um pouco desajeitado, bem inteligente, e gosta muito de ler, com o passar de algumas páginas podemos ver que, seus pais não gosta dela, por ela ser do jeito que é, com o cabelo vermelho um pé maior que o outro e um anda torto...

Luiza.Oliveira 18/02/2020

Um olhar poético e forte sobre a vida.

Hallef 10/02/2019

Um livro da Psicanálise
É um livro que passeia pela realidade e pela epifania.

O livro é cinzento e sofrido, porém ao mesmo tempo cheio cores e espectro cromático. O que me deixa em um limiar de espanto, surpresa e extremamente imerso no deleite que é esse livro.

* O tigre na sombra é mais do que um drama familiar cheio de rupturas. É um estudo psicanalítico e humano das consequências de ações duras e sem amor.

* Do quanto os pais são essenciais para o desenvolver psiquico de um filho e do quão importante é a presença de uma filho na vida dos pais.

*A autora escreve com mestria o início dessa família cheia de amargura, mas com pitadas de alegria. E cria uma desfecho que beira o existencial.

*A autora passeia pelo mundo da luz e da realidade e o mundo alternativo e das sombras, onde tigre tem olhos azuis.
De forma leve, acessível, mas dilacerante, Lya Luft faz sua narrativa que enche o leitor de reflexão, amor, desgosto, raiva e esperança. Tudo em apenas um livro muito pequeno de apenas 127 páginas.

FAVORITO DA VIDA!